Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D  (Lida 3496 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Online: 16/07/17 - 11:03 »
Ola galera
Ano  retrasado  fui  a feira de Serigrafia, onde tinha  algumas impressoras 3d,
ano  passado  não  fui, e  este ano achei  que deveria ter inúmeras impressoras  3d na feira,  mas dei  com  os burros nagua
não  tinha nada,  alias não vi  nenhuma
sei  que teve uma feira própria  em  3d, mas me disseram  que estava muito  fraca
como  falei,  achava que a feira de serigrafia estaria lotada destas maquina,  mas  puro  engano
estava sim  lotada de Laser,  Router,  ploter e tudo mais no  seguimento
Laser e Router para todos os gostos e  bolsos,
fiquei  impressionado  com  a quantidade  de revendedores chineses  e fabricantes  do  brasil
se continuar  assim,  daqui   no  maximo  dois anos, vai  ter tanta laser  no  mercado,  que ninguem  vai  ganhar  grana, vendendo ou  mesmo  trabalhando  com  elas
Aconselho  aqueles que querem  entra  no  mercado,  a se adequar e começar  a  aprender  bastante os programas e ter suas próprias idéias, pois só  assim   conseguirão  se firmar  no  mercado

sobre as 3d,  foi  uma pena, pois fui  a feira no  intuito  de tentar  comprar uma, mas gostaria de ver de perto  as inovações neste mercado
realmente,  acho  que estas maquina não  decolaram  ainda
pena mesmo
abraço
ricardo


Clube CNC Brasil

O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Online: 16/07/17 - 11:03 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #1 Online: 16/07/17 - 12:12 »
Ricardo,

Eu acho que 3D ainda está em período de adaptação, até porque há certas características de operação e funcionamento que são uns entraves... demora na produção de uma ou mais peças, resolução, exatidão ou repetibilidade nos ajustes e na qualidade dos filamentos (aquelas que trabalham com filamentos, as FDM) e por aí vai...

Há algumas máquinas interessantes, onde seus desenvolvedores já resolveram alguns problemas, mas ainda tem um bom caminho à trilhar.

Claro - tem o outro lado da estória! - com algum esforço e criatividade você é capaz de produzir peças únicas, com geometrias complexas e que seria muito difícil e em alguns casos impossíveis de se produzir pelos métodos tradicionais, tanto que muitas empresas de diversas áreas (automobilística, aeroespacial, médica etc) usam desse tipo de recursos para produzir peças, muitas vezes protótipos funcionantes que servem para comprovar conceitos...

Há ainda nichos de mercado que já estão sendo explorados pelo pessoal de 3D com bastante sucesso...

O que eu vejo é que provavelmente acontecerá o que aconteceu com as máquinas laser usadas para corte de MDF - será a brica da carne, e de preços, onde muitos investem nessas tecnologias, mas depois se matam por causa de centavos e normalmente morrem na praia com a boca cheia de areia...

Claro, é só minha opinião.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #1 Online: 16/07/17 - 12:12 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #2 Online: 16/07/17 - 16:52 »
Mestre F.gilii
fico  feliz em  estar  por estas banda e no  meu  tópico, meu  amigo ?_9 ?_9 ?_9 ?_9
estais  certo, pois ainda tem  um  bom  caminho  a percorrer
logicamente que não  é uma maquina para alta produtividade  e sim  peças unicas,e acho  que por este motivo  a procura é bem  pequena
como  agora estou  fazendo  produtos   para festas,  eventos e similares ,  mas peças personalizadas e unicas,  estou  pensando  nas 3d para agregar  valor aos meus trabalhos, pois sei  que elas são lentas , mas são  diferenciadas
Hoje graças aos meus esforços e com  ajuda dos colegas em  aprender a manusear os programas para produzir peças de qualidade  e unicas,  estou  me destacando  neste mercado( graças a deus), alem  do  que  fujo  bastante da concorrencia
Fui  a feira neste intuito  de ver elas funcionando para avaliar a qualidade  e preço
vamos pesquizando
abraço  e bom  reve-lo
ricardo




Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #2 Online: 16/07/17 - 16:52 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #3 Online: 16/07/17 - 17:18 »
Boas

Estava eu a pensar em abrir um tópico sobre impressoras 3D e eis que o amigo José Ricardo coloca aqui o tema .

Comprei a minha impressora faz 15 dias , chegou 4 dias atrás , tenho andado a montar o kit e a fazer os testes , andava meio perdido sobre como seria o os passos a dar depois de montar , já ultrapassei essa fase e já me estou a sentir mais confiante no que fazer a seguir kkk .

Nestes ultimos anos eu via imagens de "coisas" feitas nas impressoras e dizia para mim mesmo , acho que nunca vou ter nenhuma , isto não serve para nada senão bonecos de muito mau acabamento em plástico kkk.

Sim sim , eu estava redondamente enganado , depois de ter comprado a laser logo vi que teria de fazer muitos upgrades , não seria com madeira ou MDF que os iria fazer , eis que encontrei um amigo de longa data que já tem impressora 3D faz tempo ( logo está mais avançado nesta area ) e se ofereçeu para me fazer uma ponteira de "air assist" para a laser , fiquei surpreendido quando ele me trouxe a peça , isso foi o suficiente para eu equacionar comprar uma para fazer "peças" ou seja quero usar como MAKER e não produzir bonequinhos , como o mestre Gilii falou será mais para fazer peças que não conseguiria fazer com a router ou a laser.

Quanto ao tema com que o grande José Ricardo começou, aqui na europa e nos estados unidos as impressoras 3D começam a ser algo que o pessoal olha como acessivel e engraçado para o dia a dia.

a par de estar no facebook por causa dos trabalhos que faço , acabei por fazer parte dos grupos de K40 laser e agora das impressoras 3D , e dá para perceber que todos os dias tem pessoal novo a entrar e a expor as habituais duvidas de novato , sendo isto um indicativo de estar a crescer este mercado.

link da minha máquina

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

preço acessivel como podem constatar

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #3 Online: 16/07/17 - 17:18 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #4 Online: 17/07/17 - 07:21 »
Realmente Zé... impressora 3d logo será parte da vida das pessoas, pelo menos como nós, é muito pratico imprimir peças prontas de um tipo de suporte que precisa derrepente... no meu caso estou querendo usar algumas peças para montar minha maquina laser, ha sites como thingiverse com uma blibioteca de arquivos para imprimir de todos os temas.
Pra quem pensa em produzir algo para comercializar talvez não seja lucrativo, pois o tempo, energia para produção é grande.
bom, pra quem precisa construir ( desenhar ) uma peça um bom programa gratis que testei foi o freecad.

t+

Alexandre Uehara

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #4 Online: 17/07/17 - 07:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #5 Online: 17/07/17 - 08:36 »
Henry Ford disse: Quero produzir carros p/ que todas as pessoas possam ter o seu!
Estevan Jobs disse: Quero produzir computadores p/ que todas as pessoas possam ter o seu!

Reinaldo pergunta: Porque não mataram estes sujeitos? ...  A vida era tão boa antes destas duas coisas...  :-[

Agora é tarde e logo todos teremos uma impressora 3D na cozinha, um saco de cartão de credito, monitores com propagandas em tudo que é eletrodoméstico apitando o tempo inteiro, compre batom compre batom, compre batom ... É só apertar iniciar e vc recebera seu batom, em segundos e na sua própria cozinha.... ?_25
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #5 Online: 17/07/17 - 08:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #6 Online: 17/07/17 - 08:43 »
Já vou começar a bolar as propagandas ...

Vc está tendo dificuldade em abrir sua Dolly, está apertada, é difícil ? Pois seus problemas acabaram, compre Abridolly, basta apertar iniciar em sua 3D que em segundos vc conseguira abrir suas dollys tão fácil como passar seu cartão de credito aqui na geladeira ...   :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #6 Online: 17/07/17 - 08:43 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #7 Online: 17/07/17 - 14:56 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ricardo,

Eu acho que 3D ainda está em período de adaptação, até porque há certas características de operação e funcionamento que são uns entraves... demora na produção de uma ou mais peças, resolução, exatidão ou repetibilidade nos ajustes e na qualidade dos filamentos (aquelas que trabalham com filamentos, as FDM) e por aí vai...

Há algumas máquinas interessantes, onde seus desenvolvedores já resolveram alguns problemas, mas ainda tem um bom caminho à trilhar.

Claro - tem o outro lado da estória! - com algum esforço e criatividade você é capaz de produzir peças únicas, com geometrias complexas e que seria muito difícil e em alguns casos impossíveis de se produzir pelos métodos tradicionais, tanto que muitas empresas de diversas áreas (automobilística, aeroespacial, médica etc) usam desse tipo de recursos para produzir peças, muitas vezes protótipos funcionantes que servem para comprovar conceitos...

Há ainda nichos de mercado que já estão sendo explorados pelo pessoal de 3D com bastante sucesso...

O que eu vejo é que provavelmente acontecerá o que aconteceu com as máquinas laser usadas para corte de MDF - será a brica da carne, e de preços, onde muitos investem nessas tecnologias, mas depois se matam por causa de centavos e normalmente morrem na praia com a boca cheia de areia...

Claro, é só minha opinião.

Como já foi dito, no momento só dá mesmo para ser criar peças únicas ( com demora ) com as impressoras 3D. Existe um casal de SP que fazem sabonetes personalizados, criando a peça matriz em uma impressora 3D, depois fazem um molde de silicone e começam a produzir sabonetes a partir daí. Só assim para se produzir várias peças rapidamente...
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #7 Online: 17/07/17 - 14:56 »

Offline Odacir

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +11/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #8 Online: 18/07/17 - 08:28 »
Interessante o tópico.

Tenho uma impressora 3D (Prusa V2), montada lá em 2012.

O que já falaram sobre peças únicas, lentidão, são grandes verdades. Sobre o que fazer com elas, vem mudando com o tempo.

Inicialmente, era máquina pra fazer bonequinhos (com qualidade questionável, já que quem pensa em fazer um action figure, espera qualidade de peça injetada, o que não acontece com peças impressas). Hoje há um leque bastante amplo de aplicações (já citadas aqui também).

O que tenho percebido e que vejo como impulsionador do mercado: máquinas com preço em queda e suprimento (filamentos) também.
Hoje compro filamento com boa qualidade por R$ 55,00 o Kg, coisa que já paguei 120,00 R$ 130,00.

Um baita exemplo do que pode ser feito com uma impressora 3D, é a CNC que montei. toda parte estrutural foi feita em impressora 3D em ABS. Porém foram mais de 120 horas de impressão. Então como prestação de serviço, imprimir um kit de peças desses, não é exatamente a coisa mais viável, mas pra quem tem a máquina disponível é factível e a custo muito baixo.

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #8 Online: 18/07/17 - 08:28 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #9 Online: 18/07/17 - 12:32 »
Amigo Zé Ricardo, acho muito apropriado esse tópico pois a muito tempo venho acompanhando essa danada e mês passado criei coragem e comprei... ainda não chegou e pelo rastreamento vi que foi taxada pela receita (ainda não me informaram quanto), mas mesmo assim acredito que sairá muito mais em conta que as disponíveis no mercadolivre...
Quanto ao limite da máquina, acredito que está mais para a limitação do operador que dela propriamente dita  :irrit:... verei daqui uns dias... ?_11
a propósito... comprei a do link abaixo (com dual extruder)....
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

abraço,
 ?_4
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #9 Online: 18/07/17 - 12:32 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #10 Online: 18/07/17 - 13:16 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo Zé Ricardo, acho muito apropriado esse tópico pois a muito tempo venho acompanhando essa danada e mês passado criei coragem e comprei... ainda não chegou e pelo rastreamento vi que foi taxada pela receita (ainda não me informaram quanto), mas mesmo assim acredito que sairá muito mais em conta que as disponíveis no mercadolivre...
Quanto ao limite da máquina, acredito que está mais para a limitação do operador que dela propriamente dita  :irrit:... verei daqui uns dias... ?_11
a propósito... comprei a do link abaixo (com dual extruder)....
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

abraço,
 ?_4

legal  amigo
depois nos conta quanto  ficou  o total  então  e faça um  video  dela trabalhando  e seus comentarios a respeito

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #10 Online: 18/07/17 - 13:16 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #11 Online: 18/07/17 - 13:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
legal  amigo
depois nos conta quanto  ficou  o total  então  e faça um  video  dela trabalhando  e seus comentarios a respeito
Pode ficar certo que farei um relatório de tudo.... :Bla:
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #11 Online: 18/07/17 - 13:18 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #12 Online: 18/07/17 - 17:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Interessante o tópico.

Tenho uma impressora 3D (Prusa V2), montada lá em 2012.

O que já falaram sobre peças únicas, lentidão, são grandes verdades. Sobre o que fazer com elas, vem mudando com o tempo.

Inicialmente, era máquina pra fazer bonequinhos (com qualidade questionável, já que quem pensa em fazer um action figure, espera qualidade de peça injetada, o que não acontece com peças impressas). Hoje há um leque bastante amplo de aplicações (já citadas aqui também).

O que tenho percebido e que vejo como impulsionador do mercado: máquinas com preço em queda e suprimento (filamentos) também.
Hoje compro filamento com boa qualidade por R$ 55,00 o Kg, coisa que já paguei 120,00 R$ 130,00.

Um baita exemplo do que pode ser feito com uma impressora 3D, é a CNC que montei. toda parte estrutural foi feita em impressora 3D em ABS. Porém foram mais de 120 horas de impressão. Então como prestação de serviço, imprimir um kit de peças desses, não é exatamente a coisa mais viável, mas pra quem tem a máquina disponível é factível e a custo muito baixo.

Por isto que digo que a grande utilidade destas maquinas vai ser pra vendedor de bugigangas e criadores de software pois fazer uma peça ela faz mas produzir em serie acho que estamos muito distante disto, talvez cheguemos a ter humanos em  marte antes de conseguir algo parecido... :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #12 Online: 18/07/17 - 17:47 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #13 Online: 18/07/17 - 20:09 »
Ha 10 anos atrás, fiz minha pós graduação na FGV com o tema de impressoras 3d. Meu grupo e eu tiramos o primeiro lugar, e as perspectivas eram excelentes. Naquela época, saiu o primeiro Iphone e muita coisa de lá para cá mudou.
A tecnologia 3d mudou muito , as empresas investiram bastante como a Autodesk que disponibiliza online e offline softwares 3d e de uso em impressoras 3d. Grande parte do impulso veio da conhecida estrutura que o mundo da usinagem conhece muito bem, afinal um plotter e um centro de usinagem usam praticamente o mesmo princípio.
Aliás onde trabalho estão trocando uma afiadora CNC comando NUM antigo por um pc com mach3 , e aparentemente está dando certo e com 5 eixos simultâneos. Preciso dizer mais ? a base mecânica está muito bem resolvida, a base de software igualmente porém, entretanto... não tivemos um salto tecnológico na parte de materiais. É o grande calcanhar de aquiles dessa área.
A anos a HP prometia lançar impressoras 3d "populares" mas com novas tecnologias de materiais, mas o projeto , pelo que andei pesquisando sofreu mudanças drásticas e este ano ela pretende lançá-las a base de U$ 100.000, ou mais


O mercado de impressão 3d é dividido atualmente em algumas divisões, uma delas voltada para um mercado mais "amador" e a tecnologia , embora tenha melhorado muito ainda está longe de propiciar um produto final com qualidade e rapidez, com a tecnologia de extrusão como a mais utilizada.
A divisão mais notável é a voltada para os materiais complexos, diferentes do mercado de extrusão , porém bastante incipientes e caras, porém já com relativa qualidade e resistência. O Setor médico/ortopédico tem usado bastante, assim como outros setores
Algumas máquinas de usinagem já utilizam essa tecnologia de extrusão, porém de aço, como pude ver . Mas ainda com bastante limitação.


Sinceramente, vejo que uma hora ou outra essa tecnologia será muito utilizada, porém ainda não se tem uma tecnologia adequada, mas o futuro dirá, pois em 10 anos caminhamos muito em relação ao ponto que  estávamos mas pouco em relação ao que se esperava .
Concordo com o Mac que provavelmente teremos num futuro, uma fazedora de bugigangas domésticas. porém também teremos (como já existem) capacidade de produzirmos brinquedos, trambolhos, artes, e armas...
Só o futuro e o tempo dirão como isso se desenrolará.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #13 Online: 18/07/17 - 20:09 »

Offline alexgt

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 44
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #14 Online: 18/07/17 - 20:15 »
Bom, eu relato pra vc's que essa maquina ajuda muito, tanto nas peças que pode produzir quanto aprendizado, com ela vc cria seus proprios upgrades, lembro que quando montei minha grabber toda semana soltava o mecanismo em MDF do eixo X, dai vibrava, chegava até cair, com a propria impressora 3d peguei arquivos que contrui toda parte do eixo X em ABS... e pronto a maquina ficou melhor.... upgrades aqui e outro ali... vc pode mudar e melhorar sua maquina, utilizar ideias diferentes para outros projetos em cima disso, e se a pessoa tiver um pouco de jeito com desenhos 3d ai a coisa melhora ainda mais, pode criar muita coisa que simplesmente não ha ainda pra vender, ou ninguem pensou em fabricar.
A minha 3D geralmente fica parada... só ligo quando estou precisando de algo mesmo por necessidade, eu considero como uma ferramenta, quebrei muito galho meu e de amigos fazendo peças, Só tenho a ideia assim, peças altas... nem perco tempo... não gosto de peças com mais de 2 horas de produção. Demora, existe a possibilidade de descolar da mesa... ai perde tudo rs
No fim em resumo seria a mesma coisa para vc's contruir uma CNC em madeira e com ela fazer todas as peças em aluminio e outros materiais.
Seguindo esse caminho vc aprende muito, e esse aprendizado vc utiliza nos proximos projetos, é bem legal, e recomendo sempre as pessoas a ter.

Incluo a informação que sou viciado em ferramentas, então pode ser desconsiderado minha opinião sobre o assunto devido a isso, rs.

Clube CNC Brasil

Re:O QUE HOUVE COM O FUTURO DAS IMPRESSORAS 3D
« Resposta #14 Online: 18/07/17 - 20:15 »

 

SiteLock