Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: sensores cnc3ax  (Lida 4656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline alan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
sensores cnc3ax
« Online: 31/10/11 - 10:05 »
Como ligar os sensores na placa cnc3ax? Posso usar  micro chaves como sensores (das encontradas em microondas)?

Clube CNC Brasil

sensores cnc3ax
« Online: 31/10/11 - 10:05 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #1 Online: 31/10/11 - 10:24 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Como ligar os sensores na placa cnc3ax? Posso usar  micro chaves como sensores (das encontradas em microondas)?

Alan,

Eu não recomendo ligar sensores direto na CNC3AX pois ela não oferece nenhuma proteção p/ seu PC ... o ideal é colocar opto isoladores entre ela e os sensores ...

Quanto as chaves de microondas, sim ... vc pode usa-las ! ...  ?_26
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #1 Online: 31/10/11 - 10:24 »

Offline alan

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 12
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #2 Online: 31/10/11 - 11:25 »
Esses sensores são usados como 'fim de curso' ou para o posicionamento em home p(0,0,0)?

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #2 Online: 31/10/11 - 11:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #3 Online: 31/10/11 - 11:38 »
Tanto faz ! quem determina a função do sensor é o software de controle.
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #3 Online: 31/10/11 - 11:38 »

Offline marcos_floripa

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #4 Online: 11/12/11 - 18:29 »
Eu to usando micro sensores tipo fim de curso mas queria mudar para photo acopladores daqueles usados nos modelos de mouse que tinha bolinhas , alguem sabe como se usa aquilo ? ele ja vem com diodo e transistor porem ele tem 3 fios e o conector do sensor na placa só tem dois.
alguem sabe me informar um local aonde eu possa comprar fusos, castanhas , eixos e mancais com rolamento baratos ?
:-)
obrigado

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Tanto faz ! quem determina a função do sensor é o software de controle.

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #4 Online: 11/12/11 - 18:29 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #5 Online: 11/12/11 - 20:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Eu to usando micro sensores tipo fim de curso mas queria mudar para photo acopladores daqueles usados nos modelos de mouse que tinha bolinhas , alguem sabe como se usa aquilo ? ele ja vem com diodo e transistor porem ele tem 3 fios e o conector do sensor na placa só tem dois.
alguem sabe me informar um local aonde eu possa comprar fusos, castanhas , eixos e mancais com rolamento baratos ?
:-)
obrigado


Amigo,

Estes photo acopladores possuem de um lado um LED (emissor de luz) e do outro um photo transistor (receptor) ... os terminais são :  Coletor do photo transistor, GND (Emissor do photo transistor junto com o cátodo do LED) e anodo do LED....

Dá uma olhada nesta foto abaixo ... Obs: pinos 2 e 3 são ligados internamente (GND).
« Última modificação: 11/12/11 - 20:41 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #5 Online: 11/12/11 - 20:40 »

Offline marcos_floripa

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +1/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #6 Online: 19/12/11 - 09:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Amigo,

Estes photo acopladores possuem de um lado um LED (emissor de luz) e do outro um photo transistor (receptor) ... os terminais são :  Coletor do photo transistor, GND (Emissor do photo transistor junto com o cátodo do LED) e anodo do LED....

Dá uma olhada nesta foto abaixo ... Obs: pinos 2 e 3 são ligados internamente (GND).

Obrigado, eu sei que photoacopladores tem de um lado um led e um phototransistor, vou dar uma olhada no componente para ver se consigo identificar os terminais, Quanto ao Mac_MC dizer que tanto faz qual sensor usar eu discordo pois os sensores que estou usando nao tem precisao nenhuma por exempl quando o sensor é acionado preciso dar 6 pulsos para o cursor ficar livre novamente e isso torna impreciso um controle fino. E quanto ao software de controle estou desenvolvendo um em delphi para winxp, ja consigo controlar todo o processo quero trabalhar com varias ferramentas de corte e é necessario fazer os eixos sempre pararem numa posição inicial e qualque diferença em milimetros a maquina vai fazer o segundo corte em posição diferente da primeira.

Estou procurando um fornecedor barato de eixos, fusos e castanhas , tem algum topico para compra de peças ? obrigado a todos

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #6 Online: 19/12/11 - 09:40 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +604/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #7 Online: 19/12/11 - 19:40 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado, eu sei que photoacopladores tem de um lado um led e um phototransistor,

Se já sabia então porque perguntas  ???

Citar
vou dar uma olhada no componente para ver se consigo identificar os terminais,

Sei que vc já sabia ( ;D) mas vai ai os dados :

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)


Citar
Quanto ao Mac_MC dizer que tanto faz qual sensor usar eu discordo pois os sensores que estou usando nao tem precisao nenhuma por exempl quando o sensor é acionado preciso dar 6 pulsos para o cursor ficar livre novamente e isso torna impreciso um controle fino.

Discordo Marcos_Florida !  ?_14

Todos os sensores possuem um retardo entre ligado e desligado, uns mais, outros menos, mas sempre presente ...

Quando vc manda os eixos p/ posição home, ele vai se mover em direção a posição inicial até encontrar o sensor acionado, ai ira parar e zerar o eixo ... quando vc  manda executar uma usinagem, ele vai se mover p/ a posição inicial de sua peça e só irá começar a incrementar a coordenada, do eixo em questão, quando o sensor for desligado ..

Resumindo: Via de regra o tempo de retardo dos sensores é constante, portanto sua usinagem irá iniciar sempre no mesmo local.

Dá até p/ compensar esta folga através do software.

Citar
E quanto ao software de controle estou desenvolvendo um em delphi para winxp, ja consigo controlar todo o processo quero trabalhar com varias ferramentas de corte e é necessario fazer os eixos sempre pararem numa posição inicial e qualque diferença em milimetros a maquina vai fazer o segundo corte em posição diferente da primeira.


Quando estiver pronto não esquece da gente !? ... rsrsrs ;D

Citar
Estou procurando um fornecedor barato de eixos, fusos e castanhas , tem algum topico para compra de peças ? obrigado a todos

Não sei  te responder ???
« Última modificação: 28/12/11 - 21:01 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #7 Online: 19/12/11 - 19:40 »

Offline Luiz Carlos

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #8 Online: 15/01/12 - 12:51 »
Por favor alguém sabe me informar onde posso comprar uma Bob para a cnc3ax para proteger a porta paralela do pc?Obrigado

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #8 Online: 15/01/12 - 12:51 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #9 Online: 15/01/12 - 12:55 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Por favor alguém sabe me informar onde posso comprar uma Bob para a cnc3ax para proteger a porta paralela do pc?Obrigado

tem o projeto aqui mesmo nesta seção, tem tudo pra a sua montagem...

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #9 Online: 15/01/12 - 12:55 »

Offline rafaelmatsuki

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #10 Online: 15/01/12 - 15:00 »
existe alguma placa aparte pa fim de curso ?

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #10 Online: 15/01/12 - 15:00 »

Offline Ednei

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 720
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá quase a criatura, se não fosse o quase...
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #11 Online: 15/01/12 - 16:04 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
existe alguma placa aparte pa fim de curso ?


existe aqui mesmo em opto-acopladores aqui nesta seção, na própria cnc3ax existe saídas para isso mas tem que saber como montar os fim de curso...

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #11 Online: 15/01/12 - 16:04 »

Offline rafaelmatsuki

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 8
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #12 Online: 16/01/12 - 09:35 »
Hj tenho uma driver na minha cnc q eu mesmo fiz com l297 e l298 puro datasheet com algumas alteraçoes, a qual a vantagem da cnc3ax em relação a 297 e 298 ?
muda muita coisa ?

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #12 Online: 16/01/12 - 09:35 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #13 Online: 16/01/12 - 09:51 »
Eu não diria vantagens, mas diferenças...

A cnc3ax é um drive unipolar e dependendo da etapa de saída se pode acionar cargas mais altas na ordem de 7 ou 8A, coisa que o par L297/298 não permite.

Em compensação um drive com o par 297/298 é um acionamento bipolar, muito apreciado por muitos porque pode extrair dos motores seu máximo em termos de torque.

A limitação está em torno de 3,5A como máximo absoluto "se" usar dois L298 na saída, e esta corrente atende muito bem a muitos motores e necessidades de mercado
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #13 Online: 16/01/12 - 09:51 »

Offline dr_als_house

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 1
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:sensores cnc3ax
« Resposta #14 Online: 02/04/13 - 14:56 »
olá Srs,
desculpe-me ter que resgatar um tópico tão antigo, mas é que eu só fiquei inteligente o suficiente para tal projeto por esses dias...kkkkkkkkkkkk,
mas, falando sério, li varios topicos sobre a cnc3ax e o querido MAC_RC falou sobre esses fotossensores, tipo os usados em impressora para determinar o curso dos móveis. alguem teria um esquema para esses sensores? ou, alguem me aconselharia outro tipo de sensor mais fácil de se encontrar?
agradeço a todos!

Clube CNC Brasil

Re:sensores cnc3ax
« Resposta #14 Online: 02/04/13 - 14:56 »

 

SiteLock