Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!  (Lida 6290 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Boas pessoal !  :ola:

bom vou colocar aqui o que vem acontecendo com minha maquina !

De umas semanas pra cá venho notado que ela já não corta como antigamente (tenho uma laser 100 W com pico 130 W - Reci 10 mil horas) de trabalho devo ter uns 5 meses então creio não ser o tubo assim como a fonte também está em perfeitas condições, um Mdf de 6 mm que costumava cortar com (12/100 - speed/power) (o que já acho estranho por ser um tubo de 100 W deveria ser mais rápido ou menos potencia mas vamos la) cheguei a ponte de abaixar pra (4/100) e ainda sim não cortar - Já verifiquei os alinhamentos e os caminhos estão todos corretos, e a caneta onde fica a lente e o espelho sempre fervendo de quente depois de alguns minutos de corte apenas, bom chamei um Técnico da areá pra ver se ele me ajudava - ele veio mexeu mexeu, no alinhamento ele nem mexeu falou que estava certo, ai no final ele tirou o espelho e girou ele (o da caneta), a lente que ficava com a parte convexa pra cima para melhor corte no caso ficava mais fino o corte e nunca tive problemas ele virou ela disse que o correto e a concava pra cima para os raios incidirem sempre no centro, e que os espelhos já estavam na hora de trocar pois já se passou quase 1 ano que tenho a maquina e que mesmo sem trabalhar com ela os 5 meses foram o suficiente para o metal do espelho perder as propriedades e dissipar potencia em forma de calor (mesmo as lentes estando novinhas sem nenhum arranhão quase - o mesmo vale pra lente novinha eu limpo sempre que possível para conservá-los e não acumular crostas), bom ate ai tudo bem a maquina cortou (finalmenteee) com um corte grosso e feio mais cortou em todos os cantos, ele foi embora e hoje quando fui testar ela cortou um nome com aquele corte grosso e feio, e depois já não cortou mais nada e a caneta da maquina quando encostei chegou a queimar meu dedo, já não sei mais oque faço, alguém teria alguma sugestão ou ideia para que eu tente?? pois eu já não sei mais o que fazer !!!! desde já agradeço a todos e tenham um ótimo dia !

Clube CNC Brasil


Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #1 Online: 02/10/14 - 10:24 »
NÃO!!!!!!!!!!!!
Gritado mesmo!
teu último espelho ou tua lente (ou ambos) estão desregulados sim, estão pegando na caneta.
Vamos por partes:
- SE os espelhos tivessem gasto e dissipando o calor, não seriam causa de aquecer a caneta.
- Minha laser tem 60W e corto mdf 6mm com  8/70
- O Côncavo da lente é para cima sim (poooode até ser usado invertido, mas não é o correto)

- Cara, faça a limpeza dos espelhos, depois realinhe os espelhos eeeeeeeee só depois alinhe a altura da caneta.

Caso precise alguma dica de como alinhar os espelhos me avise.

Espero ter ajudado.
 :ok:
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #1 Online: 02/10/14 - 10:24 »

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #2 Online: 02/10/14 - 10:34 »
Colega,

Com certeza, os espelhos estão desalinhados, (verifique o espelho da caneta pois o raio esta refletindo direto na lateral interna da caneta ..... é o motivo pelo qual esta esquentando).
Sobre o corte que esta grosso alem do normal é problema de foco....teste outras medidas....
Colega uma pergunta....No corte de 6 mm existe uma sombra ( linha fantasma)?

Abraço...
Ps. Por favor após achar o problema poste o resultado....
      para que tenhamos uma boa literatura aqui no fórum.... poste fotos....

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #2 Online: 02/10/14 - 10:34 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #3 Online: 02/10/14 - 12:36 »
Não não existe a sombra este problema eu ja tive uma vez era minha lente acabei trocando ela pois estava toda sem aquela pelicula dourada ( não sabia direito e nunca tinha limpado - aprendi a lição), bom a questão do alinhamento então não estou conseguindo alinhar corretamente (o rapaz que veio falou que estava certo no entanto nunca me conformei que de uns tempos pra cá não consigo alinhar os caminhos no centro eles ficam alinhados porem sempre acima do centro e não consigo de maneira nenhuma alinhá-los no centro dos espelhos, alguma dica?

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #3 Online: 02/10/14 - 12:36 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #4 Online: 02/10/14 - 12:43 »
a também nunca tinha reparado e normal o bico do canhão aquecer?

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #4 Online: 02/10/14 - 12:43 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #5 Online: 02/10/14 - 13:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não não existe a sombra este problema eu ja tive uma vez era minha lente acabei trocando ela pois estava toda sem aquela pelicula dourada ( não sabia direito e nunca tinha limpado - aprendi a lição), bom a questão do alinhamento então não estou conseguindo alinhar corretamente (o rapaz que veio falou que estava certo no entanto nunca me conformei que de uns tempos pra cá não consigo alinhar os caminhos no centro eles ficam alinhados porem sempre acima do centro e não consigo de maneira nenhuma alinhá-los no centro dos espelhos, alguma dica?
Os meus também não ficam 100 % no centro, mas precisam estar focados no mesmo ponto em todos os 4 cantos da mesa.

Acompanhe tudo pela ilustração:

Comece assim: cole uma fita crepe dupla na entrada do espelho 2

1 - dispare o laser no canto A
2 - corra com o espelho 2 para o canto B e dispare novamente.
  -  estando no mesmo ponto, está certo, caso contrário, você deve regular o espelho 1

3 - arrumado o espelho dois, coloque a fita crepe dupla na entrada do espelho 3
4 - dispare o laser com o espelho 3 na posição A
5 - mova o espelho 3 para a posição C e dispare  -  caso esteja no mesmo ponto ok, senão comece a regular o espelho 2

6 - após estar Pré regulado o espelho 2  nos cantos A e C, mova o espelho 2 para o canto A e dispare.
7 - Agora mova o espelho 2 para o canto D e dispare.
  -  Caso esteja no mesmo ponto ok, senão regule mais um pouco o espelho 2 até que o mesmo disparo do ponto A (sempre inicie por este ponto) esteja nos pontos C e D.

8 - Feito isso, pegue mais um pouco de fita crepe e cole sobre um pedaço de MDF.
9- regule a altura usual de sua caneta ( ponto focal)
10 - Vá ajustando o espelho 3 para o ponto visual mais próximo ao centro da caneta
11 - Mova a altura da caneta em torno de 2mm para cima e dispare - perceba a espessura do ponto
12 - agora mova a caneta 4mm abaixo (2 a menos do que estava anteriormente) - perceba a espessura do ponto
13- Agora é paciência para encontrar o ponto focar 100% correto, lembrando que o ponto deve ficar pequeno.


OBS:
A - o Côncavo da lente para cima
B - O ponto deve ser pequeno e redondo, não ovalado.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #5 Online: 02/10/14 - 13:01 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #6 Online: 02/10/14 - 13:46 »
nobre amigo
fiz este VIDEO , acho que ele pode te ajudar
abraço]
ricardo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #6 Online: 02/10/14 - 13:46 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #7 Online: 02/10/14 - 13:52 »
minha laser  de vez enquanto  fica com o  corte grosso
quando isso  acontece, eu  sou obrigado  a retirar o espelho da caneta e limpar  com  alcool issopropilico ( cuidado  ao retirar  pois ali tem molinhas e pode perder)
veja bem,  não adianta colocar o cotonete no orifício, pois neste espelho a gordura do mdf  fica muito impregnado  na lente  e somente retirando e fazendo a limpeza fora que da geito
no meu caso sempre foi assim
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #7 Online: 02/10/14 - 13:52 »

Offline MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #8 Online: 02/10/14 - 13:53 »
Se os espelhos e a lente estão perfeitos, realmente só pode ser o alinhamento que não está correto, já experimentou trocar a lente para ver se melhora, se tiver uma reserva faça este teste. Só para referência aqui com um tubo normal de 100W, corto MDF de 6mm até a 20/95, relação speed/power, lógico depende de vários fatores, como qualidade do MDF, umidade, etc.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #8 Online: 02/10/14 - 13:53 »

Offline Antonione

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1884
  • Total Likes: +51/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Eu tenho um sonho!Sem nós, nem eles, somos um Povo
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #9 Online: 02/10/14 - 19:51 »
Patrick, quando tive um problema desse, tambem fiquei na certeza absoluta que o feixe do laser estava refletindo parte fora do orificio de saida da caneta, tentei regular o espelho da caneta girando um pouco pra la outro pra ca e tome disparo num pedacinho de acrilico, voltava no parafuso tinha esquecido pra que lado girei e quanto. Unico jeito chamei meu cunhado, que tambem serve pressas horas, deu uma despesa danada de cerveja, ai ele ficou girando os parafusos eu no disparo e zoio no acrilico, quando pensava que estava bom, regulava um pouco mais. Num determinado ponto o feixe centralizou de tal forma que ate o barulho dele saindo a gente ouvia mais forte e perfeito no centro. Caneta gelada. Mais de uma hora de trabalho. Nem quando foi instalada ficou assim. Marca da cerveja Skol, creio que influenciou ?_1 ?_1 ?_1
« Última modificação: 02/10/14 - 19:54 por Antonione »

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #9 Online: 02/10/14 - 19:51 »

Offline castelo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 236
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Veni, vidi, vici
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #10 Online: 02/10/14 - 20:22 »
Antonione

Na minha primeira mexida no alinhamento, troquei 2 espelhos e a lentes.

Alinhei e tudo mais...

Tubo de 80W
Cortei
MDF 3mm 45mm/s a 80%
MDF 6mm 25mm/s a 80%

O MDF chorava! O barulho do laser cortando dava gosto pois pensei ter achado o máximo da máquina.

Hoje com 1 ano de uso não tenho mais aquele desempenho, não pelo tubo ou fonte (que já troquei - queima). Mas por não seu eu quem está lá trabalhando com ela. Mas já estou programando uma nova compra de lentes e espelhos do ebay.

No mais, quando a caneta ferver, eu vou direto no espelho da caneta e faço o alinhamento, mas a dica é. Tire a ponteira, pois o laser sempre irá passar no centro, mesmo batendo nas laterais. Assim, faço o alinhamento do ultimo espelho sem a ponteira, instalo ela e vejo se esquenta ou como anda o desempenho, hoje em média corto MDF 3mm 30mm/s 80% e MDF 6mm 15 mm/s 80%.

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #10 Online: 02/10/14 - 20:22 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #11 Online: 03/10/14 - 07:39 »
Será que o Patrick resolveu o problema??
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #11 Online: 03/10/14 - 07:39 »

Offline patrickgenitor

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +38/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #12 Online: 03/10/14 - 08:35 »
Galera !

não respondi porque fiquei o dia todo brigando com a maquina sai daqui era mais de 22 horas e nada, resolvi uns 2 % constatei realmente que o bico da caneta estava muito quente, fiz o seguinte peguei uma broca e abri o furo do bico da caneta, alinhei novamente belezinha e finalmente o bico parou de esquentar, segui as dicas de nossos amigos imprimiu José ricardo e todos aqui a risca bom enfim a ponta da caneta parou de esquentar a maquina voltou a cortar mais depois de um certo tempo ela parava novamente, ai foi olhar a "cabeça" da caneta estava fervendo então fui analisando enquanto estava fria ela ia cortando a medida que a cabeça da caneta ia esquentando o corte ia piorando ate não cortar mais, olhei, olhei e olhei ai vi que pouca coisa com a fumaça deu pra ver o feixe ( alias ele chega bem grosso no 3º espelho nunca tinha reparado) estava pegando um pouquinho na carcaça na parte de cima, fiz o seguinte mexi na altura do tubo, desci ele um pouco de pouco em pouco fui descendo e alinhando a cada descida ate achar um ponto onde vi o feixe no centro exato do espelho com os três cantos exatamente alinhados, finalmente tinha pensado que acabaram meus problemas, coloquei cortar o mdf de 6 e pra minha surpresa antes com cerca de 1 min já parava de cortar, cortei uma peça por cerca de 6 min e cortou beleza, logico com uma velocidade menor do que eu era acostumado, verifiquei e a cabeça da caneta onde fica o 3º espelho continua esquentando, porém esta demorando bem mais por isso consegui cortar  por mais tempo, verifiquei também que os três espelhos com o tempo esquenta um pouco e a ponto de saída do tubo queima só de encostar, estou levando capengando aqui pra não atrasar muito os serviços, mais já mexi em altura de tubo alinhamento no bico do laser kkkkk já não sei nem mais oque faço não sei se e realmente os espelhos igual o cara que veio aqui me falou que tem que trocar pois inclusive já troquei por uns Feitos de Disco de HD que tinha aqui e continuou com o mesmo problema, então estou meio que sem ideias kkkk o alinhamento de centro da caneta para a peça eu faço o seguinte eu tiro a lente ponho a fita, acho o centro , coloco a lente ponho a fita no bico da caneta, mais ai tenho que mexer novamente pq o alinhamento esta um pouco fora ai acaba que o que tinha feito sem a lente sai do lugar acabo que considero o ultimo vou por uma foto pra vcs verem (da esquerda o alinhamento e da direito um laser teste com o foco tirado), queria agradecer muito a todos pela atenção gente vocês são demais, se alguém tiver mais alguma ideia porque eu já to sem kkkkkk.

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #12 Online: 03/10/14 - 08:35 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #13 Online: 03/10/14 - 09:05 »
Patrick, nunca encostei na saída do tubo para ver se esquenta tanto assim, mas me parece estranho, acho que seria interessante alguém mais técnico para falar sobre este aquecimento da saída do tubo.
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #13 Online: 03/10/14 - 09:05 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #14 Online: 03/10/14 - 17:16 »
Patrick, por acaso você fez a limpeza da lente do tubo? Sim, pois o tubo possui uma lente que deve ser limpada também, porém com cuidado, usando álcool isopropílico, e cotonete, com muito cuidado para não estragar a lente. Pode ser esse o motivo do ponto de saída estar esquentando tanto, lente suja.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:caneta fervendo (lentes alinhas) sem saber o que fazer ?!?!
« Resposta #14 Online: 03/10/14 - 17:16 »

 

SiteLock