Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: aceleração  (Lida 3112 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
aceleração
« Online: 12/07/14 - 11:32 »
aceleração muito baixa pode causar o que? e muito alta? baixa seria perda de passo?

Clube CNC Brasil

aceleração
« Online: 12/07/14 - 11:32 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #1 Online: 12/07/14 - 11:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
aceleração muito baixa pode causar o que? e muito alta? baixa seria perda de passo?

Leo!

Na router a quebra da fresa e na laser um péssimo acabamento na peça.
Nunca vi uma máquina perder passos pela alta ou baixa velocidade.
O passo se perde por outros fatores (em meu entendimento).

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #1 Online: 12/07/14 - 11:58 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #2 Online: 12/07/14 - 12:16 »
O passo se perde com alta velocidade sim, a comunicação do computador com o driver não consegue processar os pulsos determinados a tempo, então ele se perde.
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #2 Online: 12/07/14 - 12:16 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #3 Online: 12/07/14 - 12:26 »
o que ocorreu foi o seguinte
estava cortando a 1500 min aceleraçao de 200 no y e 300 no x a (nao me perguntem porque que nem eu sei) a peça ficou 5 min menor no sentido do y ai fui conferir no estp peer estava correto o avanço.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #3 Online: 12/07/14 - 12:26 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #4 Online: 12/07/14 - 12:49 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O passo se perde com alta velocidade sim, a comunicação do computador com o driver não consegue processar os pulsos determinados a tempo, então ele se perde.

Felipe,

Eu tinha uma router e o máximo que consegui acelerando muito um dos eixos foi quebrar a fresa ou na pior das hipóteses, ficar com uma peça mal acabada.
Como havia colocado, "em meu entendimento", como este meu entendimento é um pouco limitado e minha experiência não foi tão grande com a router (apesar de ter ficado com ela por 3 anos), o que aconteceu comigo foi justamente estas duas colocações: quebra de fresa ou peça mal acabada.

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #4 Online: 12/07/14 - 12:49 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #5 Online: 12/07/14 - 12:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
o que ocorreu foi o seguinte
estava cortando a 1500 min aceleraçao de 200 no y e 300 no x a (nao me perguntem porque que nem eu sei) a peça ficou 5 min menor no sentido do y ai fui conferir no estp peer estava correto o avanço.

Leo,

Respondi sobre minha experiência nesta área logo acima.
Mas arriscaria em dizer que poderia a mecânica dos eixos não estarem 'bem casados', pode ser uma bobagem, mas não consigo entender de que forma perderia o passo se acelerarmos ou diminuirmos a velocidade.
Por exemplo, evidente em uma máquina pequena uma diferença entre uma volta por eixo aparece pouco, mas em uma máquina grande esta diferença entre a mecânica dos eixos, acredito e isso seria apenas uma hipótese, esta diferença iria aparecer na peça usinada.
Como não tive muito contato com a router, deixo apenas como um comentário que acredito ser relevante. E nos momentos que aumentava ou diminuía muito a aceleração, acontecia o que relatei: quebrava a fresa ou a peça ficava mal acabada.
Bom, deve ser mais um mistério das routers que passo a conhecer.


abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #5 Online: 12/07/14 - 12:56 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #6 Online: 12/07/14 - 13:15 »
Entendo sim amigo, tem razão se a velocidade de avanço no caso a velocidade da máquina não estiver de acordo com a rotação do spindle, vai quebrar a ferramenta sim, antes mesmo de perder passo, são vários fatores, mas nunca podemos esquecer a velocidade que configuramos no mach 3 é o máximo que ela vai atingir ou seja seu avanço rápido ou seja na linguagem G sera o G0 - Movimento passivo quando estiver fora da peça, movimentos de deslocamentos, para movimentos em usinagem ativa, tem que usar o G1 que siginifica avanço programado logo a frente tera a letra F ( feed) de avanço e pode variar de 1 até o limite que foi colocado na configuração.



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Felipe,

Eu tinha uma router e o máximo que consegui acelerando muito um dos eixos foi quebrar a fresa ou na pior das hipóteses, ficar com uma peça mal acabada.
Como havia colocado, "em meu entendimento", como este meu entendimento é um pouco limitado e minha experiência não foi tão grande com a router (apesar de ter ficado com ela por 3 anos), o que aconteceu comigo foi justamente estas duas colocações: quebra de fresa ou peça mal acabada.

abs
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #6 Online: 12/07/14 - 13:15 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #7 Online: 12/07/14 - 13:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Entendo sim amigo, tem razão se a velocidade de avanço no caso a velocidade da máquina não estiver de acordo com a rotação do spindle, vai quebrar a ferramenta sim, antes mesmo de perder passo, são vários fatores, mas nunca podemos esquecer a velocidade que configuramos no mach 3 é o máximo que ela vai atingir ou seja seu avanço rápido ou seja na linguagem G sera o G0 - Movimento passivo quando estiver fora da peça, movimentos de deslocamentos, para movimentos em usinagem ativa, tem que usar o G1 que siginifica avanço programado logo a frente tera a letra F ( feed) de avanço e pode variar de 1 até o limite que foi colocado na configuração.

Amigo, como havia comentado, não consigo entender como perde-se passo acelerando ou diminuindo o avanço.
Se no Mach3 está programado para um avanço e você configura um avanço maior, a configuração estará colaborando para que esta programação feita no ArtCAM (por exemplo) não aconteça. Obedecendo desta forma o limite já pré configurado.
Então o problema da perda de passo é eliminado nesta questão.
Sobre a rotação configurada no splinder, mesmo em alta ou baixa rotação e configurando avanços altos ou baixos, o que acontecia no meu caso eram as duas hipóteses: quebra da fresa ou peça mal acabada. E nunca a perda de passo.

Por este motivo coloquei que a mecânica deve estar 'bem casada' em relação aos eixos e como você lembrou, o Mach3 bem configurado. No meu entender se está existindo a perda de passo quando acelera ou diminui o avanço, pode existir algum problema na mecânica ou na configuração do Mach3.

Bom, esta é minha opinião dentro da experiência que tive com minha router, foi comprada na China e não acompanhou manual, os manuais que encontrava não possuíam informações precisas e arregacei as mangas, pesquisei e configurei de forma que a router funcionava perfeitamente. Volto a repetir, o único problema que tive foram quebra de fresas ou peças mal acabadas.
Quando estava tendo problemas de perda de passo, fui mexendo nas configurações do Mach3 até ficar satisfatório o uso. Depois desta etapa, nunca mais tive problemas.

Mas agradeço pelas informações.

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #7 Online: 12/07/14 - 13:43 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #8 Online: 12/07/14 - 14:43 »
Eu concordo que com baixa velocidade também eu nunca vi perda de passo, amigo eu postei um video mês passado com a perda de passo que tive no meu caso era a configuração do step-pulse, se quiser da uma olhadinha segue ai;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Valeu amigão....



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo, como havia comentado, não consigo entender como perde-se passo acelerando ou diminuindo o avanço.
Se no Mach3 está programado para um avanço e você configura um avanço maior, a configuração estará colaborando para que esta programação feita no ArtCAM (por exemplo) não aconteça. Obedecendo desta forma o limite já pré configurado.
Então o problema da perda de passo é eliminado nesta questão.
Sobre a rotação configurada no splinder, mesmo em alta ou baixa rotação e configurando avanços altos ou baixos, o que acontecia no meu caso eram as duas hipóteses: quebra da fresa ou peça mal acabada. E nunca a perda de passo.

Por este motivo coloquei que a mecânica deve estar 'bem casada' em relação aos eixos e como você lembrou, o Mach3 bem configurado. No meu entender se está existindo a perda de passo quando acelera ou diminui o avanço, pode existir algum problema na mecânica ou na configuração do Mach3.

Bom, esta é minha opinião dentro da experiência que tive com minha router, foi comprada na China e não acompanhou manual, os manuais que encontrava não possuíam informações precisas e arregacei as mangas, pesquisei e configurei de forma que a router funcionava perfeitamente. Volto a repetir, o único problema que tive foram quebra de fresas ou peças mal acabadas.
Quando estava tendo problemas de perda de passo, fui mexendo nas configurações do Mach3 até ficar satisfatório o uso. Depois desta etapa, nunca mais tive problemas.

Mas agradeço pelas informações.

abs
« Última modificação: 12/07/14 - 14:45 por felipegaldino »
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #8 Online: 12/07/14 - 14:43 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #9 Online: 12/07/14 - 14:44 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu concordo que com baixa velocidade também eu nunca vi perda de passo, amigo eu postei um video mês passado com a perda de passo que tive no meu caso era a configuração do step-pulse, se quiser da uma olhadinha segue ai;

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Valeu amigão....
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #9 Online: 12/07/14 - 14:44 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #10 Online: 12/07/14 - 18:09 »
Felipe,

O que poderia estar acontecendo com a máquina do nosso amigo Leo seria algum tipo de folga.

abs

Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #10 Online: 12/07/14 - 18:09 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #11 Online: 12/07/14 - 18:09 »
Leo, depois dê um reaperto nos parafusos, principalmente naqueles que sustentam o eixo linear ao eixo do motor. Caso esteja com folga pode ocasionar uma perda falsa de passo.

abs
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #11 Online: 12/07/14 - 18:09 »

Offline leonardograndezi

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 166
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #12 Online: 13/07/14 - 11:48 »
o problema vai tomando forma rsrsr, o que notei e que ocorre em pequenos percursos, por exemplo se corto  janela de 200 mm posso medir no paquímetro exatos 200mm, mas se corto uma janela pequena de 6mm para um encaixe ele varia de 4.5 a 5. somento no sentido do Y

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #12 Online: 13/07/14 - 11:48 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #13 Online: 13/07/14 - 12:27 »
Provavelmente pode ser uma falha mecânica revise o sistema da correia...
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #13 Online: 13/07/14 - 12:27 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:aceleração
« Resposta #14 Online: 13/07/14 - 12:40 »
Meus queridos amigos,

Todos estão certos e todos estão errados. Explico:

Perda de passo pode ser proveniente de vários fatores. Os principais e comuns são mecânico, configuração do Drive e o mais comum, é sem dúvida a velocidade, sem contar com ressonâncias que está ligada diretamente à velocidade.

Todos os motores tem uma força e velocidade máxima e não pode rodar  superiormente  a isso.

Quando há perda de passo devemos investigar todos as possíveis causas, se não, ficaremos eternamente preso a um dos aspectos e não resolveremos o problema

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:aceleração
« Resposta #14 Online: 13/07/14 - 12:40 »

 

SiteLock