Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Motor 4 x 6 fios  (Lida 3438 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Allen-mar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Motor 4 x 6 fios
« Online: 25/11/11 - 10:36 »
Boa tarde a todos,
recentemente adquiri 2 motores da Akiyama de 52kgf para substituir os dois de 25kgf dos eixos x e y. Refiz suportes dos motores para a adaptação (novela que um dia ainda terei coragem para relatar aqui no fórum), e qual foi a minha surpresa ao descobrir que os motores adquiridos só tinha 4 fios e os originais 6 fios. Então fica a pergunta que não quer calar (não cala e fica gritando) como faço pra ligar os 4 fios na controladora que tem originalmente 6 fios saindo para os motores.

Os motores adquiridos são da Akiyama modelo AK85H/3,75-1,8 de 52kgf
Sguem fotos do motor adquirido (4 fios) e da disposição dos  6 fios no motor de 25kgf


No aquardo de uma solução, agradeço antecipadamente.

Allen-mar

Clube CNC Brasil

Motor 4 x 6 fios
« Online: 25/11/11 - 10:36 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #1 Online: 25/11/11 - 12:17 »
Se fosse o inverso, vc tivesse controladora bipolar e recebesse novos motores de 6 fios poderia liga-los em modo bipolar. Já os motores bipolares não podem ser ligados em modo unipolar, pelo que sei. A solução mais prática (não sei se a mais rápida) seria destrocar os motores por unipolares, ou adquirir uma controladora bipolar e ficar com a outra unipolar de reserva.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #1 Online: 25/11/11 - 12:17 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #2 Online: 25/11/11 - 12:22 »
No caso de comprar a controladora bipolar, precisaria de trocar o  terceiro motor tambem ?_11
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #2 Online: 25/11/11 - 12:22 »

Offline Allen-mar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #3 Online: 25/11/11 - 16:22 »
com relação a controladora não sei dizer se é uni ou bipolar, mas segue foto da dita cuja, que por sinal tentei o site do fabricante e não existe. segue fotos da situação para poder ajuda-los a me dar uma luz.

PS. de desabafo:
 A router foi produzida (na verdade cagada) pela BR ROBOTICA,  sem compromisso de entrega, mau estruturada, muitos erros de projeto, sem falar no atendimento técnico pós venda que não existiu. meu Patrão ficou tão "P" da vida que ia vende-la para o ferro velho, não compensava nem o frete para devolução. Mas eu como não sou de ficar de braços cruzados resolvi pô-la pra funcionar e corrigindo as merdas da BR ROBOSTA. Agora só está faltando a troca dos motores pra funcionar a contendo.

Atenciosamente,

Allen-mar

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #3 Online: 25/11/11 - 16:22 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #4 Online: 25/11/11 - 18:49 »
Na verdade, o fio azul se divide em preto e branco: os neutros de A e B e os motores estão em modo bipolar. Sua controladora, acredito, é bipolar e poderá usar os motores, terás de conseguir o manual para não ligar os fios errados (pode ser que tenha impresso na placa os bornes respectivos A+, A-, B+ e B-  ai já facilitaria) e ainda reconfigurar a amperagem - tem que ver se a controladora aguenta também.... Me parece que o seus motores antigos são os famosinhos de 9,9 kgf e não de 15kgf. Coloque uma foto da etiqueta deles.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #4 Online: 25/11/11 - 18:49 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #5 Online: 25/11/11 - 18:59 »
John,

Discordo de ti ! A controladora é p/ motores unipolares e a única solução é trocar os motores ou a controladora ... Não tem como ligar motor bipolar em driver unipolar !

Allen-mar,

Sobre a Br-Robotica, vc não é o primeiro a reclamar deles,  porem é o que veio com mais argumentos e mais respeito .... já apareceu um "alienígena" com esta reclamação e na ocasião apaguei a conta dos dois ... tanto do "alienígena" quanto do Br-Robotica e como onde ha fumaça a fogo, que os demais usuários fiquem atentos ao comprarem suas maquinas ...


abs
Reinaldo
« Última modificação: 26/11/11 - 14:58 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #5 Online: 25/11/11 - 18:59 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #6 Online: 25/11/11 - 20:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
John,
 ... Não tem como ligar motor bipolar em driver unipolar !
Isso eu falei na minha primeira resposta hehe depois confundi as bolas...
O que está parecendo (pela foto) é que vieram motores de 9,9 no lugar dos prometidos 25 kgf. Talvez nosso amigo nem precisaria desses enormes de 52 kgf, 5Amperes...
Qual o tamanho da maquina, fusos, etc..?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #6 Online: 25/11/11 - 20:26 »

Offline Allen-mar

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #7 Online: 26/11/11 - 10:33 »
Bom, pelo que eu entendi a minha controladora é unipolar e os motores adquiridos são bipolar.

Solução: adquiri uma controladora compatível ou trocar os motores. Então estou optando por comprar nova controladora pois esta está "fora de área ou desligada" não consigo falar com os caras e o site não existe. Segue foto da traseira da controladora com devidos dados do fabricante, caso alguém consiga contato poste aqui.

Os famigerados motores que vieram na "geringonça" estão postados logo a baixo para tirarem as duvidas sobres os tais 9,9kmf
A área de corte de 1,0 x 2,0m  fusos nos eixos X e Z  e correia dentada no eixo X.

Mac RC,

Gostaria de saber o valor do conjunto eletrônico Apoena que funcionem com os 2 motores adquiridos (Akiyama - AK85H/3.75-1.8 - 3,75V/fase - 5A/fase - 6,4mh/fase - 52kgf.cm -4 Fios) para eixos X e Y, e se posso aproveitar um dos antigos (23km-C051-07V - T9Y18-05 - 6 fios) no eixo Y.
O soft que uso é o mach3.
A "geringonça" como mencionei antes tem vários erros de projeto e de estrutura, além de faltarem item de vital importância como os sensores de fim de curso e home. No pouco tempo em que conseguimos coloca-la pra funcionar posicionamento de home era sempre manual e numa perda de passo sempre porrada no fim dos fusos.  No caso de adquirir sua controladora seria possível um esquema para adaptar os indispensáveis sensores?
o

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #7 Online: 26/11/11 - 10:33 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #8 Online: 26/11/11 - 13:35 »
Realmente o motor é de 9,9 kgf. Que absurdo usar em uma maquina desse porte, eu os uso (e são bons) em maquininhas de 500x500 de area para mdf e materiais moles. Tire uma foto da controladora mesmo, dentro da case, pode ser uma conhecida do pessoal e pode ter recurso. Acredito que seria bom um motor de 15 kgf no seu Z. Qual eixo mesmo funciona por correia? As apoenas são para motores unipolares. Para usar os fins de curso, on/off de spindle e refrigeração precisa de uma placa integradora.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #8 Online: 26/11/11 - 13:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #9 Online: 26/11/11 - 15:08 »
Alenn mar,

Como o amigo John já informou, os drivers Apoena são p/ motores unipolares, não possuo driver p/ motores bipolares ...

Este fabricante, Br-Robotica, já me contatou p/ colocar meus drivers em suas maquinas, porem depois que lhe fiz o orçamento, ele desapareceu ... creio que assim como vários outros fabricantes, procuram algo barato e que de muita manutenção pois assim ganham mais ... então meus drivers fogem a este principio, pois se eu dependesse de manutenção p/ viver já estaria mortinho da Silva ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #9 Online: 26/11/11 - 15:08 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #10 Online: 26/11/11 - 15:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Para usar os fins de curso, on/off de spindle e refrigeração precisa de uma placa integradora.


John,

Não é de uma placa integradora que ele vai precisar, pois ela já vai no conjunto de drivers, o que ele precisa é da placa de "sensores/reles" que é um acessório do Kit Apoena e pode ser adquirida, a qualquer momento, e por todos que adquiriram o Kit Apoena., veja a placa :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

« Última modificação: 26/11/11 - 15:15 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #10 Online: 26/11/11 - 15:13 »

Offline tarilonte

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 6
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #11 Online: 28/11/11 - 16:19 »
Prezado e azarado Allen-Mar... pelo que vejo a solução será trocar os motores por unipolares e adquir uma controladora confiável tipo Apoena!

Boa sorte, Tarilonte

Clube CNC Brasil

Re:Motor 4 x 6 fios
« Resposta #11 Online: 28/11/11 - 16:19 »

 

SiteLock