Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Help para conexão de Placa BOB importada...  (Lida 9299 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #60 Online: 10/01/12 - 04:04 »
Mac, se a placa denominada "controller" for a BOB, tenho ela sim...  os opto-isoladores são estes: B1016 - 817C que deve ser os famigerados "PC817 com seus míseros 80 kHz na melhor das hipóteses "...

Posso montar do modo que voce sugeriu e ver se funfa..   quem sabe dá certo?

Os chineses devem pensar: se uma luizinha é bom, duas deve ser mior ainda..  e resolveram vender o kit assim...  um opto no rabo do outro...

Redundância nunca é demais... rs...

Caso não funcione legal, comece a apresentar comportamento errático ou algo assim, posso tentar montar o sistema que sugeriu Sir Jorge, o tal do Buffer..  num tenho como criar PCI mas se for só um ou dois integradinhos normais dá pra montar em uma plaquinha universal, daquelas cheia de buraquinhos...  já fiz isto e creio que com uma lanterna, o óculos e um bom par de lentes eu consiga enxergar pra fazer a solda...   ou mesmo os transistores...   componentes discretos é comigo mesmo.. principalmente se for grande.. rs...   Tem que ser BC ou posso usar os TO3 da vida? rs.. . Tenho uns dez 2N3055 aqui.. rs...     aqueles eu enxergo sem óculos.. rs... (sugeri isto pra facilitar a montagem.. rs...)

Tomem xá de maracujá, relaxem e acedam o caximbo da paz...  depois, quando estiverem mais calmos pensem a respeito...   
Se não for um troço assim tão complicado, eu consigo montar sim...  inclusive podia até usar transistores pra xavear os reles, né? Aproveito que esta bob aqui num tem rele e fazemos um upgrade total....

Abraços e fiquem na paz...




Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #60 Online: 10/01/12 - 04:04 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #61 Online: 10/01/12 - 06:37 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Sir Jorge é guerreiro e o MAC é teimoso, então o jeito é apartar a briga senão o sangue vai jorrar...   O Mac enruga a crista e Sir Jorge arrepia a bigodeira..  pode rufar os tambores, tocar as cornetas, levantar acampamento e dabandar pois vidas serão ceifadas e cabeças irão rolar... 
Mulheres e crianças, corram para as colinas...
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #61 Online: 10/01/12 - 06:37 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #62 Online: 10/01/12 - 07:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... veio pela DHL e paguei imposto apenas sobre o valor declarado, que parece foi U$30.00
Quando comprei tava em promoção e o transporte foi gratis.. num paguei nada além do valor do produto ...Demorou 45 dias pra chegar ...

Sério ?! DHL grátis, 45 dias ? Não pode ser, Edu ...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #62 Online: 10/01/12 - 07:07 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #63 Online: 10/01/12 - 07:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... os opto-isoladores são estes: B1016 - 817C que deve ser os famigerados "PC817 ...

Yep ! São os lesmas lerdas ...

Citar
Posso montar do modo que voce sugeriu e ver se funfa..   quem sabe dá certo?

Dá certo sim. Bota fé.

Citar
Os chineses devem pensar: se uma luizinha é bom, duas deve ser mior ainda..  e resolveram vender o kit assim...  um opto no rabo do outro...

A questão é que usam uma BOB genérica, não uma específica para os drivers ...

Citar
Redundância nunca é demais... rs...

Nem sempre ... neste caso é um tiro no pé ...  ;D

Citar
... se for só um ou dois integradinhos normais dá pra montar em uma plaquinha universal, daquelas cheia de buraquinhos...  ou mesmo os transistores ... inclusive podia até usar transistores pra xavear os reles, né?

Isso mesmo. Jogo rápido, simples e barato, bom desempenho. Só fica menos bonitinho ..., mas tô pensando que não seria difícil modificar uma das suas BOBs e aproveitar a boniteza, buffers, relés, bornes ... a idéia tem lá seus atrativos, não ?

Citar
... fiquem na paz ...

Estamos tods na paz .... por enquanto ...  ?_1

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #63 Online: 10/01/12 - 07:19 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #64 Online: 10/01/12 - 07:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mulheres e crianças, corram para as colinas...

Safados sanguinários ...  ?_29

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #64 Online: 10/01/12 - 07:20 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #65 Online: 10/01/12 - 09:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sério ?! DHL grátis, 45 dias ? Não pode ser, Edu ...

Sir Jorge,
Aqui algumas coisas vieram pela DHL, outras pela TNT e outras ainda pelo correio normal e como já faz mais de ano que comprei, não posso precisar com certeza, mas tenho a impressão que foi DHL.. mas posso estar errado...   e pensando bem, devo estar errado mesmo.. pois DHL não costuma demorar este tempo todo...   perdoe-me se errei.. mas uma coisa tenho certeza... não paguei nada no transporte nem imposto..  isto é fato...  o spindle tenho certeza que foi dhl..  acabei de encontrar documento aqui a respeito...  agora os motores não posso precisar com certeza não...  mas que o transporte foi de grátis, isto foi.. rs...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #65 Online: 10/01/12 - 09:45 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #66 Online: 10/01/12 - 10:03 »
Os correios brasileiros, que cobra tarifas exorbitantes, detém o monopólio do serviço ou ninguem se habilita a prestar serviço mais barato?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #66 Online: 10/01/12 - 10:03 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #67 Online: 10/01/12 - 10:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... e pensando bem, devo estar errado mesmo.. pois DHL não costuma demorar este tempo todo ...

Pois é, de Hong Kong pra cá não costuma passar de cinco dias ... além disto, o frete dos couriers é um bocado caro, frequentemente custa mais caro que o material comprado ... daí a minha dúvida.

Citar
o spindle tenho certeza que foi dhl ...

Disto não duvido, tb importei spindles via DHL, eu vc e a torcida do Corinthians  ?_2

Citar
agora os motores não posso precisar com certeza não...  mas que o transporte foi de grátis, isto foi.. rs...

Sim, é comum o frete grátis, mas via correio comum ... USPS, Hong Kong Post ou coisa que o valha ...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #67 Online: 10/01/12 - 10:06 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #68 Online: 10/01/12 - 10:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Os correios brasileiros, que cobra tarifas exorbitantes, detém o monopólio do serviço ou ninguem se habilita a prestar serviço mais barato?

É monopólio estatal, como na maioria dos países,  outorgado por artigo da Constituição. Exceção:

Decreto 83.858/79 – Art. 17

n) o transporte e a entrega de aviso de cobrança relativo ao consumo de água, de energia elétrica, ou de gás, quando realizados pelo concessionário do respectivo serviço público.


Os couriers estão aí pra complementar os serviços postais, mas obviamente nínguém está interessado em oferecer serviços mais baratos.

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #68 Online: 10/01/12 - 10:18 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #69 Online: 10/01/12 - 11:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Agora deixa eu apartar a briga destes dois senão vai haver sangue neste post e como os dois são meus amigos, não posso deixá-los se matar...

Desde que Sir Jorge apareceu por aqui que sinto cheiro de testoterona no ar....  sinal de machos em pé de guerra e isto é perigoso..  ?_47

Sir Jorge é guerreiro e o MAC é teimoso, então o jeito é apartar a briga senão o sangue vai jorrar...   O Mac enruga a crista e Sir Jorge arrepia a bigodeira..  pode rufar os tambores, tocar as cornetas, levantar acampamento e dabandar pois vidas serão ceifadas e cabeças irão rolar... 

 ?_40   Meninos, parem de briga senão não vão os dois pro castigo....   

Se não pararem já, serei obrigado a convocar o carrasco-mor pra uma seção de orquiectomia nos dois...      ?_1 ?_1 ?_1


 

Não diga isto, até que estamos nos entendendo, concordamos com quase tudo ... só o destino do cãozinho que ainda não chegamos a um acordo... rsrsrs ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #69 Online: 10/01/12 - 11:22 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #70 Online: 10/01/12 - 11:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Caso não funcione legal, comece a apresentar comportamento errático ou algo assim, posso tentar montar o sistema que sugeriu Sir Jorge, o tal do Buffer..  num tenho como criar PCI mas se for só um ou dois integradinhos normais dá pra montar em uma plaquinha universal, daquelas cheia de buraquinhos...  já fiz isto e creio que com uma lanterna, o óculos e um bom par de lentes eu consiga enxergar pra fazer a solda...   ou mesmo os transistores...   componentes discretos é comigo mesmo.. principalmente se for grande.. rs...   Tem que ser BC ou posso usar os TO3 da vida? rs.. . Tenho uns dez 2N3055 aqui.. rs...     aqueles eu enxergo sem óculos.. rs... (sugeri isto pra facilitar a montagem.. rs...)



Edu,

Fiz um p/ dois canais, acabei de mandar p/ o Gilii ... dá uma zoiada que belezura :

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #70 Online: 10/01/12 - 11:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #71 Online: 10/01/12 - 11:32 »
Sir Jorge,

Estão solicitando a sua presença aqui ...  ?_23

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #71 Online: 10/01/12 - 11:32 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #72 Online: 10/01/12 - 14:10 »
Montagem em Aranha.. rs..  caraca.. faz tempo que não faço nem vejo uma destas montada..  mas isto eu sei fazer... já fiz muiiiito.. rs...
Manda aí o esqueminha que dá pra fazer aqui sim..  e o importante é funcionar..  o resto é resto...   e se tiver um pra armar e desarmar aqueles relezinhos 12V manda também...  tenho um monte deles aqui...

Uso naquelas saídas onde vou alimentar os drivers em paralelo? Dai teria que montar 3, né? Step, Dir e Enable...

Valeu

Uma outra coisa que está gerando dúvidas e seria bom exclarecer com voces... 
Li lá no site dos chineses que estes drivers aceitam tensão entre 18 e 50V...
"DQ542MA is a type of two-phase hybrid stepping motor driver, The drive voltage of which is from 18VDC to 50VDC. It is designed for use with 2-phase hybrid stepper motor of all kinds with 42mm to 86mm outside diameter and less than 4.0A phase current."

Eu poderia ligar as fontes chaveadas em série? São duas e cada uma delas fornece 24V... daí, penso que se colocar em série consigo 48V, que está dentro dos parâmetros do driver...

Perguntei pra chinesa que me vendeu e ela disse que o certo é ligar em paralelo.. ou seja, em 24V

Como proceder? Série ou paralelo? Fiz um desenhinho que vai anexo...   


Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #72 Online: 10/01/12 - 14:10 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #73 Online: 10/01/12 - 14:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu poderia ligar as fontes chaveadas em série? São duas e cada uma delas fornece 24V... daí, penso que se colocar em série consigo 48V ...

A princípio é o que eu faria ... e fiz para uma maquininha que ainda está aqui, mas os drivers são Geckos ...

Se o driver e sua especificação forem decentes, não haverá probs, mas sugiro que teste apenas um por algum tempo, pra garantir. Vc sabe o que há dentro desses drivers ?

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #73 Online: 10/01/12 - 14:41 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #74 Online: 10/01/12 - 15:09 »
Sei não, Sir Jorge.. mas vou desmontar um pra ver.... 
Obrigado por responder.. tava na dúvida com isto...   e ainda resta uma dúvida..  as fontes são 8.5A cada uma...  colocando em série, obtenho os 48V, pois soma-se as tensões..  e a corrente?  Soma também e obteria então acima de 16A? Ou neste caso a corrente não altera e fico apenas com os 8.5A que elas fornecem individualmente? Se for isto creio que complicaria, pois cada motor trabalha com 3A.. e como são 4 motores, daí acho que as fontes não sustentariam a corrente a ser fornecida...

Confirma isto por favor, pois se for mesmo isto aí fica complicado.. terei tensão sobrando e corrente a menos...








Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Help para conexão de Placa BOB importada...
« Resposta #74 Online: 10/01/12 - 15:09 »

 

SiteLock