Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Montagem Laser Cutter Projeto Inicial  (Lida 2351 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Online: 24/06/17 - 13:46 »
Bom pessoal, Me chamo Alexandre Uehara, e começo meu projeto para montagem de uma Maquina de Corte Laser, seguindo de inspiração a montagem da maquina feita pelo Frederico Ramos que fez uma sequencia de videos no youtube e que até me deu umas dicas iniciais para meu projeto. Agradeço ele muito por isso!
Tenho uma CNC com Spindle ha uns 3 anos com area e 1000x1000, e ganhei muito conhecimento tb montando minha impressora 3D.
Meu projeto parte ainda mais atras do projeto dele. Como não tenho capacidade de fazer meu frame da maquina, resolvi cotar com serralheiro da minha cidade para um frame de 900x600 me cobrou 2300,00 isso por baixo, segundo ele instação de dobradiças. apoio para adicionar rodizios etc seriam a parte desse valor enfim... o projeto original no qual vou me basear é pelo PDF que o Frederico me passou o link feito em Perfil estrutural de aluminio
Usa-se no Projeto Aluminio 30x30 estrutural, mas pretendo nao seguir as medidas tão a risca... vou aumentar um pouco as medidas para que talvez possa ser colocar nessa maquina uma area util de 1000x800 ou algo do tipo.
Minha duvida inicial é qual seria o perfil correto para utilizar , 30x30 ou 40x40?
tenho uma diferença de custo só das barras de uns 500 a 700 reais mudando de 30 para 40.
Meu orçamento para Barras de 30x30 totais sem conexoes é de 1500,00 por enquanto.

Minha Ideia é tb deixar e compartilhar a construção dessa maquina com os amigos do forum

obrigado

Alexandre Uehara

Clube CNC Brasil

Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Online: 24/06/17 - 13:46 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #1 Online: 24/06/17 - 14:06 »
apenas uma sujestão
vc esta planejando uma area util  de 1000/800
eu  no  seu lugar   faria  com 1300/1000, pois caberia TRANQUILAMENTE 1/4 DE CHAPA DE MDF
ex.  quando  eu  compro  meu  mdf,  peço  para cortar em  cruz pois não tenho  espaço  para guardar  uma chapa inteira e  tambem  é uma chapa muito  ruim  de transportar, por isso  1/4 é o  ideia para tudo
com  uma area desta vc alem  de pegar  serviços maiores,
estou  lhe falando isso, pois ja que vc vai  montar,  seria interessante vc pensar  nisso, pois a diferença.  seria apenas na area estrutural
espero  que vc coloque  fotos e videos para VERMOS O  ANDAMENTO  e quem  sabe dar uns pitacos  rsrsrs
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #1 Online: 24/06/17 - 14:06 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #2 Online: 24/06/17 - 14:15 »
Opa Obrigado pela dica Jose Ricardo, sem são bem vindas dicas ainda mais no essencial começo de projeto.
Eu gostaria muito da maior maquina possivel para se montar, mas até vou rever meu espaço disponivel, mas como ja tenho minha mosntruosa CNC neste local que ocupa metade do meu comodo, acho que não vou conseguir ter espaço pra isso... a menos que me livre da CNC.
Outra coisa que me preocupa é se vou ter que utilizar peças mais parrudas pra ter uma maquina de maior tamanho, fora a estrutura que ja não sei se perfil 40x40 suportaria um tamanho bem bem maior, e pra usar outro material para estrutura acabo caindo na mão de obra especializada...
Mas vou considerar sim um aumento de tamanho de area util , obrigado!

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #2 Online: 24/06/17 - 14:15 »

Offline pracaieiras

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 169
  • Total Likes: +33/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #3 Online: 24/06/17 - 15:48 »
O perfis de aluminio 40X40 da parte externa da minha maquina são 2000mmX1300mm com estas medidas consegui uma area util de trabalho de 1350mmX900mm, como disse nosso amigo Ricardo cabe certinho 1/4 de chapa de MDF
Paulo aprendiz

Vivendo e Aprendendo

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #3 Online: 24/06/17 - 15:48 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #4 Online: 24/06/17 - 16:13 »
Obrigado Paulo pelas Dicas de material e dimensão, vou estudar o espaço pra ver se arrumo um jeito de fazer caber, fica bem grandinha mesmo a maquina né... minha CNC tem um braço para suporte de monitor e teclado.... estou pensando numa forma de tirar esse sistema e ganhar uns 50cm mais algumas mudanças. O fato de usar a MDF 1/4 é interessante , mas ja faço 6 chapas proxima de 90cmx90cm mesmo pra cortar na CNC então ja me acostumei a cortar dessa forma por isso a ideia de usar as mesmas chapas que corto atualmente.
Bom vejam que ja é um grande passo eu de inicio ia comprar uma maquina de 60x40 laser....rs que realmente tinha uma area muito pequena... alem de acessorios que por ler bastante nem se vale comprar como chiller 3000 etc....
Bom, por acaso vc teria ainda ideia de custo para montagem desse frame enorme que fez? ou a metragem adquirida de aluminio? obrigado!

Alexandre Uehara

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #4 Online: 24/06/17 - 16:13 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #5 Online: 24/06/17 - 16:30 »
Estou começando tão do zero meu projeto que pra ter ideia do tamanho do perfil de 30x30 e 40x40 para comparar na mão, eu fiz ele impresso na impressora 3D, alias vi que alguns conectores como de 90 graus e alguns suporter até consigo pra imprimir.... porcas martelo tb achei para utilizar porcas comuns... mas isso eu consgui no Ali até num preço interessante.
Mas contanto que ja tenho aqui uns 2KG de ABS talvez use esse material se for pra economizar um pouco.
o 40x40 não achei com uma canaleta por isso na foto está com duas... mas era pra ter ideia do tamanho apenas.

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #5 Online: 24/06/17 - 16:30 »

Offline pracaieiras

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 169
  • Total Likes: +33/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #6 Online: 24/06/17 - 19:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado Paulo pelas Dicas de material e dimensão, vou estudar o espaço pra ver se arrumo um jeito de fazer caber, fica bem grandinha mesmo a maquina né... minha CNC tem um braço para suporte de monitor e teclado.... estou pensando numa forma de tirar esse sistema e ganhar uns 50cm mais algumas mudanças. O fato de usar a MDF 1/4 é interessante , mas ja faço 6 chapas proxima de 90cmx90cm mesmo pra cortar na CNC então ja me acostumei a cortar dessa forma por isso a ideia de usar as mesmas chapas que corto atualmente.
Bom vejam que ja é um grande passo eu de inicio ia comprar uma maquina de 60x40 laser....rs que realmente tinha uma area muito pequena... alem de acessorios que por ler bastante nem se vale comprar como chiller 3000 etc....
Bom, por acaso vc teria ainda ideia de custo para montagem desse frame enorme que fez? ou a metragem adquirida de aluminio? obrigado!

Alexandre Uehara


Há mais de um ano venho comprando partes da minha laser, eu não quis nem saber o quanto realmente gastei para não desistir no meio do caminho, mas acredito que gastei =- 20000,00 reais.
mas agora vendo ela funcionar não me arrependo nem um pouco do gasto que tive, ainda não ganhei nenhum centavo com ela porque ainda estou nos finalmente de ajuste
Paulo aprendiz

Vivendo e Aprendendo

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #6 Online: 24/06/17 - 19:39 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #7 Online: 24/06/17 - 19:57 »
Paulo, realmente seria melhor fechar os olhos e ir fazendo.... mas vou tentar dimensionar o material pra ver quanto isso vai gerar de custo... achei muito bom o preço que alcançou a sua pois uma assim montada passaria e bem dos 30,000 , fora que vc montou e não precisa depender de ninguem para fazer a manutenção posterior.... ja com minha CNC eu paguei bem caro... e quando fui precisar de ajuda do vendedor foi só decepção... tive que aprender a entender tudo na marra... e sozinho, mas a parte boa que adquiri muito conhecimento e posso me aventurar em fazer uma laser.
vou me basear nessa medida da sua para ver se conseguiria acomodar na local.... se der vou mandar ver nessa medida... valeu!!!

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #7 Online: 24/06/17 - 19:57 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #8 Online: 05/07/17 - 18:15 »
Bom pessoal, seguindo a construção da maquina.

Estou pra fechar a compra do perfil de aluminio, vou utilizar o perfil 40x40, consegui no padrão comum, que tem 1,35kg/m pois de cara só conseguia o aluminio com 0,690kg/m fiquei com receio que poderia deixar a estrutura fraca com material mais leve. Enfim, a estrutura ficou em 2560,00 inclui uma barra de aluminio de 1,60m para utilização do projeto do pórtico ( creio eu )
a maquina terá dimensões de 2000x1400, e area util provavelmente de 1300x1000 ( até mais ).... segundo dicas dos amigos aqui do forum. talvez o lado do 1400 tenha ficado meio exagerado.... mas enfim depois de montado creio que possa dimensionar bem a compra das guias lineares para aprovetar esse espaço.
a Controladora ja fiz o pedido no Ali, uma DSP AWC-708C lite, por 875 reais ja com frete ( + provavel impostos quando chegar ).

Os Motores Nema 23 ainda não decidi quais comprar... mas acredito se for usar redução uma de 15kg é suficiente, ainda mais que posso utilizar os drivers que tenho de reserva da minha CNC.

construi uma pequena maquete em MDF de 6mm, afim de medir as peças pois o projeto seguia em barras de 30x30, então como houve mudança fiz os ajustes considerando as barras mais largas, e espero não ter errado em nada.

por enquanto é isso, é pouco , mas é um começo , obrigado a todos que me deram dicas !

Alexandre Uehara

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #8 Online: 05/07/17 - 18:15 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #9 Online: 05/07/17 - 19:38 »
Olá Alexandre

Vou ser um dos muitos companheiros que vão acompanhar o seu projecto  ?_26

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #9 Online: 05/07/17 - 19:38 »

Offline zoolander

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 282
  • Total Likes: +6/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Oxiiiiiii
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #10 Online: 06/07/17 - 08:21 »
Bom dia Alex.

Eu vi que você cotou o frame da maquina em tubos e ficou muito caro, eu faria mais algumas cotações, eu paguei 350,00 de mão de obra para um serralheiro pra fazer a estrutura da minha router com tubos 60x60 parede de 4,7mm, talvez vc encontre alguem que te aça um preço melhor.
As vezes se a gente não disser pra que serve a estrutura os caras cobram menos, qdo dizemos que é para uma maquina corte laser alguns já crescem os olhos.
Apenas um sugestão.

Boa sorte

Márcio

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #10 Online: 06/07/17 - 08:21 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #11 Online: 06/07/17 - 09:00 »
Verdade Marcio, mas aqui onde moro é cidade de litoral, o pessoal é acostumado em cobrar caro mesmo... outra coisa que me fez desistir é que moro aqui ha pouco tempo... então fico na duvida em qual profissional confiar.. e estrutura perfeitamente em esquadro é a maior preocupação pra mim, me disseram que no aluminio vou conseguir deixar nas medidas certas e ainda posso alterar ou regular alguma coisa... por isso ja que tenho orçamento alto de serralheiro vou de barras de aluminio estrutural, mas é uma excelente dica pra quem tem um bom serviço a preço justo em sua cidade :)

valeu a dica!

Alexandre Uehara

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #11 Online: 06/07/17 - 09:00 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #12 Online: 16/07/17 - 19:50 »
Boas Pessoal!
Seguindo meu projeto, fechei e busquei os perfis de aluminio.
Acabei achando outro forncedor com material melhor e mais barato.
gastei na estrutura toda incluindo barra para o portico e 1 metro de material extra para enventuais suportes que precisem 2158,00
Lembrando que fiz na medidas de 2010 x 1510 area total da maquina.
Agora preciso dos extras, parafusos, porcas T, cantoneiras etc... até poderia comprar nesse forncedor mas acabou não dando tempo de pegar.
Na parte de Movimentação achei Kits Completos no Ali-express, ja tem toda parte de suportes , polias, correias, cabeça, porta espelhos e suporte de tubo.
Esse tipo de kit custa em torno de 1000,00 reais , porem os vendendores mandam por UPS, DHL, e outros modos, eu conversei com uma chinesa vendedora e sugeri a ela me vender o kit em 3 pacotes, assim dividindo a carga ela aceitou mandar por standard shipping do ali... isso é um envio comum, sem necessidade de cpf ou cnpj marcado na expedição, sendo assim tenho uma possibilidade de algum dos 3 pacotes passar sem taxas,,,, ou ter 3 pacotes taxados...rs mas tentar é tentar né, da outra forma é taxa na certa....
comprei la tb kits de porcas T para perfil 40x40 , pacotes com 100 unidades por 54,00 reais...
As fontes de 24v acabei comprando pelo Mercado Livre.... e provavelmente de la vou comprar tb o exaustor, compressor e chiller. Mas antes vou passar no centro de SP na região da Bela Vista me disseram que ha alguns fornecedores bons para isso, então se alguem souber de algum contato me avise por favor.
Agora vou pesquisar lentes e espelhos assim que fechar a compra do kit de movimentação.
assim que tiver a parte dos parafusos creio que vou poder começar a tirar fotos da estrutura para que possam acompanhar a construção.

e por enquanto é isso....

abraço a todos! e obrigado.
« Última modificação: 16/07/17 - 20:00 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #12 Online: 16/07/17 - 19:50 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #13 Online: 30/08/17 - 09:59 »
Boas pessoal, continuando sobre a montagem da minha Laser, estou com muita coisa comprada que ja chegou, mas estou esperando ainda chegar as cantoneiras do aluminio para reforçar toda estrutura, fiz algumas em ABS mas resolvi mudar para cantoneiras em aluminio mesmo pra ficar bem forte.

bom , estou querendo adiantar a compra da fonte do laser, mas tenho algumas duvidas.

vi no Ali uma fonte que suporta de 130w até 150w... DY20 é o modelo, e uma DY13 que é uma fonte para 100w.

o que seria melhor comprar visto que estão no mesmo preço praticamente?

A Dy20 seria capaz de ser ajustada para tubos de 100w? ou teria de comprar a fonte de 100w Dy13 e ficar limitado a tubos de 100w pra menos?

pretendo inicialmente montar com tubo PURI de 100w é necessario usar fonte especifica ou algo assim?

Não sei se posso postar aqui o link do produto para que possam me auxiliar na compra,

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Obrigado a todos!

Alexandre Uehara
« Última modificação: 30/08/17 - 10:03 por alexgt »

Clube CNC Brasil

Re:Montagem Laser Cutter Projeto Inicial
« Resposta #13 Online: 30/08/17 - 09:59 »

 

SiteLock