Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)  (Lida 42198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Vagner Lino

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 858
  • Total Likes: +45/-15
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #270 Online: 28/01/15 - 10:53 »
Quanto....?

Vagner Lino
Nathy Designer

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #270 Online: 28/01/15 - 10:53 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #271 Online: 28/01/15 - 13:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A quem interessar e agora em pré linha de produção, nasce o TF-220-1/4, chiller refrescador de tubo laser kkkk!!! Atendendo a tantos dos pedidos de alguns amigos. Será mais um produto de nossa fabricação, que até agora era só para um ou outro.

Vou enfeitar a frente do bichano e disponibilizar!

Jesiel

Poxa... O meu chiller agora ficou se sentindo inferior pela boniteza toda do seu... Mas espera: Ele é mesmo inferior...  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :D :D :D
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #271 Online: 28/01/15 - 13:06 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #272 Online: 26/06/15 - 13:49 »
Aconteceu alguma coisa aqui, e eu não sei o quê é. Ontem o compressor estava funcionando direitinho, já hoje, está dando uns cliques, como se tentasse armar ou ligar o compressor, e o compressor apenas esquenta e não resfria nada... Só me falta ter sido algum problema sério...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #272 Online: 26/06/15 - 13:49 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #273 Online: 28/06/15 - 10:44 »
Ontem resolvi dar uma olhada aqui, e vi que o Capacitor Eletrolítico de Partida estava queimado. Olhando no site do fabricante, vi que o dito cujo tem uma vida útil de 500 horas...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #273 Online: 28/06/15 - 10:44 »

Offline RODRIGO MARTINS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1537
  • Total Likes: +123/-23
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Vamos ajudar para ser ajudado...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #274 Online: 28/06/15 - 13:38 »
 ;negatv:

Oi Robson.... Como que tá?

Qual compressor é esse seu?

Outra coisa vci que vc faz carimbos... Qual borracha ou polímero vc usa no processo?

Abs..

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #274 Online: 28/06/15 - 13:38 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #275 Online: 28/06/15 - 14:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi Robson.... Como que tá?

Sem dinheiro...  :D :D :D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual compressor é esse seu?

É uma unidade condensadora da Elgin, de 1/2HP, de 220V, modelo UCM-0030.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Outra coisa vci que vc faz carimbos... Qual borracha ou polímero vc usa no processo?

Uso borracha Aero da Trodat. Apesar de ser possível fazer gravações a laser em polímero, como já postei em um vídeo no meu canal, mostrando como fica, a durabilidade de carimbos de polímero são de cerca de 12-18 meses, enquanto a borracha pode levar aproximadamente 5 anos no mínimo. Além disso, no processo de gravar a laser no polímero, ainda assim você fica obrigado a fazer algumas etapas do polímero, como exposição a luz, lavar com detergente e água, mais colocar o pó de mica. Recomendo fazer os carimbos em borracha mesmo, pois fica muito mais rápido o processo de gravação no final de tudo, na minha opinião, além de economizar água, detergente e compra de outros produtos.  :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #275 Online: 28/06/15 - 14:03 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #276 Online: 28/06/15 - 14:23 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ontem resolvi dar uma olhada aqui, e vi que o Capacitor Eletrolítico de Partida estava queimado. Olhando no site do fabricante, vi que o dito cujo tem uma vida útil de 500 horas...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:

Capacitores eletrolíticos, como o nome está dizendo, possuem um dielétrico (o material que isola as placas do capacitor) que é um eletrólito (líquido impregnado num suporte isolante), que seca e o capacitor deixa de funcionar. A vida útil depende da temperatura a que o capacitor está submetido ao longo de sua vida útil e de quão distante o mesmo opera de sua tensão nominal. Ou seja, para que seu capacitor dure:
(1) Compre um de boa procedência (da china, nem pensar), escolha a marca e a loja. Exemplos: Siemens, ...
(2) A tensão de trabalho deve ser de 1,5 a 3 vezes a tensão de alimentação do motor.
(3) Não deixe o mesmo submetido a altas temperaturas.

Capacitores bem instalados e de boa procedência em indústrias podem durar vários anos (5 ou mais) e não 500 horas.

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #276 Online: 28/06/15 - 14:23 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #277 Online: 28/06/15 - 14:46 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Capacitores eletrolíticos, como o nome está dizendo, possuem um dielétrico (o material que isola as placas do capacitor) que é um eletrólito (líquido impregnado num suporte isolante), que seca e o capacitor deixa de funcionar. A vida útil depende da temperatura a que o capacitor está submetido ao longo de sua vida útil e de quão distante o mesmo opera de sua tensão nominal. Ou seja, para que seu capacitor dure:
(1) Compre um de boa procedência (da china, nem pensar), escolha a marca e a loja. Exemplos: Siemens, ...
(2) A tensão de trabalho deve ser de 1,5 a 3 vezes a tensão de alimentação do motor.
(3) Não deixe o mesmo submetido a altas temperaturas.

Capacitores bem instalados e de boa procedência em indústrias podem durar vários anos (5 ou mais) e não 500 horas.

Pois é Gil. O fabricante é brasileiro, a JL Capacitores, de Barueri - SP, e além disso, a empresa que montou a unidade condensadora é a Elgin, o que não deveria ter peças de pouca durabilidade. Como eu disse, no site do fabricante diz que a vida útil é de 500 horas. Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Aqui no capacitor está os seguintes dados:

64 - 77 uF
Vn 330 Vca
Vp 365 Vca
50-60 Hz 70°C


Você teria alguma recomendação de marca / modelo que possa durar mais? Se tiver, eu agradeço muito, para não ter mais dores de cabeça tão cedo. :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #277 Online: 28/06/15 - 14:46 »

Offline minilathe

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 80
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #278 Online: 28/06/15 - 17:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
64 - 77 uF
Vn 330 Vca
Vp 365 Vca
50-60 Hz 70°C


Você teria alguma recomendação de marca / modelo que possa durar mais? Se tiver, eu agradeço muito, para não ter mais dores de cabeça tão cedo. :ok:


Qual a tensão de alimentação do motor?

A temperatura (de operação e armazenamento) é um aspecto importante na vida útil do eletrolítico. Procure capacitores de temperatura nominal de 85 ou 105°C.

Capacitor Xarp, de classe 85°C (conforme a norma IEC60252-1).
Exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login - Se ligares três em paralelo, terás um capacitor de 60 uF, a tensão é menor, mas o seu capacitor pode ser o que eu chamo de "me engana que eu gosto", ou seja, as informações não são confiáveis e o fabricante não se baseia numa norma técnica para efetuar testes e garantir o desempenho (norma IEC, ABNT, ...).

A Epcos (Siemens) é uma boa marca, um distribuidor: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
« Última modificação: 28/06/15 - 17:02 por minilathe »

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #278 Online: 28/06/15 - 17:01 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #279 Online: 28/06/15 - 17:06 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual a tensão de alimentação do motor?

A temperatura (de operação e armazenamento) é um aspecto importante na vida útil do eletrolítico. Procure capacitores de temperatura nominal de 85 ou 105°C.

Capacitor Xarp, de classe 85°C (conforme a norma IEC60252-1).
Exemplo: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login - Se ligares três em paralelo, terás um capacitor de 60 uF, a tensão é menor, mas o seu capacitor pode ser o que eu chamo de "me engana que eu gosto", ou seja, as informações não são confiáveis e o fabricante não se baseia numa norma técnica para efetuar testes e garantir o desempenho (norma IEC, ABNT, ...).

A Epcos (Siemens) é uma boa marca, um distribuidor: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Valeu. A tensão é de 220V. Quanto a temperatura de operação, aí não sei te informar.
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #279 Online: 28/06/15 - 17:06 »

Offline castelo

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 236
  • Total Likes: +56/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Veni, vidi, vici
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #280 Online: 09/07/15 - 21:06 »
Revendo este tópico, me lembro do meu compromisso em postar algo sobre meu sistema.

Pois bem, calma não tenho fotos ainda.

Porém vamos as impressões após 3 meses de uso.

Utilizo um compressor de bebedor, acho que 1/4hp (já postei informações sobre ele a algum tempo).
Tenho tido problemas com aquecimento, mas nada grave, é possível corrigir. uma das causas que atrapalha a eficiência do sistema, é que ele não está organizado", a água do sistema ainda é armazenada em uma caixa plástica de 40lts, as mangueiras são as de silicone originais, a transferência de temperatura está ocorrendo provisoriamente (parece definitivamente), em um pequeno recipiente de isopor.

Bom, mas nem tudo é preocupação, pois utilizo o termostato do próprio bebedor mergulhado na água gelada, assim ele desarma quando atingir a temperatura desejada, como não é um sistema digital não tenho como precisar a que temperatura a água está, mas com um termômetro chinês, vejo que a temperatura no início dos trabalhos é de 22º.

Coisas que quero fazer:
1 - Construir um gabinete móvel em MDF de 9mm;
2 - Colocar um termostato digital;
3 - Eliminar a caixa d'água, e utilizar se possível 1 ou no máximo dois reservatórios mínimos (5 a 10 litros);
4 - Trocar mangueiras comuns por especiais com isolamento térmico;
5 - Postar fotos do projeto.

Bom, assim como outros colegas do fórum, acredito que existem alternativas para eliminar o problema da refrigeração, se houver tempo e curiosidade suficiente, é possível fazer um próprio, porém, a aquisição de um produto de terceiros, deve ser vista como solução, porém conhecer a procedência e no nosso caso, temos todas as informações possíveis, pois os construtores são membros aqui do fórum.

Bom, fica aqui meu abraço, e que logo eu possa mostrar um pouco do que fiz.

Att.,
Eliseu André
CASTELO

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #280 Online: 09/07/15 - 21:06 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #281 Online: 09/07/15 - 22:08 »
A todos os amigos, que queiram construir sei próprio chiller seja de forma artesanal ou mais técnica, oriento ou se preferirem tenho para venda na capacidade de sua máquina, com controle digital de temperatura.

Jesiel
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #281 Online: 09/07/15 - 22:08 »

Offline MAF_BH

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 287
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • DEUS E FIEL
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #282 Online: 09/07/15 - 22:38 »
qual o valor?
Marcio

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #282 Online: 09/07/15 - 22:38 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #283 Online: 10/07/15 - 08:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A todos os amigos, que queiram construir sei próprio chiller seja de forma artesanal ou mais técnica, oriento ou se preferirem tenho para venda na capacidade de sua máquina, com controle digital de temperatura.

Jesiel

NOBRE AMIGOJESIEL

Realmente não  me lembro se vc ja fez o  que vou  lhe propor, mas se fez desconsifere este aviso :Garg:
seria bem  enteresante para os usuarios e acredito  que tambem  para vc,  se arires um  tópico  na area especifica para tal,  com  o  que vc fabrica e vende, logicamente com  o  AVAL  DA ADMINISTRAÇÃO,
E  assim  vc colocaria fotos  de tudo  que vc faz para vender
estamos sempre  atento a compra de materiais e equipamentos  para nossas maquinas e com  certeza,  se seu   trabalho  for bom  e seu  preço estiver dentro do  mercado,  com  certeza,  e  falo por mim  prefiro  comprar  com alguem  do  clube, como  estou  fazendo  com  o  colega EDVALDO da ECNC, POIS  estou  negociando  a compra da eletronica de minha laser,  como   ja tinha informado  em  outro  tópico
Bem  ,  amigo   é apenas uma idéia

abraço
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #283 Online: 10/07/15 - 08:00 »

Offline Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #284 Online: 03/09/15 - 15:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aconteceu alguma coisa aqui, e eu não sei o quê é. Ontem o compressor estava funcionando direitinho, já hoje, está dando uns cliques, como se tentasse armar ou ligar o compressor, e o compressor apenas esquenta e não resfria nada... Só me falta ter sido algum problema sério...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ontem resolvi dar uma olhada aqui, e vi que o Capacitor Eletrolítico de Partida estava queimado. Olhando no site do fabricante, vi que o dito cujo tem uma vida útil de 500 horas...  :irrit: :irrit: :irrit: :irrit:


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

A Epcos (Siemens) é uma boa marca, um distribuidor: Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Depois de 2 meses de ocorrido o problema, semana passada consegui o dinheiro necessário e comprei no ML o Capacitor indicado pelo Minilathe (Epcos 340-480 220v) e chegou hoje em minhas mãos. Já coloquei o Capacitor no lugar, liguei e já está funcionando normalmente o meu chiller.  ;pacienc: ;pacienc: ;pacienc:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #284 Online: 03/09/15 - 15:30 »

 

SiteLock