Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: motores e drivers em copiadora Xerox  (Lida 2655 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
motores e drivers em copiadora Xerox
« Online: 12/11/15 - 15:32 »
Prezados,

esse final de semana um amigo vai descartar para um ferro velho 3 maquinas copiadoras Xerox 1065. Ele me deixou, amanha, abrir as maquinas e tirar qq coisa que eu queira delas.... pensei em remover eixos, correias e principalmente MOTORES... minha pergunta aos srs... vale a pena tbm remover os drivers para o contole dos motores ?! e se a resposta for sim... como faco para identifica-los na placa mae ?!

ah sim... caso alguem tenha ideia de alguma outra peça que seja usavel em algum tipo de projeto e que exista neste tipo de maquina, por favor me indique.


Obrigado a todos.

Carlos

Clube CNC Brasil

motores e drivers em copiadora Xerox
« Online: 12/11/15 - 15:32 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #1 Online: 14/11/15 - 18:28 »
Prezados,

o saldo do primeiro desmanche de uma copiadora Xerox 1065..... num ambiente escuro, muito, muito insalubre e depois de 6 horas; alem de dezenas de eixos (sendo os mais interessantes um eixo de 20mm com 650 mm de comprimento e um de 16 mm com 540 mm), uma dezena de rolamentos de esfera simples, consegui estes motores abaixo.

nao achei muita coisa sobre eles... e as duvidas pipocaram... pergunto portanto aos amigos.

os 3 motores de passo........ conseguiriam mover uma cnc hobby ?! de area mais ou menos 500 mm x 500 mm x 50mm em Z. para usinagens leves com carcaça em MDF 20mm ou aluminio  1/4 ?! ou eles sao muito fracos e seria inutil ?

em cada maquina tbm temos 02 motores servo, fabricados no japao para os quais nao achei quase nada (alem de pessoas vendendo identicos iguais no Ebay); Estes motores ?! valem a pena ser usados numa cnc hobby ? ou o custo dos drivers seria maior do que comprar motores de passo com mesmas caracteristicas + seus respectivos drivers ? nao achei muitas informacoes sobre maquinas hobby com motores servo (drivers, controladoras, montatem e etc).

o outro motor que acho que e´servo, tem uma geometria esquisita e nao achei tbm infos sobre ele (é o que tem grifaco "induction Motor").

os outros dois motores AC, sao os que mais me intrigaram e tbm nao imagino para o que poderiam ser usados.

o pequenino com as placas e engrenagens ainda acoplados, me parece muito fraco para uso em uma cnc, mesmo hobby.

pergunto e peço a ajuda dos amigos, pq o KIT pode se tornar interessante visto que ainda existem 3 maquinas identicas para serem desmontadas... e depois enviadas para o ferro velho, sem as peças que posso utilizar.

muito obrigado antecipadamente a todos !

Carlos

Clube CNC Brasil

Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #1 Online: 14/11/15 - 18:28 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #2 Online: 15/11/15 - 15:55 »
Olha amigo, sinceramente não sei sobre motores nem CNC, mas parabenizo o seu esforço em conseguir essas peças. Agora, se podem ou ser usadas em uma mini CNC, aí só os amigos mais experientes para dizer, mas ACHO (Opinião minha) que esses motores não teriam potência / força suficientes, mas como eu disse, sou inexperiente no assunto. :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #2 Online: 15/11/15 - 15:55 »

Offline Carlos Alencar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 241
  • Total Likes: +9/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #3 Online: 16/11/15 - 15:28 »
Obrigado Robson !

será que mais alguem teria uma opiniao sobre os possiveis usos para os motores servo ?! e tbm para os servo AC ?!

muito dificil achar os datasheet para eles... mas consegui  o abaixo:

 Diameter    64
 length of encoderem    152
 Dł.osi     30mm axle
 Diameter     9.5 mm
 Weight    about 2kg
 Voltage    24V
 No- load current of    0.3 A
 Maximum current     8A

Optical encoder with a resolution of 100 pulses, with index channel               
maximum power of about 90W at 24V               
2250 rev / min at 24 V   

Clube CNC Brasil

Re:motores e drivers em copiadora Xerox
« Resposta #3 Online: 16/11/15 - 15:28 »

 

SiteLock