Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)  (Lida 42188 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #105 Online: 27/03/13 - 07:32 »
Meu tubo tem 70WATS.
Uso a temperatura entre 23 graus a 25 graus
uso 90 % da potencia com uma amperagem de mais ou menos 15 miliamperes
abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #105 Online: 27/03/13 - 07:32 »

Offline gastaoc

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #106 Online: 27/03/13 - 17:24 »
Senhores Boa Tarde,

Tenho acompanhado este post, vou lendo e relendo e cada vez fico mais confuso. ?_25 ?_25
Como diria Jack vamos por partes :

1) O problema do tubo laser é com temperaturas acima de 25 oC ou tem de trabalhar dentro da faixa entre 23 e 25 oC ? Qual a temperatura operacional mínima ?
2) A água que refrigera o tubo tem de ser isenta de metais, algas e fungos ? Em um dos posts se fala em limpeza periódica com água sanitária, é isso mesmo ?
3) Pode ser feito o uso de algicidas e fungicidas ?
4) Em outro post se fala de controlar o fluxo da água e até em controlar a pressão ? O sistema de água é pressurizado ?
5) Qual a vazão ideal da água e qual a pressão recomendada ?

Desde já agradeço as respostas ou links onde possa obter estas informações.

Grande Abraço,
Gastão.
 

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #106 Online: 27/03/13 - 17:24 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #107 Online: 27/03/13 - 19:15 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Senhores Boa Tarde,

Tenho acompanhado este post, vou lendo e relendo e cada vez fico mais confuso. ?_25 ?_25
Como diria Jack vamos por partes :

1) O problema do tubo laser é com temperaturas acima de 25 oC ou tem de trabalhar dentro da faixa entre 23 e 25 oC ? Qual a temperatura operacional mínima ?
2) A água que refrigera o tubo tem de ser isenta de metais, algas e fungos ? Em um dos posts se fala em limpeza periódica com água sanitária, é isso mesmo ?
3) Pode ser feito o uso de algicidas e fungicidas ?
4) Em outro post se fala de controlar o fluxo da água e até em controlar a pressão ? O sistema de água é pressurizado ?
5) Qual a vazão ideal da água e qual a pressão recomendada ?

Desde já agradeço as respostas ou links onde possa obter estas informações.

Grande Abraço,
Gastão.
 



Gastão,

Dá uma lida na segunda MSG postada aqui neste tópico pelo DIX ... la ele explica uma boa parte de suas duvidas, quanto as outras, são duvidas que todos temos e cada um usa um processo p/ tentar não perder $$$ ...

Mas na minha opinião, quem pode indicar o melhor caminho, e seria este que eu seguiria caso tivesse uma laser, é o amigo DIX. Porque? Porque ele trabalha com isto, vende isto e deve saber qual é a melhor maneira de conservar seu canhão laser ... de resto estamos especulando atalhos e sempre com o objetivo de economizar o velho e tão raro $$$ ... kkkk ?_9

Em outras palavras, por sua conta e risco ...  ;D
« Última modificação: 27/03/13 - 19:16 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #107 Online: 27/03/13 - 19:15 »

Offline gastaoc

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #108 Online: 27/03/13 - 20:31 »
Caro Mac,


O problema é que gosto muito de especular também. :banana:

Se eu tivesse uma laser, juntando tudo que foi falado, faria uma engenhoca diferente.?_34

Basicamente um trocador de calor com dois circuitos independentes.

O primeiro composto de serpentina de vidro com comprimento 600mm, bomba com pequeno reservatório de água, sensor de fluxo, sensor de temperatura tudo interligado por tubos de silicone. A água deste circuito seria bi-destilada sem aditivos.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Já a segunda parte seria composta de radiador com ventiladores (responsável por esfriar a água até a temperatura ambiente) colocado na saída da serpentina, bomba com pequeno reservatório, sensor de fluxo, sensor de temperatura ajustando um conjunto de células de peltier (ainda por dimensionar) responsável por levar diminuir a temperatura colocado na entrada da serpentina e tudo interligado por tubos de silicone. A água deste circuito seria desmineralizada com aditivo de radiador (algicida, fungicida e com glicol).

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Os links citados são de materiais que já tive oportunidade de utilizar em projetos de resfriamento de grandes servidores são de excelente qualidade e preços justos.

Acredito que um sistema como o descrito atenda perfeitamente os requisitos e tenha custo inferior aos discutidos e sugeridos.

Quem se interessar entro com o trabalho em regime 0800. ?_4


Grande Abraço.
Gastão.

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #108 Online: 27/03/13 - 20:31 »

Offline flavio jarbas

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 67
  • Total Likes: +0/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #109 Online: 27/03/13 - 20:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Mac,


O problema é que gosto muito de especular também. :banana:

Se eu tivesse uma laser, juntando tudo que foi falado, faria uma engenhoca diferente.?_34

Basicamente um trocador de calor com dois circuitos independentes.

O primeiro composto de serpentina de vidro com comprimento 600mm, bomba com pequeno reservatório de água, sensor de fluxo, sensor de temperatura tudo interligado por tubos de silicone. A água deste circuito seria bi-destilada sem aditivos.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Já a segunda parte seria composta de radiador com ventiladores (responsável por esfriar a água até a temperatura ambiente) colocado na saída da serpentina, bomba com pequeno reservatório, sensor de fluxo, sensor de temperatura ajustando um conjunto de células de peltier (ainda por dimensionar) responsável por levar diminuir a temperatura colocado na entrada da serpentina e tudo interligado por tubos de silicone. A água deste circuito seria desmineralizada com aditivo de radiador (algicida, fungicida e com glicol).

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Os links citados são de materiais que já tive oportunidade de utilizar em projetos de resfriamento de grandes servidores são de excelente qualidade e preços justos.

Acredito que um sistema como o descrito atenda perfeitamente os requisitos e tenha custo inferior aos discutidos e sugeridos.

Quem se interessar entro com o trabalho em regime 0800. ?_4


Grande Abraço.
Gastão.


Gostei de sua ideia, faz um projeto e posta aqui

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #109 Online: 27/03/13 - 20:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #110 Online: 27/03/13 - 23:53 »
É isto ai Gastão, vc entrou no espirito da coisa ... ideias, sugestões e etc ... ?_15

Por mais malucas que sejam, são sempre bem vindas ...  ?_26

Obs: Não estou dizendo que a sua ideia seja maluca, ...  ?_14 ...  pelo contrario está muito bem fundamentada ...   ?_18
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #110 Online: 27/03/13 - 23:53 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #111 Online: 02/01/14 - 12:55 »
Saudações a todos.
Em maio de 2013 comprei uma Laser chinesa RJ-40 (versão com uma menor área de trabalho do que a RJ-4040 e laser de 40w) e também estou tendo problemas devido ao alto calor em minha cidade (Interior do RJ) agora no verão. Procurando por alternativas no YouTube, encontrei o vídeo de um "chiller alternativo" feito com motor de geladeira, e até deixei um comentário no vídeo, pois gostei muito da ideia dele, pois estou querendo fazer algo um pouco parecido. Procurando no Google, acabei parando aqui, e qual foi a minha surpresa em ver que o Edvaldo Pereira, que fez o vídeo, é membro desse fórum. Espero poder trocar ideias com outros membros para criar o meu "Chiller Alternativo", pois pagar mais de 4 mil em um chiller importado está por fora...

Abraços a todos, e parabéns pela criação do fórum.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #111 Online: 02/01/14 - 12:55 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #112 Online: 02/01/14 - 13:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Saudações a todos.
Em maio de 2013 comprei uma Laser chinesa RJ-40 (versão com uma menor área de trabalho do que a RJ-4040 e laser de 40w) e também estou tendo problemas devido ao alto calor em minha cidade (Interior do RJ) agora no verão. Procurando por alternativas no YouTube, encontrei o vídeo de um "chiller alternativo" feito com motor de geladeira, e até deixei um comentário no vídeo, pois gostei muito da ideia dele, pois estou querendo fazer algo um pouco parecido. Procurando no Google, acabei parando aqui, e qual foi a minha surpresa em ver que o Edvaldo Pereira, que fez o vídeo, é membro desse fórum. Espero poder trocar ideias com outros membros para criar o meu "Chiller Alternativo", pois pagar mais de 4 mil em um chiller importado está por fora...

Abraços a todos, e parabéns pela criação do fórum.

Robson,

Seja bem vindo, eu e meia duzia de amigos já construímos alternativos com compressores de geladeira, O Edvaldo é gente muito boa e tem uma empresa de fabricação e comercialização de maquinas laser e é gente muito boa,

No que pudermos ajudar, pode contar conosco

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #112 Online: 02/01/14 - 13:25 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #113 Online: 02/01/14 - 13:31 »
Depois de me apresentar no tópico errado, é melhor seguir com assunto do tópico... rsrs.

A ideia que eu estava tendo (e ainda estou) é em parte parecida com o do vídeo do Edvaldo Pereira, usando um motor de geladeira (ou um condensador de ar condicionado Split de 15 mil BTU's) ligado em uma caixa térmica de 130 litros, para poder gelar a água (comum) em uma temperatura de cerca de 17 graus, e dentro dela estariam duas serpentinas em espiral de cobre (ligadas uma a outra), sendo uma servindo de entrada para a água destilada vinda de um reservatório a parte, e a outra como saída para a água destilada já resfriada retornando ao mesmo reservatório de onde saiu, para manter essa água em cerca de 19 a 21, 22 graus, e do mesmo reservatório, uma bomba de aquário que veio com a máquina mandaria essa água para o tubo laser.

Gostaria das opiniões de vocês.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #113 Online: 02/01/14 - 13:31 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #114 Online: 02/01/14 - 13:45 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Depois de me apresentar no tópico errado, é melhor seguir com assunto do tópico... rsrs.

A ideia que eu estava tendo (e ainda estou) é em parte parecida com o do vídeo do Edvaldo Pereira, usando um motor de geladeira (ou um condensador de ar condicionado Split de 15 mil BTU's) ligado em uma caixa térmica de 130 litros, para poder gelar a água (comum) em uma temperatura de cerca de 17 graus, e dentro dela estariam duas serpentinas em espiral de cobre (ligadas uma a outra), sendo uma servindo de entrada para a água destilada vinda de um reservatório a parte, e a outra como saída para a água destilada já resfriada retornando ao mesmo reservatório de onde saiu, para manter essa água em cerca de 19 a 21, 22 graus, e do mesmo reservatório, uma bomba de aquário que veio com a máquina mandaria essa água para o tubo laser.

Gostaria das opiniões de vocês.

Não entendi bem sua explanação. Oque você tem hoje? Tem fotos?

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #114 Online: 02/01/14 - 13:45 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #115 Online: 02/01/14 - 15:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não entendi bem sua explanação. Oque você tem hoje? Tem fotos?

Jesiel

Amigo, fotos não tenho, pois o negócio ainda está só na minha cabeça, mas vou tentar passar uma ideia com a ajuda dos amigos que já postaram vídeos e uma imagem aqui.

Em primeiro lugar, o vídeo do Edvaldo Pereira:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Repare que foi usada uma caixa aberta, para refrigerar a água para o tubo, e utilizaram um motor de geladeira para isso (Pessoalmente, acho que a água ficou muito exposta a sujeiras dessa forma).

Na ideia que tenho, eu compraria essa caixa térmica com tampa, para poder conservar a água fria por mais tempo.


Na caixa térmica, uma das opções que tenho é colocar um condensador com compressor igual esse aqui, furando a caixa térmica na parte traseira para a entrada e saída da serpentina com o gás para resfriar a água, que será uma água comum.


Repare como o José Ricardo colocou as serpentinas de cobre dentro do isopor para resfriar a água dele.
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


É nessa forma que pretendo colocar as minhas, dentro da caixa térmica, para a água que vai sair do meu reservatório de água destilada, resfriar dentro dos tubos de cobre que estarão imersos na água comum resfriada, e retornar ao mesmo.

Espero ter conseguido passar uma visão da coisa... Tá, eu sei, é quase um freezer horizontal no final das contas...  ?_1

« Última modificação: 02/01/14 - 18:28 por Robson Carimbos »
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #115 Online: 02/01/14 - 15:58 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #116 Online: 02/01/14 - 16:03 »
Como não soube botar os links dos vídeos corretamente na minha postagem, segue aqui os links dos vídeos. (Devia ter uma opção de editar os seus próprios posts, em caso de erro)

Em primeiro lugar, o vídeo do Edvaldo Pereira:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login



Em primeiro lugar, o vídeo do José Ricardo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #116 Online: 02/01/14 - 16:03 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #117 Online: 02/01/14 - 17:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como não soube botar os links dos vídeos corretamente na minha postagem, segue aqui os links dos vídeos. (Devia ter uma opção de editar os seus próprios posts, em caso de erro)

Em primeiro lugar, o vídeo do Edvaldo Pereira:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Em primeiro lugar, o vídeo do José Ricardo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Caro,

A criatividade é o limite, porém tudo depende de quanto você pretende gastar e eficiência do sistema, eu particularmente optei pelo compressor, mas se você quiser, também pode utilizar um reservatório com +- 200 litros de água e uma bomba que com certeza deixará sua máquina em temperatura ambiente.

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #117 Online: 02/01/14 - 17:47 »

Online MACHADO3

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 506
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sem frase...
    • MULTICOM
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #118 Online: 02/01/14 - 17:57 »
Eu também construí um chiller para minha máquina laser de 100W, porém se trabalho cortando na potencia máxima por algum tempo a temperatura não diminui, continua subindo, acho que o volume de água é pequeno, utilizei como reservatório apenas o compartimento do chiller CW3000 e adaptei a serpentina dentro dele.
Antonio Machado

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #118 Online: 02/01/14 - 17:57 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #119 Online: 02/01/14 - 18:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro,

A criatividade é o limite, porém tudo depende de quanto você pretende gastar e eficiência do sistema, eu particularmente optei pelo compressor, mas se você quiser, também pode utilizar um reservatório com +- 200 litros de água e uma bomba que com certeza deixará sua máquina em temperatura ambiente.

Jesiel
Em temperatura ambiente não dá, pois aqui está fazendo cerca de 30 a 35 graus lá fora, imagina como ficaria a água do reservatório?? rsrs

Mas a ideia é deixar a água do reservatório que vai para o laser entre 19 graus no mínimo e 22 graus no máximo, mesmo funcionando direto fazendo cortes em acrílico ou MDF. Por isso que pensei na caixa térmica de 130 litros, para a água externa ficar fria e durar mais tempo assim, e poder resfriar aquela que vai para o laser, sem problemas (eu acho).
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #119 Online: 02/01/14 - 18:11 »

 

SiteLock