Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Foto em Madeira  (Lida 3048 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Foto em Madeira
« Online: 19/02/15 - 22:01 »
Boas

Andando aqui nas navegações diárias, tropecei aqui neste pequeno video

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Alguêm já tinha feito/ usado esta técnica ?

Achei interessante pela simplicidade e eficacia ...

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Foto em Madeira
« Online: 19/02/15 - 22:01 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #1 Online: 19/02/15 - 22:07 »
 :brocoli: :brocoli:

Interessante, dificil é saber que produtos são esses  :notsei: :notsei: :notsei: :notsei: :notsei:
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #1 Online: 19/02/15 - 22:07 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #2 Online: 19/02/15 - 22:45 »
Realmente é muito legal e o efeito na madeira dá um toque diferente. :ok:
Acredito que é utilizado cola branca e verniz para o acabamento e fixação. Me corrijam se eu estiver errado.
Abraço.

Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #2 Online: 19/02/15 - 22:45 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #3 Online: 19/02/15 - 23:26 »
Juliano, eu acho que vc matou a charada.. imagino que seja mesmo cola branca.. fixa a imagem e depois é só lavar e tirar o papel... a imagem fica colada... 
Eu vi uma entrevista, há uns anos atrás no Jô Soares de um cearence que trabalhava no Museu do Louvre, em Paris.. ele saiu do Brasil, foi para a França e lá acabou sendo convidado para ir trabalhar de auxiliar, no Museu.. na época ele era ajudante de marceneiro, na época em que foi para a França.. lá, trabalhando num restaurante acabou conhecendo uma senhora que o indicou para a Curadora do Museu, ao ver uma mesa que ele havia restaurado..
Mas isto num importa, o que eu ia comentar era sobre uma técnica que ele comentou que desenvolveu lá no Museu, para restauração de quadros muito caros..

Ele usava uma mistura de água e polvilho. Passava este "grude" em cima da pintura original, aguardava ela secar e depois, com um estilete, ia retirando a tela desgastada, por trás...
Quando sobrava só a pintura ele colava outra tela na parte de trás da pintura, lavava o "grude" e tava nova de novo a pintura do quadro.. ele disse que esta técnica ele desenvolveu lá, para salvar quadros que estavam precisando de restauração e que não existia, na época, nenhuma técnica eficas para trocar a tela de um quadro sem riscos de perdê-lo..  agora imagina o que é perder um quadro de alguns milhões de dólares durante a restauração...

Com esta técnica desenvolvida por ele, restauradores do mundo todo conseguem substituir as telas e manterem as pinturas originais, sem riscos de perdê-las... 

Lembrei disto, quando vi o vídeo aí da moça tirando o papel e mantendo a imagem intacta grudada na cola..

Bem bacana..

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #3 Online: 19/02/15 - 23:26 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #4 Online: 19/02/15 - 23:38 »
Quando trabalhava de "office Boy", isso há uns 54 anos, lá pelos lados da praça São Bento e Largo Santa Efigênia ficavam uns camelôs transplantando figuras de revistas (O Cruzeiro, e outras da época) utilizando uma latinha tipe essas de graxa de sapatos, que continha uma pasta branca que passavam na foto da revista e depois pegavam essa foto da revista e grudava em um tecido branco. Depois, com uma colher esfregavam bastante e a foto ficava impressa no tecido.

Como eu era "bobinho", na época com 14 anos (e jé trabalhava, os adolescentes daquela época não eram vagabundos não, tinha até carteira de trabalho) não percebi o alcance que poderia ter aquele produto e nunca comprei.

O primeiro produto não é nenhuma cola, é algum produto químico que dissolve a tinta da foto e a fixa na madeira, já o segundo pode ser um verniz a base de água somente para proteger a tinta da foto.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #4 Online: 19/02/15 - 23:38 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #5 Online: 19/02/15 - 23:44 »
É Edu, eu acho que é por aí!
Lembrei do papel de fotografia (sem o gloss) para impressão, utilizado para a confecção de placas de circuito impresso, que ao lavar para tirar o papel que fica grudado a placa, lembra o vídeo.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #5 Online: 19/02/15 - 23:44 »

Offline mac2

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1078
  • Total Likes: +15/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #6 Online: 20/02/15 - 05:27 »
Caros amigos eu já usei este produto e fica perfeito....aqui no Brasil se chama :

TRANSFER PRINT .

só que a impressão tem que ser á laser ( tonner).

eis um vídeo ensinando a técnica...abraços á todos. :ok:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

« Última modificação: 21/02/15 - 22:10 por Marcao »
só alegria...

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #6 Online: 20/02/15 - 05:27 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #7 Online: 20/02/15 - 12:37 »
Tem como fazer com impressora jato de tinta, este video demostra como,
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
, mas não fica 100%, mas que dá pra fazer dá.
« Última modificação: 21/02/15 - 22:10 por Marcao »

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #7 Online: 20/02/15 - 12:37 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Foto em Madeira
« Resposta #8 Online: 20/02/15 - 13:25 »
Olá meninos

Eu já fiz vários trabalhos com esta técnica e gosto muito dos resultados.

Fiz alguns em MDF e ficaram uma  :Censura:. Pois o MDF já incha e arrepia só de chegar perto da água, hihihihih.....  :irrit:

Os melhores resultados que obtive foram transferências em que desejava um resultado envelhecido. Sobre superfícies lisas a imagem fica perfeita, mas daí é melhor utilizar o processo de sublimação.

Tenho feito algumas caixas de vinho e bebidas e também quadros vintage. Eis um exemplo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Este foi feito em compensado, podem ver que o resultado fica interessante e com o tal 'aspecto envelhecido' por conta das falhas nas fibras da lâmina de madeira.

Um outro exemplo utilizando um compensado mais bruto:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Dá pra brincar bastante com a técnica, mas vale lembrar que o processo é um pouco demorado e exige paciência. Deve se esperar no mínimo 24 horas para a secagem e o processo de desgastar o papel com água e dedo também leva um bom tempo.  :trico:

Eu estou utilizando papel vegetal formato A4 e A3 e o processo fica bem mais rápido, pois basta encharcar o papel... Depois de uns 5 minutos a folha sai inteira e não precisa esfregar.

Quanto aos produtos utilizados são:

- Transfer Print da Corfix. Um frasco de 60ml custa +- 14,00 e dá pra fazer uns 4 quadros de 350x300mm.

ou

- Gel Médium Acrílico da Corfix. Uma bisnaga de 37ml custa +- 8,00 e dá pra fazer uns 3 quadros de 350x300mm.
Obs.: O Gel Médium é o de bisnaga. O de frasco (Gel Médium para Matizar) não serve!

Eu tenho conseguido bons resultados passando o líquido ou gel apenas sobre o compensado. Pois percebi que se passar também na folha de papel, esta enruga muito dificultando aplicar sobre o compensado.
Outra dica: Enrolo a folha de papel vegetal em um cano de pvc e vou desenrolando sobre o compensado, assim evita as bolhas e fica bem liso  :bebebe:

Vou repetir: É uma técnica que exige tempo e paciência, então esqueçam alta produção. Eu faço poucas peças e por isto cobro bem, hihihi  ?_49

Espero ter contribuído  :ok:

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #8 Online: 20/02/15 - 13:25 »

Offline pgabreu

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +2/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #9 Online: 20/02/15 - 18:38 »
 :anjo:Velho Elton Hipiee, sem palavras, o homem lá de cima nao te abandona nunca    :cher:


Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #9 Online: 20/02/15 - 18:38 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #10 Online: 20/02/15 - 21:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá meninos

Eu já fiz vários trabalhos com esta técnica e gosto muito dos resultados.

 :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:

Tenho feito algumas caixas de vinho e bebidas e ...


 :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:





entendi quase tudo ...  ?_16 ?_16 ?_16 a dúvida ficou na parte da "outra dica"

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra dica: Enrolo a folha de papel vegetal em um cano de pvc e vou desenrolando sobre o compensado, assim evita as bolhas e fica bem liso  :bebebe:



Se ao invés de enrolar a folha de papel vegetal em um cano de pvc eu enrolar numa garrafa de vinho (cheia né) funciona também??

É que eu aqui pensando com meus botões ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 tu falou que a técnica é demorada  :trico: :trico: :trico: :trico:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Dá pra brincar bastante com a técnica, mas vale lembrar que o processo é um pouco demorado e exige paciência. Deve se esperar no mínimo 24 horas para a secagem e o processo de desgastar o papel com água e dedo também leva um bom tempo.  :trico:

 :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla: :Bla:

Vou repetir: É uma técnica que exige tempo e paciência......

Então .... se eu usar uma garrafa de vinho cheia para enrolar o papel depois de desenrolar o papel eu posso beber o vinho, fazer uma soneca e aí o tempo não conta muito  :anjo: :anjo:  Certo??

A surge outra dúvida  ?_12 ?_12 se pode ser com garrafa de vinho, eu devo cobrar o vinho (importado lá de Bento) do cliente, ou pedir para o cliente trazer o vinho??   ?_12 ?_16 ?_12 ?_16 ?_12 ?_16

Abraço e obrigado pelas dicas.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #10 Online: 20/02/15 - 21:12 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #11 Online: 20/02/15 - 21:32 »
Falando sério agora senão o chefe deleta  :anjo: :anjo: :anjo:

Meu pai algum dia falou sobre técnicas de transferência que se fazia mais antigamente. Vou perguntar como se fazia. Se ele se lembrar  ?_16 eu conto como era  :ok:

Técnicas antigas se tornam hoje coisas além de curiosas muito úteis. Uma curiosidade sobre técnicas "abandonadas" está na forma de fazer móveis laqueados. Hoje se usa fundo, massa, tinta, verniz e mais um milhão de coisa para pintar a madeira e falar que é laqueado. Antigamente se usava goma laca mesmo e por isso é que era laqueado. Pois bem, tenho um móvel feito nessa técnica antiga e já estava com a "pintura" bastante riscada. pedi para o pai como fazer para tirar os riscos e ele falou " é fácil, é só passar álcool e tocar fogo" claro que dei uma risada com gosto, mas ele falou que era assim que se fazia. É só passar álcool com um pano (passar assim meio que encharcado mesmo) e tocar fogo. a goma laca derrete, se espalha, fica sem os riscos e com cara de novo.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #11 Online: 20/02/15 - 21:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #12 Online: 21/02/15 - 08:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quando trabalhava de "office Boy", isso há uns 54 anos, lá pelos lados da praça São Bento e Largo Santa Efigênia ficavam uns camelôs transplantando figuras de revistas (O Cruzeiro, e outras da época) utilizando uma latinha tipe essas de graxa de sapatos, que continha uma pasta branca que passavam na foto da revista e depois pegavam essa foto da revista e grudava em um tecido branco. Depois, com uma colher esfregavam bastante e a foto ficava impressa no tecido.

Como eu era "bobinho", na época com 14 anos (e jé trabalhava, os adolescentes daquela época não eram vagabundos não, tinha até carteira de trabalho) não percebi o alcance que poderia ter aquele produto e nunca comprei.

O primeiro produto não é nenhuma cola, é algum produto químico que dissolve a tinta da foto e a fixa na madeira, já o segundo pode ser um verniz a base de água somente para proteger a tinta da foto.

Edson

Poxa, que coincidência, era eu o engraxate que estava transferindo fotos la ... eu vi um alemão xarope resmungando e torcendo o nariz ...  >:(
Aquela pasta que usei era brilhantina que eu tinha roubado do meu avô, a foto grudava em qualquer coisa  ... ahahahaaaaa :Garg: :Garg: :Garg:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #12 Online: 21/02/15 - 08:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #13 Online: 24/02/15 - 23:01 »
Depois duvidam de eu ! ... :irrit:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #13 Online: 24/02/15 - 23:01 »

Offline cnc-saltinho

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 139
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Foto em Madeira
« Resposta #14 Online: 05/03/15 - 05:59 »
Caro amigo Cientista, fugindo do assunto que é foto em madeira. Diz pra mim como era tingido a laca (goma laca indiana), em cores, ex: branco?.
Eu sou marceneiro e isso me deixou muito curioso, pois não sou tão velho assim pra ter esses conhecimentos e aqui onde eu moro não tinha tantos marceneiros com tantos conhecimentos, nesse sentido.
Tecnica do fogo é demais.Gostei.

Clube CNC Brasil

Re:Foto em Madeira
« Resposta #14 Online: 05/03/15 - 05:59 »

 

SiteLock