Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajustar aceleração e possivel backlash em cnc caseira  (Lida 1120 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline rodrigtti

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Bom tarde!
Sou novo na área de cnc , e recentemente montei uma cnc caseira , utilizei o conjunto de guias lineares mgn12 e fuso de esfera sfu1605 (chinesas)para todos os eixos  , o frame ficou bem robusto e não aparenta ter folgas , mas quando usino círculos  aparece umas marcas no inicio e no fim do movimento , pensei que fosse aceleração do x e y que precisava ajustar mas quando aumento o passo vertival o problema piora ,então acredito ser alguma folga no spindle do motor(utilizo 1 modelo de 500w 15000 rpm) (quando ele vai fazer o movimento deve inclinar um pouco a fresa), isso tbm ocorre em outras geometrias e sempre onde a fresa avança verticalmente.
então a minha pergunta é : tem como corrigir esse erro pelo mach3?
esse circulo foi usinado com fresa 1/8 2 cortes para mdf aceleração dos 3 eixos 400 mm's
passo de 2 mm e aprox 15000 rpm
Obrigado!


Clube CNC Brasil


Offline rodrigtti

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajustar aceleração e possivel backlash em cnc caseira
« Resposta #1 Online: 17/10/21 - 20:59 »
Pessoal consegui resolver o problema , eu diminui o passo e o feedrate , assim fez um circulo perfeito. tenho que testar os limites da minha spindle pois parece que eu estava forçando de mais
Obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Ajustar aceleração e possivel backlash em cnc caseira
« Resposta #1 Online: 17/10/21 - 20:59 »

 

SiteLock