Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA  (Lida 15462 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #105 Online: 03/06/14 - 21:42 »
percebi que perde exatamente a medida de seguranca,amanha vou fazer mais testes

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #105 Online: 03/06/14 - 21:42 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #106 Online: 04/06/14 - 18:15 »
parece que resolveu, troquei uns capacitores da placa, achei a informação num site.

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #106 Online: 04/06/14 - 18:15 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #107 Online: 04/06/14 - 23:29 »
Leonardo me passe este site para eu ler se possível....
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #107 Online: 04/06/14 - 23:29 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #108 Online: 05/06/14 - 07:16 »
Bom dia Felipe
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #108 Online: 05/06/14 - 07:16 »

Offline Mara

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 133
  • Total Likes: +21/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Feminino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #109 Online: 22/02/15 - 22:14 »
Olá amigos, tive os mesmos problemas com o eixo z, reinstalei o programa e continua a mesma coisa. começa cortando com 2mm e termina com quase 4mm afundando a mesa de sacrificio.

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #109 Online: 22/02/15 - 22:14 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #110 Online: 23/02/15 - 00:54 »
Eixo Z costuma ser um dos mais problemáticos numa máquina destas que usamos...  Além do peso da estrutura, o motor tem que vencer também a força da gravidade, ao subir...
E são "N" fatores que podem gerar problemas nestes eixos... eu já passei por várias situações difíceis com estes eixos e o primeiro deles foi, há muitos anos atrás, quando estava começando a montagem desta minha máquina, onde eu, por falta absoluta de experiência, acabei colocando o motor mais fraquinho que eu tinha, justamente no eixo mais pesado, que era justamente este eixo Z....
Num deu outra...  primeiro problema que tive foi justamente este fato do eixo descer 10mm e subir apenas 5... rssssss
Isto na primeira vez que desceu.. na próxima desceu mais 5 e logo eu estava com um belo rombo na mesa de sacrifício e uma fresinha a menos na coleção de uma que eu tinha...

Sir Jorge Lourenço foi que me esclareceu este fato... ficamos horas conversando e ele me demonstrou, na prática, os esforços a que são submetidos estes eixos, lá na Masmorra...

Aprendi uma lição..  nunca menosprezar este eixo.. rssssssss

Apesar de ser o menor deles, é o que é submetido aos maiores esforços, tanto radiais quanto axiais...

Uma das primeiras providências, no meu modo de enxergar este problema, é, se a máquina já funciona há um bom tempo e nunca apresentou defeito, verificar as guias lineares, fazer uma limpeza total em todas as guias, no fuso, verificar os rolamentos, enfim... dar "uma geral"...

Uma atitude que julgo fundamental nesta hora, é desacoplar o motor de passo e verificar, na mão, se o eixo sobe e desce sem oferecer nenhuma resistência além do normal....  os movimentos precisam ser lineares, sem solavancos, sem nenhuma interferência...

 Eixo Z limpo, sem nenhum tipo de obstrução, descendo e subindo "lisinho" durante os movimentos manuais, então é montá-lo novamente e verificar se o defeito não se repete...

Repetindo o defeito, pelo menos vc já eliminou causas mecânicas..    Isto, claro, se esta máquina já trabalha há um bom tempo sem apresentar nenhum problema... e só apresentou agora, de pouco tempo pra cá...

Apresentou defeito novamente, é hora de verificar todo cabeamento... já relataram aqui neste mesmo post  alguns casos que foram sanados apenas reapertando os parafusos dos bornes...  ou mesmo trocando os cabos...

Resolveu o defeito?... Não?... Pelo menos ja temos os cabos e a parte mecânica isolada...
Podemos partir para os drivers, a placa opto-acopladora, o cabo paralelo, o programa de controle, o Sistema Operacional ou mesmo o próprio PC.  Problemas de super-aquecimento provoca isto...  Eu mesmo estes dias tive um belo problema aqui, com o chipset da máquina super aquecido...

Bastou, depois de vários amigos apresentarem inúmeras sugestões, substituir a pasta térmica do dissipador do Chipset e o defeito não voltou a se repetir...

O defeito era o Mach3 usar 100% da CPU....  travava tudo, o mouse, o teclado e chegava até a interferir na usinagem...

Sorte que consegui resolver rapidamente...  comentei aqui no Clube, vários amigos apresentaram várias sugestões e fui na base da tentativa e erro até chegar na solução do problema...   isto depois de já ter colocado mais memória na máquina, de ter verificado processador, sistema operacional.. tudo que possam imaginar eu fiz.. e no final era um simples circuituzinho integrado que esquentou a cabeça e começou a criar problema...

Bastou um pouquinho de pasta térmica e pronto!!!...

No caso destes problemas aí, o jeito que eu vejo é começar pela parte mecânica da máquina e ir voltando até chegar no PC.... 

Na maioria das vezes o problema se resolve bem antes de chegar lá, mas o importante é que em cada uma destas etapas, o problema seja descartado...  Verificou a parte mecânica, tá tudo certo, passa para a etapa seguinte que são os cabos.. e só partir para outra etapa no momento que isto esteja totalmente verificado... ou seja, com absoluta certeza que alí o problema não se encontra.. do contrário a gente começa a bater a cabeça, perde o sangue frio, se descontrola, toma umas cervejas e daí que a coisa entorta de vez...

O melhor, não só neste caso mas em qualquer um caso onde seja necessário o diagnóstico de uma etapa defeituosa, é ir por etapas.. verificando uma etapa por vez e quase com certeza consegue-se detectar onde o problema se encontra...

Fico torcendo aí para vc conseguir resolver este problema... e não descarte nada...  verifique tudo com bastante cuidado e seja metódica...  nada de pular etapa ou achar que pode encontrar o defeito apenas pela aspecto visual.. já vi muitos casos de peças estarem absolutamente intactas e ao mesmo tempo apresentar defeitos intermitentes de deixar a gente de cabelo branco...

Trabalhei muitos anos com manutenção de eletro-eletrônicos e me lembro de uma vez que um capacitor de tântalo me deu tanto trabalho que no final, o dia que consegui identificar ele com defeito, moí ele todinho enrolado num pedacinho de pano, fiz dele um pozinho e comi com arroz...  de tanta bronca que fiquei do disinfiliz...

E só consegui encontrá-lo pois notei que ao aproximar o ferro de solta dele, o defeito aparecia..  joguei um líquido refrigerante sobre ele  e o defeito sumiu.. aqueci novamente, o defeito voltou...

E medindo ele com o capacímetro, estava perfeito...  com o multímetro na maior escala, também.. só que ao ser aquecido, entrava em curto... e ele foi minha última opção, pois era o menos suspeito...  na época ouvíamos falar que estes capacitores eram os que menos apresentavam defeito... 

E isto me fez perder quase uma semana de serviço, me deixou com os cabelos brancos e fiquei broxa quase um mês depois disto...

Ainda bem que hoje num preciso consertar nenhuma destas encrencas mais... senão acho que nem tomando meu remedinho milagroso conseguiria mais uma ereção...   :Garg: :Garg: :Garg:

Parando de falar bobagens, vamos continuar os testes...

Já verificou os cabos e parte mecânica e o defeito ainda persiste...

Hora de verificar o driver...  eu trocaria um pelo outro..  costumamos ter pelo menos tres e dois deles estão com certeza bons, pois o defeito se apresenta apenas no eixo Z...

Pois eu trocaria um dos outros por este.. pelo menos para desencargo de consciência...

Diantou de nada?... 

Bom.. pelo menos agora vc sabe que seu driver estava OK...
O problema agora só pode ser a placa opto-acopladora, o cabo da porta paralela ou algo no computador...

O jeito é este.. pedalativo mas tem que ser feito, pois do contrário vc perde etapas, depois tem que ficar indo e voltando e vai perder a calma.. e aí é que a coisa complica.. isto tem que ser feito com a mente tranquila, num momento de paz e tranquilidade.. do contrário vc perde o rumo e nunca mais consegue encontrar o problema...   e pode, se for homem, ficar impotente pelo resto da vida...   ?_1 ?_1 ?_1

Bom.. acho que já cansaram de ler tanta besteira.. eu também cansei de escrever bobagem...  tou com dor nos zóios e vou dormir..

BOA NOITE!



« Última modificação: 23/02/15 - 00:58 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #110 Online: 23/02/15 - 00:54 »

Offline iagobingbing

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #111 Online: 08/11/22 - 14:05 »
O que eu faço? :(

Clube CNC Brasil

Re:PERDA DA REFERENCIA DO Z DE SEGURANÇA
« Resposta #111 Online: 08/11/22 - 14:05 »

 

SiteLock