Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fuso de Portão Automatico  (Lida 32106 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #105 Online: 22/05/12 - 21:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac
Eu imaginava que vc fosse uma pessoa séria , que decepção.

Fala serio Fernando, você perdeu os argumentos e agora resolveu atirar p/ todos os lados ... Se os seus argumentos são escassos não saia discutindo com quem não conhece.

O Jorge é um grande contribuidor, não só deste forum, mas de toda a historia do CNC no Brasil.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #105 Online: 22/05/12 - 21:12 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #106 Online: 22/05/12 - 21:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Citação de: mulapreta em 19/04/12 - 01:01
Fernando e Edu,

Li todos os post's seus e parabenizo vocês dois, pelas perguntas e respostas.
 Ainda quero um dia ver algum trabalho realizado por você, porque de conversa estou cheio, e 
relendo o tópico, finalmente encontrei o motivo da fúria e  da ira,   do pessoal do outro fórum ......  do Don Quixote e do Sancho Pança , pra quem não entendeu , a  moral da estória é que  ninguém pode ser elogiado nesses fóruns, a não ser eles é claro,isso lhes  desencadeia uma espécie de furor que não tem quem contenha, agora peço humildemente aos administradores deste fórum que se possível retirem  e minha inscrição e minhas postagens já que não estou conseguindo contribuir a altura deste fórum.
Abraços

Edson

Caro Fernando,

Com surpresa li um poste seu, neste tópico, em que você atribui a mim o que está escrito no parágrafo em referência.

Pelo que pude perceber, trata-se de uma montagem literária em que somente as primeiras linhas são de minha autoria:

Citar
Fernando e Edu,

Li todos os post's seus e parabenizo vocês dois, pelas perguntas e respostas.

O restante, é de inteira responsabilidade tua, e não tenho participação nenhuma em suas iras.

Com relação ao Jorge, trata-se de pessoa por quem tenho amizade pessoal e jamais denegriria sua imagem.

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #106 Online: 22/05/12 - 21:29 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #107 Online: 23/05/12 - 11:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Fernando,

Com surpresa li um poste seu, neste tópico, em que você atribui a mim o que está escrito no parágrafo em referência.

Pelo que pude perceber, trata-se de uma montagem literária em que somente as primeiras linhas são de minha autoria:

O restante, é de inteira responsabilidade tua, e não tenho participação nenhuma em suas iras.

Com relação ao Jorge, trata-se de pessoa por quem tenho amizade pessoal e jamais denegriria sua imagem.

Edson

 

Mulapreta
Acredito que foi um mal entendido de sua parte.
O que eu quis dizer foi que vc me fez um elogio,só  que quando colei o post ficou meio confuso . não quero de jeito nenhum te imputar nenhuma linha do que escrevi. vou repetir me referi ao elogio que vc me fez, espero que entendas.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #107 Online: 23/05/12 - 11:07 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #108 Online: 23/05/12 - 11:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fala serio Fernando, você perdeu os argumentos e agora resolveu atirar p/ todos os lados ... Se os seus argumentos são escassos não saia discutindo com quem não conhece.

O Jorge é um grande contribuidor, não só deste forum, mas de toda a historia do CNC no Brasil.
Mac
por favor vc consegue retirar meu registro e meus posts desse forum?

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #108 Online: 23/05/12 - 11:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #109 Online: 23/05/12 - 11:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mulapreta
Acredito que foi um mal entendido de sua parte.
O que eu quis dizer foi que vc me fez um elogio,só  que quando colei o post ficou meio confuso . não quero de jeito nenhum te imputar nenhuma linha do que escrevi. vou repetir me referi ao elogio que vc me fez, espero que entendas.

Só não concordo que houve mal  entendido de minha parte. O que está escrito e foi repetido por vários post's deu a entender que fora eu quem tinha escrito aquelas críticas. espero que a administração corrija esse erro, separando minha opinião da sua, naqueles post's.

Edson
 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #109 Online: 23/05/12 - 11:51 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #110 Online: 23/05/12 - 15:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só não concordo que houve mal  entendido de minha parte. O que está escrito e foi repetido por vários post's deu a entender que fora eu quem tinha escrito aquelas críticas. espero que a administração corrija esse erro, separando minha opinião da sua, naqueles post's.

Edson
 
Mulapreta
Tentei corrigir, por isso que saiu várias vezes,  como eu posso fazer para reparar isso, tem como eu retificar? realmente ficou confuso, mas te peço desculpa novamente. aliás  estou tentando retirar todos os posts  do forum mas não estou tendo retorno. se puderes fazer algo fico agradecido.
Exatamente o que eu queria era que o seu conteúdo  tivesse saído tipo citação, mas não foi o que aconteceu, jamais eu iria querer lhe prejudicar, afinal vc me foi  extremamente gentil.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #110 Online: 23/05/12 - 15:13 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #111 Online: 23/05/12 - 15:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac
por favor vc consegue retirar meu registro e meus posts desse forum?

Eu posso apagar sua conta, as mensagens não !

Obs: Ao lhe apagar vc não poderá mais utilizar seu IP p/ retornar ao forum.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #111 Online: 23/05/12 - 15:45 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #112 Online: 23/05/12 - 16:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mulapreta
Tentei corrigir, por isso que saiu várias vezes,  como eu posso fazer para reparar isso, tem como eu retificar? realmente ficou confuso, mas te peço desculpa novamente. aliás  estou tentando retirar todos os posts  do forum mas não estou tendo retorno. se puderes fazer algo fico agradecido.
Exatamente o que eu queria era que o seu conteúdo  tivesse saído tipo citação, mas não foi o que aconteceu, jamais eu iria querer lhe prejudicar, afinal vc me foi  extremamente gentil.


Se vc tivesse lido o "HELP" do forum saberia como fazer a citação corretamente, embora eu ache que vc foi muito infeliz em buscar uma mensagem antiga, e fora do contesto, p/ dizer que ela incomodou alguém, ainda mais o Jorge.

Mas C'est la vie !

Vou corrigir as mensagens p/ não prejudicar o amigo Mulapreta.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #112 Online: 23/05/12 - 16:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #113 Online: 23/05/12 - 16:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fernando e Edu,

Li todos os post's seus e parabenizo vocês dois, pelas perguntas e respostas.

Essa polia de tanquinho é aquela de plástico preta com 60 dentes? Se for elas, os dentes são XL e as correias são fáceis de encontrar. Eu as uso em minha fresadora, mas sem redução, isto é, no motor e no fuso são do mesmo tamanho.

Aguardando fotos de sua redução e dos fusos.

Abraços

Edson


 Ainda quero um dia ver algum trabalho realizado por você, porque de conversa estou cheio, e 
relendo o tópico, finalmente encontrei o motivo da fúria e  da ira,   do pessoal do outro fórum ......  do Don Quixote e do Sancho Pança , pra quem não entendeu , a  moral da estória é que  ninguém pode ser elogiado nesses fóruns, a não ser eles é claro,isso lhes  desencadeia uma espécie de furor que não tem quem contenha, agora peço humildemente aos administradores deste fórum que se possível retirem  e minha inscrição e minhas postagens já que não estou conseguindo contribuir a altura deste fórum.
Abraços
Fernando Rocha


Está é a forma correta de se fazer uma citação e sem omitir o restante do texto.
Ass: Mac_RC
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #113 Online: 23/05/12 - 16:07 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #114 Online: 23/05/12 - 16:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 já que não estou conseguindo contribuir a altura deste fórum.
Abraços


O Forum está a altura de seus usuários, se você acha que está muito alto, então cresça ... se vc acha que está muito baixo, então ajude a levanta-lo.

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #114 Online: 23/05/12 - 16:15 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #115 Online: 23/05/12 - 17:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ainda quero um dia ver algum trabalho realizado por você, porque de conversa estou cheio, e 
relendo o tópico, finalmente encontrei o motivo da fúria e  da ira,   do pessoal do outro fórum ......  do Don Quixote e do Sancho Pança , pra quem não entendeu , a  moral da estória é que  ninguém pode ser elogiado nesses fóruns, a não ser eles é claro,isso lhes  desencadeia uma espécie de furor que não tem quem contenha, agora peço humildemente aos administradores deste fórum que se possível retirem  e minha inscrição e minhas postagens já que não estou conseguindo contribuir a altura deste fórum.
Abraços
Fernando Rocha


Está é a forma correta de se fazer uma citação e sem omitir o restante do texto.
Ass: Mac_RC

Mac
Eu falei pro Mulapreta que havia postado mal e tentei corrigir porem não consegui, inclusive  já pedi desculpas a ele.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #115 Online: 23/05/12 - 17:16 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #116 Online: 23/05/12 - 17:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu posso apagar sua conta, as mensagens não !

Obs: Ao lhe apagar vc não poderá mais utilizar seu IP p/ retornar ao forum.
Mac
quem pode apagar minhas mensagens?

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #116 Online: 23/05/12 - 17:20 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #117 Online: 23/05/12 - 18:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mac quem pode apagar minhas mensagens?

Defendo há muitos anos um conceito: jamais apagar mensagens.

Deste modo ficam como que gravadas nas pedras nossas contribuições e nossas "contribuições". Isto é tanto uma forma de reconhecer e homenagear os esforços dos que trabalham em prol da comunidade, preservando para a posteridade o fruto de seus esforços, como um fator inibidor do destempero de alguns poucos e punição automática e autoinfligida aos que não conseguem refrear seus impulsos belicosos.

Creio que a administração deste fórum já adota este critério, mas se ainda não, fica minha sugestão.


Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #117 Online: 23/05/12 - 18:04 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #118 Online: 23/05/12 - 18:35 »

Fernando, já basta, né ?

Que tal respirar fundo, tomar um chazinho de camomila, desfrutar de uma boa noite de sono e tratar de seguir com a vida, se possível com algum bom humor ?

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #118 Online: 23/05/12 - 18:35 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #119 Online: 23/05/12 - 20:33 »
Boa Noite meninos!

Bem, finalmente estou mais tranquilo com os trabalhos aqui e volto a comentar sobre minha experiência com o fuso de portão e com as castanhas.

Mas... (Sempre tem um "Mas..."), antes de tudo quero comentar sobre as recentes mensagens... Reli todo o tópico e percebo que algumas ferpas surgiram em decorrência da resposta do Gilli sobre meu experimento. Deixo aqui registrado que concordo plenamente com o menino Gilli sobre a utilização da "gambiarra" que fiz em máquinas de uso industrial ou mesmo com um propósito profissional mais sério. Eu uso a minha máquina para criar arte decorativa e ao mesmo tempo, foi uma grande aventura projetar e construir a criatura, experimentando, inventando, testando. No final das contas ela me é funcional e atende as minhas expectativas, mas óbviamente que não recomendo ou incentivo para fins com maior índice de responsabilidade.

Sendo assim, reconheço aqui minha parte de culpa, por ter levantado o desacordo e peço humildes desculpas ao participantes. Gilli, Jorge, Fernando, MulaPreta, Mac e aos outros... Jamais tive a intenção de provocar qualquer descontentamento, pois sou Hippie e da PAZ!, hehehe

Voltando ao título do tópico, vou explicar um pouco mais sobre minha Velhinha:

Como o meu propósito era construir uma máquina de baixo custo, saí a cata de tudo quanto era peça nos shoppings daqui. Em um deles encontrei o tal fuso de portão, com passo de 15mm e 4 fios de rosca. A "coisa" estava totalmente enferrujado, mas peguei mesmo assim. Após desistir de encontrar um torneiro para fazer as castanhas, resolvi testar a castanha de resina.

Mas antes de comentar sobre elas, vou comentar um pouco sobre o passo longo do fuso. Vocês sabem que sou um completo zero à esquerda em mecânica, portanto é bem provável que eu vá escrever alguma besteira (me perdoem desde já).

O cálculo que fiz foi o seguinte: Estimando que eu ia trabalhar com um motor de 200 passos, em meio passo, calculei que um passo seria equivalente a 15mm/400 = 0,0375mm (teoricamente claro). Para o que eu estava propondo, naquele momento, seria um sonho se eu conseguisse chegar perto de uma resolução de 1mm. Então toquei o barco, funcionou e esta assim até hoje, hehehe... Nunca cheguei a medir a real resolução da Velhinha, mas como hoje trabalho basicamente com madeiras, o que ela tem atingido extrapola minhas necessidades, pois jamais usinei com passo menor que 0,1mm.

Agora, retornando as castanhas. Como comentei o fuso estava completamente enferrujado e bem judiado, com muitos dentes na rosca...
Primeiro fiz um teste somente com resina poliéster (aquela marrom, vagaba) e com fibra de vidro, mas ela contraiu muito e ficou muito pesada (talvez até pela ferrugem e pelos dentes...
Então pensei um pouco e usei pó de alumínio como carga. A contração foi menor, mas estranhamente a castanha apresentou rachaduras no terceiro dia.

Notei que a castanha esquentava durante a movimentação e demorava a esfriar após o teste. Concluí (sem qualquer base legal) que as rachaduras poderiam ser pelo aquecimento do alumínio.

Então pesquisei um pouco sobre atrito, aquecimento e etc... E na loja onde compro a resina o menino me falou que o tal quartzo é mais duro que o aço... Novamente me pus a pensar e concluí (sem qualquer base legal, novamente) que o quartzo iria polir o eixo enferrujado.... E bingo!!!  ?_2

Foi o que aconteceu, pois hoje o fuso está totalmente brilhante, hehehe.... Claro que com o passar do tempo haverá o desgaste natural e irá surgir folga. Ah, por falar nisto...

As primeiras castanhas que eu testei realmente grudaram, a primeira até pensei que tinha perdido o fuso. Então utilizei uma outra "gambiarra", bem simples. O que eu precisava era utilizar uma camada de vedação entre a castanha e o fuso, mas que fosse bem fina... Vedante... vedante... veda-rosca... EPA!!!

Muito simples! Passei uma camada de fita veda-rosca no fuso e depois verti a resina. Depois de seca bastou umas giradas e a fita saiu toda.  ?_4

Com o pó de quartzo a contração foi mínima durante a cura e o aquecimento desapareceu. Hoje, após dois anos e pouco de uso constante as castanhas continuam sem folgas (aparentes, claro) e sem qualquer rachadura.

Sobre toda a questão dos cálculos de eficiência mecânica (volto a lembrar que não tenho qualquer conhecimento técnico a respeito), uso motores de 9,9Kgf nos três eixos, sem reduções. Fiz testes de movimentação em G0 e cheguei a 5.800mm/m e parei. Usinando testei até 3.600mm/m e parei. Hoje costumo usinar madeiras com 2500mm/m em G0 e 2000mm/m em G1.

Bem meninos, esta foi (resumidamente, afff....) minha experiência  com o tal fuso. Particularmente não tenho do que reclamar até então. Hoje eu compraria fusos novos com passo de 5mm +-... Mas já me valeu a experiência, hehehehe....

Quanto as castanhas, nas minhas próximas máquinas, pretendo repetir a experiência,  ?_23

Espero ter contribuído com algo, caso contrário o Jorge já pode ir preparando o milho e o Gilli o empalamento, KKKKKKK

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #119 Online: 23/05/12 - 20:33 »

 

SiteLock