Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: como ligar 4 motores em sincronia  (Lida 6978 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
como ligar 4 motores em sincronia
« Online: 29/05/23 - 17:38 »
Ola pessoal gaspar por aqui,faz tempo que nao apareço mas é que o trabalho e os problemas nao me dao tempo para aprender e nem pra perturbar v6 mas se nao eu o faria mais vezes, kkkkk, brincadeiras a parte eu to com um problema e venho humildemente pedir ajuda de quem puder e quiser me ajudar, é o seguinte eu tenho uma cnc normal de 3 eixos e uso uma placa q é para 6 eixos " aquela que tem 3 reles" dai agora resolvi colocor 4 spindle e quatro eixo rotativo na minha maquina os spindle eu vou usar uma barra de alumino estrutural ta tudo certo ate ai, agora na questao do eixo rotativo eu optei por usar o eixo rotativo chines embora o correto seria usar uma barra com os 4 mancais e acinalos co apenas um motor via engrenagem ou correia ou sem fim o que fosse, mas por N motivos eu decidi usar o chines que ja vem com motor, e agora eu preciso acionar 4 motores ao mesmo tempo e em sincronia alguen tem alguma ideia de como fazer isso de forma eficiente jumpear tosos os drives em uma saida é a coisa mais facil a fazer mas nao sei se o pulso teria a mesma qualidade,dai ouvi dizer que existe um dispositivo que amplifica o sinal e outro que divide o mesmo sinal para varias linha mas nao sei muito mais do que isso e vc tem uma ideia de como u posso fazer isso obrigado a todos
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

como ligar 4 motores em sincronia
« Online: 29/05/23 - 17:38 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #1 Online: 29/05/23 - 20:19 »
De uma verificada no datsheet da controladora que está usando para saber qual a corrente na saída e veja qual corrente é necessária nos drives e se a controladora suportar, pode ligar os sinais dos 4 em paralelo (se os drivers tiverem acoplamento óptico)
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #1 Online: 29/05/23 - 20:19 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #2 Online: 29/05/23 - 23:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
De uma verificada no datsheet da controladora que está usando para saber qual a corrente na saída e veja qual corrente é necessária nos drives e se a controladora suportar, pode ligar os sinais dos 4 em paralelo (se os drivers tiverem acoplamento óptico)



eu nao tenho o datashet dela mas é esta aqui 8 supply fonte de alimentação larga da tensão de entrada: 15-32vdc. A função de evitar a proteção da conexão reversa. 2 grupos de tensão de saída: 5v e 12v tensão, capacidade de saída 100ma.
Nota 9 note: há uma versão melhorada. Função de reforço principal: voltage tensão de alimentação tem uma escala mais ampla: 15-50vdc increase aumentar módulo de energia isolado. Não insira a linha usb na porta usb do computador. Basta inserir uma linha lpt. É mais conveniente e confiável. ③ A capacidade de saída atual de 5v e 12v de saída de tensão pode atualizar a 200ma.


e aqui o link dela em 2 lugares diferentes:
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #2 Online: 29/05/23 - 23:10 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #3 Online: 29/05/23 - 23:12 »
os drives que uso sao os dm860h policomp os motores que quero ligar sao de 4.5A nema 34 45kgf
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #3 Online: 29/05/23 - 23:12 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #4 Online: 29/05/23 - 23:13 »
obrigado pela ajuda cientista ;pacienc:
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #4 Online: 29/05/23 - 23:13 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #5 Online: 30/05/23 - 20:21 »
os drivers dm860h geralmente tem isolamento óptico e a corrente de entrada é de aproximadamente 20mA. Falo geralmente pois tem muitos fabricantes que copiam o modelo  :-X :-X :-X
Então se a controladora fornece até 100mA, daria para ligar os 4 sem problema.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #5 Online: 30/05/23 - 20:21 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #6 Online: 30/05/23 - 21:02 »
e quanto ao sinal cientista vc acha que ele sera igual em todos os motores? eu tenho uma grand edificuldade de entender como  a eletricidade funciona, quero dizer o pulso é gerado e ele percorre o fio passa por um drive pelo segundo 3 e 4 ou ele vai para todos ao mesmo tempo consegue me esplicar isso como que para uma criança, porque realmente eu nao entendo ?_25...eu estou te perguntando porque sei que vc é membro antigo e saca muito de cnc é um grande mestre e respeitado inclusive tem o meu respeito tambem, e eu busco ajuda porque realmente eu comprei ja os 4 4th axix e quatro spindle para por na maquina, e outra duvida que eu tenho é se posso usar uma bomba dagua para dois motor spindle ou se quem sabe posso usar outro tipo de bomba (que nao a tradicional) para refrigerar os quatro de uma so vez no meu ver parece bem aceitavel mas nao sei qual bomba seria economicamente indicada
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #6 Online: 30/05/23 - 21:02 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #7 Online: 31/05/23 - 22:12 »
como diz o Jack... vamos por partes  ;D ?::) ?::)


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
consegue me esplicar isso como que para uma criança,



Considere o sinal gerado pelo software como um saco de balas (cheio), e os drives como 4 crianças (educadas)... os sinais como apitos...
Cada criança pode pegar uma bala a cada vez que o soar um apito.
O software apita, as crianças vão pegar as balas.

Se as crianças buscarem as balas em fila indiana, seria uma ligação em série, com feedback ou seja quem entrega espera o recebedor assinar recibo para depois entregar para o próximo....

Se as crianças forem todas juntas buscar suas balas e todas forem entregues ao mesmo tempo, então temos uma ligação em paralelo. Ou seja tu dá um sinal e todos recebem ao mesmo tempo.  ?::) ?::)

Tá a viagem foi grande, mas como se diz... Se perde o Amigo, mas não a piada  :D :D :D :D :D



Ligando os sinais em paralelo, todos os drives irão atuar ao mesmo tempo.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
e outra duvida que eu tenho é se posso usar uma bomba dagua para dois motor spindle ou se quem sabe posso usar outro tipo de bomba (que nao a tradicional) para refrigerar os quatro de uma so vez no meu ver parece bem aceitavel mas nao sei qual bomba seria economicamente indicada


A bomba pode ser uma só, o que aliás é melhor do que usar 4
qual bomba usar???? esta é uma pergunta difícil, pois depende de diversos fatores... pode ser que até uma bomba de aquário de conta, como pode ser que uma bomba muito maior não seja suficiente...

Depende da temperatura ambiente, tamanho do spindle, esforço do trabalho, diâmetro das mangueiras etc. etc. etc...  e ainda tem que levar em conta a flexibilidade do rabo da lagartixa...... ?::) ?::) ?::) :(

Na prática, a maioria dos motores suportam até 180°C a água ferve a 100°C, considerando a parte elétrica, até sem bomba daria para usar, só a água circulando pelas próprias leis da física. A parte mecânica é diferente... Para os rolamentos é melhor não esquentar para que durem mais....
Então um teste prático para qualquer motor é que a temperatura não seja tão alta ao ponto de não se conseguir encostar a mão no motor e conseguir manter por um minuto.
Faça um teste com uma bomba pequena, barata, do tipo daquelas de aquário ou de máquina de lavar roupas e se a circulação da áqua for suficiente para deixar os spindles numa temperatura que tu consiga deixar a mão encostada neles por um minuto, está bom.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #7 Online: 31/05/23 - 22:12 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #8 Online: 01/06/23 - 19:35 »
OK... CONFORME SUA ORIENTAÇÃO ASSIM EU O FAREI, NO ENTANTO EU GOSTARIA DE VER COM VC SE EXISTE UMA FORMA DE MEDIR ESTE PULSO?COMO? E OUTRA COISA MAS ANTES,MAIS UMA VEZ OBRIGADO POR COMPARTILHAR DO SEU CONHECIMENTO DE UMA FORMA TAO NOBRE  ?_4 ?_4 ?_4 ?_4 ESTOU ANEXANDO UMA FOTO DE UM ESQUEVA PARA SUA AVALIAÇÃO NA MINHA CNC EU USO PULSO POSITIVO E NAO USO ENABLE FIZ UM DESENHO VE SE ESTA CERTO POR OBSÉQUIO?
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #8 Online: 01/06/23 - 19:35 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #9 Online: 01/06/23 - 20:44 »
assim mesmo.

Para medir o pulso, com um bom multimetro dá para medir tensão e corrente, mas só vai conseguir medir o pulso de direção pois o pulso de passo é muito rápido....

Se desejar medir a tensão do pulso de passo precisa usar um osciloscópio.
"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #9 Online: 01/06/23 - 20:44 »

Offline Marciogaspar

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 174
  • Total Likes: +6/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
    • capital luminosos
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #10 Online: 02/06/23 - 13:25 »
cIENTISTA, EMTA BLZ ENTAO, FALTA ALGUNS COMPONENTES PARA EU COMEÇAR A MONTAGEM, ASSIM QUE EU COMECAR EU VOLTO AQUI, POREM ANDEI VENDOS EU CANAL NO YOUTUBE E ACHEI MUITO INTERESSANTE SEU PROJETOS, ACHO QUE VC FARIA FACILMENTE UMA BARRA COM 6 EIXOS ROTATIVOS E OUTRA BARRA COM OS CONTRA PONTOS NAO QUERO MENSIONAR A NESCESSIDADE DE UM ALINHAMENTO NANOMETRICO, E AI O QUE VC ACHA TEM TEMPO? E REMUNERADO TA NAO É DE GRAÇA NAORSRSRSRS
Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #10 Online: 02/06/23 - 13:25 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #11 Online: 02/06/23 - 21:43 »
podemos conversar    ?::) ?::)

meu email Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:como ligar 4 motores em sincronia
« Resposta #11 Online: 02/06/23 - 21:43 »

 

SiteLock