Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)  (Lida 15775 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #45 Online: 29/07/09 - 20:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Cientistas começam a reconhecer mudanças importantes no campo magnético do planeta, e a questão principal é o ponto zero desse processo, ou seja, a parada da rotação do planeta e inversão da rotação.


Tomara que estejam usando um inversor de frequência com rampa de desaceleração pra fazer isto rodar, pois se parar de repente o planeta fica e por inércia a gente vai...  vai fazer usinagens na lua.. rs..

Mas que nada.. tão mesmo é querendo arranjar desculpas pelas tragédias que o próprio homem provocou.. 

Efeito estufa, desmatamento, camada de ozônio, etc e etc.. tudo isto culpa do próprio homem (países ditos "desenvolvidos") que provocaram e agora querem arranjar uma desculpa pelas catástrofes que estão e irão continuar a acontecer...

A natureza é um ser vivo, que age e reage de acordo como nós a tratamos...  Foi agredida, teve paciência pra ver se a gente se "tocava" e agora está reagindo...  e podem acreditar que isto é apenas o começo..  Vai piorar...

Tomara que ela seja seletiva e reaja contra os que mais a agrediram..  mas não acho não...  ela vai reagir e quem vai "pagar o pato" são inicialmente os "peladinhos" que moram lá na beira do rio e nada tiveram a ver (ou pelo menos contribuíram minimamente para que isto acontecesse)...

Estes sim, irão chorar as pitangas, pois os "bons da boca" estão em bairros nobres e só irão conhecer a verdadeira fúria da natureza no dia que ela perder a paciência mesmo e resolver destruir tudo...


Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #45 Online: 29/07/09 - 20:58 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #46 Online: 29/07/09 - 22:51 »
Mas essa inversão e tal fará o "motor de passo rodar 360º". ehehehehe

Desculpe, mas não pude me controlar. ?_1 ?_1 ?_1 ?_1 ?_1

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #46 Online: 29/07/09 - 22:51 »

Alebe

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #47 Online: 29/07/09 - 23:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
a parada da rotação do planeta e inversão da rotação.

Que eu ja tenha lido, o que muda de rotação é o nucleo da terra e não a crosta.
Parece que descobriram isso ao encontrar fosseis de um tipo de bastonete microscópico nas encostas de vulcões, e viram que a cada periodo de tempo os bastonetes estavam virados hora para o polo sul, hora para o norte.

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #47 Online: 29/07/09 - 23:28 »

fcamargo

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #48 Online: 30/07/09 - 07:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
a parada da rotação do planeta e inversão da rotação.

Que eu ja tenha lido, o que muda de rotação é o nucleo da terra e não a crosta.
Parece que descobriram isso ao encontrar fosseis de um tipo de bastonete microscópico nas encostas de vulcões, e viram que a cada periodo de tempo os bastonetes estavam virados hora para o polo sul, hora para o norte.

Logo se vê que sào bastonetes infiéis...
pois se fossem muçulmanos.. estariam todos virados pra Méca...

Desculpe.. mas a piada é boa.. heheh

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #48 Online: 30/07/09 - 07:04 »

F2S

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #49 Online: 30/07/09 - 11:22 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Mas essa inversão e tal fará o "motor de passo rodar 360º" . . .


Certamente, mas com uma paradinha . . . hehehe!

Pelo que pude acompanhar, a montagem do tal sistema vai sair.

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #49 Online: 30/07/09 - 11:22 »

F2S

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #50 Online: 30/07/09 - 11:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

. . . Parece que descobriram isso ao encontrar fosseis de um tipo de bastonete microscópico nas encostas de vulcões, e viram que a cada periodo de tempo os bastonetes estavam virados hora para o polo sul, hora para o norte.


Segundo matéria, isto é acompanhado semanalmente no vulcão Kilauea.

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #50 Online: 30/07/09 - 11:24 »

F2S

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #51 Online: 30/07/09 - 11:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

. . . sào bastonetes infiéis...
pois se fossem muçulmanos.. estariam todos virados pra Méca...


O Brasil vai ocupar o lugar dos EUA, e os políticos vão dizer nos palanques que isto foi um feito deles . . .  ?_1

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #51 Online: 30/07/09 - 11:35 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #52 Online: 30/07/09 - 19:04 »
Como aqui é uma tribo, então sugestiono que todos rezemos pelo Deus sol, pois não aguento mais agua ... esta formando gueurras em minhas mãos, acho que estou virando sapo ... rsrsrs

Tenho outra proposta:
Que todos os habitantes da região sul e sudeste, liguem seus ventiladores no angulo de 33° apontados p/ região nordeste a partir de 8 horas da manha desta sexta feira ... vamos mandar agua la pra quem precisa !!! Chega de agua em SP ! ...   ?_12 ?_11 ?_13

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #52 Online: 30/07/09 - 19:04 »

F2S

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #53 Online: 30/07/09 - 20:10 »

Nem fale . . .

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #53 Online: 30/07/09 - 20:10 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #54 Online: 31/07/09 - 17:58 »
Bom ... voltando ao tema do topico :

Rubens,

Vamos tentar definir o que seria interessante controlar neste posicionador ... exemplo:
Deixar a possibilidade de criar um programa automatico tipo: Va até 20º em intervalo de 1 segundo, pare por x segundos volte p/ 10° e etc, etc, etc ...
Sincronizar os movimentos com sensores externos ...
O que mais podíamos pensar ?

Quero começar a esfregar bits aqui e ver no que vai dar ... rs
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #54 Online: 31/07/09 - 17:58 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #55 Online: 31/07/09 - 19:59 »
Grande Mac.

Cumpre mesmo o que promete heim.....

Esse é o "homi". ?_9

Para mim, o mais básico dos básicos já está valendo.  ?_24

Por e exemplo:

Levando-se primeiro em conta sempre uma revolução completa de 360º (uma circunferência, figura geométrica básica para a grande maioria dos trabalhos).

Em segundo o número de passos de um motor de passo, que pode ser, 200 ou 400 passos, isso dependendo do que você for fazer.

Vou levar em conta que os cálculos sejam feitos sobre os 400 passos (micro passo, pois você nos disse que é muito mais fácil - "meio palito").

Então o que eu gostaria seria o seguinte:

Indico por exemplo "40" (pode ser com um tecladinho, micro botão, o que você achar melhor) e aciono uma tecla, botão, "start", e então o motor giraria os 40 passos.

Aguardando um outro toque para assim girar outros 40 e assim sucessivamente.

Ou seja, dessa maneira eu precisaria de 10 "toques" para que o motor descrevese uma volta completa.

Terminado eu "resetaria" e colocaria outro valor qualquer.

Sei que pode ser muito mais elaborado e complexo, mas ficarei satisfeito com isso.

Pois mesmo com essa solução básica, eu poderei usar p. ex. polias sincronizadas para aumentar o "leque" de opções.

Mas evidente que se for possível implementar algo que consiga fazer com que a cada movimento (passo) do motor eu consiga os exatos 1º ou até mesmo 0,30 minutos, isso seria espetacular (sem a necessidade de polias para as reduções).

Mas de imediato não vejo necessidade, o básico, para um começo estará de ótimo tamanho.

Muito embora algumas "elocubraçoes" possam surgir á respeito. PARA MIM, isso já será o suficiente, ou seja:

Fazer com que um motor de passo possa descrever "individualmente" cada um dos seus passos (200 - passo cheio ou 400 - meio passo).

E melhor ainda se for possível a multiplicação desses passos conforme minha necessidade, através de um toque.

Então é isso nobre amigo.

Nada demais para o criador dos Apoenas, mas um "passo" enorme para um "adevogado", rsrsrsrsrsr

Antecipadamente agradeço por sua dedicação e ajuda.

Um grande abraço.

Rubens      


 
« Última modificação: 31/07/09 - 20:03 por RARANDA »

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #55 Online: 31/07/09 - 19:59 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #56 Online: 31/07/09 - 20:30 »
Grande e garboso Rubens !

Fazer girar de 1° em 1°, eu acho que a melhor forma é a apresentada pelo FGilii ... na eletrônica isto vai complicar se for fazer agora , pode até ser que com o tempo eu consiga implementar esta solução mas de imediato eu descarto. Vai dar para mudar de 200 p/ 400 passos através do teclado, isto não sera problema e não ha diferença de dificuldade entre fazer com meio passo ou passo cheio, eu só disse aquilo p/ figurar a resposta (torrar o saco mesmo ... rsrs) ... ehehee

Agora, mesmo vc querendo uma coisa simples, eu como sou teimoso, vou fazer algo mais complexo ... vou me aproveitar de voce como cobaia ... ehehe

Entenda o meu raciocínio: Se a ideia for interessante e houver interesse da "tribo", eu disponibilizo como um novo produto e pago seus royalties, (sou aproveitador mas não besta ... vai se meter com advogado ?! ... kkkk) é claro ! ... ehehee ?_24

Então vamos levantar as lebres p/ tentar fazer um avião, pode sair um teco teco mesmo, mas sera melhor que um carrinho de rolimãs .... ehehee
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #56 Online: 31/07/09 - 20:30 »

F2S

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #57 Online: 31/07/09 - 20:36 »
Penso que aí está algo a se definir, o que é melhor, podermos digitar o ângulo desejado ao invés do número de passos? Ou ainda o número de divisões desejada?

A resolução da escala é outra a defini-se, e aqui vejo a relação das polias sincronizadas, de 1 em 1º, de 0,5 em 0,5º, ou maior.

Da forma colocada, parece interessante, do ponto inicial e de partida poderá ser digitado um valor obedecendo a resolução pré definida que aparecerá no display, através de um botão de acionamento o dispositivo girará conforme o valor, e a posição atual passará a ser o novo ponto inicial e de partida para o próximo acionamento.

Se o usuário continuar apenas acionando o botão o valor se repetirá a partir da posição em que está. Desta maneira o usuário poderá mudar o valor a qualquer momento se assim desejar.

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #57 Online: 31/07/09 - 20:36 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #58 Online: 31/07/09 - 21:12 »
A conversão é facil e a CPU pode fazer este trabalho !

Posso deixar um parâmetro para entrar com a base de conversão com 4 casas decimais ou mais, digamos : 1 passo = 0,0001°, mm, cm ou polegadas ...

Voce entra com o valor em graus (mm, cm ou polegadas) ao invés de passos e o display vai somar este valor a cada passo. se for meio passo a CPU divide por 2 sem precisar de interferencia humana.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #58 Online: 31/07/09 - 21:12 »

Alebe

  • Visitante
Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #59 Online: 31/07/09 - 21:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... e a posição atual passará a ser o novo ponto inicial e de partida para o próximo acionamento....

Se o Mac quer mais turbinas no avião, então seria bom fazer com que a nova movimentação seja somada às anteriores,
dando uma opção de zerar a posição.

Clube CNC Brasil

Re: Como fazer um motor de passo rodar 360º (de 1º em 1º)
« Resposta #59 Online: 31/07/09 - 21:19 »

 

SiteLock