Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fuso de Portão Automatico  (Lida 32233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #30 Online: 17/04/12 - 20:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal
Só agora li este tópico, e  quero deixar publicado  que utilizei fusos de portão com 4 entradas dando passo de 20mm,....
Muito interessante, que tipo de castanhas vc usou?
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #30 Online: 17/04/12 - 20:34 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #31 Online: 17/04/12 - 20:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal
Só agora li este tópico, e  quero deixar publicado  que utilizei fusos de portão com 4 entradas dando passo de 20mm, porem utilizei redução, ficou simplesmente ótimo, pegando velocidades para mesa de plasma de  até 11000 mm/min, com estes drivers Tb 6560 da Toshiba. è inacreditável o torque que proporciona. Quanto ao passo é muito simples de se ver: dá se uma volta no fuso e mede quanto a porca avançou, este é o passo não,  interessa quantas entradas tenha.

Até que enfim apareceu alguém para Falar sobre esses fusos!!!

Fernando,

Informe-nos sobre sua fresadora, tipo de motor (Kgf), diâmetro do fuso, tipo de castanha (Já perguntado pelo John) Dimensões da máquina, etc e tal...

Essas informações são muito importantes.

Abraço

Edson



Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #31 Online: 17/04/12 - 20:53 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #32 Online: 18/04/12 - 00:10 »
Há.. rs...  e não esquece.. quando for responder pro Edson, não esqueça de falar sobre a redução que usou... caixa de redução? Polia e correia? Quanto pra quanto? rs..  julgo isto de importância fundamental... 

Se bem que no caso de plasma nem necessita assim de alto torque, né? Necessitaríamos saber se o torque resultante seria suficiente para as máquinas de usinagem, que necessitam de um torque maior, com menor velocidades...

Se for possível, poste fotos, por favor deste sistema que voce implementou aí...   

Gostei da solução... usar estes fusos de portão sempre ficou aqui na cabeça...  só não achava possível usá-los devido ao passo muito longo, resultando em altas velocidades e baixo torque...  mas gostei muito de saber que um colega conseguiu usá-los...   valeu...

Quanto à castanha, eu fiz aqui, há vários anos atrás, uma experiência que resultou...

Pedi a um torneito pra usinar uma porca em um material de muito baixo fator de atrito...  ele que conseguiu o material e eu nem me lembro mais o que era..  o fuso era de 20mm de diâmetro e a porca que ele usinou foi num tubo deste material com 40mm de diâmetro.. portanto, 10mm de parede, sem contar os fios de rosca...  ficou frágil...

A porca, depois de colocada no fuso, deslizou bem.. sem folgas e praticamente sem atrito...  (testes efetuados com as mãos, girando sem carga)...

A peça foi feita nestas medidas, justamente porque o material era muito caro...  então pedi o diâmetro mínimo necessário pra se fazer a usinagem...

Daí, com a porca já no fuso, fiz uma caixinha de papelão grosso, no tamanho exato pra caber a porca dentro, deixando passar o fuso por furos nas laterais... 

O fuso passou direto, enquanto a porca ficou dentro da caixa...  daí vedei as laterais da porca com cera quente e quando esfriou preenchi com resina..  deixei um espaço sem preenchimento e quando a resina endureceu um pouquinho, coloquei dois parafusos com porca 10mm (protegidos com cera) dentro da resina e completei o preenchimento da caixinha...

Isto foi feito pra se ter onde parafusar a castanha depois, sem necessidade de se furar e fazer rosca.. apesar que a resina que usei admitia isto...

Creio que no lugar da resina pode-se usar massa plástica, daquelas de funileiro... 

Ficou uma caixinha retanguar, com a porca dentro e duas porcas na lateral, pra fixação...     este fuso ainda deve estar por aqui em algum lugar.. era só um pedacinho, que resolvi fazer pra teste...  uns 50cm, creio.. se encontrá-lo, tiro fotos...  mas não garanto... depois da reforma que andei fazendo por aqui, acho difícil encontrá-lo em algum lugar....


Antes disto, eu havia feito uma porca totalmente em resina, usando este mesmo fuso.. mas daí a resina esquentou durante a cura, dilatou e travou o fuso.. rs..   não ficou legal...  nem lixa, nem pó de carburundum nem nada no mundo deu jeito... rs...  daí resolvi fazer com este material que não me lembro o nome...  o torneiro que sugeriu...  era um metal grafitado, parece...  mas ficou bem legal...

Se eu nao houvesse conseguido fusos com castanhas de esfera, teria apelado pra esta solução... 

Se eu não encontrar o fuso pra tirar a foto, posso tentar desenhar no Rhinoceros... mas creio que a descrição do que fiz já dá pra os colegas terem uma idéia da coisa.. e funciona... 

Abração pra todos,

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #32 Online: 18/04/12 - 00:10 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #33 Online: 18/04/12 - 11:53 »
Eita Edu!!!

Sua descrição não poderia ser melhor. Deu pra entender muito bem.

Minha experiência com esse tipo de fuso foi até encostar o "umbigo" no balcão da loja. Eu explico:

Certo dia resolvi verificar a possibilidade de usar esses fusos. Existe uma loja no final da Av. Rudge bem próximo a ponte da Casa Verde que vende materiais para portão.
Resolvi dar uma passadinha lá para saber sobre os fusos. Logo que cheguei percebi que fui confundido com Fiscal da Receita Federal, pois, todos me olhavam com desconfiança.
Perguntei sobre os tais fusos e o "Gerente de Vendas" (entre parenteses) deu um preço exorbitante. Vendo uns pedaços de alumínio estruturais no chão, perguntei sobre eles, então ele me disse que o preço era 400 Lulas, na época, e que não poderia vender para particulares e sim só para empresas cadastradas com CGC.
Diante disso havia pensado que esse ramo era composto por MAFIOSOS DA SERRALHERIA e desisti da empreitada.

Mas agora que o Fernando postou sua boa experiência, ficamos no aguardo de novas informações.

Essa da redução me passou em branco, ainda bem que tem gente enxerga mais que eu.


Abraço

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #33 Online: 18/04/12 - 11:53 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #34 Online: 18/04/12 - 11:54 »
Grande EDU,   Estais de volta ,seja bem vindo ?_2 ?_2
sinal que sua internete melhorou  né  ?_9 ?_9
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #34 Online: 18/04/12 - 11:54 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #35 Online: 18/04/12 - 14:04 »
Graande Edson...   e Ricardão...   saudades docêis.. hehehehe
Até que enfim parece que a internet chegou por aqui.... rs....
O pobrema foi subir lá no alto do telhado pra colocar a antena....   mas valeu a pena...   apareceu um monte de redes abertas e agora é só escolher a rede que quero navegar e mandar ver.. rs...
Velocidade ficou lenta, mudo pra outra.. .hehehehe  (brincadeira... rs....)

O MAC me disse que logo a Dilma vai colocar #### larga pra todos, di grátis..  mas por enquanto vou quebrando galho com esta aqui mesmo.. rs...

O negócio, Edson, é quando vai nestas lojas, ferro-velhos ou desmanches, é ir com roupa bem surrada...  foi lá com roupa de doutô, eles logo pensam que voce é "tira" ou algo assim.. rs...

E quanto a estes fusos de portão, acho que uma redução 4:1 resolveria o problema...  só fico na dúvida sobre o torque resultante..   Sir Jorge poderia dar uma luz sobre esta questão..   se ele não aparecer por aqui, envio uma MP pra ele... isto se não surgir alguém pra exclarecer o causo antes.. rs..

Abração procês...

Eduardo

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #35 Online: 18/04/12 - 14:04 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #36 Online: 18/04/12 - 18:59 »
não estou conseguindo responder

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #36 Online: 18/04/12 - 18:59 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #37 Online: 18/04/12 - 19:00 »
vou tentar colocar uma foto

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #37 Online: 18/04/12 - 19:00 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #38 Online: 18/04/12 - 19:27 »
Pessoal
A redução que usei foi de 3x1 tipo polia de tanquinho e correia que se encontra nestas lojas de assistência , os motores,  o do x é de 15kg e o do y tirei de uma impressora Mônica, minha mesa é pequena é de 800X1200, mas serve para meus propósitos.
O plasma não tem arrasto porem precisa de altas velocidade, mas acredito que se fizer uma reduçao de 5x1 teríamos uma boa velo e bom torque.,Mas uma coisa eu lhes  afianço  estes fusos dão uma velocidade surpreendente.
As castanhas que usei foram as originais, porem cortei-as ao meio, e fica muito fácil de se fazer um sistema antifolga com estas castanhas:
corta-se ao meio a porca  , pega-se o perfil de aluminio que a  envolve, isto é ,onde ela corre corta-se no comprimento da porca , divide-se a porca ao meio fixa-se primeiramente uma meia  porca ao perfil depois coloca-se segunda metade põe se o fuso  ajusta-se folga e fixa a segunda metade , pronto temos uma porca sem folga.No meu caso a porca estava bem justa e não foi preciso usar este artificio.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #38 Online: 18/04/12 - 19:27 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #39 Online: 18/04/12 - 19:49 »
não estou conseguindo colocar mais fotos, estou no linux e não consigo diminui o tamanho delas.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #39 Online: 18/04/12 - 19:49 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #40 Online: 18/04/12 - 20:10 »
vamos ver se agora vai

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #40 Online: 18/04/12 - 20:10 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #41 Online: 18/04/12 - 20:20 »
Caracales... que maquininha bunitinha...  gostei...
Isto que é capricho..  muito bom mesmo...   voce mesmo que montou?

Parabéns...


Há.. e goste também da idéia da montagem da porca anti-folga...  original...  muito bom mesmo...  e pelo fato dela ser de plástico.. será que não gasta em pouco tempo? Digo, não pode, dentro de muito pouco tempo apresentar folgas?

E voce usou só um fuso no meio, né? Num teve problemas do pórtico ficar "dançando" na horizontal?  Comento isto, pois montei uma aqui, mais ou menos do mesmo tamanho da tua e tive este problema.. só resolveu colocando dois fusos, um de cada lado e dois motores....  cabô o pobrema, mas ficou caro...  no teu caso, isto não acontece? Creio que até pelo fato da montagem tua ser bem levinha, não se desloca muito peso e não sofre torções devido ao atrito da ferramenta...  isto deve fazê-la trabalhar bem mais solta, evitando  isto... mas  se pegar na não e torcioná-la, não apresenta jogo?

Abração,

eduardo
« Última modificação: 18/04/12 - 20:25 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #41 Online: 18/04/12 - 20:20 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #42 Online: 18/04/12 - 20:48 »
Edu
Obrigado pelo elogio, sim sou eu mesmo que faço 100%
eu imagino que ela resista bem, e se apresentar desgaste é só ajustar a folga. o problema do pórtico dançar é quando há uma relação muito pequena entre a comprimento  do pórtico e sua largura, isto sim é crítico. eu tenho uma teoria devemos sempre exagerar um pouco em sua largura pois alem de proporcionar melhor rigidez na vertical, melhoramos sua estabilidade quanto a horizontal diminuindo os momentos resultantes das torções.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #42 Online: 18/04/12 - 20:48 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #43 Online: 18/04/12 - 20:58 »
Que beleza.. gostei da qualidade do acabamento..   do projeto todo, uma vez que voce, além de caprichoso, também inovou, utilizando estes fusos de portão... num tinha visto ninguém, até agora usando eles, para esta maquininhas convencionais que montamos...  pra equipamentos de alta velocidade, utilizados em indústria de embalagem até já vi fusos com avanços como estes, principalmente pelo fato das altas velocidades envolvidas e do baixo torque requeridos.. mas assim, como você usou é a primeira vez que vi... valeu...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #43 Online: 18/04/12 - 20:58 »

Offline fernando rocha

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 51
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #44 Online: 18/04/12 - 21:10 »
Eu pesquisei bastante antes de fazer este projeto  do plasma e constatei que teria que ter velocidade aí que me surgiu a idéia de utilizar estes fusos, mas confesso que me surpreendi com o resultado.
Outra vantagem é que não se usa os bem-ditos acopladores, dando com isso um movimento mais suave. Na vesdade eu fiz esta mesa porque eu faço Cns par industria joalheira, prototipagem, aí tinha que estar a toda hora mandando recortar peças em aço carbono 6mm. Com ela me resolveu o problema. e te digo é um minuto para recortar uma lateral com furação e tudo.Estas são as que faço.

Clube CNC Brasil

Re:Fuso de Portão Automatico
« Resposta #44 Online: 18/04/12 - 21:10 »

 

SiteLock