Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Dispositivo eletrico ou eletronico  (Lida 8419 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Dispositivo eletrico ou eletronico
« Online: 21/02/13 - 17:12 »
Meus amigos, ontem estava usinando uma peça e o meu ajudante ligou a lixadeira orbital, que esta na mesma fase, pensem numa  perda de passo, mas uma perda de passo federal mesmo, saiu rasgando tudo que viu pela frente, ainda bem que o stop estava  funcionando, e nessa, creio que deve ter entortado o fuso, fui hoje usinar e nao esta mais cortando reto, o maledeto du cao  ?_39 ?_39 enfim, existe algo no mercado que elimine esse problema  de nao dar interferencia?


Marcao

Clube CNC Brasil

Dispositivo eletrico ou eletronico
« Online: 21/02/13 - 17:12 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #1 Online: 21/02/13 - 17:57 »
Pois é Marcão;
Estou lembrando aqui que já li tal ocorrência em algum outro tópico......eu anotei e estou também aguardando solução.
Um "eletrecista" aqui me disse que como a instalação da minha casa e monofásica, eu só consigo amenizar isto usando um estabilizador, daqueles antigos, que realmente estabilizam; mas eu ainda vou buscar outra solução pois estabilizador de verdade é raro, a maioria é uma imitação que não estabiliza nada ( também li isto por aqui).
Verifique se os dois fusos; pois pode é ter somente dado uma desalinhada brutal e um está travando o outro, este é um problema que vejo em usar dois fusos num mesmo eixo.

Aguardemos os nossos experts.
Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #1 Online: 21/02/13 - 17:57 »

Offline alberto-florianopolis

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #2 Online: 21/02/13 - 18:00 »
PUTZ...que azar...

Marcao, eliminar 100% nao elimina, mas talvez ajude..

o que vou descrever abaixo era muito utilizado antigamente nas TVS quando comecaram a mostrar as cores para nos.

era um filtro PI  contento 2 capacitores e 2 indutores..


no link abaixo ensina como fqzer um filtro de entrada de linha
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

nao ha necessidade de utilizar os varistores, somente os indutores e capacitores

em alguns monitores de tubo (otima desculpa para ir ao ferro velho) havia uma peca de metal que recebia o cabo de energia, essa peca ja é o proprio filtro
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


aqui uma ideia de onde acgar um filtro de linha ja pronto
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


bele?




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Meus amigos, ontem estava usinando uma peça e o meu ajudante ligou a lixadeira orbital, que esta na mesma fase, pensem numa  perda de passo, mas uma perda de passo federal mesmo, saiu rasgando tudo que viu pela frente, ainda bem que o stop estava  funcionando, e nessa, creio que deve ter entortado o fuso, fui hoje usinar e nao esta mais cortando reto, o maledeto du cao  ?_39 ?_39 enfim, existe algo no mercado que elimine esse problema  de nao dar interferencia?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #2 Online: 21/02/13 - 18:00 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #3 Online: 21/02/13 - 19:14 »
Grande marcão

Veja bem, não posso afirmar, mas acho pouco provavel que um simples filtro de linha resolva seu problema, pois eles são feitos para  repelir ou não deixar passar  frequencias indesejaveis , como  furadeira , lixadeira manuais e etc.( maquina com aqueles carvãozinhos ?_1)
não acredito, mas  não posso afirmar que  esta frequencia tenha feito seua cnc perder passo,
Se tiver alguem que  saiba, tambem sou todo ouvido.

tambem  fico surpreso que uma pequena lixadeira orbital tenha influenciado na estabilidade da corrente.
logicamente que o maior píco de um motor é  quando se liga e depois armoniza , mas se isso  acontece, faça um teste em sua rede eletrica com um  alicate amperimetro , deixando sua cnc ligada e quando vc ligar sua  lixadeira , verifique com o alicate se existe uma queda brusca.
aconselho a vc dar uma revisada  na parte eletrica,  pois não sei  qual a distancia  de sua oficina  em relação ao relogio  e muito menos a fiação que foi usada, pois  quanto maior a distancia e a fiação não acompanhar   a relação distancia X bitola, a perda de energia é muito  grande.
por isso ,  faça como eu,  trouxe do relogio  um trifasico com fiação 6mm e fiz uma caixa de entrada  e nela  o NEUTRO foi aterrado.
( compre uma vara de aterramento  ) pois ajuda muito, pois as variações de energia estão sempre ligadas ao neutro)
podes ver que  em instalações trifasicas, é obrigado ter um aterramento do lado  do relogio.

abração
ricardo
« Última modificação: 21/02/13 - 19:21 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #3 Online: 21/02/13 - 19:14 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #4 Online: 21/02/13 - 20:29 »
Amigos, Ricardo, nao é uma pequena lixadeira, é uma Raimam, um trator kk, o meu ajudante disse depois que a lixadeira estava com pouca força, mas depois ela voltou ao normal, claro, foi na hora que eu apertei o stop kkk, sobre a fiação,   ?_33 ?_33 quando entrei na garagem da casa dos meus pais, precisei fazer uma parafernália para por energia nas garagens, claro que na epoca(2003) eu nem sabia o que era cnc, entao fiz aquela "gambi" so para usar as maquinas, estou vendo que preciso rever toda essa fiação...
Ah sobre o fuso, o problema foi no eixo X...
Quando eu ligo a minha esquadrejadeira, sempre teve um queda nas luminarias, talvez possa ser a fiação mesmo....





Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #4 Online: 21/02/13 - 20:29 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #5 Online: 22/02/13 - 06:03 »
Quando eu ligo a minha esquadrejadeira, sempre teve um queda nas luminarias, talvez possa ser a fiação mesmo....

tua sorte é que ainda não pegou fogo vc usou fio fino ou algum emenda esta com mau contato ?_39 ?_39 ?_39

luciano

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #5 Online: 22/02/13 - 06:03 »

Offline paru

  • BANIDO
  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +3/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #6 Online: 22/02/13 - 07:05 »
disso ou esse tipo de eletrisidade ue entendo um pouco , podes fazer o seguite faça uma rede dividida . tipo minha rede e dividida em 6 redes . uma pra esguadrejadeira uma so pra tomadas , uma pra esalstor de po uma pra cnc , etc .... ou no seu caso faça uma so pra cnc que pode resolver abraço . e tudo de bom pra voce

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #6 Online: 22/02/13 - 07:05 »

Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #7 Online: 22/02/13 - 07:24 »
Bom dia Marcão.


Pessoalmente concordo com 3 respostas deste topico.

1- Com certeza vc colocou  fio fino para a carga que esta uzando.
2 – Separar a rede como o paru disse ajuda, mas se o problema for por pulso incerido na rede pela lixadeira não vai resolver.
3- O filtro de linha resolve sim, se não totalmente ajuda em muito, e vc deve coloca-lo não só pra maquina mas pro pc também, separa uma rede só pra eles.
Um abraço e boa sorte.
Guilherme.

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #7 Online: 22/02/13 - 07:24 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #8 Online: 22/02/13 - 07:29 »
Até trocar a fiação aperte todos os fios principalmente no quadro de chaves disjutor, geralmente os eletricistas não apertam devidamente os fios e dá uma perda. No meu apartamento dava queda de luz ao ligar o chuveiro, depois de quase 2voltas de aperto no parafuso a queda parou.
Bom dia!!!
Rodrigo
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #8 Online: 22/02/13 - 07:29 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #9 Online: 23/02/13 - 10:27 »
Grande Marcão.
Não vou entrar no mérito das discurções , pois tudo que vc colocar para ajudar é bem vindo, mas te digo que muitas coisas são gastos desecessarios.

Tenho uma boa noção de parte eletrica, e por isso nunca tive problemas.
alias tive aqui um problemão, mas porque entrei aqui muito rapido e não fiz as devidas correçoes
aqui tenho  duas fases e um neutro, mas meu compadre, colocou em tudo inclusive no neutro um dijuntor, e por consequencia, o mesmo desarmou e  uma das fases entrou no lugar do neutro e tudo virou 220v.   ?_41
foi um deus nos acuda ?_1 ?_1 ?_1
mas ja resolvi tudo refazendo a parte eletrica,.

bem amigão.
tenho absoluta certeza que seu problema não vai se resolver colocando FILTROS DE LINHA, pois  em minha empresa eu tinha 22 maquina incluindo a laser e a CNC, tinha 8 computadores em rede, tinha 4 impressoras  sendo duas profissionais e nunca utilisei filtro de linha.
tambem nunca tive problemas de instalação ou mesmo queda de energia.
tinha( ainda tenho) uma serra  em que o motor é de 4 CV, com tres correias e  cortava  perna de 3 como se fosse manteiga.

por isso te digo que seu problerma esta na fiação precaria e isso  queima muitos aparelhos e   tambem ajuda a pegar fogo em tudo.
estou apenas te alertando para vc arrumar isso, pois com parte eletrica não se brinca.

te aconselho a puxar do seu relogio uma fiação  , e se possivel cabo de 8mm, mas caso sua grana esteja curta, coloque  fio de 6mm ( mas por favor não coloque fio paralelo).
depois  compre um caixa  de distribuição  como esta que estou colocando o link,
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
mas veja bem, vc não precisa comprar uma  muito grande.
faça as contas de quantos dijuntores vc precisa para  separar tudo ( isto é tudo independente) e compre uma caixa para o que vc precisa, mas  sempre com pelo menos 4 saidas de  reserva, pois num futuro queira colocar outra maquina e vc ja tem disponibilidade na caixa.
para a distribuiição das maquinas , vc pode usar 6mm ou 4mm, ( DEPENDENDO) MAS NUNCA MENOS QUE ISSO.
POIS  quanto maior a bitola , menos disperdicio de energia e por consequencia menas queda de luz.
não se esqueça de que neste quadro de distribuição, vc coloque um aterramento no neutro, pois É FUNDAMENTAL.
Gaste um pouquinho de grana,  mas no futuro, não vaius precisar comprar uma nova maquina.

como o amigo falou, é impresindivel, sempre dar uma revisada nos apertos dos parafusos,
abração
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #9 Online: 23/02/13 - 10:27 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #10 Online: 23/02/13 - 18:08 »
Marcão,tudo o que o pessoal disse é valido,mas muito relativo,voce pode fazer o seguinte,e não vai gastar nenhum dinheiro com isso,tira uma foto da sua entrada de força,detalhes são muito bem vindos,principalmente daquela emenda que tem na entrada antes do contador,la em cima do poste no pontalete ou bengala,não sei como chamam aqui em Sampa,depois  desliga a força toda e da um belo reaperto nos parafusos de disjuntores que tem no caminho,veja se consegue ver pra gente qual a bitola dos fios que entram no disjuntor do padrao e se é o mesmo que vai até dentro da sua oficina,Isso foi uma bela queda de tensão que ocorreu esse problema,acho dificil que seja ruido pode ser mas tem que ir eliminando as duvidas,medir a tensão sem nada funcionando e depois com as maquinas funcionando ja daria uma boa noção se o problema é somente queda de tensão,ou se teria que colocar algum aparelho pra pegar ruido,mas não lembro de voce ter feito comentario desse tipo,creio que seja um caso isolado e talvez até as escovas da lixadeira muito gastas,verifica pra nos e da um grito.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #10 Online: 23/02/13 - 18:08 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #11 Online: 23/02/13 - 22:01 »
Marcão,eu tava relendo o assunto e na postagem do Zé,noto que ele ja passou por um problema que talvez o seu só esteja começando,minha preocupação é com a idade da sua rede e com os conectores da emenda em cima do poste,o ideal seria subir e verificar,pois o cobre em contato com o aluminio misturado com agua de chuva causa corrosão,a bitola da fiação sefor muito antiga com certeza deve estar defasada com a carga que tens aí na oficina,disjuntor tambem tem uma vida util curta,em torno de 15mil acionamentos,minha dica,quanto ao disjuntor,é medir a queda de tensão nele,com um multimetro em escala de 750VCa,coloque a ponta preta no neutro e coma vermelha,meça na entrada de um polo e anota,depois meça na saida desse mesmo polo,a diferença deve ser a menor possivel,observe todos os polos do disjuntor,veja se ele por ventura não esteja aquecendo em demasia,ou se talvez não esteja escurecendo como se estivesse fumaçando nos parafusos onde entram e saem os fios dele,isso ja éproblema de fim de vida por estar frouxo,quanto a divisão da rede interna eu não aconselho se caso a fiação de entrada do pontalete ao disjuntor seja fina,só iria piorar o problema,o ideal é ter certeza da bitola desse fio a principio,aí fazer um BO com a concessionaria e pedir uma verificação dos terminais da emenda,talvez ja aproveitar e verificar a possibilidade de troca dessa parte da entrada pra bitola maior,mas é eles que fazem isso,então o melhor é contatar eles antes e explicar o problema,eles subistituem,mas eu não sei se é eles que põe os fios ou voce,teria que ver,o disjuntor eu sei que é o proprietario que repõe,mas os fios eu não sei,pois do poste até o disjuntor é manutenção deles.Assim,se caso for problema na emenda de cima o ideal seria trocar os fios até a entrada,só que tem que ver qual é o padrao de bitola que o contador suporta,e ele deve estar lacrado,então fica meio dificil pra ver,mas se tiver que trocar,o pedaço é curto e não teria um custo tão elevado,e talves encontre o problema logo de cara,assim com essa revisão voce ja vai ficar tranquilo quanto a sua entrada de força,depois pra dentro se tem que mudar alguma coisa fica bem mais facil.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #11 Online: 23/02/13 - 22:01 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #12 Online: 23/02/13 - 22:06 »
Esse tipo de conector é que deve ter aí na emenda dos fios,mas eles podem ter problemas de corrosão neles,é chamada corrosão galvanica,devido a diferenças de temperatura e umidade.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #12 Online: 23/02/13 - 22:06 »

Offline luciano g

  • BANIDO
  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 373
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • não sei se continuo
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #13 Online: 24/02/13 - 10:05 »
Ricardo não é assim que se calcula uma instalação eletrica

Marcão faça a coisa certa

primeiro veja quanto consome cada maquina em amperes :

   sua serra ela tem um motor  de 1 vc (para usar fio mais fino ligue ela na tenção mais alta 220volts) na placa do motor esta um consumo de 7.5 amperes em 220v  e 15 amperes em 110v
  sua plaina 2cv
  sua furadeira 1cv
no caso de se usar 110v:

serra   15amps fio utilizado 4mm (calculo pratico 5amps por milimetro e 20 a 30% de margem de segurança)
plaina  30amps fio utilizado 8mm 
furadeira 15 amps

amperagem total 60 amps

disjuntores da caixa de distribuição:
serra 20a
plaina40a
furadeira 20a


fio da linha de alimentação 12mm
dijuntor na caixa de entrada 60amps

para 220 dividir todas as medidas pela metade

em caso de duvidas é so perguntar

Luciano

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #13 Online: 24/02/13 - 10:05 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #14 Online: 24/02/13 - 10:27 »
Calma luciano,assim voce vai dar um nó na cabeça do menino,deixa ele verificar se tem algum problema de corrosión,depois calcularemos a carga pra ele para daí sim dimensionar o trem todo,outra coisa,não existe fios e cabos de 8mm nem de 12mm².Veja esse manual,isso é feito em cima da NBR 5410

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Abraços
« Última modificação: 24/02/13 - 10:29 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Dispositivo eletrico ou eletronico
« Resposta #14 Online: 24/02/13 - 10:27 »

 

SiteLock