Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: configurar fuso no mach3  (Lida 3864 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline machezan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
configurar fuso no mach3
« Online: 01/01/14 - 17:42 »
oi pessoal me da uma ajuda comprei fuso TR-16 passo 3 de 1000mm e preciso de ajuda para configurar no mach3 ele, minha placa controladora é a HY-TB3DV-N com tres motore de 9kgf (1.8º por passo)  como esta na foto configurei ela conforme estava descrito no manual da placa ,  se possível com ajuda de imagens das telas do menus da parte onde se coloca velocidade e passo . me arrumaram uma configuração anterior mas nao deu muito certo, nao sei se meus motores por serem de 9kgf nao se deram bem com essa config que me deram que esta na imagem o eixo Y funciona sem problemas mas os eixos x e z ficão travando, nao são os eixos em se mas sim os motores desses dois eixos que não estão se dando muito bem com essa configuração que esta na imagem em anexo , agradeço a ajuda gente
« Última modificação: 01/01/14 - 22:10 por machezan »

Clube CNC Brasil

configurar fuso no mach3
« Online: 01/01/14 - 17:42 »

Offline Corsini

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #1 Online: 04/03/14 - 23:33 »
Machezan, blz? Essa configuração está errada. Vou tentar te ajudar.
A primeira coisa q deve fazer é configurar as unidades do Mach3 para mm, fica em config.
Depois vc precisa saber qual a configuração de micropasso da sua placa. Se ñ souber configurar isso me fala.

O cálculo funciona da seguinte forma: o seu motor de passo precisa de 200 passos para dar uma volta completa (360 dividido 1.oito). Se vc estiver usando um micropasso de 1/8 significa que vc precisa dar (200 x oito) passos para uma volta completa, ou seja 1.800 passos.

O seu fuso é de 3mm e isso significa que vc precisa de 1 volta para andar 3mm. Na tela de configuração do motor o campo "steps per" vc coloca a quantidade de passos necessários para a máquina andar 1mm ou seja uma unidade de medida que foi definida para o Mach3. Se vc precisa de 1.800 para dar uma volta completa e andar 3mm, para andar 1mm vc precisa de (1.800/3) ou seja, 600 passos. Este é o valor do campo.

Em "step pulse" coloque 3. Em "Dir pulse" deixe 0.

Em "velocity" coloque 750 que está ótimo. Tem um cálculo pra isso tbm mas vc ñ vai conseguir mto mais q isso. Esta é a velocidade máxima do motor. Para configurar a velocidade vá na barra ao lado direito do gráfico escrito "velocity" em cima e arraste para baixa e para cima para configurar em qual velocidade o motor vai operar.

Depois de colocado estes valores sugiro que faça testes. Por exemplo: vá na entrada manual na segunda aba do Mach3 e digite "G00 X3" e confira se o motor dá uma volta completa, pois uma volta completa com um fuso de 3mm deve andar 3mm. Se der 2 voltas vá no campo "steps per" e divida o número de passos por 2 e se der meia volta dobre esse número e aí vai funcionar blz.

Qqr coisa q não tenha entendido me fala.

Lucas Corsini
« Última modificação: 04/03/14 - 23:35 por Corsini »

Clube CNC Brasil

Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #1 Online: 04/03/14 - 23:33 »

Offline machezan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #2 Online: 05/03/14 - 20:17 »
valkeu cara vc ajudou muito mas uma coisa eu arrumei uns motores de passo de umas copiadoras grandes em uma sucada eu acho que eles devem ser de 12 a 15 kg os que eu uso na minha maquina atualmente sao de 9 kg tem pro se eu usar um de 15 kg com 2 de 9kg o calculo é o mesmo ? uma outra coisa o calculo para uma barra roscada de 9,82mm de diâmetro seria qual ?? to querendo construir uam impressora 3d e o eixo z usa duas barras roscadas ,uma vez  me deram a configuração de 1.44 seria isso mesmo?

Clube CNC Brasil

Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #2 Online: 05/03/14 - 20:17 »

Offline Corsini

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #3 Online: 06/03/14 - 00:30 »
Machezan, o cálculo não depende do torque dos motores nem do diâmetro da barra roscada, mas sim da quantidade de passos dos motores que geralmente são 200 por revolução e do valor do passo da barra roscada, 2mm, 3mm, 4mm e etc. Aí é só substituir os valores nos cálculos que te mostrei e pronto.

Clube CNC Brasil

Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #3 Online: 06/03/14 - 00:30 »

Offline machezan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 21
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #4 Online: 06/03/14 - 21:50 »
ok cara valeu vou testar essa aqui sao as minhas maquinas da uma olhada e me diz o que vc achou

Clube CNC Brasil

Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #4 Online: 06/03/14 - 21:50 »

Offline Corsini

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #5 Online: 07/03/14 - 00:14 »
Bem legal as máquinas. Os motores de 9kg são para as máquinas menores né? Pq pra maior acredito q seja pouco.

Flw

Clube CNC Brasil

Re:configurar fuso no mach3
« Resposta #5 Online: 07/03/14 - 00:14 »

 

SiteLock