Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fiz besteira?  (Lida 2318 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline mazzolli

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Fiz besteira?
« Online: 05/03/20 - 09:10 »
Olá senhores!

Estou tentando montar a minha primeira CNC (Uhuuull!) Tenho uma certa experiência porque já montei uma impressora 3D e, pelo que vi, o processo é muito parecido.

Eu, todo serelepe e pimpão, comprei uma retífica Maqita industrial com 33.000 RPM e 480 fuckin watts (daquela que leva suas crianças para a escola e canta uma canção para você dormir) para usar na minha CNC mas estava vendo modelos de motores essa manhã e vi que, normalmente, se utilizam motores ajustáveis de 3.000 a 12.000 RPM para esse fim.

Fiz besteira? Terei problemas por causa da alta rotação?
« Última modificação: 05/03/20 - 09:13 por mazzolli »

Clube CNC Brasil

Fiz besteira?
« Online: 05/03/20 - 09:10 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fiz besteira?
« Resposta #1 Online: 05/03/20 - 20:04 »
Sobre a velocidade, depende doo que pretende usinar. Se for usinar madeira, mdf por exemplo, a velocidade alta é bom. Se for usinar pvc a velocidade alta é ruim...

Mas se quiser controlar a velocidade pode usar um dimmer, vai perder potencia, mas diminui a velocidade :D

Essas retificas são com escovas e o grande problema é o barulho...

Eu coloquei um motorzinho brushless de 400W tem mais potente, mas se usar para coisas leves esse ai dá conta.
a grande vantagem é que quase nem faz barulho.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

 
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Fiz besteira?
« Resposta #1 Online: 05/03/20 - 20:04 »

Offline mazzolli

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fiz besteira?
« Resposta #2 Online: 11/03/20 - 08:14 »
@cientista13 Obrigado pelas dicas. Decidi abandonar a retífica e comprar um outro motor parecido com o seu (também por causa do barulho).

Uma outra pergunta: Você comprou um de 400W e disse que, "para coisas leves, esse dá conta". Interpretei então que 400 W é uma potência baixa. Isso está certo?

Eu vi esse motor no ML: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

mas ele tem 300 W de potência. Se o seu de 400 serve só para coisas leves, esse que encontrei é lixo então?

Obs.: Pretendo trabalhar com MDF e acrílico e, mais para frente, depois de um upgrade na máquina, passar a usinar em alumínio.

Clube CNC Brasil

Re:Fiz besteira?
« Resposta #2 Online: 11/03/20 - 08:14 »

Online cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fiz besteira?
« Resposta #3 Online: 11/03/20 - 22:57 »
400 Wats é um pouco mais do meio HP. Dá pra usinar até aço 1045, mas não com uma fresa de 10mm e passes de 3mm  :D :D :D

por exemplo:
com 400 W vai conseguir usinar
MDF com fresa de 6mm passe de 4mm e velocidade de corte de F1000.0
Aluminio fresa de 6mm passe de 0,5 F300.0

O que eu tenho é um motor brushless, ou seja, sem escova. precisa ter um drive para funcionar. Esse que tu viu parece ser com escovas pois tem apenas dois fios saindo dele ;)  é é de 300W, apesar do vendedor falar numa resposta à perguntas que corta mdf de 15 mm, ele não falou em quantos passe....

O motor brushless é mais silencioso e tem melhor rendimento.

Eu não colocaria (aliás eu não coloquei :D) esse motor que tu viu mais pelo fato dele ser com escovas do que pela potência.

com escovas vai ter mais manutenção e barulho....

eu gostei do motorzinho que coloquei. A principio tinha apenas comprado para testar e matar minha curiosidade. Levando em conta a velocidade de apenas 12000rpm e seus 400W o motor é valente, funciona bem dentro da capacidade dele e quase não faz barulho.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Fiz besteira?
« Resposta #3 Online: 11/03/20 - 22:57 »

 

SiteLock