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A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...
Uso esmalte sintético a base de solvente com compressor...tem um resultado bem melhor que a PVA. A questão das bordas, quando faço trabalhos em peças com chapas de mais de 6mm que é bem complicado de deixar igual as laterais, começei a passar um gesso para artesanato...antes do fundo....o resultado foi muito bom...deixou as peças com uma uniformidade bem satisfatória...Mas como o amigo falou, tudo depende da finalidade do trabalho....
Aqui no sul, encontro nas lojas de materiais para artesanato (gesso acrílico) da marca acrilex...ele é pastoso semelhante uma massa corrida, aplico com um pincel ou até mesmo uma esponja nas bordas sem muitos cuidados pq depois de seco com a lixa vc dá o acabamento..
Normalmente a primeira canada de primer ou seladora arrepia nas bordas..o grande "macete" se eh q posso chamar assim eh lixar de forma bemsuave para nao eliminar o primer e sim fechar as bordas.Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Boa tarde, Colegas,Apesar do tópico já ter sido iniciado a algum tempo, vou informar como procedo. Após a retirada da peça da router, lixo com lixa grão 100 em lixadeira de disco, preparo a peça com primer universal branco ou cinza (Fundo automotivo R$ 22,00 900ml) diluído em 50% com thinner comum(R$ 8,00) e aplico com pistola de pintura via compressor de ar. Esta proporção é suficiente para proteção e enchimento de imperfeições leves na face e tem secagem em aproximadamente 10 minutos. Caso a imperfeição na face seja moderada ou grande, aplico massa F12(R$18,00 embalagem 400g), bem como no topo (espessura) da peça. Após secagem de aproximadamente 15 minutos com massa ou 10 minutos apenas primer, lixo a peça na lixadeira de disco com lixa 150 ou 180. Após a limpeza da peça com pano seco,aplico uma demão de tinta automotiva laca nitrocelulose (Duco R$ 26,00 a R$ 45,00 900ml dependendo da cor escolhida), diluída com thinner comum em 50% para aparência fosca ou 70% para aparência brilhante. (Para aparência brilhante a pistola de pintura deve estar mais próximo da peça e a pressão do ar deve ser um ligeiramente maior que a fosca). Após secagem 10 minutos para manuseio e 30 minutos para cura já posso embalar e dar o destino necessário. A vantagem da pintura com laca nitrocelulose é o tempo mais curto de preparação e secagem e o custo que é muito menor que outras tintas. A título de informação, os valores de pintura com outras tintas automotivas é o seguinte: Tinta Poliuretano (PU R$ 90,00 900ml, Catalisador para tinta R$ 38,00 e Diluente R$ 18,00) aplicado preferencialmente em 2 demãos com intervalo de 4 horas ente as demãos, secagem 6 horas. Tinta Poliéster (Tinta R$ 60,00 já pronta para uso e verniz R$ 35,00 900 ml) entre 3 e 4 demãos intervalo 4 horas ente demãos e manuseio em 12 horas. Esmalte sintético(Tinta R$ 35,00 900ml e thinner comum R$ 8,00 l ou thinner de acabamento R$ 14,00 l) geralmente 2 demãos, secagem 6 horas.Com relação às massas para enchimento dce imperfeições, pode-se usar massa plástica (R$ 10,00 400g com catalisador), massa poliéster R$ (19,00) ou massa F12Colegas, este post foi passado de forma orientativa, cada caso é um caso, façam suas experiências.