Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?  (Lida 5889 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Pessoal
Tenho uma Router que fabriquei com Fusos de Esfera de 30mm de Diâmetro, estrutura em alumínio, motores de Passo Nema 23 e spindle de 400W de 12.000rpm. Área útil de usinagem de 1000x850mm
Estou utilizando uma fresa de 4 cortes, diâmetro de 2,4mm e corte de topo reto. Para corte de MDF de 3mm executo o mesmo com a velocidade de 600mm/min em X e Y, já em Z deixo com 300mm/min.

- Notei que a fresa deixa alguns cortes com algumas pequenas rebarbas e em alguns pontos com "dentes". 
Acredito que os dentes que vejo nas peças sejam causados devido a fixação da peça que realizo somente nas extremidades e por este motivo acabo tendo vibração da chapa de mdf de 3mm oque ocasiona um corte com "dentes". => FAVOR COMENTAREM MINHA CONCLUSÃO

- Gostaria também de saber se alguém consegue avaliar as características da minha maquina que sitei acima e me indicar uma fresa a qual eu possa aumentar a velocidade de corte da router sem prejudicar o acabamento do corte.

- Outra questão é me orientem se a velocidade que estou trabalhando pode ser considerada boa para uma router ou ainda tenho que melhorar muito!!!

- A ultima opinião que gostaria de receber é se um spindle de maior potencia e com maior rotação causaria grande diferença na velocidade de corte para o MDF de 3mm nesta minha maquina, caso eu supostamente comprasse outro spindle?

Grato
Mauricio



Clube CNC Brasil


Offline Guilherme Cassio

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 495
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #1 Online: 01/02/16 - 14:31 »
Boa tarde, não sei se o dente a que se refere é no local onde a pç acaba de ser cortada, se for esse o caso eu tinha esse problema tambem,  isso se deve ao fato da pç se soltar e esbarrar na ferramenta, isso voce resolve deixando pontes prendendo a pç ou segursando a mesma com uma ferramenta tipo chave de fenda ou um pedaço de madeira etc, para que ela não pegue na ferramenta de corte.
Quanto a velocidade é relativo, depende da maquina da fresa do material.
Eu cortava mdf de 3mm com fresa de 2,2 a 1200mm/mituto, até que comprei um mdf tambem de 3mm só que mais escuro, meio marrom, fui cortar e lá se foi a fresa, tive q abaixar a velocidade para 800 para não quebrar a ferramenta.
Outra coisa fresa para mdf é melhor de um ou dois cortes apenas, tambem tem fresas raiada, deixa uns pelinhos na borda do corte, porem uma simples passada de lixa resolve e corta muito melhor.
Um abraço.

Clube CNC Brasil

Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #1 Online: 01/02/16 - 14:31 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #2 Online: 01/02/16 - 15:34 »
Oi Mauricio,

Tentando responder suas perguntas.

1 - Os dentes que você menciona sem uma foto podem ser também alguma folga nos eixos ou vibração.
2 -  A Fresa raiada de 3mm ou com 1 corte, no máximo com 2. Nunca com 4 para MDF , não tem saída para o pó do MDF.
3 - O José Ricardo é o mais veloz nesse corte  com fresa de 3mm, splinde de 2,2 kw , rpm de 24000, velocidade de 2000mm/min.

É muito comum a chapa ser pinada para não vibrar. Fazer pontes como o nosso amigo falou ou como a dica do Jose Ricardo comece e termine a peça no maior lado e na reta.

abraços

armando


"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #2 Online: 01/02/16 - 15:34 »

Offline Mauricio Hasmann

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 17
  • Total Likes: +1/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #3 Online: 01/02/16 - 17:58 »
Velhinho 56 e Guilherme , agradeço imensamente pela ajuda.
Consegui melhorar bastante o desempenho da maquina. Realmente a fixação da chapa foi um fator determinante para os "dentes" que falei, outro problema que identifiquei foi a falta de "rigidez" que existia no eixo Z da minha maquina por estar apenas com dois rolamentos lineares, sendo que agora coloquei quatro peças.
Então a solução resumidamente foi:
1° - Colocação de 4 Rolamentos Lineares no eixo Z
2° - Melhorias na Mesa de Sacrifício como nivelamento e maneira de fixação das peças

Hoje estou cortando MDF de 3mm com 1200mm/min com a maquina nas configurações citadas acima com uma fresa de 1,3mm de diâmetro
« Última modificação: 01/02/16 - 17:59 por Mauricio Hasmann »

Clube CNC Brasil

Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #3 Online: 01/02/16 - 17:58 »

Offline Josemar Jr.

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 565
  • Total Likes: +101/-3
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #4 Online: 01/02/16 - 19:02 »
Prezado Maurício, você tem muitas questões aqui que acredito que não sejam respondidas ao mesmo tempo. Pois dependendo da máquina construída... se você aumentar a potência do spindler terá que mexer na máquina para ela suportar o peso da nova ferramenta. Com uma Splindler mais potente com certeza você poderá cortar mais rápido (desde que sua mesa não vibre).
Espero ter ajudado um pouco....
 :ixi:
Josemar Junior

Clube CNC Brasil

Re:Fresas para Router. Qual a Melhor para corte de MDF 3mm?
« Resposta #4 Online: 01/02/16 - 19:02 »

 

SiteLock