Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Sugestões para desenvolvimento em conjunto  (Lida 3175 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Juca

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Online: 03/08/09 - 15:28 »
Pois bem pessoal:

tenho duas sugestões para desenvolvimento em conjunto com alguém que entenda bastante de eletrônica:

1° Aparelho renânia eletrônico (transforma uma fresadora universal em uma geradora de engrenagens)

segue foto em anexo

2° WEDM (Wire Electrical Discharge Machining) Eletroerosão a fio - caseira - vou disponibilizar as fotos assim que possivel -
tenho boa bibliografia sobra as fontes de eletroerosão e como construi-las (em inglês).

Clube CNC Brasil

Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Online: 03/08/09 - 15:28 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #1 Online: 03/08/09 - 19:04 »
Juca,

Coloca as diretrizes que nós acompanhamos aqui ... por enquanto estou boiando, nunca ouvi este nome, Renânia ?! rsrsrs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #1 Online: 03/08/09 - 19:04 »

F2S

  • Visitante
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #2 Online: 03/08/09 - 20:06 »

Juca,

Já estamos atentos.

Como o Mac mencionou, disponibilize mais informações.

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #2 Online: 03/08/09 - 20:06 »

Offline Juca

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #3 Online: 03/08/09 - 22:14 »
O aparelho renânia, é derivado da maquina que gera engrenagens cilindricas de dentes retos ou helicoidais polo processo renânia, onde uma ferramenta em forma de rosca sem-fim gira sincronizado com o blank, a fim de se ter um movimento do tipo "coroa e sem-fim" (imagine a coroa como o blanc e o sem fim como a ferramenta) e a cada movimento circular dos dois, um pequeno volume de material é retirado até que se formem os dentes da engrenagem.
É um campo bastante interessante, pois a geração de engrenagens está bastante descoberta pelo CNC, pois 99% do parque fabril de engrenagens no Brasil é de maquinas 100% mecânicas (decada de 70), onde se determina o passo dos dentes por meio de associações de 21089743276442 engrenagens diferentes (pé no saco!) Um aparelho renânia eletrônico, com encoders, CLPs, CNCs e IHMs, - ou um pacote de upgrade nas maquinas existentes - eu acho que seria uma boa pedida.

Já o WEDM, xiiiiiiiii
A eletroerosão é dividida basicamente em duas: penetração (uiiii ?_45) e por arame. uma explicação muito superficial é que a primeira é para fazer moldes de cavidades (moldes de peças plasticas) e a segunda é para cortes de materiais duros. (ambas podem usinar até metal duro - widea) vale lembrar que a "ferramenta" não encosta no material sendo usinado, o que faz o material se erodido é o arco elétrico entre os dois...
pra começar: só existem 2 livros sobre fontes EDM hobby, a editora não envia para fora dos USA, tive que fazer ponte com um amigo que mora lá, para poder receber os livros..., e ambos os livros tratam de fontes de eletroerosão por penetração... ?_12
é um assunto bastante extenso e demanda um bom estudo em cima da lógica de corte e do controle da maquina *CNC é a parte facil aqui*, pois um corte eficiente exige um algoritmo de controle do arame, que calcula em milisegundos alguns parâmetros como: V, A, velcidade linear do arame, pressão da bomba dos jatos de fluido dielétrico, avanço/retrocesso do arame, folga (entre arame e peça) + 376473244 dados de influencia no processo, tudo ao mesmo tempo agora
tenho alguns part list de maquinas de fabricantes renomados, uma coleção de arquivo de patentes sobre o assunto, etc. Os livros infelizmente só em papel, por enquanto.

Infleizmente não tenho muito tempo disponivel para frequentar o forum, mas assim que puder vou disponibilzar mais info aos interessados.

Grande abraço!

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #3 Online: 03/08/09 - 22:14 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #4 Online: 03/08/09 - 23:37 »
Falou Juca !

Vou ler com mais calma p/ ver se entendo melhor, mecânica não é a minha praia ... mas em eletrônica estamos ai !
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #4 Online: 03/08/09 - 23:37 »

F2S

  • Visitante
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #5 Online: 04/08/09 - 12:05 »

Nem todas as páginas aqui estão disponiveis.

Um dos seus livros seria este?

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #5 Online: 04/08/09 - 12:05 »

Offline Juca

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #6 Online: 04/08/09 - 12:18 »
Não F2S


Os livros que tenho tem lista de peças eletronicas, desenho das placas e passo-a-passo para construir as fontes de curto-circuito (inclusive com regulagem de potência), assim como o comando que controla o "avanço" do eletrodo.

Se tudo der certo neste fim de semana eu vou ver se consigo escanear pelo menos um deles, ai eu posto aqui em PDF. Não adianta procurar na net, não tem no google, nem emule, nem torrent, eu tive que compra-los mesmo.

 Mas este livro que vc indicou ai já é uma excelente fonte de infos para inicio.

A noite no PC em casa eu postarei outras infos para complemeto

Abraço

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #6 Online: 04/08/09 - 12:18 »

F2S

  • Visitante
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #7 Online: 04/08/09 - 21:47 »

Opa!

Toda e qualquer informação é bem vinda.

 ?_26

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #7 Online: 04/08/09 - 21:47 »

Offline Juca

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #8 Online: 05/08/09 - 08:02 »
Bom, escrever 1000 linhas não vai substituir este video:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rWhOkk7m_tU[/youtube]

Ai dá para ver que o cara esta usando o Mach2 ou Mach 3 para o CNC e ainda mostra as fontes de curto-circuito que ele construiu (são estas fontes que eu tenho os desenhos e todas as info para construi-las)

Uma excelente fonte de informação basico é este livro, que esta gratuito na net:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #8 Online: 05/08/09 - 08:02 »

F2S

  • Visitante
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #9 Online: 05/08/09 - 14:40 »

Juca,

Esse sistema eu ainda não havia visto. Eu vi uma máquina em que o arame era um haste apenas, e não como esse que é um arame contínuo.

Nesse caso, como nesta peça como exemplo, é necessário os orifícios para a introdução do arame para cada etapa de corte. Que arame é esse, quantos trabalhos suporta?

É imprescidível o posicionamento do arame para o trabalho. E a cada fase do trabalho é necessário reposicioná-lo.

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #9 Online: 05/08/09 - 14:40 »

Offline Juca

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 14
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #10 Online: 05/08/09 - 17:15 »
Sim, para cada etapa é necessário o reposicionamento do arame.
As maquinas modernas já têm este sistema completamente automatico (não me pergunte como funciona ???)
O arame é vendido em bobinas, normalmente ligas de cobre e diâmetro extremamente calibrado. Que eu saiba cada rolo é possível usar uma unica vez, tanto é que o arame usado é enrrolado em outra bobina para "comprar a base de troca". Isto se falando de maquinas de produção, pois o arame também é erodido, perdendo resistência mecânica e tolerância dimensional. Acredito que para hobby, dá para usar muitas vezes... quanto ao custo não sei, mas acho que não é barato.
A vantagem da EDM é que vc consegue usinar materiais extremamente duros (widea e aços temperados), com excelente precisão (+/- 0,001 mm) e fazer cortes e cantos do diâmetro do arame.
Já existem maquinas EDM com 5 eixos, enquanto um cabeçote guia-fio faz um movimento o outro faz outros movimentos, dando para usinar peças extremamente complexas em 3D, pratocamente impossíveis de se usinar em um centro de usinagme de 5 eixos também.
Inconveniente: processo extremamente lento. A peça do amigo que fez o videoa acima, acredito que deve ter levado umas 5 horas de usinagem, em aço mole (1020/1045).

Clube CNC Brasil

Re: Sugestões para desenvolvimento em conjunto
« Resposta #10 Online: 05/08/09 - 17:15 »

 

SiteLock