Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: controladora tb6560  (Lida 56597 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #45 Online: 30/12/12 - 21:31 »
Moratot , desculpe se errei em algo , mas eu queria ver a tela de setup dos motores.
 "Config" , "MotorsTuning".

Mario
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #45 Online: 30/12/12 - 21:31 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #46 Online: 30/12/12 - 21:33 »
ok desculpe entendi errado


segue ai..
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #46 Online: 30/12/12 - 21:33 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #47 Online: 30/12/12 - 21:35 »
Este hardware chines funciona da seguinte forma:

Current Setting   1   2   Decay Mode Settings   3   4   MicroStep Settings   5   6
100%                  ON   ON          FAST                  ON   ON   1                               ON   ON
75%                  ON   OFF           25%                 ON   OFF   1/2                        ON   OFF
50%                  OFF   ON            50%                OFF   ON   1/8                              OFF   OFF
25%                  OFF   OFF          SLOW                  OFF   OFF   1/16                          OFF   ON

Agora vamos por partes:
-Current Setting: é a corrente que vai circular pelas bobinas do motor quando ele estiver operando (girando), o tb6560 varia de 1.5A a 3A onde 3-1.5=1.5A, logo a formula é a seguinte Corrente=1.5+ Corrent Setting(Porcentagem)*1.5 onde 25%= 1,875A -- 50%=2,25A -- 75% = 2,625 -- 100%= 3A . O seu motor é de 2.8A como este driver é um driver chamado chopper ele vai almentar a tensao ao maximo possivel 24V para tentar alcançar a corrente nominal o mais rapido possivel, como ele energiza as bobinas muito rapido nao precisa ter medo de queimar o motor enquanto ele estiver em movimento (PODE SETAR 100%=3A sem medo).
-Decay Mode Settings: Aqui sim esta seu problema, essa configuração é relativa ao motor parado e energisado, ou seja, quando esta ligado porem nao esta rodando.... Como voce me disse que seus motores esquentam muito parados, acredito que aqui está o problema. Deixe ON OFF, no caso 75% pois ele vai energiza com 2.6A onde nao utrapassa a corrente por phase ou a nominal do motor.
- MicroStep Settings: Um motor de passo precisa de 200 passos para rodar 360 graus, agora é voce saber o passo do seu fuso (tr3,4,5,6) e fazer uma regra de tres.... mas vale lembra, deixe em meio passo por 2 fatores. O primeiro é que a velocidade de 1800mm/min é o limite para cortar MDF de 3MM com uma fresa de 2mm sem ela quebrar, mas se voce vai cortar com fresas 2 faces voce pode usar passo cheio (ON ON), e consiguira velocidades de 3000mm/min a 4000mm/min.

A parte da frequencia nao tem problema, pois 25khz sao 40us o tempo da onda quadrada( voce vai achar varios topicos falando para jampear alguns optoacopladores, mas nao é nescesario), por exemplo eu uso meu mach3 em 25khz e mesmo assim é uma frequencia muito maior que nosso hardware suporta.

Acredito que seu problema esta na energisazao dos motores parados, mude para ON ON ON OFF ON OFF e tente rodar aos 2400mm/min e poste a respota aqui.
Antes disto, cheque se os cabos do motor nao estao dando curto tambem.
Descupe os erros de portugues, eu escrevi rapido vendo a tv e fiquei com preguça de arrumalos.

Obrigado

PS: cheque os passos.. me parecem errados, e a aceleração coloque 10% da velocidade (mesmo assim vai fica em 0.2s que é muito pouco).
« Última modificação: 30/12/12 - 21:37 por Pablo »

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #47 Online: 30/12/12 - 21:35 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #48 Online: 30/12/12 - 21:39 »
Moratot ,
Observei um detalhe que talvez seja a razão do problema, e afirmo , talvez e somente talvez.
No espaço destinado à conf. de "Passo" 1 a 5 uS , vc setou em 12.
No espaço destinado à config de "Direção" 1 a 5 uS voce setou com zero.

Onde vc encontrou estes numeros , de onde vc os tirou??


Mario
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #48 Online: 30/12/12 - 21:39 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #49 Online: 30/12/12 - 21:49 »
Amigo Pablo com suas expricações me clareou e muito o meu entendimento no assunto, não sabia muito bem para que servia os dips, mas agora sei para que servem, pensava que era so configurar e pronto mas e bem mais complexo que eu achava, mas beleza não irei desistir por isso, pois e com os erros que se aprende, irei fazer os testes amanha e ai posto os resultados ok, muito obrigado mesmo pela ajuda. ke erros ortográficos? kekekeke


Aproveitando o campo de resposta:

Amigo Mário, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk sei la onde arrumei essa configuração, na verdade nem sei para os que servem, vc poderia me explicar, pois quero aprender...

mas acredito que tenha cido em umas das centenas de leituras do assunto que fiz nos últimos anos ...


Amigos do Fórum Muito Obrigado pela ajuda e paciência que vcs tem com nos pobres mortais com pouco conhecimento no assunto..   

CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #49 Online: 30/12/12 - 21:49 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #50 Online: 30/12/12 - 22:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
..............................A parte da frequencia nao tem problema, pois 25khz sao 40us o tempo da onda quadrada( voce vai achar varios topicos falando para jampear alguns optoacopladores, mas nao é nescesario), por exemplo eu uso meu mach3 em 25khz e mesmo assim é uma frequencia muito maior que nosso hardware suporta...........

Pablo , se voce for à pagina de setup da placa que trata do Mach3 , dentro do manual , voce verá que ele recomenda 35000Hz e justifica o porque desta opção. "To set up the basic frequency within the above Circle 1. This parameter will affect the rotational speed
of the motor. After the setup of basic frequency, select Circle 2 where Configuration Scripting will be
defined, please refer to Fig.5."

Mario
Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #50 Online: 30/12/12 - 22:02 »

Offline Mario09

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #51 Online: 30/12/12 - 22:10 »
Moratot , se me permite faço algumas recomendações qto ao setup dos motores:

No Eixo Z , vc colocou 33 steps por minuto. Acho estranho um fuso com este passo.
As acelerações a meu ver estão altas , é como pedir à um carro que vá de zero a 100 em zero segundos , inicie com uns 300 ou 400.
Set o passo em 4uS.
Set a direção tbm em 4uS

Teste , e aos poucos vc pode ir , de acordo com sua experiencia alterando os valores.

Qdo fizer os primeiros teste , por favor nos deixe saber dos resultados.

Se precisar estou à disposição.

Abraço

Mario


Não é necessario ser louco. Mas ajuda muito!!

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #51 Online: 30/12/12 - 22:10 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #52 Online: 30/12/12 - 22:11 »
Esses Chineses são fogo no bigode xP
Mario o senhor poderia me responder aquela questao referente a velocidade de corte, fazendo o favor.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De mecanica eu nao manjo muito bem =///
Obrigado

PS: Deixa o Dir e o Step em 0us para ambos
« Última modificação: 30/12/12 - 22:12 por Pablo »

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #52 Online: 30/12/12 - 22:11 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #53 Online: 30/12/12 - 22:14 »
ok Mario irei fazer os testes, vcs serão os primeiros a saber, amanha ja terei resultados ok

Obrigado e boa noite a todos ....
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #53 Online: 30/12/12 - 22:14 »

Offline moratot

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 99
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #54 Online: 01/01/13 - 19:59 »
Boa noite e Feliz Ano Novo a todos do fórum...

Amigos Pablo e Mario.

Fiz uns testes na segunda e mudei os dips para on on on off on off, e funcionou bem ate quebrar o acoplador do eixo Y, como não tinha outro na hora resolvi fazer um em alumínio ate que ficou bom rsrsrrs

pois bem já a maquina funcionou o dia todo mas no final do dia apresentou novamente a perda de passo no eixo x...

Bem estou usando como guias para o eixo x cantoneira e rolamentos , porem percebi que as mesmas estão se desgastando com o pouco uso , ai então resolvi colocar uma fita de aço usada para porta de enrolar (tipo de Bar), funcionou perfeitamente ate então.

Construi essa maquina com intuito de me aprofundar no assunto e futuramente montar outra em alumínio e tal...

Tenho um amigo que trabalha com artesanato nas horas vagas, ele faz casinha de bonecas em mdf, porem corta com serra fita de bancada, minha maquina ainda não esta terminada , e ele já interessou por ela, mas tenho medo de vender ela  e futuramente dar problema no eixo x, ai minha duvida:

Tem umas guias de ferro trefilado de 20mm de diametro, e rolamentos Pillow Block 20mm  , caso eu comprar eles sera que ficaria melhor do que esta?

minha maquina tem 1200 de eixo x ..

será que vale a pena gastar mais um pouco antes de vendela?

segue o link do vídeo dela funcionando  e umas fotos dela..

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login




Aguardo e obrigado....
CNC ARTS'
Antonio Morato

Botucatu- SP

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #54 Online: 01/01/13 - 19:59 »

Offline Pablo

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #55 Online: 02/01/13 - 22:50 »
Guias trefiladas não prestam para essa aplicação, procure por guias lineares retificadas cromadas com tratamento superficial de dureza, ela não vai ter desgastes por um bom tempo e nunca sofreram força de flexão, porem se por algum acaso subir um elefante em cima dela, a mesma não flete e sim estoura.
Acredito que compensa sim o senhor gasta um pouco mais em material, porem o material certo, coloque pillow block de 25mm no eixo X e Y, já vai quebrar o galho (4 por eixo) e ficar para uma vida toda.
Me fala a velocidade de avanço que você utilizou nos teste, e as dimensões da sua maquina (área total e área útil),e porque você acha que perdeu passo no eixo X ? Ta muito difícil de gira-lo ? Qual motor (kgf/cm²) você está usando?
Obrigado
PS: Qual tipo de madeira o senhor utilizou para fazer as tabuas de churrasco ?
« Última modificação: 02/01/13 - 22:51 por Pablo »

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #55 Online: 02/01/13 - 22:50 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #56 Online: 21/01/13 - 12:29 »
Boa tarde a todos.

Pessoal obrigado pelo apoio com relação a placa TB.
Este final de semana fiz alguns testes com ela os quais relato a seguir.

Os optos da placa ( 817) e também um considerado (fast optocoupler 6n139 ), ambos não respondem bem a pulsos muito estreitos ou altas freqüências, ao invés de chavear a saída dando um onda quadrada sai apenas uns morrinhos.
Pude verificar que os 817 responderam até um pulso de 6,5 micro segundos, a maioria até 9micro segundo.
Daí aumentei o tempo dos pulsos dos motores ( aba motor tuning ) para mais de 20 micro segundos.
Coloquei a placa pra rodar e funcionou muito bem, só espero que dure.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #56 Online: 21/01/13 - 12:29 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #57 Online: 21/01/13 - 12:52 »
Estava esquecendo, quanto ao problema sobre o qual abri o topco, caso alguem se interesse, o funcionamento da placa é suave, os motores funcionam bem sem trepidar ou vibrar e não ficam chiando alto e nem esquentam  quando ligados parados.

Oque ocorreu comigo quando testei a placa ao recebe-la foi o seguinte:

Meus motores são unipolares, ao ligá-los  a placa eu primeiro optei por ligar as bobinas em serie, o que da mais torque e menos velocidade, só que a velocidade era tão baixa que se comparasse uma tartaruga com ele esta seria um formula um, não rodava a 300.
Liguei então meio motor uma bobina, rodou mais veloz porem sem força alguma, dai aposentei a placa até agora.
Bom após o teste da placa este fim de semana, eu abri um motor interrompi a ligação do comum das bobinas e coloquei mais dois fios, possibilitando assim a ligação bipolar paralelo, liguei na placa e beleza, força e velocidade, como esta placa tem corrente de trabalho de 3ª, setei a corrente para 100% ( em teoria 1,5ª pra cada bobina ), deixei ligado por uma hora no eixo x impulsionando o carro da ferramenta pra um lado e pra outro, o motor esquentou bem, porem da pra ficar segurado o mesmo, ou seja ele não está fritando.
Abaixei a corrente para 75% não vi diferença no funcionamento do carro e o motor esquentou um pouco a menos, vou deixar assim por enquanto.
Quanto a placa nada contra funciona bem.
teste com o motor de 9,9kg fonte de 24V rodando livre na bancada sem carga.
ligação bipolar serie a 250 de velocidade perde pulso, trepida, mal roda, a 300 não roda só faz barulho.
ligação de apenas uma bobina, funcionaou redondo até 1500 de velocidade.
ligação bipolar paralelo, funcionou redondo até 2600 de velocidade.

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #57 Online: 21/01/13 - 12:52 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #58 Online: 21/01/13 - 14:08 »
Guilherme,

Pode por o esqueminha desta ligação pra nois vê.

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #58 Online: 21/01/13 - 14:08 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:controladora tb6560
« Resposta #59 Online: 21/01/13 - 15:09 »
esquema de qual ligação do motor com dois fios a mais?

Clube CNC Brasil

Re:controladora tb6560
« Resposta #59 Online: 21/01/13 - 15:09 »

 

SiteLock