Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Banco de baterias gerador eólico  (Lida 11364 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Banco de baterias gerador eólico
« Online: 25/02/15 - 19:21 »
Boa noite Galera!

Estou desenvolvendo um projeto de geração de energia elétrica alternativa ,a principio eólica do tipo V.A.W.T e mais pra frente pretendo fazer um sistema hibrido com geração fotovoltaica também...

Como eu sei que tem uma galera expert em elétrica /eletrônica aqui no clube ,gostaria de pedir uma ajuda....

Meu problema é o seguinte:

Tenho um banco com 8 baterias estacionarias  ligadas em série (96v 115A) , pois o inversor que eu comprei funciona desta maneira , só que antes de achar esse inversor ,eu já estava fazendo o projeto para trabalhar com as baterias ligadas em paralelo ( 12v 920A) ,mas cheguei a conclusão que com uma tensão maior e uma corrente menor teria algumas vantagens ,poderia usar fiação mais fina , menos aquecimento do inversor etc...
Só que esbarrei num problema... o gerador que eu modifiquei e que seria usado para carregar o banco de baterias é de 14v 45A então vai a pergunta.... Haveria um jeito com algum tipo de circuito ou diodos de eu carregar em paralelo um banco de baterias que está ligado em série?? Ou vou ter que modificar o enrolamento das bobinas do gerador p/ ele me dar os 120 v  necessários p/ carregar em série?

Agradeço desde já a ajuda dos colegas e depois vou  postando  fotos de como anda o projeto...
Desenhei no corel e usei a máquina laser p/ cortar os discos com os perfis aerodinâmicos ... Tá ficando bem legal...

Abraço , Alexandre
 

Clube CNC Brasil

Banco de baterias gerador eólico
« Online: 25/02/15 - 19:21 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #1 Online: 25/02/15 - 19:39 »
Um gerador de 45 A para carregar tudo isso ? Vai demorar um bocado, tenha certeza...
Você poderia chavear as baterias para carregar em paralelo, mas isso ia dar um trabalhão, ficar caro e induzir perdas enormes.
Outra coisa: eu pessoalmente acho desnecessário e MORTALMENTE PERIGOSO uma associação em série de 96V. Se você ou alguém tiver o azar de "tomar um choque", digamos mão-mão ou mão-pé, não haverá meio de remover a mão sem antes quebrar todos os ossos das costas da mão... a contração muscular em CC é impossível de conter, e a pele das palmas das mãos em perfeito estado, seca e "calejada" suporta até uns 85V.
Existe também o problema causado pelo grande número de células em série, que tem o grave defeito de destruir as células que atingirem plena carga antes das outras (e que CERTAMENTE vai acontecer), pois após atingir a carga total, a célula passa a fazer eletrólise da água do eletrólito e a aquecer. Para evitar isso você teria de inserir circuitos reguladores em paralelo com cada bateria, que desviassem a corrente quando aquela determinada bateria atingisse tensão de carga total, semelhantes aos carregadores-balanceadores usados em baterias de lítio de aero/automodelismo.
Não existe a possibilidade de você trabalhar em 24 ou 48 V ?
Pergunto tudo isso porque eu trabalhei com sistemas solares durante muitos anos, e também já topei com essa armadilha mortal de 96VCC...
« Última modificação: 25/02/15 - 19:41 por claudiorfernandes »

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #1 Online: 25/02/15 - 19:39 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #2 Online: 25/02/15 - 20:09 »
Opa Cláudio , boa noite...

Na verdade esse gerador eólico de 45A é mais um teste que eu estou fazendo e também o consumo vai ser baixo ,tanto que o inversor é de 3000W... Mais pra frente pretendo colocar algumas placas solares pra complementar.... As baterias são de alta capacidade pq inicialmente eu ia fazer um sistema de 12 ou 24v com 4 baterias mas depois pintou esse inversor de 96v com um preço legal , achei interessante e tive que comprar mais 4 baterias iguais, por isso ficou  super dimensionado para o que eu vou precisar, para se ter uma idéia eu fiz um calculo para o consumo que eu tenho aqui em casa ,esse banco vai dar uma autonomia de mais de 12hrs sem ser carregado.
Quanto ao risco da alta tensão cc , pretendo deixar o banco bem isolado e seguro, sem cabos à mostra...
Quanto aos circuitos de carga balanceada das LiPo ,eu não tinha pensado nisso, pois elas são ligadas em série e carregadas em paralelo separadamente.... Vou pesquisar sobre isso...

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #2 Online: 25/02/15 - 20:09 »

Offline CássioJC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #3 Online: 25/02/15 - 20:23 »
Olá boa noite
Você pretende usar as baterias apenas como backup ou vai usar direto? pois eu acho que se você for usar direto o custo vai ser muito alto pois as baterias não vão durar muito tempo.

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #3 Online: 25/02/15 - 20:23 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #4 Online: 25/02/15 - 20:28 »
Olá Cássio,

A principio pretendo usar só como back up ,mas quando meu sistema de geração de energia estiver igual ou maior que meu consumo ,pretendo ficar off-grid...

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #4 Online: 25/02/15 - 20:28 »

Offline CássioJC

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 18
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #5 Online: 25/02/15 - 22:34 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Cássio,

A principio pretendo usar só como back up ,mas quando meu sistema de geração de energia estiver igual ou maior que meu consumo ,pretendo ficar off-grid...

Abraço
[/quot
No meu caso a minha intenção era carregar durante o dia e usar a noite, porém as baterias estacionaria são para 200 ciclos de carga e descarga, a cada dia perde um pouco de sua capacidade carga, por este motivo logo vou ter que trocar as baterias... estou pensando em usar baterias de ion litio.

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #5 Online: 25/02/15 - 22:34 »

Offline João Henrique

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 92
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #6 Online: 26/02/15 - 04:27 »
Observe que as baterias de chumbo/ácido liberam hidrogênio em seu processo, que é menos denso que o ar e se acumula  próximo ao teto. Como o hidrogênio é altamente explosivo deve ser feito um projeto que garanta que ele não se acumule pois qualquer centelha pode ser um problemão....
Procure no google sobre "Área Classificada".

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #6 Online: 26/02/15 - 04:27 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #7 Online: 26/02/15 - 08:25 »
Bom dia João !

Sim , liberam hidrogênio ,altamente explosivo!! Experiência própria ! quando eu tinha oficina mecânica um funcionário deixou uma bateria velha bem debaixo do esmeril e quando foi usar ,aquela faisqueira toda em cima da bateria , foi uma explosão só... sorte de não ter voado acido pra todo lado mas foi um susto e tanto...
Mas neste caso como eu moro em chácara , o banco de baterias vai ficar do lado de fora da casa ,na varanda ,bem ventilado...

Obrigado pela dica... abraço

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #7 Online: 26/02/15 - 08:25 »

Offline lolukas

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 915
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • "O pelo do peito do padre Pedro é preto"
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #8 Online: 26/02/15 - 10:33 »
 :brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Alec  já trabalhei com bancos de baterias e não vejo nenhum problema , em se falando em baterias em serie, pois, nos bancos que eu mexia , eram 98 baterias de 1,5 volts em serie  eu tinha 147 volts, no sistema tínhamos uns diodos que eram usados para controlar a tensão de saída, acrescentava-se grupos de diodos em serie , a queda em cada diodo é de 0,7 volts , assim se garantia 125 volts na saída do meu retificador. Depois modificamos e passamos a utilizar 11 baterias de 12 volts, a unica coisa que tivemos que fazer foi pensar nos diodos de queda, ficou funcionando, com certeza está lá até hoje.

voce consegue fazer o carregamento em paralelo e consumo em serie sim, é só bolar um circuito de comando, vou gastar uns neurônios aqui,  posto a ideia.
A unica coisa que eu acho que vai acontecer, é que na falta de energia da distribuidora você vai ter um instante sem energia, que vai ser o momento da comutação de paralelo para serie, mas vamos montar o circuito primeiro, depois falamos nisso. :ok: :ok: :ok: :ok:
" Ninguém cruza nosso caminho por acaso
e nós não entramos na vida de alguém sem nenhuma razão"
Chico Xavier

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #8 Online: 26/02/15 - 10:33 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #9 Online: 26/02/15 - 12:52 »
nobre ALEC
se possivel,  vai  colocando  fotos ou  mesmo  escrevendo o  sistema completo  que vc esta fazendo, pois com  certeza é de grande valia
vc esta fazendo  sistema EOLICO, 
qual  o  motor gerador que vc vai usar???
vendo  seu  relato,  um carregador de 45A para  carregar  920A, VAI  LEVA UMAS 20 HORAS PARA CARREGAR
NÃO  ACHAS MUITO  TEMPO
Porque tanta amperagem????????????,  se o  sistema é eolico
QUAL  O  CONSUMO  TOTAL  DO  LUGAR ??????
abraço  e  vou  acompanhado  o  andamento
ricardo
« Última modificação: 26/02/15 - 12:54 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #9 Online: 26/02/15 - 12:52 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #10 Online: 26/02/15 - 13:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
:brocoli: :brocoli: :brocoli: :brocoli:

Alec  já trabalhei com bancos de baterias e não vejo nenhum problema , em se falando em baterias em serie, pois, nos bancos que eu mexia , eram 98 baterias de 1,5 volts em serie  eu tinha 147 volts, no sistema tínhamos uns diodos que eram usados para controlar a tensão de saída, acrescentava-se grupos de diodos em serie , a queda em cada diodo é de 0,7 volts , assim se garantia 125 volts na saída do meu retificador. Depois modificamos e passamos a utilizar 11 baterias de 12 volts, a unica coisa que tivemos que fazer foi pensar nos diodos de queda, ficou funcionando, com certeza está lá até hoje.

voce consegue fazer o carregamento em paralelo e consumo em serie sim, é só bolar um circuito de comando, vou gastar uns neurônios aqui,  posto a ideia.
A unica coisa que eu acho que vai acontecer, é que na falta de energia da distribuidora você vai ter um instante sem energia, que vai ser o momento da comutação de paralelo para serie, mas vamos montar o circuito primeiro, depois falamos nisso. :ok: :ok: :ok: :ok:

Beleza Lolukas!

Obrigado pela disposição em ajudar .... Basicamente é isso mesmo que vc disse que eu preciso....  mas nos meus planos temos que carregar e consumir ao mesmo tempo , pois a fonte de carga será um gerador eólico e mais pro futuro placas solares também ....
Estive pensando num circuito como daqueles balanceadores de carga das baterias de LiPo dos aeromodelos , porque aquele sistema carrega em paralelo 3 células que estão ligadas em série....

Abraço

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #10 Online: 26/02/15 - 13:29 »

Offline Alec

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 315
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #11 Online: 26/02/15 - 13:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
nobre ALEC
se possivel,  vai  colocando  fotos ou  mesmo  escrevendo o  sistema completo  que vc esta fazendo, pois com  certeza é de grande valia
vc esta fazendo  sistema EOLICO, 
qual  o  motor gerador que vc vai usar???
vendo  seu  relato,  um carregador de 45A para  carregar  920A, VAI  LEVA UMAS 20 HORAS PARA CARREGAR
NÃO  ACHAS MUITO  TEMPO
Porque tanta amperagem????????????,  se o  sistema é eolico
QUAL  O  CONSUMO  TOTAL  DO  LUGAR ??????
abraço  e  vou  acompanhado  o  andamento
ricardo


Boa tarde Ricardo!

A principio vou fazer um sistema eólico tipo V.A.W.T. ( turbina eólica de eixo vertical) e o gerador que eu estou usando é um alternador de carro convertido para gerador de imãs permanentes ou seja , eu eliminei o sistema de bobina magnética do rotor e adaptei imãs permanentes de neodímio( aquele que é forte pra cacete)....

45 Ampéres realmente é pouco se as baterias estiverem totalmente descarregadas que eu acho q não vai ser o caso aqui em casa pois o consumo é baixo... na faixa de 150 a 200Kwh por mês .... Mas depois pretendo complementar com painéis solares que são bem caros, então preciso ir comprando aos poucos ... até que o sistema de geração seja maior ou igual ao consumo.

O sistema de turbina que eu estou fazendo é do tipo deste do vídeo:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Vou separar umas fotos e mais tarde posto aqui.

Abraço
« Última modificação: 26/02/15 - 21:18 por Mac_RC »

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #11 Online: 26/02/15 - 13:53 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #12 Online: 26/02/15 - 16:10 »
Ok
nobre
ficamos aguardando  as fotos  e detalhes deste seu  projeto
principalmente a modificação  do  alternador
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #12 Online: 26/02/15 - 16:10 »

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #13 Online: 26/02/15 - 20:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Beleza Lolukas!

Obrigado pela disposição em ajudar .... Basicamente é isso mesmo que vc disse que eu preciso....  mas nos meus planos temos que carregar e consumir ao mesmo tempo , pois a fonte de carga será um gerador eólico e mais pro futuro placas solares também ....
Estive pensando num circuito como daqueles balanceadores de carga das baterias de LiPo dos aeromodelos , porque aquele sistema carrega em paralelo 3 células que estão ligadas em série....

Abraço

O sistema de carga das LiPo NÃO É em PARALELO, elas são carregadas EM SÉRIE, mas em paralelo com CADA célula existe um limitador de tensão ajustado para a tensão máxima admissível.
Quando essa tensão é atingida, o limitador de tensão passa a desviar a corrente.

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #13 Online: 26/02/15 - 20:28 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #14 Online: 26/02/15 - 21:41 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boa noite Galera!

Estou desenvolvendo um projeto de geração de energia elétrica alternativa ,a principio eólica do tipo V.A.W.T e mais pra frente pretendo fazer um sistema hibrido com geração fotovoltaica também...

Como eu sei que tem uma galera expert em elétrica /eletrônica aqui no clube ,gostaria de pedir uma ajuda....

Meu problema é o seguinte:

Tenho um banco com 8 baterias estacionarias  ligadas em série (96v 115A) , pois o inversor que eu comprei funciona desta maneira , só que antes de achar esse inversor ,eu já estava fazendo o projeto para trabalhar com as baterias ligadas em paralelo ( 12v 920A) ,mas cheguei a conclusão que com uma tensão maior e uma corrente menor teria algumas vantagens ,poderia usar fiação mais fina , menos aquecimento do inversor etc...
Só que esbarrei num problema... o gerador que eu modifiquei e que seria usado para carregar o banco de baterias é de 14v 45A então vai a pergunta.... Haveria um jeito com algum tipo de circuito ou diodos de eu carregar em paralelo um banco de baterias que está ligado em série?? Ou vou ter que modificar o enrolamento das bobinas do gerador p/ ele me dar os 120 v  necessários p/ carregar em série?

Agradeço desde já a ajuda dos colegas e depois vou  postando  fotos de como anda o projeto...
Desenhei no corel e usei a máquina laser p/ cortar os discos com os perfis aerodinâmicos ... Tá ficando bem legal...

Abraço , Alexandre
 

Alec,

Eu não fui muito a fundo neste seu caso mas tenho motivos de sobra p/ te dizer que usar as baterias em serie ao mesmo tempo que se carregam em paralelo não vai ser possível, porem tem uma forma p/ vc carregar as baterias com os 14 vcc (Em paralelo) e usa-las ao mesmo tempo ... Seria carregando uma bateria por vez, é como se vc tivesse um carregador isolado do sistema e fosse movendo ele de bateria em bateria e sem interromper o fornecimento ... dá para fazer a eletrônica detectar qual bateria está com carga mais baixa e priorizar o sistema de trocas ... o circuito vai ser um pouco complexo mas nada que um microcontrolador não faça com os pés nas costas ...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Banco de baterias gerador eólico
« Resposta #14 Online: 26/02/15 - 21:41 »

 

SiteLock