Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Configuração Eletrônica para Router  (Lida 2025 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Configuração Eletrônica para Router
« Online: 28/03/14 - 22:13 »
Boa noite pessoal, espero que alguém possa ajudar!

Seguinte, para conhecimento geral e determinação de algumas variáveis, segue minha configuração mecânica, que inicialmente parte sem interferências: Eixos Lineares de 20mm de diâmetro, Fusos TR18 de passo 4mm, castanhas de poliacetal.

O problema: Possuo motores de passo Nema23 de 19kgf/cm híbridos, de início adquiri drivers modulares TB6560, trafo de 25v 10A, interface, etc..Porém não funcionou direito, liguei meus motores em série e ao acionar os motores individuais eles trabalhavam bem, porém a maior velocidade que consegui no mach3 foi de 800mm/min, e ao rodar um programa, sendo necessário acionar os três simultâneamente, eles trabalhavam forçados, "sem força". Então resolvi trocar tudo, adquiri drivers 2m542, uma fonte linear de 33v 15A, motores ainda ligados em série, porém o resultado ainda não é satisfatório, os motores não passam de 300rpm, estou achando muito pouco, quero tentar ligar em paralelo agora, pois com estes drivers já consigo 4.2A, já com o TB6560 o máximo era 3A.

Alguém pode me dar uma luz?? Será o problema são os motores? Podem estar ligados errado? ou derrepente a fonte ainda é fraca??

Ainda vale lembrar que: já tentei trocar o pc e nada adiantou, e ao acionar os motores junto, a velocidade máxima sem perda de passo não passa de 700mm/min.

Está ai o abacaxi, espero que alguém me ajude a descastar!!

Abraço.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login | Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Configuração Eletrônica para Router
« Online: 28/03/14 - 22:13 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #1 Online: 28/03/14 - 22:19 »
O meu filho bele  :ok:  voce ja configurou la no mach em config/motor tuning?



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #1 Online: 28/03/14 - 22:19 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #2 Online: 28/03/14 - 22:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu filho bele  :ok:  voce ja configurou la no mach em config/motor tuning?



Marcao

Configurei o passo, motor de 200 passos por revolução em 1/8 com fuso de 4mm (valor=400), a acaleração (50), velocidade (800 foi o máximo que consegui sem perda de passo). O que mais poderia estar faltando??

Você acha que com está configuração eu deveria conseguir resultados melhores?

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #2 Online: 28/03/14 - 22:57 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #3 Online: 29/03/14 - 13:38 »
O meu filho, parte eletrica/eletronica sou um zero a esquerda bem colocado, eu faria mais teste aumentando a aceleração e velocidade, ate notar que nao mais estolar... foi assim que consegui configurar a minha...


Marcao

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #3 Online: 29/03/14 - 13:38 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #4 Online: 29/03/14 - 15:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
O meu filho, parte eletrica/eletronica sou um zero a esquerda bem colocado, eu faria mais teste aumentando a aceleração e velocidade, ate notar que nao mais estolar... foi assim que consegui configurar a minha...


Marcao


Na verdade é isso que tenho feito, vou aumentado velocidade e aceleração, porém aos 1000mm/min os motores já apresentam perda de passo.

Vamos esperar os entendidos do assunto estarem de bom humor para opinar! ?_8
« Última modificação: 29/03/14 - 15:14 por Tayron Endres »

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #4 Online: 29/03/14 - 15:12 »

Online Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #5 Online: 29/03/14 - 16:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Vamos esperar os entendidos do assunto estarem de bom humor para opinar! ?_8

Amigo, não é questão de estarem com bom humor, e sim estarem com tempo. Aqueles mais experientes podem estar sobrecarregados com serviços, ou problemas pessoais, e nem sempre tem tempo para olhar o fórum ou responder, mas quando tem um tempo sobrando, com certeza eles passam por aqui e ajudam no que podem.  :ok:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #5 Online: 29/03/14 - 16:05 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #6 Online: 29/03/14 - 16:43 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo, não é questão de estarem com bom humor, e sim estarem com tempo. Aqueles mais experientes podem estar sobrecarregados com serviços, ou problemas pessoais, e nem sempre tem tempo para olhar o fórum ou responder, mas quando tem um tempo sobrando, com certeza eles passam por aqui e ajudam no que podem.  :ok:

Se a falta de tempo, sobrecarga de serviço e problemas pessoais não deixam você de mau humor você é uma máquina e não um ser humano!

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #6 Online: 29/03/14 - 16:43 »

Online Robson Olegário

  • Cuma?
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1223
  • Total Likes: +54/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Desaparecido por falta de assunto...
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #7 Online: 29/03/14 - 18:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Se a falta de tempo, sobrecarga de serviço e problemas pessoais não deixam você de mau humor você é uma máquina e não um ser humano!

Tenho lá minhas dúvidas. Acho que até máquinas tem horas de mau humor. Quando eu era criança, a gente tinha uma tv preto e branco que sempre dava uma faixas pretas no alto e embaixo da tela, e mesmo trocando antena, fios, nada resolvia. Pior que quando ia para o técnico, não apresentava nada, estava perfeita. Era só chegar em casa, que o problema aparecia. Um dia o técnico foi lá em casa ver, viu o problema e levou para consertar. Chegando lá, nada de problema. Trouxe de volta, e apareceu o problema. Final da história, o técnico comprou a tv e ela nunca deu problemas na casa dele...  Acho que ela não gostava da minha casa...  ?_1 ?_1 ?_1 :Garg: :Garg: :Garg:
"Só existe um lugar aonde o SUCESSO aparece antes do TRABALHO, e é nos dicionários". Mas isso só serve para os pobres mortais, pois para filhos de pessoas ricas e importantes, o sucesso vem sem nem fazer muito esforço...

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #7 Online: 29/03/14 - 18:19 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #8 Online: 29/03/14 - 19:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tenho lá minhas dúvidas. Acho que até máquinas tem horas de mau humor. Quando eu era criança, a gente tinha uma tv preto e branco que sempre dava uma faixas pretas no alto e embaixo da tela, e mesmo trocando antena, fios, nada resolvia. Pior que quando ia para o técnico, não apresentava nada, estava perfeita. Era só chegar em casa, que o problema aparecia. Um dia o técnico foi lá em casa ver, viu o problema e levou para consertar. Chegando lá, nada de problema. Trouxe de volta, e apareceu o problema. Final da história, o técnico comprou a tv e ela nunca deu problemas na casa dele...  Acho que ela não gostava da minha casa...  ?_1 ?_1 ?_1 :Garg: :Garg: :Garg:

Pode ser, também acho que minha router não gosta de mim haha

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #8 Online: 29/03/14 - 19:58 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #9 Online: 30/03/14 - 09:25 »
Nobre amigo Tayron.

Com certeza o "problema" está na configuração física dos drives.

Tenho várias placas de TB 3 e 4 eixos, modulares em não tenho nenhuma, mas todas as vezes que tive problemas com velocidades e passos, as "benditas" chaves de configuração estavam envolvidas.

A questão é que os chineses não se preocupam muito com manuais e repetitividade nas configurações.

Já peguei mais de uma placa que estava totalmente contrária ás outras idênticas e da mesma formatação - coisa de chines.

Então, como você possui 3 drives modulares, altere as configurações independentemente, até que encontre uma que dê melhor resposta, tentativa e erro.

Quando tiver um "tepinho" maior, poste mais detalhes sobre o drive.

Assim que der, alguém lhe apresentará a solução para os seus problemas.

Do mais, fico á disposição.

Abraços.

Rubens   
   

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #9 Online: 30/03/14 - 09:25 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #10 Online: 30/03/14 - 09:50 »
Citar
Na verdade é isso que tenho feito, vou aumentado velocidade e aceleração, porém aos 1000mm/min os motores já apresentam perda de passo.
Na minha opinião o seu problema está na parte mecânica.
Guias desalinhadas, fusos e tudo que se refere a parte mecânica DEVEM estar se não 100% 99%, pois os motores de passo não são motores que mantem torque constante em rotações mais alta, então você deve atentar para esta parte para depois seguir para a parte eletrônica.
Já utilizei a placa com o chip TB Toshiba e utilizo na maior parte das máquinas que monto os drives 542n e suas variações, onde estes são de ótima qualidade, ficando atrás apenas dos drives digitais.
Se você já fez testes com os 542 e continuou com pouca velocidade, eu diria que seu problema está na parte mecânica.
Na primeira máquina que montei há 4 anos atrás, apanhei muito até conseguir fazer funcionar a contento, e o maior problema estava no alinhamento da máquina.
Para calcular os passos por milímetros no Mach, eu utilizo a regra de três, pois nem sempre pelos cálculos de micropassos dos drives a fórmula fecha.
Meça e veja se o deslocamento que você espera que esteja dando é realmente o que a máquina está se deslocando.
Abraço.
Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #10 Online: 30/03/14 - 09:50 »

Offline Tayron Endres

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 32
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #11 Online: 30/03/14 - 13:14 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Na minha opinião o seu problema está na parte mecânica.
Guias desalinhadas, fusos e tudo que se refere a parte mecânica DEVEM estar se não 100% 99%, pois os motores de passo não são motores que mantem torque constante em rotações mais alta, então você deve atentar para esta parte para depois seguir para a parte eletrônica.
Já utilizei a placa com o chip TB Toshiba e utilizo na maior parte das máquinas que monto os drives 542n e suas variações, onde estes são de ótima qualidade, ficando atrás apenas dos drives digitais.
Se você já fez testes com os 542 e continuou com pouca velocidade, eu diria que seu problema está na parte mecânica.
Na primeira máquina que montei há 4 anos atrás, apanhei muito até conseguir fazer funcionar a contento, e o maior problema estava no alinhamento da máquina.
Para calcular os passos por milímetros no Mach, eu utilizo a regra de três, pois nem sempre pelos cálculos de micropassos dos drives a fórmula fecha.
Meça e veja se o deslocamento que você espera que esteja dando é realmente o que a máquina está se deslocando.
Abraço.
Juliano.

Amigo, obrigado pela opinião, mas neste caso o problema persiste mesmo com os motores sem carga alguma, fora da máquina, acima de 800mm/min ele perde passo, agora já substitui por outros drivers, quero ver se testo ainda esta semana com os motores ligados em paralelo.

Quero ver se tiro umas fotos da parte de configuração dos drivers para postar aqui, derrepente alguem me diga o que pode estar errado.

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #11 Online: 30/03/14 - 13:14 »

Offline iluj

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 279
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #12 Online: 30/03/14 - 13:29 »
Citar
Amigo, obrigado pela opinião, mas neste caso o problema persiste mesmo com os motores sem carga alguma, fora da máquina, acima de 800mm/min ele perde passo, agora já substitui por outros drivers, quero ver se testo ainda esta semana com os motores ligados em paralelo.
Se você fez testes com os motores desacoplados dos fusos realmente o problema possa estar na eletrônica.
 
Citar
Quero ver se tiro umas fotos da parte de configuração dos drivers para postar aqui, derrepente alguem me diga o que pode estar errado.
Faça isso para que possamos lhe ajudar.
Abraço.
Juliano.
ILUJ-CNC
Barão-RS

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #12 Online: 30/03/14 - 13:29 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #13 Online: 30/03/14 - 19:54 »
Você não deu as configurações dos motores. 19 Kgfcm² não são suficientes. Informe voltagem e amperagem dos motores.

Qual a amperagem que você configurou nos Drivers 2M542?

Motor 200 passos configurado em 1/8 em fuso de 4 mm.dá exatamente o valor que você postou, isto é, 400 no Mach3.

Com relação ao "Bom Humor" vou dizer uma coisa: O problema é que quando se coloca uma questão para que possamos analisar, temos que ter a maior quantidade dessas informações, muitas vezes a gente lê o poste e não tem tempo de ficar perguntando sobre Amperagem, Voltagem, Configurações adicionais, FOTOS, etc. Aí, deixamos de atender e o interessado fica nervoso.

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Configuração Eletrônica para Router
« Resposta #13 Online: 30/03/14 - 19:54 »

 

SiteLock