Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)  (Lida 42181 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #60 Online: 03/03/13 - 10:39 »
Olá pessoal;um bom domingo a todos ( com as cervejas geladas no sistema de resfriamento da laser) rsrsrsrsrsrsrsr;

Creio no que o Zé Ricardo diz. 20 litros é pouca água para fazer uma refrigeração boa numa cidade que apresenta temperatura acima de 30 graus na maior parte do tempo.
E pior fica à medida que a bomba for mais eficiente, pois mais rapidamente os 20 litros estarão aquecidos.
Basta vermos que o pessoal que vem do sul para minha cidade quase escaldam os bebês porque colocam a mesma quantidade de água quente na banheira para dar banho.

É fácil comprovar se dá ou não dá certo: coloquem 20 litros de água num balde e vá adicionando água à 45º e verão em quanto tempo a água do balde estará acima de 25º.

Se tiver algum segredo aí Zé ele estará no tamanho da serpentina usada e na eficiência do trocador de calor. Quanto mais longa a serpentina e mais possante o sistema de ventilação sobre ela melhor.

Agora o seguinte Zé: se for optar por um freezer, escolha um frost free, pois ter que parar o serviço, retirar as cervejas só para limpar o gelo do congelador é duro rsrsrsrsrsrsrsrsrsr.

Abraços;
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #60 Online: 03/03/13 - 10:39 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #61 Online: 03/03/13 - 11:12 »
se tivesse lugar para colocar um frost free, com certeza colocaria, pois alem de refrigerar minha laser, gelaria com muita eficiencia  as latinhas, pois tenho um  em minha casa  e é uma maravilha ?_1 ?_1 ?_1
OBRIGADO POR ME LEMBRAR, POIS TENHO QUE COLOCAR AS LATINHAS NO FREZER ?_1 ?_1 ?_1 ?_4 ?_4 ?_4 ?_4

falando sério,
como eu disse, enquanto eu tinha o ar condicionado ligado o tempo inteiro, os 20 litros era tranquilo, pois  a temperatura no quarto éra show de bola, mas depois  DANOSE  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
agora antes de começar a temperatura da agua ja  esta mais do que isso.
e ai como vou baixar, ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
O Rio de janeiro ,  é o inferno na superficie. ?_25 ?_25 ?_25 ?_25
abraço
ricardo
« Última modificação: 03/03/13 - 11:13 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #61 Online: 03/03/13 - 11:12 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #62 Online: 03/03/13 - 11:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
se tivesse lugar para colocar um frost free, com certeza colocaria, pois alem de refrigerar minha laser, gelaria com muita eficiencia  as latinhas, pois tenho um  em minha casa  e é uma maravilha ?_1 ?_1 ?_1
OBRIGADO POR ME LEMBRAR, POIS TENHO QUE COLOCAR AS LATINHAS NO FREZER ?_1 ?_1 ?_1 ?_4 ?_4 ?_4 ?_4

falando sério,
como eu disse, enquanto eu tinha o ar condicionado ligado o tempo inteiro, os 20 litros era tranquilo, pois  a temperatura no quarto éra show de bola, mas depois  DANOSE  ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
agora antes de começar a temperatura da agua ja  esta mais do que isso.
e ai como vou baixar, ?_1 ?_1 ?_1 ?_1
O Rio de janeiro ,  é o inferno na superficie. ?_25 ?_25 ?_25 ?_25
abraço
ricardo

Ricardo,

Se com o ar condicionado vc já tinha uma boa refrigeração então o Frigobar vai dar com folga, pois pense: Enquanto a maquina está parada ou em pausa, sua agua está sendo refrigerada e se vc deixar ligado direto (a noite toda) quando começar a trabalhar sua agua vai estar a 5° + ou - ...
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #62 Online: 03/03/13 - 11:21 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #63 Online: 03/03/13 - 11:24 »
Quanto a 20 litros sem refrigeração é suicídio, e mesmo se for no sul do pais ... tem que refrigerar.

Cerveja quente não rola !!!  ?_1 ?_1 ?_1
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #63 Online: 03/03/13 - 11:24 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #64 Online: 03/03/13 - 13:03 »
Então MAC. eu acho com certeza que vai dar certo,
vc falou que o congelador do frigosbar é pequeno, realmente eu concordo, mas por outro lado podemos fazer assim;
A serpentina que eu fiz, eu fiz em quatro partes, e por isso posso colocar duas delas na parte de baixo e duas delas  no congelador, mas  com um sistema que posso retirar do congelador, caso a temperatura de entrada no tubo abaixe muito.
tambem, durante a noite  onde não se esta trabalhando, posso tambem colocar tudo na parte de baixo e assim, quando eu for usar no outro dia é só passar para o congelador, pois ela ja esta  numa temperatura legal.
Caramba, pois se eu estou conseguindo com a serpentina dentro da agua gelada, imagina num frigosbar.
No meu sistema atual, o maior problema é ter que ficar  colocando gelo ou mesmo agua gelada.
é impressionante, quando ela começa a subir, e eu coloco agua gelada de novo, imediatamente éla volta a temperatura  ideal.
então com um frigosbar  em uma temperatura constante, acredito fielmente que vai dar certo.
e por um preço muito bom.

estive dando uma olhada nop tamanho e eles tem uma média de 50 cm por 48 cm e 60 de altura.
como ja falei  se não der certo, coloco ele no meu quarto ( olha que XIQUE ?_1 ?_1 ?_1)
ABRAÇO

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #64 Online: 03/03/13 - 13:03 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #65 Online: 03/03/13 - 13:23 »
Acabei de dar uma olhada na  ficha técnica dele e  verifiquei que o consumo de energia é de

Consumo de energia
110V   17,50 kWh/mês   R$ 5,95
220V   17,50 kWh/mês   R$ 5,95
Consumo de Energia com base nos resultados do ciclo normalizado pelo INMETRO, de 1 hora por dia por mês.

Valor da tarifa de consumo residencial da Aneel R$ 0,34, em junho de 2009



abraço

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #65 Online: 03/03/13 - 13:23 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #66 Online: 03/03/13 - 15:51 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então MAC. eu acho com certeza que vai dar certo,
vc falou que o congelador do frigosbar é pequeno, realmente eu concordo, mas por outro lado podemos fazer assim;
A serpentina que eu fiz, eu fiz em quatro partes, e por isso posso colocar duas delas na parte de baixo e duas delas  no congelador, mas  com um sistema que posso retirar do congelador, caso a temperatura de entrada no tubo abaixe muito.
tambem, durante a noite  onde não se esta trabalhando, posso tambem colocar tudo na parte de baixo e assim, quando eu for usar no outro dia é só passar para o congelador, pois ela ja esta  numa temperatura legal.
Caramba, pois se eu estou conseguindo com a serpentina dentro da agua gelada, imagina num frigosbar.
No meu sistema atual, o maior problema é ter que ficar  colocando gelo ou mesmo agua gelada.
é impressionante, quando ela começa a subir, e eu coloco agua gelada de novo, imediatamente éla volta a temperatura  ideal.
então com um frigosbar  em uma temperatura constante, acredito fielmente que vai dar certo.
e por um preço muito bom.

estive dando uma olhada nop tamanho e eles tem uma média de 50 cm por 48 cm e 60 de altura.
como ja falei  se não der certo, coloco ele no meu quarto ( olha que XIQUE ?_1 ?_1 ?_1)
ABRAÇO




Amigo José Ricardo, não fui muito claro na resposta ou não entendi direito a pergunta do Flavio.
Eu me referi ao sistema de bomba de aguario, que todo mundo mete a boca, esse sistema funciona muito bem na minha opnião junto com o sensor de fluxo de agua. Mas utilizei ele por 2 horas e a agua aqueceu muito pouco, mas para vcs que trabalham o dia todo com a laser, tem que fazer algum resfriamento sim.
 Fui na casa do meu amigo que fiz a laser para ele, para filmar e mostrar os teste que fizemos com o congelador de frigobar.

Olhem o video e depois a gente continua discutindo e chegando a alguma conclusão.
Abraço a todos

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #66 Online: 03/03/13 - 15:51 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #67 Online: 03/03/13 - 16:40 »
Grande edvaldo.
isso as vezes acontece, pois passar para os dedos o que pensamos é meio complicado ?_1 ?_1 ?_1
mas vamos ao que enteresa, pois  o primordial é dialogarmos em teclas  ?_1 democraticamente
PÉRGUNTAS;;
Isso é uma caixa de isopor, pois escutei vc batendo na borda e aqui me parece de ferro, aluminio, ou coisa parecida, mas menos isopor.?????????

Pelo que eu entendi, vc  retirou o congelador  e colocou dentro dagua??????

Me pareceu que o sensor chines, vc colocou na  saida da mangeira que vem do tubo e o  o outro sensor vc colocou no reservatório
correto ou os dois estão dentro do reservatório???????????

de qualquer maneira,  esta temperatura esta perfeita para iniciar o trabalho, pois  mais ou menos 20 graus, quando ligarmos a laser , éla deve ir para uns 22 a 23 graus, o que esta perfeito

vamos la ao meu entender;
quando o retorno da agua do canhão que esta mais aquecida entrar novamente no reservatório, consequentemente  fara com que o motor do frigosbar trabalhe direto, pois  tens que entender que  ele só desliga quando chega a temperatura certa dele e como  a agua de retorno é mais quente do que a do reservatório , fara com que abaixe um pouco fazendo o motor trabalhar direto e possivelmente não vai durar muito tempo.
O sistema é legal, mas eu faria uma modificação.
colocaria dois reservatórios, de 20 ou 30 litros cada, sendo um  com o congelador e o outro  o retorno da agua do canhão.
os dois reservatórios estariam ligados entre si  por um tubo por  baixo, sendo assim não abaixaria a agua  onde esta o congelador permanecendo sempre na temperatura certa.
pois a transferencia de agua entre os dois com certeza sera mais devagar do que ela diretamente
entendeu????
abraço e obrigado pelo video , pois reforçou que o sistema  vai dar certo, e por um preço bem mais baixo que  o chiller e com direito a tomar uma gelada.
ricardo
« Última modificação: 03/03/13 - 16:44 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #67 Online: 03/03/13 - 16:40 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #68 Online: 03/03/13 - 16:57 »
Agora estava a pensar( por isso estou sentindo um cheiro de queimado) ?_1 ?_1 ?_1
vou comprar um reservatório plastico no tamanho  do interior do frigosbar e colocar ele  la dentro com agua e a bomba e fazer uma serpentina do tamanho do congelador e montar tudo pois assim, a agua ficara frequinha,  não congelara, posso retira a serpentina quando não estiver usando e colocar em cima do reservatório .
o mais importante é colocar dois sensores,
um  na entrada do tubo e outro na saida do tubo, pois assim evitamos um choque termico.
podemos   controlar  a temperatura retirando ou colocando a serpentina  do congelador.

O mais importante disso tudo é que não podemos perder espaço para cerveja, então vou comprarum deste que tem  aproveitamento na porta
segue foto   ?_1 ?_1 ?_9 ?_9

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #68 Online: 03/03/13 - 16:57 »

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #69 Online: 03/03/13 - 17:22 »
Oi gente,
Volto a insistir o freezer vertical e mais vantajoso, nao precisa serpentina

Abraços

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #69 Online: 03/03/13 - 17:22 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #70 Online: 03/03/13 - 17:42 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Oi gente,
Volto a insistir o freezer vertical e mais vantajoso, nao precisa serpentina

Abraços


Acredito que o frezer va abaixar demais a temperatura e não vamos ter o controle, e tambem é muito grande
alem do mais,   A CERVEJA VAI CONGELAR ( TA DOIDO) ?_1 ?_1 ?_1

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #70 Online: 03/03/13 - 17:42 »

Offline Claudio Leal

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 202
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #71 Online: 03/03/13 - 18:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acredito que o frezer va abaixar demais a temperatura e não vamos ter o controle, e tambem é muito grande
alem do mais,   A CERVEJA VAI CONGELAR ( TA DOIDO) ?_1 ?_1 ?_1
Estou usando um freezer vertical de 150 litros, e realmente preciso estar desligando a refrigeração quando baixa muito a temperatura, e olhe que Manaus a temperatura é sempre muito alta, fiz uma bancada com tubos e o freezer fica em baixo da maquina laser. Quanto a cerveja depende da velocidade do consumo não congela.

Abraços,

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #71 Online: 03/03/13 - 18:12 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #72 Online: 03/03/13 - 18:18 »
coloca fotos ou faz um video mostrando o sistema????? ?_40 ?_40 ?_40
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #72 Online: 03/03/13 - 18:18 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #73 Online: 03/03/13 - 18:22 »
Que tamanho é sua maquina, pois a minha aqui pesa mais de 100kg, e se eu colocar o frezer em baixo dela, vou ter que subir numa escada para poder trabalhar ?_1
abração
« Última modificação: 03/03/13 - 18:23 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #73 Online: 03/03/13 - 18:22 »

Offline Edvaldo - ECNC

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 657
  • Total Likes: +27/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • ecnc maquinas
  • Sexo: Masculino
Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #74 Online: 03/03/13 - 19:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Grande edvaldo.
isso as vezes acontece, pois passar para os dedos o que pensamos é meio complicado ?_1 ?_1 ?_1
mas vamos ao que enteresa, pois  o primordial é dialogarmos em teclas  ?_1 democraticamente
PÉRGUNTAS;;
Isso é uma caixa de isopor, pois escutei vc batendo na borda e aqui me parece de ferro, aluminio, ou coisa parecida, mas menos isopor.?????????

Pelo que eu entendi, vc  retirou o congelador  e colocou dentro dagua??????

Me pareceu que o sensor chines, vc colocou na  saida da mangeira que vem do tubo e o  o outro sensor vc colocou no reservatório
correto ou os dois estão dentro do reservatório???????????

de qualquer maneira,  esta temperatura esta perfeita para iniciar o trabalho, pois  mais ou menos 20 graus, quando ligarmos a laser , éla deve ir para uns 22 a 23 graus, o que esta perfeito

vamos la ao meu entender;
quando o retorno da agua do canhão que esta mais aquecida entrar novamente no reservatório, consequentemente  fara com que o motor do frigosbar trabalhe direto, pois  tens que entender que  ele só desliga quando chega a temperatura certa dele e como  a agua de retorno é mais quente do que a do reservatório , fara com que abaixe um pouco fazendo o motor trabalhar direto e possivelmente não vai durar muito tempo.
O sistema é legal, mas eu faria uma modificação.
colocaria dois reservatórios, de 20 ou 30 litros cada, sendo um  com o congelador e o outro  o retorno da agua do canhão.
os dois reservatórios estariam ligados entre si  por um tubo por  baixo, sendo assim não abaixaria a agua  onde esta o congelador permanecendo sempre na temperatura certa.
pois a transferencia de agua entre os dois com certeza sera mais devagar do que ela diretamente
entendeu????
abraço e obrigado pelo video , pois reforçou que o sistema  vai dar certo, e por um preço bem mais baixo que  o chiller e com direito a tomar uma gelada.
ricardo


Desculpem pela qualidade do video, foi de celular a unica opção no momento.
Bom vamos as respostas:
É uma caixa de isopor mas foi passada resina epoxi para ela ficar mais resistente a resina epoxi não derrete o isopor.
O sensor chines foi colocado na saida do tubo laser, mas ele está dando 3 graus a mais é problema no sensor. O sensor analógico está dentro da caixa.
Sim tem que fazer algumas modificações:
 Está baixando 1 grau só trabalhando, porque:
O termostato do motor só desliga abaixo de 10 graus, então o motor trabalha direto. Estava pensando em colocar um controlador de temperatura com 25 graus ele liga o motor com 20 ele desliga.
Mas o custo disso dai é irrisório, pegamos um frigobar no ferro velho por R$150,00
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login   --- MÁQUINAS DE CORTE E GRAVAÇÃO LASER ---

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Chiller p/ canhão Laser (Ideias e sugestões)
« Resposta #74 Online: 03/03/13 - 19:19 »

 

SiteLock