Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Correia sincronizada  (Lida 20716 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #105 Online: 30/06/13 - 08:18 »
Nobre amigo Rubens

Grato pela informação complementar realmente fiquei mais elucidado com as informações do Edson e suas .

Agora é ver se na lista dos Spindles que são vendidos a partir da Europa (ex: UK ) aparece algum com pinças ER16 .

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #105 Online: 30/06/13 - 08:18 »

Offline CharlesP

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 210
  • Total Likes: +4/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #106 Online: 04/11/13 - 09:00 »
Coincidentemente eu estava comentando com um amigo sobre o mesmo assunto e em termos de resolução chegamos a seguinte conclusão:

Para aplicação com correias temos uma resolução inferior quando comparado com a plicações com fuso, mas não significa que não podemos chegar a uma resolução adequada ou desejada para o equipamento, agora a precisão não é afetada desde que tenhamos um sistema rígido, pois a transferência de movimento é proporcional.
Então podemos dizer que para aplicações com fuso, realmente você terá uma resolução maior, ou seja, ai depende de quanto estamos falando (0,1  0,001  ou  0,0001). Temos que ter em mente que quanto maior a resolução do sistema, mais rigido tem que ser o conjunto (com melhor esquadrejamento), ou seja conjuntos usinados, pinados e ai vai, senão teremos uma alta resolução com baixa precisão no conjunto como um todo.

Vamos fazer algumas contas e entender esta resolução:
o motor de passo tem um deslocamento de 1,8 graus, isso quer dizer que uma volta completa do motor (360 graus) equivale dizer que conseguimos 200 pulsos (deslocamento) do motor. Agora se nós temos um fuso com passo de 5mm e diâmetro 16mm (igual o meu)
temos uma resolução de 0,025mm considerando uma configuração eletrônica de passo cheio (Full Step) e se trabalharmos com meio passo (Haf Step) teremos uma resolução de 0,0125mm.

Agora vamos considerar a aplicação com correia com a seguinte montagem (olhar desenho em anexo para entender melhor a configuração das polias):
relação nas polias de 1:3
polia 1
Z1=15 dentes
D1=13,56 (diâmetro primitivo da polia motora)

polia 2
Z2=44 dentes
D2=41,25 (diâmetro primitivo da polia movida)

polia 3 = polia 1

Vamos utilizar correia tipo 3M com largura de 9mm (neste caso o passo da correia não vai influenciar na resolução)

Para cada pulso do motor teremos um deslocamento de 0,6136 graus na polia 3 (lembrando que a resolução do motor é de 1,8 graus), ou seja, estamos retificando a resolução para compensar a relação entre as polias
Agora se considerarmos o Full Step na eletronica teremos a seguinte resolução 0,0726mm
Mas se for colocar a eletronica em Half Step (meio passo) temos uma resolução de 0,0363mm


Conclusão:
Comparando as duas resolução entre o fuso e a correia vamos conseguir uma resolução muito alta para cortarmos madeira...

                               Full Step      Half Step
resolução c/ fuso      0,025mm        0,0125mm

resolução c/ correia   0,0726mm       0,0363mm

Portanto como eu estava dizendo, tudo vai depender do que queremos e quanto estamos dispostos a gastar, a correia é uma aplicação mais barata e do meu pondo de vista não vai deixar a desejar na resolução.



Entendendo o calculo:

Como eu calculei a resolução nas polias - é só calcular o comprimento de arco para o ângulo da resolução
L = PI x Raio da polia x (ângulo da resolução/180)

Para o angulo da resolução é regrinha de 3
1 volta no motor = 200 pulsos
nossa relação é de i=44/15   ->   i=2,9333 (quase 3)
portanto para 1 volta do motor temos 586,66 pulsos na polia 2   (200 x 2,9333)
Agora sabemos que para uma volta completa (360 graus) na polia 2 é igual a 586,666 pulsos, então podemos calcular da seguinte forma
360 graus  -   586,666 pulso
X(?)  graus -   1 pulso

X(?) = (360 x 1)/586,666         X(?) = 0,6136 graus

Agora substituindo o valor encontrado na formula do comprimento de arco vamos ter os 0,0363mm

Mais uma coisa, só para não gerar confusão
quando eu falo resolução, significa o valor do deslocamento para 1 pulso do motor de passo
não confundir a resolução do deslocamento com a precisão do equipamento, pois a precisão de usinagem tem outros pontos que deve ser levado em consideração.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #106 Online: 04/11/13 - 09:00 »

Offline JDOIDO

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #107 Online: 25/02/14 - 14:58 »
CARO COLEGA VISITE ESTE SITE:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


PELO QUE EU VI, FUNCIONA MUITISSIMO BEM...

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #107 Online: 25/02/14 - 14:58 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #108 Online: 16/08/14 - 07:13 »
Bom Dia Pessoal, estou ressuscitando este tópico dos mortos, kkkkk

Vagner, chegou a fazer a mudança na sua máquina? Esta satisfeito?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu resolvi corta a cabeça do "Cabo de Aço"porque ontem estava fresando uma Santa Ceia no final estouro o cabo, 3 hora de serviço perdido.

Digo isto porque estou começando a montar uma segunda CNC e estou inclinado a fazer a movimentação por Correia sincronizada.
A que tenho hoje uso Cabo de Aço e uso uma barra roscada de 16mm para enrola-lo. Porém como a maquina tem trabalhado bastante, toda a semana preciso trocar o cabo de um dos eixos.
Alguém tem usado CNC com movimentação por Correia Sincronizada? Se tem poderia deixar seus comentários se esta satisfeito, vantagens, desvantagens, etc.....


Obrigado,

Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #108 Online: 16/08/14 - 07:13 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #109 Online: 16/08/14 - 09:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Bom Dia Pessoal, estou ressuscitando este tópico dos mortos, kkkkk

Vagner, chegou a fazer a mudança na sua máquina? Esta satisfeito?

Digo isto porque estou começando a montar uma segunda CNC e estou inclinado a fazer a movimentação por Correia sincronizada.
A que tenho hoje uso Cabo de Aço e uso uma barra roscada de 16mm para enrola-lo. Porém como a maquina tem trabalhado bastante, toda a semana preciso trocar o cabo de um dos eixos.
Alguém tem usado CNC com movimentação por Correia Sincronizada? Se tem poderia deixar seus comentários se esta satisfeito, vantagens, desvantagens, etc.....


Obrigado,

Flávio

Boas Flávio

Minha máquina é de correias sincronizadas , em conjunto com electronica 16 micro passos , nao me posso queixar da precisao trabalhando madeira .

Ainda estive pra fazer com cabo de Aço , mas ao ler noutros tópicos de colegas ,  que cabo de aço partia de tempos a tempos  não tive mais duvidas em escolher a correia , e em boa hora o fiz !

Complemento o que falei com 2 fotos (não estao o melhor do mundo mas dá pra ter uma ideia) ,  Fresa utilizada = Fresa V 30 graus ficou com 20cm de diametro e uns espantosos detalhes que a foto não consegue mostrar em plenitude. 

A Fresa do lado é a famosa Raidinha 3 mm tão usada por ai , não a usei mas coloquei ela ali so pra dar uma noção dos tamanhos.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 16/08/14 - 09:29 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #109 Online: 16/08/14 - 09:13 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #110 Online: 16/08/14 - 10:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas Flávio

Minha máquina é de correias sincronizadas , em conjunto com electronica 16 micro passos , nao me posso queixar da precisao trabalhando madeira .

Ainda estive pra fazer com cabo de Aço , mas ao ler noutros tópicos de colegas ,  que cabo de aço partia de tempos a tempos  não tive mais duvidas em escolher a correia , e em boa hora o fiz !

Complemento o que falei com 2 fotos (não estao o melhor do mundo mas dá pra ter uma ideia) ,  Fresa utilizada = Fresa V 30 graus ficou com 20cm de diametro e uns espantosos detalhes que a foto não consegue mostrar em plenitude. 

A Fresa do lado é a famosa Raidinha 3 mm tão usada por ai , não a usei mas coloquei ela ali so pra dar uma noção dos tamanhos.

Abraço

Portuga

Zé Vilhena

Bem legal o trabalho Portuga, parabéns!
Me parece bem precisa a maquina.
Deixa eu abusar da sua boa vontade, se você puder responder fico grato, se não quiser responder não tem problema!

  • - Qual o tamanho da sua maquina? E qual o padrão de correia que você usou, XL?
  • - Você usou redução ou a polia que esta ligada no motor de passo vai direto na correia?
  • - Você usa a máquina diariamente? Quero dizer, correa sincronizada aguenta trabalhar horas todo dia?

Muito obrigado e desculpe o abuso das perguntas  :sarro:

Grato,

Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #110 Online: 16/08/14 - 10:01 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #111 Online: 16/08/14 - 11:29 »
Boas de novo

Demorei , estive a tirar fotos e a reduzir tamanho (uffffaaaaaaaaa)

Respondendo então

Tamanho máquina =  1500 x 1000 --->> Àrea útil  1000 x 700

Usei Polias no eixo Z e no Eixo Y  ambos com redução 3:1   (acho que foi 48 dentes  : 16 dentes não lembro bem)

Usei no eixo X correia direta na polia do motor (16 dentes)  e micropasso 16)

O uso da máquina não tem uma constante diária , tanto pode estar até 12h num mesmo dia , como estar sem trabalhar 2 ou 3 dias , mas não tenho duvidas  da robustez das correias !

Teoricamente a causa do cabo de aço se partir , tem a ver com o facto de ser enrolado normalmente em Sulcos previamente usinados pro efeito ou até direto em barra roscada como ja cheguei a ver  , o diametro onde enrola deveria ser muito grande e o pessoal usa medidas bem baixas ( 3 - 4 cm ) o que leva a um esforço bem maior e desgaste nas arestas do eixo onde enrola. Nada disso se passa com a correia , ela naturalmete está mais preparada para as curvas rsrsrrs

Nota 1 : neste preciso momento ela está a usinar o Aztec calendar mas bem grande ( + - 470 cm diametro ) , segue a foto a meio do percurso de usinagem...

Nota 2 : Segue fotos que tirei agora com máquina melhor do Aztec Calendar de 20 cm

é isso aí Flávio

Acho que não deixei escapar nada  rsrsrs

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 16/08/14 - 12:06 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #111 Online: 16/08/14 - 11:29 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #112 Online: 16/08/14 - 12:56 »
Muito Obrigado Portuga,

Acho que vou na Correia Sincronizada na nova CNC.
Conforme o projeto avançar vou colocando as fotinhos.

Grato,

Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #112 Online: 16/08/14 - 12:56 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #113 Online: 16/08/14 - 16:32 »
Grande Portuga;
muito bem pensado sua engenharia. Ficou bacana; parabéns.
Mas agora o taco e o toco estão aqui na minha cabeça dando pancadas pra tudo quanto é lado; pois viram que as resoluções dos eixos X e Y nesta tua máquina, são bastante diferentes........aí eu fico curioso em saber se em figuras pequenas e com muitos detalhes ( cálculos de curvas elaboradas) não dá perda de passo?

Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #113 Online: 16/08/14 - 16:32 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #114 Online: 16/08/14 - 16:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Grande Portuga;
muito bem pensado sua engenharia. Ficou bacana; parabéns.
Mas agora o taco e o toco estão aqui na minha cabeça dando pancadas pra tudo quanto é lado; pois viram que as resoluções dos eixos X e Y nesta tua máquina, são bastante diferentes........aí eu fico curioso em saber se em figuras pequenas e com muitos detalhes ( cálculos de curvas elaboradas) não dá perda de passo?

Abraços;
Creocad

Olá Creocad

Sempre pertinente este nosso companheiro  ?_26

Bem colocada a pergunta . a resposta ai vem...

1º  Linuxcnc ajuda nas definições entre as diferenças dos eixos ...

2º  Onde tem as polias .. perde rapidez mas ganha Força , até ai vc sabe né  (então aqui não perde passo)

3º  No eixo X que é onde vai acoplado direto a correia ...  Tem o tal do micro passo a 16 ...   Não perde passo e rola suave !!! (é como se tivesse as polias 3:1 !!! )

Não posso queixar muito (ou nada) da electronica e do software que me permitem colmatar eventuais Menos boas especificações do Hardware ,  como mostrei nas fotos do calendario azteca  a precisão ficou um must (para os padroes Madeira claro) aquilo é tudo muito pequeno e mesmo assim está lá tudo !!

O que já me aconteceu foi...  devido ao excesso de velocidade que não acautelei , parti 3  fresas até agora , inclusivé 1 daquelas Raiadinhas de 3 mm ...

Nota : uso o Aspire para desenhar , abrir dxf  e gerar os G-code .

Abraço

Portuga

Zé Vilhena
« Última modificação: 16/08/14 - 16:58 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #114 Online: 16/08/14 - 16:51 »

Offline FlavioLeal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 323
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #115 Online: 16/08/14 - 18:41 »
Portuga, desculpa a ignorância, mas o que exatamente o micro passo faz?

A TB6560 tem micro passo também, não tem?

Abraços, Flávio
Viva cada dia como se fosse o último, um dia você acerta.

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #115 Online: 16/08/14 - 18:41 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #116 Online: 16/08/14 - 19:05 »
Flavio eu que peço desculpa , mas nao sei nada de sua placa , ela é muito falada no forum , mas a minha não é essa nao .

Micropasso basicamente poderá estar aqui explicado :  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   

Controladores avançados de motores de passo podem utilizar modulação por largura de pulso para realizarem micropassos, obtendo uma maior resolução de posição e operação mais macia, em detrimento de outras características.

Quando nao se usa polias com desmultiplicaçao pra dar mais força (torque) , se nossa electrónica estiver preparada pra isso , se pode escolher nos "Switches" o tipo de passo , Cheio (1) meio (2)  (8)  (16)    tudo depende da electronica mesmo e o efeito poderá ser o mesmo ( se estiver errado alguêm que emende o que estou escrevendo) .

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #116 Online: 16/08/14 - 19:05 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #117 Online: 16/08/14 - 20:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Portuga, desculpa a ignorância, mas o que exatamente o micro passo faz?
A TB6560 tem micro passo também, não tem?
Abraços, Flávio
caro Flávio, atrevo-me a tentar dar uma elucidação sobre micro passos da tb 6560. Veja a figura anexa.
Abraço;
Creocad
« Última modificação: 16/08/14 - 20:46 por Creocad »

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #117 Online: 16/08/14 - 20:39 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #118 Online: 16/08/14 - 20:47 »
A TB-6560 tem as seguintes configurações:

Full passo que é o 1 do Portuga, 1/2 passo que é o 2 do Portuga, 1/8 passos que seria o 8 do Portuga e 0 1/16 passos que é o Micro passo 16 do Portuga.

Edson

« Última modificação: 16/08/14 - 20:48 por mulapreta »
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #118 Online: 16/08/14 - 20:47 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Correia sincronizada
« Resposta #119 Online: 17/08/14 - 14:28 »
Citar
Nota 1 : neste preciso momento ela está a usinar o Aztec calendar mas bem grande ( + - 470 cm diametro ) , segue a foto a meio do percurso de usinagem...

Nota 2 : Segue fotos que tirei agora com máquina melhor do Aztec Calendar de 20 cm
Olá Portuga, se me permite uma pergunta: Qual a estratégia de usinagem que usaste nesta peça?
Fiquei curioso em saber, pois dependendo da estratégia irá demorar uma eternidade.
Abraço.
Juliano
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Correia sincronizada
« Resposta #119 Online: 17/08/14 - 14:28 »

 

SiteLock