Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Reciclagem de Serragem  (Lida 5626 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline brunotss

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Reciclagem de Serragem
« Online: 04/03/13 - 20:49 »
Olá Pessoal

Gostaria de saber o que vocês fazem com o residuo da madeira, não achei nenhum lugar na zona leste de São Paulo que faça esse tipo de serviço de reciclagem, e só esta acomulando aqui
Eu vi os blocos de serragem de MDF mas é no interior e não tenho carro e nem dinheiro para levar.
E tambem não quero jogar simplesmente no lixo.

Por favor se acaso vocês tiverem algum local ou alguma ideia doq eu fazer com essa serragem me falem  ;D

Obrigado

Clube CNC Brasil

Reciclagem de Serragem
« Online: 04/03/13 - 20:49 »

Offline Claudinei Giron

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 514
  • Total Likes: +10/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Designer 3D.
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #1 Online: 04/03/13 - 21:00 »
Não queime, pois sua fumaça é cancerígena.
Quase aposentado.
Fárta poco.

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #1 Online: 04/03/13 - 21:00 »

Velho Hippie

  • Visitante
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #2 Online: 04/03/13 - 21:19 »
Olá menino Brunotss

Existem empresas especializadas no recolhimento de detritos industriais (ao menos aqui na minha região - Curitiba-PR). Os valores são altos realmente, porém prometem a correta destinação.

Tenho recebido diversas informações de pequenas empresas que tomaram multas de valores exorbitantes por pequenas cargas mal destinadas. Este é um dos fatores que devem ser levados em conta (em termos de custo e logística) para os colegas produtores de artesanato em geral.

Grande Abraço e Muita PAZ!

Elton "Velho Hippie" Ribeiro
Oficina do Velho Hippie - Criando com as Mãos, com a Mente e o Coração!

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #2 Online: 04/03/13 - 21:19 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #3 Online: 04/03/13 - 21:22 »
caro Brunotss;
É louvável tua preocupação com o descarte; mas infelizmente, ao que me consta, a mais correta forma de descartar este material quase certamente estará fora do teu alcance:
misturar com terra e deixar por uns 3 a 6 meses, depois usar como agregado de terra vegetal. Se houver disponibilidade de usar esterco bovino em proporção de 20% esterco, 50% pó e 30% terra; o prazo cai para 2 a 4 meses. A mistura deve ficar exposta ao sol e em rampa para não reter muita água de chuva.

Outra forma de descartar é o sonho de muitos ambientalistas.Usou-se muito fazer "bobinas" (tubos com furo central cônico) para forno e fogão a pó de serra; mas aí apareceu o caso da toxicidade de alguns MDFs e avacalhou a coisa, pois os produtores não informam quais os elementos colantes/aglutinantes que usam.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #3 Online: 04/03/13 - 21:22 »

Offline JCR

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 9
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #4 Online: 04/03/13 - 21:38 »
Caro Bronotss,

Tem um local da prefeitura que vc poderia fazer o descarte desse material, esse local fica na zona leste de SP, na rua Astarte esquina com av. aricanduva.

Abraço

JCR

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #4 Online: 04/03/13 - 21:38 »

Offline brunotss

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 59
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #5 Online: 04/03/13 - 23:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não queime, pois sua fumaça é cancerígena.
Claudinei
Isso é a primeira coisa que descartei, alem de não curtir por ser toxico e poliente, só destrambelhado o bastante para botar fogo em tudo  ;D

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Existem empresas especializadas no recolhimento de detritos industriais (ao menos aqui na minha região - Curitiba-PR). Os valores são altos realmente, porém prometem a correta destinação.

Tenho recebido diversas informações de pequenas empresas que tomaram multas de valores exorbitantes por pequenas cargas mal destinadas. Este é um dos fatores que devem ser levados em conta (em termos de custo e logística) para os colegas produtores de artesanato em geral.


Eu entrei em contato com uma empresa, só para fazer o recolhimento 1 vez por mes ela quer R$700,00 e ta inviavel no momento.

Já quase tive problema com multa mal aplicadas uma vez, e assustei e mto e não quero passar por nada assim novamente.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
caro Brunotss;
É louvável tua preocupação com o descarte; mas infelizmente, ao que me consta, a mais correta forma de descartar este material quase certamente estará fora do teu alcance:
Creocad

Estou fazendo de tudo para não dar mal destino, mas ta dificil, governo não ajuda em nd.

To terminando o projeto de moinho para resto de peças de mdf, para essas se transformar em pó tambem, mas ai cai na mesma questão, oque fazer com o pó? Isso sempre vai ser a questão base e como é produto que não gera imposto sobre imposto o governo ta nem ai.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Caro Bronotss,

Tem um local da prefeitura que vc poderia fazer o descarte desse material, esse local fica na zona leste de SP, na rua Astarte esquina com av. aricanduva.

Abraço

JCR

Nussa aqui do lado, amanha to la pra enxer o saco dos caras


E Agradeço a todos pelas informações logo mais postarei uma foto do moinho para ver oque vocês acham





Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #5 Online: 04/03/13 - 23:00 »

Offline wender.hg

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 322
  • Total Likes: +14/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #6 Online: 05/03/13 - 18:16 »
Amados, aqui no RJ tenho alguns destinos...Em olarias (fabrica de tijolos) usado no forno para assar os tijolos, alguns artesão usam as pontas de madeiras para fazer quadros abstratos, a outra opção eu descartei, pois antes eu levava para o sitio e misturava com as folhas para fazer adubo, mas, devido a quimica do MDF não achei muito seguro.

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #6 Online: 05/03/13 - 18:16 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #7 Online: 05/03/13 - 19:05 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amados, aqui no RJ tenho alguns destinos...Em olarias (fabrica de tijolos) usado no forno para assar os tijolos, alguns artesão usam as pontas de madeiras para fazer quadros abstratos, a outra opção eu descartei, pois antes eu levava para o sitio e misturava com as folhas para fazer adubo, mas, devido a quimica do MDF não achei muito seguro.

Wender;
A pior forma de descartar o pó do MDF é queimando-o; pois aí lança-se toda a toxicidade que ele tem na atmosfera.
Se tens a possibilidade de fazer a compostagem ( com folhas etc etc) é uma maneira natural e segundo alguns estudos a maioria da química das colas que não se desfazem com a compostagem, as plantas não conseguem absorver. O maior cuidado é não fazer a compostagem próxima à cursos dàgua, sendo recomendado tipo um piscinão ou pelo menos sobre uma área cimentada.
caso possas usar estercos animais fica acelerada a compostagem.
O que vejo de mais difícil é fazer o manejo seguindo o tempo correto; vejo muitos fazerem a compostagem sem deixar concluir o ciclo temporal necessário e vai usando como adubo.
Seguindo as recomendações é tranquilo e bastante produtivo.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #7 Online: 05/03/13 - 19:05 »

Offline Roracioppi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 378
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #8 Online: 05/03/13 - 19:41 »
Não daria para usar algum agente aglutinante e prensar essa serragem em blocos tipo tijolos? pensei naqueles tijolos de encaixe, poderia se usar em área interna e ser colado.
Att
Rodrigo

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #8 Online: 05/03/13 - 19:41 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #9 Online: 05/03/13 - 20:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não daria para usar algum agente aglutinante e prensar essa serragem em blocos tipo tijolos? pensei naqueles tijolos de encaixe, poderia se usar em área interna e ser colado.

Roracioppi;
Com certeza é uma solução que dá e é exequível. O problema é na hora que vc quiser fazer isto de forma industrializada; pois aí entra o fator BRASIL: instituto disto e daquilo outro; cada um querendo dar sua mordidinha..........termina por inviabilizar o projeto.É a mesma coisa de se fazer pequenos blocos que na Europa são usados como material de combustão para fornos e até para aquecimento doméstico. Mas lá a coisa funciona (?); a consciência do fabricante manda que ele informe qual pode e qual não pode ser queimado etc etc.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #9 Online: 05/03/13 - 20:00 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #10 Online: 05/03/13 - 22:07 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Não daria para usar algum agente aglutinante e prensar essa serragem em blocos tipo tijolos? pensei naqueles tijolos de encaixe, poderia se usar em área interna e ser colado.


Grande ideia, já coloquei a dupla dinâmica (Tico e teco) pra funcionar aqui e vejo um negocio brilhante por ai ...

Fazer isolação acústica para boates, não tem problema de toxidade e se for inflamável melhor ainda ... vc só precisa destinar 10% p/ os Bombeiros, 10% para os fiscais, 15% para o prefeito e 20% p/ o governador ...  ?_5
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #10 Online: 05/03/13 - 22:07 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #11 Online: 06/03/13 - 09:32 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Grande ideia, já coloquei a dupla dinâmica (Tico e teco) pra funcionar aqui e vejo um negocio brilhante por ai ...

Fazer isolação acústica para boates, não tem problema de toxidade e se for inflamável melhor ainda ... vc só precisa destinar 10% p/ os Bombeiros, 10% para os fiscais, 15% para o prefeito e 20% p/ o governador ...  ?_5

Éééééé; mas eu vejo que vc se esqueceu que isto aqui é uma república federativa; daí tem que contabilizar "encargos" federais, ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45 ?_45; O que no final vai fazer vc ficar devendo aí mais uns 35%.
Até agora; 10 bombeiros; 10 fiscais; 15 prefeito, 20 governador; 55 com os 35 federais chegamos a média brasileira de 90%; acho que o projeto já nasce todo endividado.
Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #11 Online: 06/03/13 - 09:32 »

Offline tomorohogawa

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 39
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #12 Online: 11/03/13 - 08:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Grande ideia, já coloquei a dupla dinâmica (Tico e teco) pra funcionar aqui e vejo um negocio brilhante por ai ...

Fazer isolação acústica para boates, não tem problema de toxidade e se for inflamável melhor ainda ... vc só precisa destinar 10% p/ os Bombeiros, 10% para os fiscais, 15% para o prefeito e 20% p/ o governador ...  ?_5

Ótima idéia.. e ainda sobra 45% do total..heuaheuaeh ?_45

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #12 Online: 11/03/13 - 08:11 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #13 Online: 04/04/13 - 09:35 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Roracioppi;
Com certeza é uma solução que dá e é exequível. O problema é na hora que vc quiser fazer isto de forma industrializada; pois aí entra o fator BRASIL: instituto disto e daquilo outro; cada um querendo dar sua mordidinha..........termina por inviabilizar o projeto.É a mesma coisa de se fazer pequenos blocos que na Europa são usados como material de combustão para fornos e até para aquecimento doméstico. Mas lá a coisa funciona (?); a consciência do fabricante manda que ele informe qual pode e qual não pode ser queimado etc etc.

Creocad

Aqui tambem pode ser queimado,esses blocos se chamam BRIQUETES,são prensados e aquecidos a 500ºC em maquinas especificas pra isso,ou queimar o pó direto em caldeiras de grande porte que estejam preparadas pra queimar pó,a alta temperatura de queima elimina esses gases criados pelos aglutinantes,mas até onde sei a chinesada não ta respeitando isso em lugar nenhum do mundo e coloca tudo que é tipo de quimicos pra isso,aí é boca quente.Existem varios projetos caseiros de maquinas usadas pra fazer pellets desse pó,pelletiza o pó depois queima,sem uso de aquecimento,mas tem que ter um queimador apropriado pra isso,assim ele queima em alta temperatura e não gera fumaça,até tem queimadores pra churrasqueiras onde queimam pellets,mas nesse caso só pó de madeira natural.Se quiserem ver algumas dessas posso continuar essa discussão em Energias Alternativas,ja postei algumas coisas a respeito por la,e tenho um bocado de documentação sobre o assunto.

Abraços
« Última modificação: 04/04/13 - 09:37 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Reciclagem de Serragem
« Resposta #13 Online: 04/04/13 - 09:35 »

 

SiteLock