Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Sugestão de material para usinagem  (Lida 2901 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Sugestão de material para usinagem
« Online: 11/06/15 - 12:35 »
Oi pessoal..
Tenho uma área aqui que gostaria de revestir com algum material que pudesse ser usinado..
Num tenho como usar madeira pois ficaria caríssimo..  a área mede 2500mm x 1700mmx60mm

Precisava ser um material com esta espessura, no mínimo uns 50mm...  madeira maciça ou MDF ficaria caro..
Aí pensei em gesso..  criar uma caixa com a medida da mesa e 50mm de espessura, encher de gesso, aguardar a cura, disformar e fazer outra, até preencher este espaço..
Mas aí que está.. será que o gesso normal, que se compra em depósito de materiais pra construção se presta à isto?...
Ou seja, conseguiria eu usinar este material?...
E se conseguir, qual tipo de fresa posso ou devo usar?
Imagino que depois de usinado o gesso ficará poroso...  imagino que esta porosidade consigo preencher usando um selador específico para gesso e posteriormente primer automotivo...
Ou alguém sugere outra solução?
As emendas das placas poderiam ser preenchidas com o próprio gesso e depois aplicar o selador e o primer...  mas será que primer adere sobre selador de gesso?
Fica aí a questão....   ou conseguir outro material que pudesse usar e que apresentasse um bom custo benefício...  madeira já descartei pois ficaria caro demais...  MDF também...
Fui inventar de criar este espaço e disse que o preencheria com uma peça em relevo...  rsssssssss
Agora tenho que me virar...



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Sugestão de material para usinagem
« Online: 11/06/15 - 12:35 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #1 Online: 11/06/15 - 12:51 »
Olá menino Edu

Dia destes eu conversava com um menino que está fazendo algo parecido com o que tu quer.

Dá uma olhada na imagens e veja o que tu acha, se servir eu te explico o processo que indiquei pra ele, ok? A ideia basicamente é usinar uma matriz em gesso mesmo e replicar usando uma forma de silicone. Fica barato e dá pra viajar na ideia.  ?_4

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Minha área de desenvolvedor no Clube: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #1 Online: 11/06/15 - 12:51 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #2 Online: 11/06/15 - 13:06 »
Essa parede ficou show! Acredito que dê para tirar uma boa grana com esse tipo de serviço, criando e revestindo as paredes interiores de hotéis, motéis, empresas e casas com esses trabalhos...  :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #2 Online: 11/06/15 - 13:06 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #3 Online: 11/06/15 - 13:21 »
Menino Robson

Este meu cliente está justamente abrindo uma empresa nesta linha que tu citou. Eu irei modelar os temas, usinar as matrizes e criar as formas pra ele  :ok:

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #3 Online: 11/06/15 - 13:21 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #4 Online: 11/06/15 - 13:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Menino Robson

Este meu cliente está justamente abrindo uma empresa nesta linha que tu citou. Eu irei modelar os temas, usinar as matrizes e criar as formas pra ele  :ok:

Fica aí a dica para quem quiser abrir um novo segmento de serviços na CNC...  :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #4 Online: 11/06/15 - 13:27 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #5 Online: 11/06/15 - 13:29 »
Em tempo e aproveitando o assunto, para quem tiver interesse na dica do menino Robson, o processo seria basicamente o mesmo dos porta copos de resina que mostro no meu tópico na galeria de arte  :ok:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A única diferença seria usar gesso para replicar as peças, ao invés de resina. Se bem que dependendo da quantidade e tipo de carga utilizada acho que não ficaria caro fazer em resina. Pois ficaria mais resistente.
« Última modificação: 11/06/15 - 13:32 por Velho Hippie »

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #5 Online: 11/06/15 - 13:29 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #6 Online: 11/06/15 - 13:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Em tempo e aproveitando o assunto, para quem tiver interesse na dica do menino Robson, o processo seria basicamente o mesmo dos porta copos de resina que mostro no meu tópico na galeria de arte  :ok:

A dica foi sua! Só aproveitei e alertei ao pessoal sobre essa ideia que você teve e que vai produzir...  :D :D :D
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #6 Online: 11/06/15 - 13:32 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #7 Online: 11/06/15 - 13:38 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino Edu

Dia destes eu conversava com um menino que está fazendo algo parecido com o que tu quer.

Dá uma olhada na imagens e veja o que tu acha, se servir eu te explico o processo que indiquei pra ele, ok? A ideia basicamente é usinar uma matriz em gesso mesmo e replicar usando uma forma de silicone. Fica barato e dá pra viajar na ideia.  ?_4

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Minha área de desenvolvedor no Clube: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login (Mail e Skype chat)
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Graande Elton Hippie Ribeiro..
Num vai dar certo no meu caso.. rsssssssss
Num é exatamente uma textura o que irei fazer aqui não...
Pretendo usinar uma paisagem em módulos que caibam na mesa da máquina, depois unir as peças com o mesmo tipo de material para que desapareça as emendas e pintar com aerógrafo...

Agradeço demais pela dica mas no meu caso num tem como fazer formas pois são peças únicas...
A idéia é revestir apenas aquele espaço em branco, onde estão os quadros e aproveitar  as "pedras" laterais como moldura...
Abçs..
« Última modificação: 11/06/15 - 13:41 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #7 Online: 11/06/15 - 13:38 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #8 Online: 11/06/15 - 13:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Graande Elton Hippie Ribeiro..
Num vai dar certo no meu caso.. rsssssssss
Num é exatamente uma textura o que irei fazer aqui não...
Pretendo usinar uma paisagem em módulos que caibam na mesa da máquina, depois unir as peças com o mesmo tipo de material para que desapareça as emendas e pintar com aerógrafo...

Agradeço demais pela dica mas no meu caso num tem como fazer formas pois são peças únicas...
A idéia é revestir apenas aquele espaço em branco, onde estão os quadros e aproveitar  as "pedras" laterais como moldura...
Abçs..


Então, talvez esse tópico possa te dar algumas ideias Edu. Só não coloque aquela sua "ratoeira" como parte da decoração...  :Garg: :Garg: :Garg:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #8 Online: 11/06/15 - 13:46 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #9 Online: 11/06/15 - 13:58 »
Oi Robson... obrigado pela sugestão...
Mas ainda num é isto..
Vou, neste caso, usar o espaço onde estão estes quadros aí nesta parede e está pintado de branco, substituir por uma peça única, uma paisagem em relevo, tipo com montanhas, lagos, um pequeno riacho e algumas árvores...
Será uma paisagem em relevo que será pintada com aerógrafo, por isto comentei sobre o que usar sobre o gesso para fechar a porosidade. Isto no caso de usar gesso. Ainda não decidi qual material usar  mas vejo que o gesso por enquanto é o que apresenta o melhor custo benefício, só que ainda não usinei este tipo de material e não sei nem quais tipos de ferramenta usar.

Outro material que surgiu agora, de última hora, é a espuma de poliuretano (acho que é este o nome).. um material denso e que aceita ser usinado com bastante facilidade...  num sei que tipo de acabamento usaria, visto que também é bastante porosa.. e no caso teria que ser recoberta com algum produto para ser posteriormente pintada com o aerógrafo...

Sei lá.. tou ainda analisando materiais... se puderem ajudar sugerindo algo, agradeço...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #9 Online: 11/06/15 - 13:58 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #10 Online: 11/06/15 - 16:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi pessoal..
Tenho uma área aqui que gostaria de revestir com algum material que pudesse ser usinado..
Num tenho como usar madeira pois ficaria caríssimo..  a área mede 2500mm x 1700mmx60mm
Precisava ser um material com esta espessura, no mínimo uns 50mm...  madeira maciça ou MDF ficaria caro..
Aí pensei em gesso..  criar uma caixa com a medida da mesa e 50mm de espessura, encher de gesso, aguardar a cura, disformar e fazer outra, até preencher este espaço..
Mas aí que está.. será que o gesso normal, que se compra em depósito de materiais pra construção se presta à isto?...
Ou seja, conseguiria eu usinar este material?...
E se conseguir, qual tipo de fresa posso ou devo usar?
Imagino que depois de usinado o gesso ficará poroso...  imagino que esta porosidade consigo preencher usando um selador específico para gesso e posteriormente primer automotivo...
Ou alguém sugere outra solução?
As emendas das placas poderiam ser preenchidas com o próprio gesso e depois aplicar o selador e o primer...  mas será que primer adere sobre selador de gesso?
Fica aí a questão....   ou conseguir outro material que pudesse usar e que apresentasse um bom custo benefício...  madeira já descartei pois ficaria caro demais...  MDF também...
Fui inventar de criar este espaço e disse que o preencheria com uma peça em relevo...  rsssssssss
Agora tenho que me virar...
Edu, Edu; menino levado.
Entendi que a medida de 50mm é porque será a "profundidade" do relevo. .....
Considerei a hipótese que tu faça pecas sobrepostas e monte o painel encaixando-as nos respectivos locais usinados no mdf.
Mas se for fazer no gesso sugiro colocar no fundo da forma uma tela de nylon, com malha bem pequena, para garantir que não irá trincar a peça ao usinar.
Para usinar o gesso deve deixar um bom tempo no processo de cura, em local seco com a temperatura o mais alto possível; para que o "miolo" também seque bem.
Usa-se fresas esféricas com negativo no cume de corte, o que é difícil de encontrar e ou fazer o negativo numa positiva, mas vc pode usar ; o grande macete é encontrar a melhor velocidade de corte que irá variar de acordo com a quantidade de "laminas" de corte.
Note-se que já vi algo parecido mas feito em gesso odontológico ( aquele cor de rosa ), em peças de no máximo 300 x 150mm; donde tirei os dados e macetes mencionados

Boa sorte;
Creocad
editando para complementar: o gesso aceita bem todas estas tintas latéx de boa qualidade sem nem mesmo selador ou primer; é só usa-las com o mínimo de diluição.
« Última modificação: 11/06/15 - 16:51 por creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #10 Online: 11/06/15 - 16:43 »

Offline Maquete

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +24/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #11 Online: 11/06/15 - 16:58 »
Edu,
A espuma de PU tem de varias densidades e lógico quanto mais densa menos porosa , mas tem um material em que fiz alguns relevos que se chama MDPOL, o acabamento é muito bom, é de poliuretano de alta densidade, nem precisou de lixa, também caprichei no passe, depois dei uma demão de primer PU e ficou tinindo. Tem um detalhe: pode ficar mergulhado na água que não vai fazer nem cosquinhas...rs.
Abs,
Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #11 Online: 11/06/15 - 16:58 »

Offline ghutoz

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 277
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #12 Online: 11/06/15 - 17:02 »
chapas de poliuretano servem para isso, nos USA eles usam para fazer placas esculpidas na routers que antes eram feitas em madeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #12 Online: 11/06/15 - 17:02 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #13 Online: 11/06/15 - 17:07 »
Quanto vc pretende gastar..

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #13 Online: 11/06/15 - 17:07 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #14 Online: 11/06/15 - 17:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quanto vc pretende gastar..

Excelente pergunta. Não basta a gente dar sugestões. Tem de ver o tamanho do bolso de quem vai fazer a obra de arte...  :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Sugestão de material para usinagem
« Resposta #14 Online: 11/06/15 - 17:12 »

 

SiteLock