Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...  (Lida 2684 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Online: 13/07/14 - 00:37 »
Pessoal, já que acabei de chegar, nada melhor que estrear já com umas pequenas dúvidas...

Estou tentanto configurar o Mach3 e já configurei os motores, os fins de curso (coloquei o eixo X, tanto para um lado quanto para o outro, no mesmo pino da paralela, incluindo o HOME.. tudo no mesmo pino e não sei se está correto) mas fiz assim.. 

O Y mesma coisa..  tudo em outro pino: Y esquerdo, direito e HOME

A chave Pânico coloquei em outro pino...  funciona, mas quando aciono ele manualmente o programa trava e mesmo depois que desligo o botão de pânico, ao voltar a acionar o programa via "Reset" aparece uma mensagem dizendo que o "Comando RESET falhou devido a uma influência externa... Ou o botão RESET tá ligado ou está ativo algum fim de curso.."  daí clico em "Fix this tor me..." e tento de novo.. daí funciona, depois de umas duas ou três tentativas.. .

Os pinos da paralela que estão ligados os eixos X e Y (no Z ainda não coloquei o final de curso), parecem estar funcionando normal...  clicando nos fins de curso acende três luzinhas...  X+, X-, e HOME....  tudo de uma vez...  no Y mesma coisa...  e a chave Pânico também parece estar configurado certinho...

Verficando o arquivo "ConfigCheck.txt" diz que eu tou usando uma velocidade maior de Kernell  do que é exigido pelo meu motor. Recomenda redefinir o programa para o modo de 25kHz, reinicializar e sintonizar o motor, do contrário afetará negativamente a performance GUI, ou algo assim...   (tradução bem nas coxas... rss)

Configurei 45Khz...  em 25Khz o deslocamento JOG fica bem lento mesmo com a velocidade e a aceleração no máximo...  com esta velocidade de Kernell melhora bastante, mas aparece esta mensagem...

Que devo fazer?..  Baixo a velocidade Kernell e fico com ela lenta?... ou tem como aumentar a velocidade de deslocamento dos eixos mesmo com ela em 25Khz?

Pensava que aquelas frequências de Kernell a gente podia escolher qualquer uma e mandar ver.. mas parece que alguma coisa limita esta escolha..  ainda num sei o que é...

Se julgarem necessário, qual arquivo preciso anexar para que vocês possam dar uma analisada para mim?... 

Agradeço qualquer ajuda que puderem prestar...  valeu...




Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Online: 13/07/14 - 00:37 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #1 Online: 13/07/14 - 08:14 »
Edu meu filho, feliz retorno  :ok:
Sobre o fim de curso..


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce por um acaso configurou o limite da maquina?


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #1 Online: 13/07/14 - 08:14 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #2 Online: 13/07/14 - 09:02 »
Olá Edu, acredito que o problema do reset  não tenha ligação com a velocidade do kernell que você está utilizando.
Citar
Configurei 45Khz...  em 25Khz o deslocamento JOG fica bem lento mesmo com a velocidade e a aceleração no máximo...  com esta velocidade de Kernell melhora bastante, mas aparece esta mensagem...

Que devo fazer?..  Baixo a velocidade Kernell e fico com ela lenta?... ou tem como aumentar a velocidade de deslocamento dos eixos mesmo com ela em 25Khz?
A velocidade do motor pode ser aumentada diminuindo os micropassos do drive usando a mesma velocidade do kernell.
A velocidade de kernell, pelo pouco que sei, é a velocidade de processamento no Mach3, por isso que você utilizando 45Khz terá velocidade maior ante aos 25Khz.
Já foram feitos cálculos aqui por alguns colegas explicando como calcular esta velocidade, mas não me lembro em que tópico.
Abraço.
Juliano.
« Última modificação: 13/07/14 - 09:03 por iluj »
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #2 Online: 13/07/14 - 09:02 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #3 Online: 13/07/14 - 15:23 »
Graaande Marcão...  :ok:
Sinto-me envaidecido por receber a honra de sua atenção.. 
Estava na dúvida se podia colocar o HOME no mesmo pino do + e -  do eixo...  Mas foi exatamente o que fiz...
Para facilitar a vida dos colegas e evitar que tenham que ligar pra Mãe Dináh, abaixo vai a lista dos pinos que usei nas configurações aqui:

Motores:
X - (Step Pino:2      Dir - Pino:3)
Y - (Step Pino:17    Dir - Pino:5)
Z - (Step Pino:16    Dir - Pino:14)

Fins de Curso: Usei dois pinos para estes eixos, pois um par é normalmente fechado.. o outro normalmente aberto... e como não tinha outros, usei estes mesmo...
X+ Pino:13
X-  Pino:13
X Home Pino:13

Y+ Pino:12
Y-  Pino:12
Y Home Pino:12

Eixo Z no momento sem os fins de curso (tá complicado para colocar)

Estop  Pino:15

Enable  Pino:4

Output #1: Pino 5
Output #2: Pino 6
(Esta configuração acima devia ligar e desligar os relês e isto não está acontecendo..  não entendi mas acho que tem a ver com minha interface...  esta BOB tá meio estranha.. rssss)

Motores configurados com 4000 passos por revolução.
Fiz os testes e mando avançar 50mm e avança exatamente esta medida.. portanto, está configurado certinho.... testei todos os eixos...

Procurei aqui no grupo e não encontrei o tópico sobre cálculos destes parâmetros sobre o micropasso..
Foi por isto que aumentei a frequência do kernell para a máquina ficar um pouco mais rápida.. e estava pensando em aumentar mais ainda..  mas esta mensagem sobre a frequência estar rápida demais para meus motores me deixou na dúvida...  Interessante que se diminuo para 25Khz, mesmo no talo a velocidade em JOG fica bem lenta... 

Obrigado, Marcão....  confere aí estas pinagens que usei.. mas acho que tá tudo certinho...     
Depois vou precisar que me ajudem também com a ligação do inversor para controle do Spindle..  tem uma saída aqui em PWM que parece, varia a tensão de zero a 10v...  parece que isto pode ser ligado no inversor para controle de velocidade.. mas não sei direito como fazer isto nem como configurar o inversor pra isto...   mas seria bem melhor que ter que usar a IHM...  tá bem complicado..  pelo menos para aumentar e abaixar as velocidades assim na mão.. mas por enquanto é só testes.. portanto, vamos tentando aqui... 
Abraços e bom finalzinho de domingo...   

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #3 Online: 13/07/14 - 15:23 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #4 Online: 13/07/14 - 15:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
A velocidade de kernell, pelo pouco que sei, é a velocidade de processamento no Mach3, por isso que você utilizando 45Khz terá velocidade maior ante aos 25Khz.
Já foram feitos cálculos aqui por alguns colegas explicando como calcular esta velocidade, mas não me lembro em que tópico.

Obrigado, Juliano...  bom saber disto.. rsss...  apanhei um pouco aqui com esta configuração.. rsss..
No momento tou tentando resolver esta questão dos erros que estão apresentando.. depois vou dar mais uma fuçada no fórum pra ver se encontro o tópico sobre como se calcular esta velocidade do Kernell...   dei uma pesquisada rápida e não encontrei...  mas como tá tudo funcionando direitinho... as medidas de avanço estão certinhas..  então vou ver se consigo resolver as questões dos erros primeiro.. depois vejo isto da velocidade.. mas é bom saber que o problema tá aí nesta questão do micropasso.. 
Abração e um bom final de domingo..    :ok:
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #4 Online: 13/07/14 - 15:39 »

Offline felipegaldino

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 395
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Nunca desista dos seus sonhos
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #5 Online: 13/07/14 - 16:09 »
Pai Marcão qual os drives que você utiliza?

A sua tração é por corrente OK? a tração é feita por um lado apenas?




Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edu meu filho, feliz retorno  :ok:
Sobre o fim de curso..


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce por um acaso configurou o limite da maquina?


Marcao
Técnico de usinagem na Wetzel SA
Projetista mecânico free lancer
Maquinas ,moldes de injeção, dispositivos.

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #5 Online: 13/07/14 - 16:09 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #6 Online: 14/07/14 - 19:03 »
Edu, desculpa mas ultimamente estou um pouco metido  :sarro:  alias, devo estar com uma inflamação no me braço direito... disse o medico que é excesso de uso kkk
talvez o video explica sobre o inversor...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #6 Online: 14/07/14 - 19:03 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #7 Online: 15/07/14 - 00:14 »
Marcão meu amigão..  (até rimou... rsss....)
O inversor parece ser exatamente igual ao seu....
Vi que se liga em DCM embaixo e FOR encima...
Mas precisava ver como foi que ele parametrizou o inversor pra ele aceitar o controle PWM da interface... se puder, depois pede pra ele dar umas informações sobre isto...
O manual eu tenho deste inversor, mas li tudo e num entendi nada.. rsssssss
Abraços e obrigado pela força..
 :ok:
« Última modificação: 15/07/14 - 00:15 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #7 Online: 15/07/14 - 00:14 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #8 Online: 15/07/14 - 18:13 »
Edu meu filho, voce que entende mais do que eu nao sabe, imagina eu ? kkk cara.... esse meu amigo foi lendo o manual em ingreis e foi apertando botão, e ele tem mania de conversar com um amigo invisivel, imagina a cena e o bestao aqui parecendo cachorro em dia de mudança kkk nao entendi tambem  :Censura: nenhuma, pena que ele esta trabalhando num outro serviço, e esta meio ocupado, eu tenho quase certeza que tem alguma coisa aqui no forum, mas nao lembro onde esta(ai meu braço  :irrit:)



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #8 Online: 15/07/14 - 18:13 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #9 Online: 15/07/14 - 22:18 »
Que vc andou fazendo com este braço pra ele doer tanto assim?.. rsssssss...
Se for bursite, tá phodido!!!...  tenho no braço esquerdo e o médico diz que num tem remédio.. rsss
Esfriou, doeu.... rssss
Agora no direito.. sei não....     :sarro:

Quanto ao inversor, sem problemas.. quando o cara aparecer por aí vc vê com ele... pressa nenhuma...   tou ainda testando a máquina, rancando uns cavaco aqui mas só tenho por enquanto uma fresinha de 10mm.. rsssss..  então fico  meio limitado.. mas como ainda tem umas coisinhas pra ajustar na máquina, tá valendo...
Vou terminando tudo por aqui e quando estiver pronta aí a gente vê isto...
A interface também num tá muito boa.. dando erros nos finais de curso.. mas pelo menos os motores tão rodando.. rssss....
Vou ter que trocar esta encrenca se quiser fazê-la funcionar direitinho...  já vi que  o problema é mesmo esta disinfiliz...  mas devagar se ajeita.. rssssss
Abraços...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Mach3 - Velocidade Kernell acima do normal...
« Resposta #9 Online: 15/07/14 - 22:18 »

 

SiteLock