Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Sobre início de pesquisas  (Lida 1961 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tonimarques

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 5
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Sobre início de pesquisas
« Online: 09/01/15 - 10:25 »
  Bom dia amigos,bem pelo que inicialmente li aqui e pesquisei no Ml, o assunto é bastante extenso e de variações e dúvidas me ocorreram aos montes, ?_39,pretendo montar uma cnc para trabalhos de pequeno porte no máximo pequenos aparadores em mdf de 0,80 de altura e pequenos objetos decorativos,pensei em uma mesa de 1,00 por 1,00,tenho facilidade para montar estrutura em mdf embora não seja lá grande admirador de sua rubustes,preferindo aluminio ,contudo disponho de no máximo uns 4.000,00 para o projeto e gostaria que fosse ja provado e testado para não dar dor de cabeça,fiquei em duvida tambem se deveria usar os motores de tupias makita tipo 3709 ou similares ou ou tão falados spindler,(não me incomodo em dar duas ou tres passadas)como essa maquina seria para uso profissional,para ver se impulsiono meus negocios,tenho certa urgencia,pensei em talvez adquirir uma maquina usada com certa garantia,enfim sei que estou querendo talvez muito com pouco capital mas o que poderiam me ajudar????,agradeço a atenção e paciencia.

Clube CNC Brasil

Sobre início de pesquisas
« Online: 09/01/15 - 10:25 »

Offline sarahgurgel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • #movimentomaker
  • Sexo: Feminino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #1 Online: 11/05/15 - 16:35 »
Também estou na mesma situação que o Antônio, alguém disponibiliza um projeto de cnc fresadora para ajudar os colegas? :) Ainda um pouco perdida no fórum! Muito obrigada desde já!

Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #1 Online: 11/05/15 - 16:35 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #2 Online: 11/05/15 - 17:03 »
Oi Sarah,
Vi que vc é arquiteta e realmente na tua área uma máquina destas vai ajudar bastante..
Agora o que eu fico na dúvida, sem querer desmerecê-la em hipótese nenhuma, mas a questão é: vc tem as condições técnicas e equipamentos necessários para montar uma máquina destas?

Não seria talvez, dependendo dos equipamentos que tem à disposição, muito mais vantajoso comprar uma já pronta e "perder tempo" apenas para aprender a utilizá-la?...

Claro, se tiver os maquinários necessários, ou mesmo como conseguí-los, teremos o maior prazer em te disponibilizar vários projetos...   só montar..

Mas o problema é que uma boa parte do que vc vai precisar não se encontra pronto para vender..
Vai precisar confeccioná-los ou encomendar à uma empresa especializada nisto, o que não é nem barato nem muito fácil de conseguir em qualquer lugar..

Eu mesmo, quando estava montando minha máquina, tive vários problemas com serviços terceirizados.
Um dos fusos que mandei tornear as pontas foi colocado no torno sem os devidos apoios (e por uma empresa especializada)...  o fuso girou em falso, flambou no meio e tenho problemas com ele até hoje...  o torneiro tentou desentortar, ficou mais ou menos..  à olho num não se percebe o empenamento.. mas quando apoiei ele nos mancais o meio flambou...  são dois fusos que uso no Eixo Y..  e um deles, em velocidades um pouco maiores flamba no meio...  nunca mais ficou bom..

Então uma empresa para fazer serviços deste tipo precisa ter os cuidados necessários e alguma experiência com estes materiais que usamos....  e não é fácil conseguir..

Se consegue um profissional assim, é caro a mão de obra...

Portanto, de repente, montar uma vc mesmo pode até ser bastante didático.. mas às vezes é inviável...

Pense bem.. se realmente quiser montar uma  a gente te ajuda.. mas pense nisto.. de repente comprar uma pronta, já funcionando e com garantias é muito mais prático para vc... 

Abração e estamos aqui para te dar o apoio que precisar...
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #2 Online: 11/05/15 - 17:03 »

Offline sarahgurgel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • #movimentomaker
  • Sexo: Feminino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #3 Online: 12/05/15 - 13:31 »
Edu, obrigada pelo alerta! Já percebi que não será fácil! Mas ao mesmo tempo, sei que tem muita gente envolvida nisso.. conto com a ajuda de vocês! hehehe

Gostaria muito de comprar uma máquina já pronta! Mas vc sabe... elas são bem caras!
Apesar de não ter muito dinheiro, estou com tempo e acho... que tenho paciência pra entrar nessa jornada! Não entendo muito ainda.. mas estou estudando! Não tenho tanta pressa em executar... possuo algum maquinário manual que vai quebrando o galho e minha produção por enquanto é de apenas alguns protótipos de desenho próprio de brinquedos de criança, um dia pretendo ampliá-la e quem sabe viver apenas disso.

Também contarei com o auxílio do meu namorado que é Cientista da Computação e tomará conta da parte de eletrônica, pretendo me dedicar a montar a estrutura.

Assim, necessito de um bom projeto, já pesquisei alguns... mas ainda não decidi qual o ideal. E me falta o desenho deles. Vc indicaria algum? E teria isso em cad?

Quanto a obtenção da matéria prima. Estou disponível a aguardar esse material pelos correios.. muita gente faz isso correto? Compra da china... ou algo assim?
E o que tiver que ser feito em um tornilheiro... estou em Brasília.. então caso necessite ir a São Paulo ou outro lugar para conseguir esse serviço também estou disponível.

Mesmo com tanta dificuldade acho que ainda é mais barato e mais "gratificante" executá-la no estilo "faça você mesmo", "movimento maker".

Valeu pelas dicas e até mais! ;)




Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #3 Online: 12/05/15 - 13:31 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #4 Online: 12/05/15 - 13:50 »
Oi Sarah....  pode contar com  a gente...
Sugeri isto pois às vezes é mais vantajoso comprar uma pronta que "perder" tempo fazendo uma..
Mas, claro, nada supera a satisfação de fazê-la desde o início e é muito gratificante.
Se vc tem as condições, e pelo jeito tem, então manda bala... rssssss
Vamos te dar todo suporte que for necessário.
Antes de te enviar alguma coisa, gostaria de saber o que vc pretende com ela... quais materias pretende cortar...  qual o tamanho da bancada.. quanto mais ou menos está pretendendo desembolsar, enfim, uma idéia geral para podermos decidir qual projeto te sugerir..
Existem vários, para todos os gostos e bolsos...   
Pode-se fabricá-las inteiras em MDF...  alumínio...  tubos metálicos.. (já vi uma fabricada com tubos e conexões de água, daqueles de metal de 1/4".... rssssss)
Pode usar diversos materiais e tudo vai depender do que vc pretende fazer e do quanto pretende gastar.
Com a parte eletrônica não terá problema. Tanto pode importar da China ou comprar aqui mesmo..
O Mac, por exemplo, fabrica excelentes drivers para estas máquinas...  pode cotar uma eletrônica destas completas com ele...   te dá todo suporte e não é caro..

E parabéns pela decisão em fabricá-la vc mesmo.. .  vai ser muito gratificante e vc aprenderá muito com isto...

Conta com a gente!!..
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #4 Online: 12/05/15 - 13:50 »

Offline sarahgurgel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • #movimentomaker
  • Sexo: Feminino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #5 Online: 12/05/15 - 14:48 »
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

Material: Pretendo corta principalmente mdf e madeira.

Produção: Inicialmente, a produção seria de peças pequenas, como falei de brinquedos, porque já são desenhos que tenho em mente que gostaria de produzir em uma escala de comercialização. Mas, conforme fosse, pretendo partir para a produção de móveis, mas essa parte necessitaria de uma estrutura maior, além de uma CNC. Como já estaria disponível a ter o trabalho de fazer a CNC... faria logo pra atender essa segunda provável demanda!

Tamanho: quanto maior melhor, mas no mínimo 1.20 x 2.00, não tenho problemas com espaço, acho q dependerá do custo e dá probabilidade de dar mais certo a execução.

Custo: Dependendo do custo benefício, estaria disposta a gastar uns 6 mil reais, podendo ser um pouco mais se fosse para ter uma bancada maior. Não tenho noção do que poderia conseguir com esse valor.

Estrutura: desmontável (provavelmente iniciarei a montagem em um lugar, mas depois levarei para o local definitivo), verifiquei as de estrutura em alumínio, parece interessante, mas são difíceis de encontrar, né? :/ Qual vc indicaria?
Meu pai trabalha com ferro e solda, valeria a pena fazer assim? Existiria um modelo desmontável? Bom... sem noção nenhuma!!! hauhauha


A princípio seria isso. Alguma sugestão?
E desde já veleu pelo help!!!!!  :cher:


Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #5 Online: 12/05/15 - 14:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #6 Online: 13/05/15 - 15:26 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

Material: Pretendo corta principalmente mdf e madeira.


Ótimo!!..  madeira e mdf exige menos da máquina.. portanto não exigirá algo assim tão dispendioso e vc pode economizar aí uma graninha...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

Produção: Inicialmente, a produção seria de peças pequenas, como falei de brinquedos, porque já são desenhos que tenho em mente que gostaria de produzir em uma escala de comercialização. Mas, conforme fosse, pretendo partir para a produção de móveis, mas essa parte necessitaria de uma estrutura maior, além de uma CNC. Como já estaria disponível a ter o trabalho de fazer a CNC... faria logo pra atender essa segunda provável demanda!

Seria bacana vc montar mesmo esta cnc menor e usá-la para aprender tudo que tem que ser aprendido, tanto na utilização da máquina como em sua confecção.
Quando for partir para uma maior, no caso dos móveis, já estará dominando tudo e sofrerá bem menos...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

Custo: Dependendo do custo benefício, estaria disposta a gastar uns 6 mil reais, podendo ser um pouco mais se fosse para ter uma bancada maior. Não tenho noção do que poderia conseguir com esse valor.


Eu acho que com este valor vc consegue algo bem legal...  principalmente se ela vai cortar apenas madeira e mdf...


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

Estrutura: desmontável (provavelmente iniciarei a montagem em um lugar, mas depois levarei para o local definitivo), verifiquei as de estrutura em alumínio, parece interessante, mas são difíceis de encontrar, né? :/ Qual vc indicaria?
Meu pai trabalha com ferro e solda, valeria a pena fazer assim? Existiria um modelo desmontável? Bom... sem noção nenhuma!!! hauhauha


Desmontável...  ótimo...
É o melhor tipo de máquina a ser montada, uma vez que não só facilita o transporte como também os ajustes que se fazem necessários depois da máquina montada.
Se for trabalhar com tubos de metal, tipo metalon por exemplo, eles repuxam ao serem soldados.
Precisa ser algo muito bem travado na hora da solda e mesmo assim num tem como vc fugir de pequenos desvios estruturais.
Portanto o sistema se for desmontável, vc consegue corrigir estes pequenos desvios utilizando calços ou mesmo usinando a área de contato da estrutura.
Quanto à noção, ainda é cedo.. com o tempo vc vai ficar fera nisto...
Vai estudando, analizando tudo que tem por aqui, lendo os percalços pelos quais muitos de nós já passamos que vai acabar entendendo o que pode ou  não fazer ao projetar e montar uma máquina destas.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Massa Edu, obrigada!!!!
Vou organizar minhas ideias:

A princípio seria isso. Alguma sugestão?
E desde já veleu pelo help!!!!!  :cher:


Vou te falar das minhas experiências aqui com a montagem da minha máquina.
Durou 7 anos, desde o momento da concepção da idéia até ver a máquina funcionando, descontando 2 anos que não mexi nela... estava trabalhando numa reforma aqui em casa que me tomava tempo integral, mas de qualquer forma, foi este o tempo que gastei.
Claro, era outra época.
Não existiam estes fóruns e os poucos que tinha por aí era composto por maioria de pessoas também buscando informações...
Toda a documentação disponível na web era pouca e em outro idioma...
Comecei em 2002 ou 2003 e na época o único cara envolvido com isto que encontrei foi Luiz Cressoni, da PlotterCresSoft, mestre em Física da Unicamp.... 
Foi quem me incentivou a começar...

A montagem mesmo começou em 2005 e "conclui" agora há poucos meses atrás...

Depois vieram Sir Jorge Lourenço..   o Gilli...  (estou falando apenas dos mais sábios, dispostos a ensinar)....  e aos poucos foram surgindo o pessoal e hoje somos milhares...

Portando, creio que sua curva de aprendizado hoje será infinitamente menor...  e vai sofrer muito.. muito menos que nós sofremos na época.. rsssss

Quanto à montagem de uma máquina assim, vc vai encontrar infinitas possibilidades...
Mas eu, pessoalmente, faria hoje o sistema de movimentação com cabos de aço...
Muito mais prático.. mais econômico e se for bem projetado, irá te dar a mesma perfómance de máquinas profissionais com um custo bem menor..

Fusos nestas medidas que vc pretende precisam ser de um diâmetro entre 20 a 30mm...  para evitar flambagem, no eixo mais longo...

Aí restam as cremalheiras...  bem dispendiosas também..

Poderia usar correias dentadas.. mas o custo também não é dos mais convidativos..
Aí, por fim, os cabos de aço.. rssssss
Estude sobre eles... .  vale a pena...

Quanto a um projeto já pronto...  aguarde..   estude sobre estes cabos primeiros.. depois conversamos mais...

Abraços e boa sorte...
« Última modificação: 13/05/15 - 15:29 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #6 Online: 13/05/15 - 15:26 »

Offline sarahgurgel

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Feminino
  • #movimentomaker
  • Sexo: Feminino
Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #7 Online: 19/05/15 - 10:10 »
OI Edu!!! Vc é guerreiro!!!! Sete anos montando!! Vou ter vc como exemplo para não desistir do sonho!!! hehe

Quanto as suas indicações de estudos... averiguei que a cremalheira são para as cncs maiores... então vou com calma!
Imaginei o seguinte... uma cnc de fresa pode ser adaptada para ser uma cnc a laser? Então quando um dia necessite de uma cnc fresadora maior... poderia adaptar a cnc menor com um laser... nem pesquisei se isso é possível mesmo... mas é uma ideia! Sonhando alto... hauhauha

Quanto a cnc com cabos de aço não achei material bom que pudesse orientar o estudo! :/ se tiver algo específico mandai!!!! valeu!

O que vejo mais é o pessoal fazendo com fusos mesmo! Achei interessante o funcionamento! Não sei se mais barato que cabo de aço...

Até peguei um projeto (mesmo que não seja o q vou fazer ainda) e comecei a fazer uma planilha pra separar bem na minha cabeça as peças necessárias, assim ajuda a entender o funcionamento da máquina... e começar a calcular o valor disso. Bom... jajá coloco aqui a planilha!

E outra coisa... combinei com meu pai.. teremos condições de fazer a base de metalon soldado... ele vai fazer isso pra mim...

Evoluindo devagar e sempre! Até mais...
E obrigada pela atenção! ?_26

Clube CNC Brasil

Re: Sobre início de pesquisas
« Resposta #7 Online: 19/05/15 - 10:10 »

 

SiteLock