Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Consigo tornear madeira usando ArtCAM?  (Lida 2891 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Online: 12/09/11 - 00:26 »
Oi pessoal,
Tou terminando de montar um torninho para usinagem de madeira e provavelmente nesta semana, se minha internet permitir, conseguirei "subir" algumas fotos para voces darem uma olhada na traquitana...
Ele terá duas funções: Trabalhará com um motor de passo, como quarto eixo e também permitirá o desacoplamento deste motor para que seja usado um motor trifásico, neste caso sendo usado como torno simples para usinagem  de madeira. A velocidade deste motor trifásico (1CV), será ajustada por um inversor WEG...

A idéia é usar uma ferramenta de corte fixa presa ao eixo X (transversal) da router para usinar a madeira enquanto ela é girada em alta velocidade pela placa do torno que ficará abaixo do pórtico móvel...

A mesa avança, levando a ferramenta e vai usinando como os tornos tradicionais. A idéia é criar peças cilíndricas tipo balaústres...

Agora o pobrema é que eu num sei se o ArtCAM permite isto.. que a faca siga o caminho de um vetor em sentido longitudinal...   e precisa ser em vários níveis, para fazer o desbaste.  Precisa aprofundar a ferramenta e seguir até o final do material, quando irá aprofundar novamente e voltar até o começo.. indo e voltando até atingir a profundidade necessária, para só então fazer o acabamento que, acho, precisará ser feito numa velocidade maior...

Praticamente a montagem já tá pronta. Só falta trocar uma polia e uma correia e dar uma garibada no acabamento final da coisa...  Já funciona e sem nenhum vibração, o que achei uma coisa fantástica, pois foi tudo feito com sucata.. rs.. menos a placa, os rolamentos e o inversor o resto é tudo sucata.. rs...  Há.. e o motor também, que praticamente tá zerado...  (contribuição dum colega aqui do fórum, o Alessandro de Poá, ao qual agradeço de coração, pois sem este motor a montagem estaria parada até agora).. mas praticamente o resto usado para esta montagem é tudo sucataiada.. rs..   A véinha que gostou, pois "limpei" a área.. rs..

A router também já quase pronta, faltando somente a parte elétrica que ficará pronta nos próximos dias.. daí já dará pra fazer umas experiências e pretendo já começar torneando uns caibros que tem aqui, pra ver se eles viram uns balaústres..

Mas fica o problema...  como fazer usinagem com ferramenta fixa, usando o ArtCAM?

E mesmo que o ArtCAM funcione pra se fazer este tipo de usinagem, ainda restará um outro problema...
Uso o Ruwindows Sevem e ele não tá aceitando "rodar" o ArtCAM de jeito manera... Testei o ArtCAM 8.10 e o 2008 e os dois apresentaram o mesmo problema...

No XP rodava direitinho.. já no Seven ele se recusa a funcionar... Abre a tela e quando vai se gerar um novo arquivo ou importar um vetor já pronto, abre-se uma janelinha que diz: "Main Executable parou de funcionar" - Um problema fez com que o programa parasse de funcionar corretamente. O Windows fechará o programa e o notificará caso uma solução esteja disponível.  E só... 

Parece ser problema de compatibilidade, mas já o executei em todos os modos de compatibilidade e não resolve...
Dando uma olhada nos logs que são gerados pelo Windows, parece que tem alguma coisa a ver com o arquivo "ATIOGLXX.DLL" que por sua vez tá ligado à placa de vídeo, que é uma ATI Radeon HD5450 - 1Gb. Atualizei o driver desta placa, mas mesmo assim não resolveu...

Alguém se habilita a dar alguma idéia a respeito?

Antecipadamente agradeço,  ?_6

Edu Lopes



Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Online: 12/09/11 - 00:26 »

Offline Butha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 84
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Aprimore Móveis e Decoração
Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #1 Online: 12/09/11 - 07:52 »
Bom dia Edu!

Acabei de finalizar um trabalho semelhante ao seu, mudei os planos umas 4 vezes durante o trabalho, deixei um giro continuo muito rapido no 4ºeixo e usando  um bit para tornear, (fracasso) acabamento orrivel, muito perigosos e necessita de uma luneta)

fui adaptando até usar um spindle no lugar do bit, com uma ball nose , edeixando o giro do 4º eixo bem devagar, ficou uma maravilha o acabamento.
A e o software procura usar visualmill com 4 axis ou rhinocam vai que é uma beleza!

Abraço
My job, my life.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #1 Online: 12/09/11 - 07:52 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #2 Online: 12/09/11 - 14:51 »
Edú,

Se posso opinar, tente usar um programinha simples da Artsoft que se chama "Lazyturn".

Siga este link:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #2 Online: 12/09/11 - 14:51 »

Offline kerley

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +50/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #3 Online: 12/09/11 - 18:13 »
E ai Edu, quando puder poste fotos pra gente dar uma sapiada no seu torno,eu em particular adoro serviços feito em madeira, quando trabalhava em uma marcenaria que tinha uma torno , nas horas de folga fazia umas pecinhas nele e gostava muito e por isto minha curiosidade no seu torno, e possivel poste video dele tbm, abço.

Clube CNC Brasil

Re:Consigo tornear madeira usando ArtCAM?
« Resposta #3 Online: 12/09/11 - 18:13 »

 

SiteLock