Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Gravação de Cuias (Porongos)  (Lida 3878 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Gravação de Cuias (Porongos)
« Online: 11/11/13 - 08:33 »
Bom dia Amigos!
Peguei um pedido aqui para gravação de Cuias (Porongos) e estou com algumas dúvidas e quero ver se podem me ajudar!
O cliente disse que quer que fique com a gravação bem pretinha, conforme o seu antigo fornecedor fabricava.
Fiz um teste rápido aqui e pra conseguir esta gravação "Pretinha" precisei rodar bem devagar, mais aí leva muito tempo.
Existe alguma coisa pra fazer ou algum produto específico que possa utilizar para a gravação ficar escura mas com velocidade mais alta? Minha máquina é uma 1300x900x80W... Tenho o Rotary aqui, será que alguém aí da turma já fabricou estas cuias e pode me dar um Help? Desde já agradeço!
Grande abraço!
Att.: Fabiano Haag
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Gravação de Cuias (Porongos)
« Online: 11/11/13 - 08:33 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #1 Online: 11/11/13 - 09:32 »
caro amigo;
só a título de pitaco.
Este tal de "pretinho" é uma coisa danada; o que é muito preto pra uns é apenas um moreno firme pra outros e por aí vai....seria possível vc colocar o que vc quer obter e o que está obtendo; postando uma ou mais fotos?
Coisas com estes predicativos : rápido, devagar,lento, etc etc são muito difíceis de serem entendidos sem que se tenha uma referencia, informe os dados reais que vc usa para que alguém possa ter um parâmetro do que seja devagar para vc.

Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #1 Online: 11/11/13 - 09:32 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #2 Online: 11/11/13 - 09:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro amigo;
só a título de pitaco.
Este tal de "pretinho" é uma coisa danada; o que é muito preto pra uns é apenas um moreno firme pra outros e por aí vai....seria possível vc colocar o que vc quer obter e o que está obtendo; postando uma ou mais fotos?
Coisas com estes predicativos : rápido, devagar,lento, etc etc são muito difíceis de serem entendidos sem que se tenha uma referencia, informe os dados reais que vc usa para que alguém possa ter um parâmetro do que seja devagar para vc.

Abraços;
Creocad

Perfeito amigo!

Fiz uns testes aqui com gravação que apenas descasca a Cuia fica bem clara (Tipo cor de MDF). Usei estas configurações:
Velocidade: 600
Potência: 22
Resolução: 1,5

Fiz outros testes onde ficou bem escura (Preto mesmo), neste caso usei estas configurações:
Velocidade: 60
Potência: 20
Resolução: 0,3

Nos dois casos ficou muito bonita, porém como pode ver a diferença de tempo entre as duas configurações é muito grande!
Sendo assim não compensa a gravação escura pois custaria muito caro, entendeu!
Pelo que pesquisei o pessoal que faz estas gravações escuras deve pintar, senão não consegue fazer o preço que estão fazendo... eu acho né... hehehe

Se puderem me ajudar agradeço demais!!!

Grande abraço!
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #2 Online: 11/11/13 - 09:45 »

Offline andrelorini

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 53
  • Total Likes: +143/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #3 Online: 11/11/13 - 09:48 »
Ola Amigo vendi 4 maquinas para gravação de cuias  uma em panambi outra em santo angelo e 2 em irai e  os 3 clientes  usam betume da judéia após terminar de gravar  para ficar preto

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #3 Online: 11/11/13 - 09:48 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #4 Online: 11/11/13 - 09:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola Amigo vendi 4 maquinas para gravação de cuias  uma em panambi outra em santo angelo e 2 em irai e  os 3 clientes  usam betume da judéia após terminar de gravar  para ficar preto

Nossa meu amigo!

Te agradeço demais pela ajuda! Vou ver aqui em Novo Hamburgo tem uma grande loja de artesanato e eles tem este produto lá.
Vou comprar e fazer o teste, depois te aviso como ficou ok! Mais uma vez te agradeço muito pela ajuda, pois pelo preço que fechei com o cliente eu iria perder dinheiro!

Obrigado e grande abraço!
Att.: Fabiano Haag
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #4 Online: 11/11/13 - 09:58 »

Offline crbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 753
  • Total Likes: +99/-26
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #5 Online: 11/11/13 - 10:02 »
Faça um teste também com graxa de sapato, fiz alguma coisa assim e ficou bom.

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #5 Online: 11/11/13 - 10:02 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #6 Online: 11/11/13 - 10:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Faça um teste também com graxa de sapato, fiz alguma coisa assim e ficou bom.

Ótima dica... eu até estava com um pote de graxa de sapato aqui do lado só ainda não testei... Vou aplicar e depois te digo como ficou ok! Grande abraço!
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #6 Online: 11/11/13 - 10:09 »

Carlos Koehler

  • Visitante
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #7 Online: 11/11/13 - 11:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... Tenho o Rotary aqui, será que alguém aí da turma já fabricou estas cuias e pode me dar um Help? Desde já agradeço!
Grande abraço!
Att.: Fabiano Haag

 Fabiano,
 Mudando de "pau para cavaco", tenho também um rotary que comprei juntamente com a minha máquina, mas demorou tanto tempo para chegar que acabou ficando aqui meio esquecido na oficina. Como tenho uma grande suspeita que nossas máquinas são do mesmo fabricante, pois se não me engano você também comprou a máquina da Damei ou atual Vesta.  Gostaria de lhe perguntar , de modo resumido como fez a instalação e configuração do mesmo.

 Obrigado
 Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #7 Online: 11/11/13 - 11:06 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #8 Online: 11/11/13 - 11:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fabiano,
 Mudando de "pau para cavaco", tenho também um rotary que comprei juntamente com a minha máquina, mas demorou tanto tempo para chegar que acabou ficando aqui meio esquecido na oficina. Como tenho uma grande suspeita que nossas máquinas são do mesmo fabricante, pois se não me engano você também comprou a máquina da Damei ou atual Vesta.  Gostaria de lhe perguntar , de modo resumido como fez a instalação e configuração do mesmo.

 Obrigado
 Carlos

Oi Carlos, tudo bem?

Na verdade não fiz muita coisa não. Eu apenas montei um cabo na máquina que vem do plug "Y" e fixei ele num ponto dentro da máquina. Quando vou utilizar o Rotary, Posiciono a guia da máquina bem no centro para alinhar com o Rotary, monto ele na posição de trabalho, plugo o cabo do Rotary no plug que instalei dentro da máquina e lá no painel interno da máquina desconecto o cabo Y e conecto o cabo Rotary. Assim o sistema "X" vai trabalhar normalmente fazendo a gravação e o "Y" fica no Rotary girando as peças conforme for gravando. Bem simples até. Nas configurações da máquina não mudei nada!!! Espero ter ajudado e qualquer coisa chama aí!

Grande abraço!
Fabiano Haag
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #8 Online: 11/11/13 - 11:19 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #9 Online: 11/11/13 - 11:35 »
Notei que vc está usando potencia de apenas 20  pq isso?
coloca essa potencia no talo cara, tipo 80, 90.
Outra coisa que interfere nesse esquema de ficar pretinho é a distancia focal, lembrando que para gravação essa distancia é diferente da e corte e não me pergunte qual é, vai depender da tua lente etc, só testando mesmo.
Outra coisa pra gravação ficara mais rápida é não esquecer de colocar na configuração ra gravar na ida e na volta, alguma maquinas vem de fabrica configurado para gravar só na ida, isso dobra o tempo da gravação.
Um outro detalhe não menos importante é achar o espaçamento correto entre as linahs em geral as maquinas vem configuradas para distanciar 1/10 de mm a cada passada dependendo do que for gravar e da altura da lente vc pode dobrar essa distancia.
sucesso
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #9 Online: 11/11/13 - 11:35 »

Carlos Koehler

  • Visitante
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #10 Online: 11/11/13 - 12:02 »
Valeu, Fabiano
Logo que aparecer um tempo vou fazer um teste aqui.

Gostei das dicas do Marcio, também

Obrigado
Carlos

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #10 Online: 11/11/13 - 12:02 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #11 Online: 11/11/13 - 12:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Notei que vc está usando potencia de apenas 20  pq isso?
coloca essa potencia no talo cara, tipo 80, 90.
Outra coisa que interfere nesse esquema de ficar pretinho é a distancia focal, lembrando que para gravação essa distancia é diferente da e corte e não me pergunte qual é, vai depender da tua lente etc, só testando mesmo.
Outra coisa pra gravação ficara mais rápida é não esquecer de colocar na configuração ra gravar na ida e na volta, alguma maquinas vem de fabrica configurado para gravar só na ida, isso dobra o tempo da gravação.
Um outro detalhe não menos importante é achar o espaçamento correto entre as linahs em geral as maquinas vem configuradas para distanciar 1/10 de mm a cada passada dependendo do que for gravar e da altura da lente vc pode dobrar essa distancia.
sucesso


Sobre e potência não quis arriscar furar a cuia, pois elas vem com paredes bem irregulares, umas bem grossas e outras bem fininhas... a minha grava na ida e na volta... agora sobre a distância focal vc me pegou, pois aqui uso a distância padrão... vou fazer uns testes mudando os focos pra ver como fica... Valeu as dicas!!!
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #11 Online: 11/11/13 - 12:34 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #12 Online: 11/11/13 - 13:11 »
No sistema de gravação convencional, isto é VAI E VEM, 20 de potencia e 600 de velocidade, é muito pouco, por isso  não fica tão preto,
Na realidade, vc  tera que perder pelo menos uma cuia para testes.
pode aumentar a potencia para pelo menos 50 a 60%  e consequentemente aumenta a velocidade, pois assim não teras probvlemas de vazar a peça
Para saber o melhor parametro, não tem outra maneira a não ser fazer  testes;

toda a vez que um cliente me pede para fazer um peça que não  sei os parametros, peço sempre uma ou duas peças a mais para teste, ou então chamo a MÃE DINA ?_1 ?_1 ?_1
abraço
ricardo
« Última modificação: 11/11/13 - 13:13 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #12 Online: 11/11/13 - 13:11 »

Offline Samilaser

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 76
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #13 Online: 11/11/13 - 13:17 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
No sistema de gravação convencional, isto é VAI E VEM, 20 de potencia e 600 de velocidade, é muito pouco, por isso  não fica tão preto,
Na realidade, vc  tera que perder pelo menos uma cuia para testes.
pode aumentar a potencia para pelo menos 50 a 60%  e consequentemente aumenta a velocidade, pois assim não teras probvlemas de vazar a peça
Para saber o melhor parametro, não tem outra maneira a não ser fazer  testes;

toda a vez que um cliente me pede para fazer um peça que não  sei os parametros, peço sempre uma ou duas peças a mais para teste, ou então chamo a MÃE DINA ?_1 ?_1 ?_1
abraço
ricardo

hahahahaha... Mãe Dina foi boa! Eu vou entrar com este serviço somente na quarta-feira pois estou a milhão aqui...
Mas peguei duas peças a mais dele para fazer testes... Assim que acertar aqui direitinho posto pra turma ver como que ficou!
Abraços!
Fabiano
"Há pessoas que esquecem depressa. Outras, apenas fingem que não se lembram mais."
(Érico Veríssimo)

Clube CNC Brasil

Re:Gravação de Cuias (Porongos)
« Resposta #13 Online: 11/11/13 - 13:17 »

 

SiteLock