Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: CODIGO G maluco!!!.....  (Lida 3824 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
CODIGO G maluco!!!.....
« Online: 11/01/15 - 23:11 »
Oi pessoal,
Tou de novo aqui e desta vez com um "Código G maluco", usando o Mach 3.. rssssss
Criei um código aqui no ArtCAM para  desbaste em uma peça aqui que estou usinando, usando fresa 16mm, ficou bem legal. Conclui o desbaste e criei um outro código para o acabamento, usando fresa 6mm, tipo ball nose.

Até aí tudo normal, iniciei o trabalho e tava tudo indo às mil maravilhas...  concluí 30% do trabalho quando acabou a luz. A máquina parou e assim que voltou novamente a luz, tentei recomeçar, como já fiz em outras ocasiões.....

Zerei a máquina, carreguei novamente o código, achei mais ou menos o ponto onde havia parado, selecionei uma linha anterior ao ponto onde os trabalhos foram interrompidos, cliquei em SET NEXT LINE, depois em RUN FRON HERE, o Mach pediu a confirmação, dei OK e ela partiu...
Só que andou um pouquinho e travou, perdendo passos...

Zerei de novo, fiz tudo novamente e se repetiu o erro...  fiz isto cinco vezes e desisti...

Se mando partir do início, normal...   mas se tento ir pra linha anterior ao ponto onde parou, a máquina trava e eu tava achando que era alguma coisa com a mecânica da máquina mas cheguei à conclusão que tem a ver com o Código G, uma vez que se eu partir do início, a máquina funciona normal..  só dá erro se tento ir pra qualquer linha anterior ao ponto onde parou...

Se fosse uma usinagem rápida, mandava fazer tudo de novo.. mas como demorou 6 horas para fazer estes 30% (a usinagem total vai demorar 20 horas), então num tava querendo perder o trabalho que já fiz...

E nem é esta a questão..  já perdi tanto tempo na vida que tudo bem perder as seis horas.. o problema é que eu queria saber o que está acontecendo de errado com este código, uma vez que já fiz isto outras vezes e sempre funcionou direitinho...

Abri outros códigos onde fiz isto e no cabeçalho num encontrei muita discrepância não.. parece tudo mais ou menos igual...

Alguém aí que tenha experiência com isto pode analisar este código e ver o que está acontecendo?

A usinagem parou na linha 72.000

Eu tentei recomeçar da linha 64.000 em diante...  tentei cinco vezes, em pontos diferentes e em todos os pontos em que tentei recomeçar a máquina trava e perde passos..  tanto no Eixo X como no Eixo Y... o Z continua normal...

Se começo do início, funciona direitinho...

E antes de acabar a luz tava funcionando normal...  trabalhou durante 6 horas ininterruptas...  e já tinha 30% pronto quando a luz caiu...

Alguém consegue enxergar alguma coisa errada aí com este código?

Porque começando do início funciona normal e quando tento partir de uma linha intermediária trava tudo?

Vou anexar o código pra vcs darem uma olhada...

 
« Última modificação: 11/01/15 - 23:50 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

CODIGO G maluco!!!.....
« Online: 11/01/15 - 23:11 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #1 Online: 12/01/15 - 11:43 »
Faz um ano que não uso o mach 3 mas lembro que eu iniciava o programa com ctr w e depois ia para a linha que eu queria usinar.  Nao lembro o atalho acho que é ctr j
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #1 Online: 12/01/15 - 11:43 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #2 Online: 12/01/15 - 15:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

... achei mais ou menos o ponto onde havia parado,..
 

Edu,
 Acho que seu maior problema está aí em cima...

Eu prefiro editar o Gcode e ir deletando as linhas a partir do primeiro comando após a linha que levanta o Eixo Z (primeiro comando) e vou deletando até a linha que quero reiniciar. Depois é só tamar um cafezinho....

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #2 Online: 12/01/15 - 15:04 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #3 Online: 12/01/15 - 21:54 »
Obrigado por responderem, pessoal... 
Edson, vou tentar isto que vc comenta...  possivelmente o erro com certeza deve mesmo estar antes desta linha onde a usinagem foi interrompida.. eu ia fazer isto hoje mas fiquei o dia todo envolvido com um projeto de festa de aniversário que a véinha aqui tá fazendo pra comemorar o aniversário da mãe dela e num sobrou tempo pra fazer o teste.. mas vou fazê-lo e depois comento se deu certo..
Valeu...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #3 Online: 12/01/15 - 21:54 »

Offline DAVICNC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #4 Online: 13/01/15 - 07:34 »
Edu , bom dia

Já passei por essa situação e acho que deve ser o mesmo problema, no seu código G só tem a informação para a velocidade da ferramenta no início do percurso ( F4000 ) então se voce iniciar em uma linha qualquer que não tenha esta informação a maquina não vai andar.
Edite um pós processador que escreva esta velocidade da ferramenta em todas as linhas assim voce pode iniciar em qualquer linha.
Nas fotos é possivel ver essa informação

Abraço e um bom dia a todos

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #4 Online: 13/01/15 - 07:34 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #5 Online: 13/01/15 - 13:24 »
Boa tarde Davi...  Obrigado por comentar...
E isto que vc diz pode ser o que está acontecendo mesmo... é alguma coisa relacionada ao código anterior...  interessante que quando eu uso este método de reinicializar um serviço, sempre uso clicar primeiro na linha onde quero recomeçar (sempre algumas linhas antes de onde parou), depois clico em Set Next Line e em seguida em Run Fron Here... isto faz com que a máquina examine o código desde o início...  abre-se inclusive depois uma janelinha pedindo confirmação da linha selecionada, com informações sobre posições dos 3 eixos..
E no caso deste trabalho aconteceu exatamente assim...  só que deu erro.. e foi a primeira vez que tinha visto isto acontecendo...

Pode ser que ele num tenha assumido estas informações do cabeçalho..  estou aproveitando que parou tudo mesmo pra tirar um desagero de poeira que se acumulou por todo canto aqui...  reapertando uns parafusos e vou fazer como o Edson ensinou..  editar o código, apagar todas as linhas que já foram usinadas, deixando só o cabeçalho e as linhas subsequentes de onde eu pretendo recomeçar.. vamos ver se o problema se resolve.. que coisa doida.. rsssssssss

O trabalho é um quadro em alto relevo em madeira bruta, medindo 600mm de largura por 1250 de comprimento e 50mm de espessura...  e já tava com 30% acabado.. rssssssss

Deu até um friozinho na barriga quando vi que a luz acabou.. rssssssss

Só num me preocupei mais pois sempre consigo recomeçar de onde parou..  só perdi até hoje dois serviços, logo no início, quando num tinha as manhas de recomeçar.. e como recomecei errado, a fresa saiu rasgando tudo... daí tive que dispensar o que tinha feito e fazer outro...

Mas como eram trabalhos meio sem compromisso só pra aprender mesmo, nem me preocupei...  agora este que estou fazendo não.. é um trabalho sério, com muitas horas de máquina..  num queria perder não..  apesar que no mexe daqui mexe dalí já andei dando umas raladas com a fresa parada em alguns lugares e provocou alguns pequenos defeitos.. mas ainda dá pra aproveitar...

Mas queria aprender sobre o que aconteceu pra evitar isto no futuro...

Agradeço a participação..  um forte abraço...

PS: Num sei reescrever Pós Processador não.. kkkkkkkk...  (e  também nem sabia que esta informação sobre a velocidade da ferramenta era tão importante... )

« Última modificação: 13/01/15 - 13:26 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #5 Online: 13/01/15 - 13:24 »

Offline DAVICNC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 35
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #6 Online: 13/01/15 - 13:57 »
Edu, boa tarde

Outra coisa que pode ser feita também, se voce consegue saber qual a linha onde parou pode editar o G code no bloco de notas adicionando na frente da linha a velocidade da ferramenta ( ex F4000) e iniciar a partir desta linha

espero que ajude

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #6 Online: 13/01/15 - 13:57 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #7 Online: 13/01/15 - 14:01 »
Obrigado, Davi...
Vou então fazer dois testes aqui... vou primeiro fazer isto que vc falou...  editar o código, colocar esta informação na frente da linha onde parou e tentar usinar seguindo exatamente o que fiz antes... ou seja, usando os comando "SET NEXT LINE" e depois "RUN FRON HERE"....  tentei isto antes e num funcionou...
Depois vou editar o código e fazer o que o amigo Edson ensinou, que é apagar tudo que já foi usinado antes e começar do zero, ou seja, usando o cabeçalho e dando sequência ao corte....

Vamos ver como a máquina se comporta.. pelo menos vamos tirar a dúvida se é mesmo este problema que está acontecendo...

Obrigadão...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #7 Online: 13/01/15 - 14:01 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #8 Online: 13/01/15 - 15:51 »
Edu,

Tente esse Gcode. Irá começar na linha 71800. Se quiser que comece na linha 72000 é só eliminar 200 linhas...

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #8 Online: 13/01/15 - 15:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #9 Online: 13/01/15 - 15:58 »
 ?_2 ?_2 ?_2 ?_2 Agora Funcionou!!!!!!!!!!!!

E vocês estavam certos... tanto a solução do Edson como a do Davi resolveram o problema e possivelmente era exatamente o início do Código que o programa num estava lendo...
Fiz como o Edson ensinou...  apaguei tudo que já havia sido usinado, menos o cabeçalho... salvei com outro nome e funcionou direitinho...
Depois com o Código original fiz os ensinamentos do Davi..  deixei o código como estava, apenas escrevi, na linha onde iria começar o corte, a informação sobre a velocidade F4000...  e funcionou também....

Então possivelmente era isto mesmo....

Esta velocidade F4000, significa o velocidade do deslocamento da máquina em vazio?... ou seja, quando ela está se deslocando de um lugar à outro com a ferramenta em altura segura?...  Ou tem alguma coisa a ver com as velocidades durante o tempo que está usinando?.... 



Obrigado, mestres....   ?_6 ?_6 ?_6 ?_6 ?_6

Vocês ajudaram... e muito...  obrigado mesmo...


Edson, meu nobre amigo....  num testei o código que vc enviou..  num tinha visto sua postagem mas assim que concluir isto aqui eu vou fazer o teste pra ver... como a coisa se resolveu com a primeira solução que vc enviou.. e a do amigo Davi também deu certo, então deixei a maquina usinando e vai demorar ainda umas 14 horas pra terminar.. então só vou poder testar amanhã, mesmo depois de terminado o serviço faço questão de fazer o teste, para poder te dar um retorno...

Agradeço a força...



« Última modificação: 13/01/15 - 16:05 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #9 Online: 13/01/15 - 15:58 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-8
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #10 Online: 13/01/15 - 20:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Esta velocidade F4000, significa o velocidade do deslocamento da máquina em vazio?... ou seja, quando ela está se deslocando de um lugar à outro com a ferramenta em altura segura?...  Ou tem alguma coisa a ver com as velocidades durante o tempo que está usinando?.... 

Essa velocidade fica até que o Gcode encontre outro F da vida para alterar. A velocidade vale para o corte. mas quando o Eixo Z levanta a ferramente você pode muito bem observar no seu código G que logo após Z0,000 aparece o F2000 alterando a velovidade para 2000 mm/min.

Porém, vale muito salientar que esse código F0.000 é subordinado à velocidade máxima configurada no Mach3, isto é, se no mach3 estiver configurado para velocidade de 1.500 mm/min não adianta colocar 2.000 ou 4.000 ou 50.000 que não vai usinar alem de 1.500 mm/min.

Edson

 
« Última modificação: 13/01/15 - 20:44 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:CODIGO G maluco!!!.....
« Resposta #10 Online: 13/01/15 - 20:43 »

 

SiteLock