Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: perda de referencia no eixo Z  (Lida 1599 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jhs

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
perda de referencia no eixo Z
« Online: 17/02/20 - 20:12 »
Fala ae
sou novo na areá estou precisando de uma ajuda
me chamo João Henrique e sou do RJ angra dos reis

então vamos la

comprei uma maquina caseira de fazer trabalhos em tubo de PVC e estou comproblemas no eixo Z ...

tem hora que ela faz o percurso normal
mas tem momento que ela se perde e entra demais no tubo e estragando todo o trabalho e tem hora que ela nem encosta no tubo..

mas tudo isso acontece no meio do trabalho, ela corta normal ai do nada acontece esse problema e não sei o que fazer pq o rapaz que comprei não esta me ajudando muito já troquei a fonte achando que poderia ser oscilção de energia mas nada mudou e abaixei a velocidade e também nada mudou

espero ter me expressado direito desde já agradeço a atenção de todos

Clube CNC Brasil

perda de referencia no eixo Z
« Online: 17/02/20 - 20:12 »

Offline adde

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +30/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #1 Online: 18/02/20 - 10:12 »
Olá, como é feito o corte spindle, microretífica, resistência ou laser?

provavelmente seja interferência nos drivers, mas para poder auxilia-lo melhor precisamos de mais informações referentes ao equipamento:

- Placa de controle (vc disse ser caseira provavelmente seja arduino)
- Driver dos motores
- tipo de spindle (caso use)

de qualquer forma sugiro rever o cabeamento, 90% das perdas de passo e movimentação incorreta em máquinas caseiras é causada por interferência gerada pelo spindle/microretifica, se esse for o caso basta deixar a alimentação do spindle (fonte e cabos) ou caso use micro retifica o cabo de alimentação o mais longe possível dos cabos dos motores e da placa que controla a máquina, também verifique o aterramento de tudo, feito isso você elimina a maior parte dos problemas de movimentação.

 
 

Clube CNC Brasil

Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #1 Online: 18/02/20 - 10:12 »

Offline jhs

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #2 Online: 18/02/20 - 18:45 »
como não entendo muito vou tentar me expressar

ela é esse modelo aqui embaixo
o corte é feito por micro retifica e ela é ligada individual, separada de tudo
« Última modificação: 18/02/20 - 19:26 por jhs »

Clube CNC Brasil

Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #2 Online: 18/02/20 - 18:45 »

Offline adde

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +30/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Clube CNC Brasil
  • Sexo: Masculino
Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #3 Online: 22/02/20 - 10:14 »
olá, como mencionei provavelmente seja interferência gerada pela micro retífica, deixe o cabo de alimentação da micro retífica o mais afastado possível dos cabos e do motor de passo do eixo z.

as micro retíficas usam motores de escova, isso gera muito ruido na rede elétrica, e acaba atrapalhando o sinal que entra e sai dos drivers.
para comprovar se realmente é esse o problema é bem simples, execute um corte de teste com a micro retífica desligada tudo deve funcionar bem, após confirmar se o problema é esse, não precisa eliminar a micro retifica, tente reduzir a velocidade da micro retifica, normalmente elas trabalham por volta de 30.000 rpm o que é bem alto e pra corte em pvc não necessita de tudo isso, não sei que tipo de fresa você esta usando, mas pra pvc na minha cnc nunca usei mais de 10.000 rpm, mas nem vamos entrar nesse ponto pois depende de tipo de fresa e velocidade de avanço, por hora realize o teste que mencionei que provavelmente esteja ali a solução.
abraço
 

Clube CNC Brasil

Re:perda de referencia no eixo Z
« Resposta #3 Online: 22/02/20 - 10:14 »

 

SiteLock