Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Perda de passo  (Lida 7325 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #30 Online: 29/08/12 - 14:01 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá menino cabeludo, kkkk

. Sei que tu também é da turma do long hair, hehehe... Aliás, aproveito para citar que sou um grande admirador dos teus trabalhos e sempre que posso assisto alguns dos videos que tu disponibiliza no YT.....
.... Dei uma pesquisada rápida aqui e em um tópico antigo (idos de 2009) os meninos Gilli e Jorge (CNCNow) comentam sobre ajustar a Largura de Pulso no Mach, mas não sei se tem esta configuração no 2. Chegaste a verificar isto?



Incrível que depois de quase 20 anos, meu pai ainda reclama..manda cortar o cabelo .. e trabalhaaarrrr (Made in Brazil)  ?_7  ?_1

Opa, obrigado aí .. ainda bem que os videos ajudam um pouco, mas eu faz tempo que não lido mais com isso.. uns meses na verdade.. estou com um site Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login e trabalhando com projetos de guitarras pros gringos e fazendo máquinas.. então estou tendo de aprender a duras penas coisas novas num terreno que nunca foi minha praia .. tá difícil!  ?_39

Então.. sabe que eu nem mudei nada desses parametros de pulso pois no guia de instalação esta estava escrito, "coloque 50 e 10 e deixe como esta".. então eu nem me preocupei mais com isso.. Será que é isso?
Como esta o seu para eu ter uma ideia. Qual o tópico? Tem o link fácil aí?
Vou procurar aqui nos tbm saber mais sobre isso enquanto isso.
Os drivers da hobbycnc que eu tinha aqui (2 que funcionavam) funcionaram ok, mas nenhum do KIT mais novo funciona mesmo.. estava com uma esperança de conseguir..
Bom.. isso é para outro dia hehe..

Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #30 Online: 29/08/12 - 14:01 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #31 Online: 29/08/12 - 16:30 »
bueno, bueno.. até deu uma melhorada mexendo no pulse, mesmo que no chutometro. Coloquei 5 e 15 e deu uma melhorada com 5 e 15. Na verdade eu li alguns tópicos agora de pouco sobre mas não encontrei uma explicação do que é isso de fato e como saber calcular isso. Vou procurar mais tarde ou se alguém se habilitar a me explicar ótimo.

Fiz os testes dos passos, marquei o centro do eixo do motor e dei os passos para dar uma volta e depois isso x10. Não consegui ver diferença dos riscos de estilete que eu fiz.
Se tiver erro aí são centésimos!
Eu imaginei se tivesse um erro de 0,03mm e fiz a conta. Pareceu ter melhorado em riscos de 50 de comprimento, mas quando eu fiz um de 90 foi pro saco.
O erro chegou a 0,5mm no X e 0,8 no Y!!

Videos Testes rápidos:
1) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

2) Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Eu já estou ficando sem ideias. Já estou pensando em parar com esse driver e partir para o TB6560 que eu tenho aqui e ver se passa a mesma coisa. Se isso acontecer é o PC, cabos, etc.

Sobre as verificações de corrente, etc, quais são os pontos e valores, etc.
Eu não fiz o teste da amperagem no pino 15 e comum do CI com os motores em funcionamento porque eu sou um cagão  ?_5 Morro de medo de fazer #### nessa hora!

Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #31 Online: 29/08/12 - 16:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #32 Online: 29/08/12 - 19:02 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá.. o cálculo do fuso segue a regra.. passo 4 = half = 100
Lí num dos tantos tópicos esse claculo de fazer um risco no eixo do motor e em sua carcaça e contar 10 voltas e ver o deslocamento, se o deslocamento for X faz-se uma conta do qual a explicação desse calculo não me ficou clara.
De qualquer forma eu não fiz isso pois se eu faço um 40x40 e ajsto para "exemplo" 99.96 e então fica justo e depois quando eu faço um 200x200 e fica fora acada vez mais se aumentar e cada vez menos se diminuir e se ajusta em 200x200 100.45 e os mesmos erros começam novamente de acordo com o aumento ou diminuição da medida do trabalho tbm não adiantará em nada fazer esse tipo de comparação. Pelo menos é o que eu imagino.


Alex,

O ideal, e mais preciso, é vc percorrer todo o trajeto da mesa contando as voltas do motor e depois calcular o passo, pois assim elimina qualquer variação que possa existir neste percurso ...

O calculo é simples ;

Percurso percorrido em mm, divididos pelas voltas completas que o motor deu, vezes passos por volta que o mesmo dá , exemplo:

Percurso = 1200mm
Passo do motor (Full) = 200
Motor deu 300 voltas

1200/ (200 x 300) = 0,02mm por passo => 50 passos por mm.


Já experimentou usar meio passo (400 por volta) ?
Eu particularmente não acredito que o motor trabalhe corretamente em passo Full ... ou melhor, nunca vi trabalhar bem em passo Full !?
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #32 Online: 29/08/12 - 19:02 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #33 Online: 29/08/12 - 19:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
Já experimentou usar meio passo (400 por volta) ?
Eu particularmente não acredito que o motor trabalhe corretamente em passo Full ... ou melhor, nunca vi trabalhar bem em passo Full !?
....

Oi.. vou tentar amanhã pela manhã este teste e posto no que deu. Tem de ficar contando mesmo as voltas!?  ?_43
Eu estou com a placa ajustada para meio passo.
Conforme passei os dados dos meus calculos dos passos estou acreditando que estão corretos ou não?
Zóia:
passo 4 / 400 = 1 / 0,01 = 100

É assim que eu estou usando. Já tentei até a regrinha de 3  ?_45

obrigaduuuu!



Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #33 Online: 29/08/12 - 19:22 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #34 Online: 29/08/12 - 19:29 »
Pode ser amperagem do motor de passo!??

Estava dando uma revisada nos dados geral aqui e acabo de me deparar que a descrição na compra do produto diz 4A e no material diz 3A.
Vou reduzir já, mas não sei se tem qualquer ligação isso com a perda de passo.
Pelo que eu li em outro tópico a frequência do Kernel não influencia nisso tbm ok?

Outra coisa.. como disse antes comprei a licença do Mach3, mas estou fazendo os testes com o Mach2. Instalei o Mach3 aqui e o "carinha" não sai do reset. Isso acontece por que tem alguma coisa configurada com a porta paralela certo?
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #34 Online: 29/08/12 - 19:29 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #35 Online: 29/08/12 - 19:50 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....
passo 4 / 400 = 1 / 0,01 = 100.
É assim que eu estou usando. Já tentei até a regrinha de 3  ?_45
..
Pela regra de 3, se se em 500 mm ela deu 502, então coloque no motor tunning 99,601 (500 x 100 / 502) e veja o que acontece.
« Última modificação: 29/08/12 - 19:53 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #35 Online: 29/08/12 - 19:50 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #36 Online: 29/08/12 - 19:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pela regra de 3, se se em 500 mm ela deu 502, então coloque no motor tunning 99,601 (500 x 100 / 502) e veja o que acontece.

Vou ver.. !!
Mucho loco.. em outros tópicos vejo o pessoal setanto accel e velocit nuns modos absurdos do tipo 2000, 3000.. no meu caso 25 já tá rápido pacas!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #36 Online: 29/08/12 - 19:54 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #37 Online: 29/08/12 - 20:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vou ver.. !!
Mucho loco.. em outros tópicos vejo o pessoal setanto accel e velocit nuns modos absurdos do tipo 2000, 3000.. no meu caso 25 já tá rápido pacas!
Estranho, pois em 25mm/min deveria estar uma lesma de muletas....
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #37 Online: 29/08/12 - 20:08 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #38 Online: 29/08/12 - 20:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estranho, pois em 25mm/min deveria estar uma lesma de muletas....

hahah verdade.. eu estou vendo isso agora com o Mach3.. nem anda!
Estranho pois da mesma forma no Mach2 vai como um foguete!
Agora esta me fazendo mais sentido os números altos...
Mas creio que Step per Unites deva ser pelo menos o 100 né!
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #38 Online: 29/08/12 - 20:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #39 Online: 29/08/12 - 22:36 »
Alex,

Tem coisa errada ai, não é para ir rápido ...  ?_31
Vc verificou se não está em passos por polegadas ?

Sobre a corrente do motor, não afeta em nada, a não ser que esteja perdendo passo ou aquecendo muito ... mas regula p/ 3A / fase.

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #39 Online: 29/08/12 - 22:36 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #40 Online: 30/08/12 - 06:37 »
 ?_25

A mesma configuração do mach2 roda totalmente diferente no Mach3, tanto que eu por hora nem vou mais tentar o Mach3. Vou deixar para a próxima máquina que farei pra mim e com mais tempo dar uma boa lida no manual, aproveitar que meu pai em novembro vai estar de boa e ir aos poucos resolvendo isso.

Vejamos..
Ontem eu abri o painel do driver para fazer o ajuste e as chaves que a vendedora me vendeu de 3A ao invés dos de 5A e 10A que eu pedi. No Inversor eu já tinha notado algo estranho, um estalo pois tinha de ser pelo menos de 5A e é de 3A tbm e nem conferi isso antes de montar  ?_40.
Vou trocar agora de manha.
Estava usando um estabilizador e tirei pois comecei a desconfiar dele tbm pois lendo por aqui o driver já tem um tipo de estabilizador interno ok?

Outra coisa importante eu acho é que quando eu fui ligar os drivers depois de perceber que a chave estava errado e antes de ajustar para 0.30v (multimetro em 20v) o motor de passo dá um toquinho, mas ou menos uns 4 passos num soco só. Fiz isso umas 5 vezes e em 2 vezes ele se comportou assim.

Obrigado pela força!


 
Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #40 Online: 30/08/12 - 06:37 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #41 Online: 30/08/12 - 08:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
?_25

A mesma configuração do mach2 roda totalmente diferente no Mach3

Vc já viu se a unidade nativa está em mm ?

Config => Select Native Units => mm


Citar

Estava usando um estabilizador e tirei pois comecei a desconfiar dele tbm pois lendo por aqui o driver já tem um tipo de estabilizador interno ok?

Nada de estabilizador, isto só serve p/ azarar ... Um driver tipo chopper trabalha com corrente constante ... em outras palavras, já é um estabilizador especialmente projetado p/ cuidar da corrente de seu motor independentemente das variações de tensão.

Citar
Outra coisa importante eu acho é que quando eu fui ligar os drivers depois de perceber que a chave estava errado e antes de ajustar para 0.30v (multimetro em 20v) o motor de passo dá um toquinho, mas ou menos uns 4 passos num soco só. Fiz isso umas 5 vezes e em 2 vezes ele se comportou assim.

Obrigado pela força!
 

É meio que normal, pois vc está mexendo em áreas de alta impedância e isto pode ocorrer, mas não é bom ficar insistindo, numa desta pode queimar um FET.


Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #41 Online: 30/08/12 - 08:25 »

Offline Alex Navarro

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 161
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Guitars Projects for CNC
Re:Perda de passo
« Resposta #42 Online: 30/08/12 - 09:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Vc já viu se a unidade nativa está em mm ?

Config => Select Native Units => mm


Nada de estabilizador, isto só serve p/ azarar ... Um driver tipo chopper trabalha com corrente constante ... em outras palavras, já é um estabilizador especialmente projetado p/ cuidar da corrente de seu motor independentemente das variações de tensão.

É meio que normal, pois vc está mexendo em áreas de alta impedância e isto pode ocorrer, mas não é bom ficar insistindo, numa desta pode queimar um FET.




sim, esta em mm sim...

Então eu acho que já fiz tudo que tinha de fazer de acordo com as dicas e coisas que li, esta tudo certo, mas continua dando isso e como disse no inicio só deu isso no CNC3AX do mesmo fabricante. Na Smile e na Hobbycnc que eu tinha não deram esse problema e eu estou aqui com uma TB6560.
Vou fazer mais dois testes.
Instalar esse driver TB no mach3 e ver como vai.
Se não for tbm aí eu parto para tentar com outro PC.
Se não der hehe .. aí eu chuto tudo e deixo quieto que já encheu  ?_25

Alex Navarro

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #42 Online: 30/08/12 - 09:05 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Perda de passo
« Resposta #43 Online: 30/08/12 - 10:12 »
Trocar de driver é uma boa tentativa, depois posta aqui pra nós os resultados ! ...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #43 Online: 30/08/12 - 10:12 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Perda de passo
« Resposta #44 Online: 30/08/12 - 11:16 »
Olá menino Alex

Sem dúvida, se tu tem outro computador e outros drivers, deve tentar com eles também. Se com outro driver rodar corretamente, então o problema é com a 3AX. Se com o outro driver permanecer o erro, o problema deve estar no PC ou na configuração.

Agora é uma questão de realizar a bateria de testes e ir eliminando as possibilidades... É chato, mas necessário,  ?_25

Não deixe de postar os resultados pra gente, pois conseguindo encontrar a solução, certamente poderá servir para outros colegas.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Perda de passo
« Resposta #44 Online: 30/08/12 - 11:16 »

 

SiteLock