Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Correia sincronizada  (Lida 20735 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #75 Online: 08/06/13 - 17:21 »
Boas companheiros

Desde já obrigado pelas dicas já aqui mencionadas por todos vós , cabe dizer que hoje usei a formula que o Ricardo aqui mencionou e realmente após colocar 5,0010227997    no valor do passo o erro aumentou um pouco mais. Usei um valor de Pi mais extenso do que o apenas o 3,141516 e isso parece não ter dado bons resultados. Bem provável que o 3,141516 seja o ideal , voltarei a fazer testes e postarei aqui concerteza.

Creocad , no Linux é aí mesmo onde voçê mencionou que eu estou a colocar : " valor do passo do fuso " ; ou seja, o valor de quanto se desloca quando o motor dá uma volta .

Edson (mulapreta) obrigado pelas dicas .

Quanto aos micro-passos eu defino isso no driver do motor e quanto tinha fuso usava passo inteiro , agora descobri que os meus drivers tinham micro passo até 16 e fui lá alterar os pinos que definem e deixei em 16 , julgo assim ter passado (temporariamente) por cima do gasto de fazer reduçoes de 3 -> 1 usando as polias de 16 dentes e de 48 dentes que aqui tenho , mas usei a polia de 16 dentes direto a fazer o trabalho de  tracção ...

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #75 Online: 08/06/13 - 17:21 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #76 Online: 10/06/13 - 22:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas companheiros

Desde já obrigado pelas dicas já aqui mencionadas por todos vós , cabe dizer que hoje usei a formula que o Ricardo aqui mencionou e realmente após colocar 5,0010227997    no valor do passo o erro aumentou um pouco mais. Usei um valor de Pi mais extenso do que o apenas o 3,141516 e isso parece não ter dado bons resultados. Bem provável que o 3,141516 seja o ideal , voltarei a fazer testes e postarei aqui concerteza.

Creocad , no Linux é aí mesmo onde voçê mencionou que eu estou a colocar : " valor do passo do fuso " ; ou seja, o valor de quanto se desloca quando o motor dá uma volta .

Edson (mulapreta) obrigado pelas dicas .

Quanto aos micro-passos eu defino isso no driver do motor e quanto tinha fuso usava passo inteiro , agora descobri que os meus drivers tinham micro passo até 16 e fui lá alterar os pinos que definem e deixei em 16 , julgo assim ter passado (temporariamente) por cima do gasto de fazer reduçoes de 3 -> 1 usando as polias de 16 dentes e de 48 dentes que aqui tenho , mas usei a polia de 16 dentes direto a fazer o trabalho de  tracção ...

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

e sua maquina Portuga deu certo ou não ? resolveu o problema da correia ? ajustou os cálculos e mandou bala ?

Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #76 Online: 10/06/13 - 22:45 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #77 Online: 11/06/13 - 02:35 »
Bom dia Ricardo

Como estou a demorar para responder... já dá para ver que não deu certo, ainda...

Nem por nada a coisa está dando , nem com Pi de mais digitos ou menos digitos , nem com Dp de 25.46 ou 25.47 a coisas avança.

Para dificultar ainda mais a charada , no Eixo Y e no Eixo X , usei o mesmo tipo de polia e de correia , mandando usinar um quadrado de 20 por 20 , no Y chega a dar uma diferença minima de 19.60 mas no X18.0... , poderia pensar que estes valores são o máximo que se consegue em acuidade ... mas estamos a falar de valores tão pequenos na extensão ( 20 cm )  !!!  

Usei o mesmo tipo de montagem na passagem da correia pela polia (rolamentos pra facilitar a passagem da correia) .

Hoje vou desmontar a electronica e intercambiar o Y com o X e ver se a diferença de + - 2mm passa pro outro eixo...

Depois disso e se não houver novidade , vou instalar o EMC2 anterior (8.04) pode ser algum Bug sei lá , mas cansei ontem à noite , que desespero andar à 2 dias a colocar numeros e a mandar fazer quadrados que ficam mais pequenos do que deveriam...

No entanto quero agradecer a si Ricardo , ao Creocad , Edson e demais companheiros que deram as suas opiniões e dicas até agora.

Darei noticias ...

Abraço

Portuga

Zé  Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #77 Online: 11/06/13 - 02:35 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #78 Online: 11/06/13 - 08:06 »
Que droga isso ai com sua maquina hein , da uma geral em outra coisas mesmp , troca o software como vc falou falou , pois acredito q a parte de cálculos é dessa forma q te passamos não tem segredo , mas vai postando pra gente ir acompanhando pois uma hora ela funfa...
Abraços e boa sorte
Ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #78 Online: 11/06/13 - 08:06 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #79 Online: 11/06/13 - 10:51 »
Portuga,

Você está usando a mesma marca de correia nos dois eixos?

Essas correias tem alma? Aço ou kevlar?

Parece que um dos eixos está fazendo o motor precisar mais força e a correia está esticando. Dá uma verificada.

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #79 Online: 11/06/13 - 10:51 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Correia sincronizada
« Resposta #80 Online: 11/06/13 - 11:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Nem por nada a coisa está dando , nem com Pi de mais digitos ou menos digitos , nem com Dp de 25.46 ou 25.47 a coisas avança.

Veja quais as necessidades de sinais que seus drives exigem - há alguns que precisam de sinal de passo que parta de nivel alto para baixo - há outros que funcionam ao contrário, de nivel baixo para alto.

Veja as configurações atuais e experimente inverter o nivel dos sinais de passo apenas e veja o resultado - se os deslocamentos aumentarem do que estavam, creio que matou a charada.

Outro ponto a verificar é o tamanho dos passos enviados para os drives - alguns precisam ter um tempo de duração determinado - se estiverem menores um pouco do que o esperado, pode haver perda de passos, mas isso é fácil de verificar porque os erros de deslocamento são variáveis conforme a velocidade...

Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #80 Online: 11/06/13 - 11:42 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #81 Online: 11/06/13 - 12:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Portuga,

Você está usando a mesma marca de correia nos dois eixos?

Essas correias tem alma? Aço ou kevlar?

Parece que um dos eixos está fazendo o motor precisar mais força e a correia está esticando. Dá uma verificada.

Edson

 


Boa tarde Edson

Na verdade eu comprei 5 metros de correia e não a cortei , estou a faze-la passar pelos 2 eixos !!! (está uma espécie de gambiarra como voçes falam aí) mas não consigo ver problema algum nisto assim temporario... até montar tudo bonitinho.

A correia fechada que eu postei a foto (na página anterior) ela tem referencias , mas esta que atravessa o eixo X 800mm e o eixo Y 1000mm , eu mandei cortar com as medidas da polia x 5 metros e não tem referencia alguma , mas é do mesmo numeros de dentes pois encaixa perfeitamente nas polias .

Quanto a ter alma... não sei dizer , em aço não me parece que tenha , pois passo o dedo nas pontas e é semi-macio (borracha) ....

Tentei esticar as duas na mesma proporção de força mas... continua a dar esta diferença , já testei mudar os drivers do motor , e é sempre o mesmo eixo (X o mais pequeno) a dar a maior diferença usando os mesmo valores , enfim , agora saturei tenho de parar , pois abandonei o que estava fazendo , colocando valores vários das formulas , para passar a colocar  partindo de um valor acima do pedido ( exemplo 140 x 140 ) e fui mexendo nos digitos para lá da direita da virgula , mas tem sido um processo demorado e saturante , depois logo ganho mais energias e continuarei...

Fgilii grato pelas dicas , a seu tempo verificarei

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #81 Online: 11/06/13 - 12:38 »

Offline parrinha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #82 Online: 16/06/13 - 11:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson (mulapreta)

Obrigado por ter dado mais um empurrão em frente na resolução desta minha charada.

Vamos lá : cada eixo tem 1 polia com 16 dentes , ela se comporta como se fosse accionada tipo cabo de aço sendo esticada e passando pela polia que vai no motor (a tal de 16 dentes com 24mm de diametro conforme foto anexa)

Pormenor : está a ser accionado cada motor em micro-passo 16   para evitar gastar mais dinheiro na oficina do torneiro .

Ou seja a redução se faz por micro-passo ( apesar de ja ter comprado polias para fazer redução de 3-1 ) e tem uma implementação simples .

O que me falta é a formula que pega nos valores dos diametros , dos numeros de dentes etc etc (daquelas que no final dá por exemplo : 34.32521 ou qualquer outro valor é claro,  pois é notório que os valores que eu coloquei precisam de mais digitos pra lá da direita da virgula , eu deixei com 2 digitos apenas e deve ser por aí que as contas matemáticas saem com estas disparidades no corte de quadrados...

Obrigado

Portuga

Zé Vilhena

PORTUGA posso saber onde comprou estas polias sincronizadas
abraços

parrinha

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #82 Online: 16/06/13 - 11:45 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #83 Online: 16/06/13 - 14:36 »
Olá Parrinha

Como sou um Portuga ... a viver em Portugal , comprei cá mesmo , numa firma em Lisboa (Eurocorreias).

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #83 Online: 16/06/13 - 14:36 »

Offline Elio Cesar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 135
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #84 Online: 17/06/13 - 13:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
PORTUGA posso saber onde comprou estas polias sincronizadas
abraços

parrinha
Parrinha, essas correias não são difíceis de se encontrar no Brasil. Acredito que você até encontre ai na sua cidade.
Caso precise de ajuda é só pedir.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original"
Albert Einstein

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #84 Online: 17/06/13 - 13:57 »

Offline parrinha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 85
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #85 Online: 17/06/13 - 19:40 »
entao PORTUGA deveria ter imaginado ,rsrs..mas esta valendo.....e ELIO CESAR  aki existe sim ,,,o problema que nao chei as polias sincronizadas para ligar os fusos, e o nobre colega EDSON esta mi orientando e mi deu umas ideias.
abraços

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #85 Online: 17/06/13 - 19:40 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #86 Online: 23/06/13 - 12:35 »
Caro amigo Zé Vilhena (Portuga);

parece que ainda não solucionou seu problema com as correias.
Estive cá a reler todo este tópico e me deixou deveras muito confuso o que ocorre em tua máquina.
Por favor, se possível, faça o seguinte teste:

Usando um relógio comparador ou um paquímetro como instrumento de verificação; faça várias vezes o seguinte procedimento:
gire manualmente o eixo do motor em uma volta e meça a distância percorrida; repetido e anotando as medidas encontradas; mas faça pelo menos 2 vezes com a castanha no mesmo local, e mude o local para repetir a medição.
Creio que seu problema é perda de passo dado que pela posição do ponto de tração ser diferenciado a tensão da correia esteja a variar.

Ou então faça ao invés de um quadrado, 4 quadrados de mesma dimensão; um em cada canto da área de trabalho e compare as diferenças se houverem.

Poste o resultado e ou a solução quando encontrada.
Abraços e desejo de sucesso na empreitada.

Creocad
« Última modificação: 23/06/13 - 12:53 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #86 Online: 23/06/13 - 12:35 »

Offline BigRol

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 3
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #87 Online: 24/06/13 - 23:40 »
Ola Portuga (Zé Vilhena)

Antes de mais quero pedir desculpas por estar a sair do tema do post.

Eu sou portugues tb e quero construir uma CNC e ando a ler aki o Forum para ir tirando duvidas... pior é k cada vez mais estou com mais duvidas :)
por essa razao ia pedir a ajuda do Portuga :) e perguntar se a cnc k ta a construir foi tirada de algum projecto da net ... ou se é possivel disponibilizar-me informações da construção.

Abraços a todos

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #87 Online: 24/06/13 - 23:40 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #88 Online: 25/06/13 - 06:58 »
Bom dia companheiros

Creocad , aparentemente já consegui resultados mais satisfatórios mas tem sido uma luta (para um leigo em matematica e CNC´s em geral  ufa ufa) .

Como o erro estava sempre associado ao valor de passo que se coloca no EMC2/Linuxcnc , depois de tudo o que eu já aqui tinha escrito e das dicas TODAS que cada um de vós deu , lembrei que poderia usar a tal regra matemática dos "tres simples" que é como quem diz :

Se colocando     4.99905 me dá 99.65mm (deveria ser 100)

então                 x               dará            100

isto de uma forma simples deveria dar pois a matemática é aquela coisa mágica....  e lá fiz as contas rapidinho e fui cortar mais um quadrado....  deu erro maior !!!

Lá fui falar com um professor de matemática que me disse que isso era impossivel de ter acontecido , entretanto falei com um amigo que não tendo sequer  frequentado universidade me disse que sabia que havia formulas onde entravam as raizes quadradras e / ou cubicas  na formula e que serviam para aproximar de um valor perto do 100 (corte do quadrado de 100x100) , lá fui falar de novo com o professor de matematica que entao me deu uns numeros que introduzi para teste e aí sim se aproximou do desejado , claro que tem erro ainda , mas estamos a falar de uma maquininha em MDF com uma tupia de 60 euros , portanto a soma dos erros aqui dá o que se entende por folgas  :bebebe:

Não esperava ter esta dificuldade toda quando decidi passar para uso de correias sincronizadas , mas pronto está quase bom , já aceitavel nos trabalhos que faço em madeira e PVC (litophane)

BigRol

Bem vindo ao forum companheiro portuga  :ok:

Respondendo concretamente : a minha maquininha actual Não é feito  de RAIZ de um projecto tirado da net !!!  É sim uma mistura de todas e mais algumas pois esta é a segunda estrutura que fiz (e ainda nao estou satisfeito) .

Se tiveres algum $$ para gastar , então a solução que poderá ser proximo do optimo é a que segue foto em anexo , foi feito tambem por um portuga , moço muito prendado e que tem dado mostras de ser um optimo manuseador e construtor , é o Luis Silva que acho que não frequenta este forum aqui , mas que tem já um certo historial de trabalhos expostos na NET.

o site é este : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login lá aparece as várias máquina e percebe-se a evolução rápida que o moço atingiu...

Do que eu possa ajudar daqui em diante dispõe sempre

Abraços

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #88 Online: 25/06/13 - 06:58 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #89 Online: 25/06/13 - 08:47 »
Caro Zé Vilhena;

perdoe-me se parecer impertinente; mas como as fotos aqui postadas não mostram direito e venho acompanhando quase todos os amigos que relatam problemas de variação e ou erro entre o traçado e o cortado; estive cá a matutar e fiz algumas experiências que talvez explique estes erros que matematicamente deveriam ser impossíveis de acontecer; mas acontecem:
Se vc estiver usando as correias para acionar um fuso o problema pode ainda ser que o fuso não esteja com acabamento e ou dimensão uniformes.......o que isto tem a ver? É que estas diferenças fazem com que a porca (castanha) fique variando a força necessária para gerar um mesmo deslocamento e isto reflete na uniformidade do movimento. Dirão que o software compensa e eu acreditava nisto, mas com as experiências feitas, usando uma barra roscada com variações centesimais no diametro bem como com acabamentos variados nos filetes da rosca vi que nem sempre o soft consegue compensar tais distorções.

Então resumindo: verifique o acabamento do fuso roscado bem como se a castanha gira sem ter locais onde ela fica mais presa, necessitando de maior força.

Nos testes que fiz, uma simples passada de lima fina nos filetes, usando baixa rotação e depois uma boa lixada com lixa fina para igualar o acabamento reduziu muito e em alguns casos até zerou as diferenças de deslocamento, medidos sempre com relógio comparador e paquímetro.

Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #89 Online: 25/06/13 - 08:47 »

 

SiteLock