Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Informações Sobre Trafos  (Lida 1712 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Velho Hippie

  • Visitante
Informações Sobre Trafos
« Online: 21/09/09 - 13:34 »
Olá meninos!

Recentemente ganhei um estabilizador de tensão para desmontar e re-aproveitar algumas coisas. Mas confesso que fiquei totalmente perdido quanto aos trafos que fazem parte dele.

Tirei algumas fotos pra ver se algum amigo me dá uma luz sobre como descobrir sobre que tensões e correntes os bixinhos guentam.
Já entrei em contato com a empresa fabricante (CM Comandos Lineares), mas não obtive resposta.

Vai acabar que se eu não descobrir vou desmontar estas crianças pra vender como sucata mesmo, mas é quase um crime fazer isto.

O grande (trifásico) pesa uns 160kilos. Os médios (que são 6) pesam uns 30 kilos cada, e os pequenos pouco coisa. Estes pequenos eu acho que aproveito em alguma montagem aqui.
Mas queria ver se não dá pra usar um dos médios pra tocar meus motores na CNC3AX, mais pra frente quando eu chegar na eletrônica.

Toda ajuda é bem vinda!!! Sobre o resto dos componentes, placas e seletores... ainda estou relacionando, depois posto uma foto se alguém quizer ver.

Obrigado meninos, um Grande Abraço e Muita PAZ!!!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Informações Sobre Trafos
« Online: 21/09/09 - 13:34 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #1 Online: 22/09/09 - 21:39 »
Olá Elton,esse sistema que vc tem é industrial.Como voce mesmo disse,o GRANDE é TRIFASICO,esse aí,creio que vc deveria energizar ele e ver quanto vai sair(CA),os outros como estavam ligados na saida dele,será o valor de entrada de energia de cada um,desses em diante funcionam conforme o que o primeiro joga na cabeça deles,será a saída no último,e a eletronica é que faz a correção pra fazer a saida ser "compativel".Esse cara aí,que vc tem,é como um estabilizasor do seu PC,só tamanho FAMILIA.Pra se conseguir saber qual a voltagem desse pessoal,sinto muito,mas vai ter que energizar o "CARA" e colocar seu multiteste na maxima escala...É como fazer um trafo de traz pra frente,até o tamanho da ferragem deles influi no cálculo,só que seu trafo tem 2(dois)fios GROSSO e dois finos,então,essa parte é totalmente de teste com o multimetro ou,conforme diz na plaqueta de fabricação.Falando de CORRENTE(AMPERE),o que vai mandar ver é o trafo pequeno,o ultimo.E pelo que vi na foto,elew não é tÃo pequeno assim,penso eu,que deve dar no minimo uns 15 Amperes.
« Última modificação: 22/09/09 - 21:44 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #1 Online: 22/09/09 - 21:39 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #2 Online: 23/09/09 - 12:52 »
Olá menino Pravato!

Agradeço a atenção. Pois é, acabei descobrindo mais ou menos isto que você postou, esta é a resposta que o menino Felipe_Eletronic me enviou no fórum do Clube do Hardware:
 "Nossa trabalhei durante uns anos com esses tipos de estabilizadores... se dao pra aproveitar bem...os menores que alimentam as placas, como voce disse podem ter varias aplicaçoes, ate mesmo como fonte. os outros seis sao os trafos de referencia, o que tem um grande numero de derivaçoes e um autotransformador , pode ser usado para gerar varias tensoes a partir de uma tensao maior ou menor. o grande e um isolador, da ate pra por na sua casa para abaixar ou elevar a tensao da rede. ou pode ser desmontado e vendido o fio de cobre e as chapas. o unico que dificilmente voce ira aproveitar sao os outros 3 medios, que sao os booster (aqueles com menos terminais) que apenas servem para fazer a correcao da tensao, porem fora do estabilizador sao initeis, pois usas tensoes normalmente nao sao usuais."

Enfim, acho que vou fazer o seguinte:

Vou ficar com os pequeninos pra fazer alguns testes e utilizar em minhas montagens.

Quanto ao grandão (trifásico) vai virar sucata de ferro e cobre junto com os boosters (os 3 médio pequenos).

E por enquanto vou guardar os 3 médio grandes (os trafos de referência).

É que achei que poderia encontrar mais fácil as informações e assim tentar negociar eles montados, mas acho que vou tentar fazer um din din com a sucata mesmo.

Obrigado meninos! Um grande abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro

Clube CNC Brasil

Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #2 Online: 23/09/09 - 12:52 »

Offline Falamansa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Informações Sobre Trafos
« Resposta #3 Online: 30/01/13 - 20:42 »
Isso é igual ganhar um pote de doce vc n sabe se come ou se se lambusza, surge varias ideias um inversor de frequencia uma mac de solda um carregador de bateria e por ai vai as loucuras.

Clube CNC Brasil

Re:Informações Sobre Trafos
« Resposta #3 Online: 30/01/13 - 20:42 »

Offline alberto-florianopolis

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #4 Online: 31/01/13 - 10:49 »
os trifasicos , se estiver bons, anuncie no ML...podem valer bem mais de 200ntao

eu precisei de um 380X220 de 5KVA...paguei 600 reais em um novo + 100 de frete...

mas o usal desses trafos eh serem bem mais caros...

anuncie no ML, se nao vender em 60 dias desmonte e venda o cobre,,as chapas valem 8 centavos o Kg.

Clube CNC Brasil

Re: Informações Sobre Trafos
« Resposta #4 Online: 31/01/13 - 10:49 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Informações Sobre Trafos
« Resposta #5 Online: 31/01/13 - 11:06 »
"mininus", esse tópico é de 2009, provavelmente o Menino hippie já transformou esses trafos em algo produtivo...
Grande Abraço!!!
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Informações Sobre Trafos
« Resposta #5 Online: 31/01/13 - 11:06 »

 

SiteLock