Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Código G não roda no Mach  (Lida 3718 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Código G não roda no Mach
« Online: 15/08/12 - 17:34 »
Pessoal,
Desculpem se a coisa for muito boba, mas tou aqui com um problema e num tou conseguindo resolver.
Consegui, depois de muito tempo, concluir uma das maquinas (não.. ainda num é a minha) e ela já tá toda ajustada, feito todos os ajustes lá no Mach3....
Dái eu queria rodar um código lá pra ver se ela num tá usinando um círculo oval, um quadrado com cara de retângulo, estas coisas...
Daí baixei um desenho que o Velho Hippye disponibilizou no fórum, vários quadrados com alguns círculos dentro...
Converti em Código G dentro do ArtCAM 2010 e fui, todo alegrinho ver se conseguia executar.. num rodou...
Disse que um arco tá com discórdia com um ângulo (num sei qual é) e por isto num vai.. a máquina zera tudo bunitinho e depois para e diz isto aí.. um problema qualquer com o arco...

Daí eu mesmo desenhei uns quadrados, com alguns círculos, gerei o código novamente e novamente num foi...

Daí eu peguei um São Jorge que achei aqui e fiz a mesma coisa mas também num rodou...

Cada arquivo dá erro numa linha diferente e num vai...  pensei que com o São Jorge a coisa ia funcionar.. o Santo é forte, todo mundo respeita mas a máquina aqui num quiz nem saber... travou numa linha lá e já eras...

Vou anexar os códigos aqui pra ver se alguém pode me informar o que tou fazendo de errado...

Num deve ser o Santo, pois mesmo com os quadrados o problema era igual...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Código G não roda no Mach
« Online: 15/08/12 - 17:34 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #1 Online: 15/08/12 - 18:23 »
Dá alguma mensagem de erro ou simplesmente para?
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #1 Online: 15/08/12 - 18:23 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #2 Online: 15/08/12 - 18:51 »
Oi John...
Dá uma mensagem de erro em baixo.
Num entendi direito e também não copiei o que diz, mas tem a ver com arco imcompatível com diâmetro ou algo assim.. para aleatóriamente..   num dos arquivos para na linha 4.
No outro parou na linha 6, parece..
No outro parou na linha 16... e mesma coisa pra todos..  tenta rodar vai até esta linha e para...
Eu acho que sou eu que estou cometendo alguma barbaridade operacional, mas de qualquer forma é isto que acontece...

Se for possível, tenta rodar os arquivos aí e vê o que acontece...

Os dois arquivos primeiros são quadrados de 400mm e o outro, o São Jorge, deve ser um pouco maior... mas  todos apresentam este erro.. e sempre o mesmo...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #2 Online: 15/08/12 - 18:51 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #3 Online: 15/08/12 - 19:24 »
Estou longe da maquina, coloquei no pc do escritorio só pra ver e o são jorge rodou até a linha 1400 e tanto quando precisei desligar o pc. amanha rodo os 3 no pc da oficina prá ver o q acontece.
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #3 Online: 15/08/12 - 19:24 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #4 Online: 15/08/12 - 19:51 »
Os tres arquivos rodaram direitinho aqui...
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #4 Online: 15/08/12 - 19:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #5 Online: 15/08/12 - 22:18 »
Oé...
Aqui só vai até a linha 4 em um, até a linha 6 no outro e o São Jorge foi até a linha 16... e parou...
Que será?
Amanhã vou lá, rodo de novo, copio o erro que apresenta e à noite coloco aqui o erro, pra voce analisarem.. com certeza é alguma burrada minha, mas nem atino com o que pode ser...
Agradeço aos colegas que fizeram o teste.. valeu pois eu tava totalmente sem imaginar o que seria...
Pensei que fosse defeito no código, mas pelo jeito num é não...

Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #5 Online: 15/08/12 - 22:18 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #6 Online: 16/08/12 - 10:08 »
Edu,
Você é um cara que gosta de escrever pra caramba... e na hora que precisa você "refuga"...

Dá aí todas as informações possíveis, Drive usado, Motor (full, 1/2, 1/4, etc.), configuração no Mach3, Fusos, etc e tal...

Testei aqui também e não deu erro...

Aguardamos

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #6 Online: 16/08/12 - 10:08 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #7 Online: 16/08/12 - 10:22 »
Se o Arquivo "Teste Valinho.Tap" está parando na linha 4, é por causa daquele tal M3 que já discutimos num tópico dias atrás. É só editar o arquivo pelo próprio Mach3 e apagar na linha somente o "s15000"

Abs.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #7 Online: 16/08/12 - 10:22 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #8 Online: 16/08/12 - 11:00 »
Oi Edson...
Tem razão.. eu devia ter colocado mais dados a respeito, mas agora num tá dando não...
Tou com uma "desgraçadeira" alugada aqui e tenho que terminar o mais rápido possível a demolição pois a cada dia que passa o preço do aluguel vai subindo, então tive muito pouco tempo para testar a coisa...
Outro problema.. a danada da máquina tá lá na oficina do Valtinho, envolta por tratores por todos os lados, lixadeiras comendo solto, limpa baú assoprando no lavador (e soltando vapores tóxicos pra cima da gente), compressores ligados...  uma zona só, então fiquei lá o menor tempo possível e saí fincado...

Hoje também num consigo nem ir lá testar, portanto acho que só no final de semana, quando a coisa acalma por la´...   e por aqui também....

Mas depois posto todas informações...

Abrção e obrigado mesmo,

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #8 Online: 16/08/12 - 11:00 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #9 Online: 18/08/12 - 12:43 »
Pedi pro pelado do meu amigo Valtinho rodar lá um daqueles 3 códigos e me passar o que estava escrito embaixo quando dá o erro...  lá vai:
"Radius to end of arc differs fron radius start line 4"...

Esta é a mensagem de erro...   as configurações da máquina talvez eu consiga amanhã...
Hoje estou aqui quebrando mais colunas de concreto e num dá pra ir ver não...
Se estas informações acima ajudar a desvendar o "mistério misterioso" que leva a máquina na não funcionar, eu agradeço muito mesmo...

Eduardo
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #9 Online: 18/08/12 - 12:43 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #10 Online: 18/08/12 - 13:51 »
Edu,

Dá uma olhada nesse link, há várias postagem sobre esse "erro", como está em "gringo" você pode entender melhor...

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

e coloque na pesquisa:  Radius to end of arc differs from radius, e não "Radius to end of arc differs fron radius" como escreveu em seu post.

Boa sorte.

Edson

Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #10 Online: 18/08/12 - 13:51 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #11 Online: 19/08/12 - 19:33 »
Edson, valeu, carinha!!!... ?_2 ?_2 ?_2
Fui lá no link que voce postou e encontrei, de cara...  Next, switch the I & J to absolute mode and not INC mode

Parece que este é um erro que acontece sempre.. encontrei várias referências lá a ele..

Num fui lá no Valtinho este final de semana, mas por telefone orientei ele a fazer esta mudança, (parece que o iJ tava mesmo em INC.. daí pedi pra ele mudar para Absolute) e deu certo, pelo menos estes códigos que postei ele conseguiu executar...
Vou criar mais códigos esta semana e vou lá ver se agora roda direitinho...
Nem entendi direito o que é isto, pra que serve, mas o importante que os códigos que num rodavam agora rodaram direitinho...

Se continuar assim, logo deixarei de ser um "peladinho"....    ?_2 ?_2

Valeu, cara...
« Última modificação: 19/08/12 - 19:36 por Edu Lopes »
Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #11 Online: 19/08/12 - 19:33 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #12 Online: 19/08/12 - 22:00 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Edson, valeu, carinha!!!... ?_2 ?_2 ?_2

Num fui lá no Valtinho este final de semana, mas por telefone orientei ele a fazer esta mudança, (parece que o iJ tava mesmo em INC.. daí pedi pra ele mudar para Absolute) e deu certo, pelo menos estes códigos que postei ele conseguiu executar...

Se continuar assim, logo deixarei de ser um "peladinho"....    ?_2 ?_2

Valeu, cara...

Legal que tenha resolvido.

Esse negócio de " iJ" tava no "INC" e mudou para "Absolute" vou pegar no seu "Pé" novamente:
Você que gosta de escrever, na hora necessária continua "refugando"... Explica melhor como mudou esse "treco" de "INC" para "Absolute". ?_21  ?_39

Se não explicar direito vou rogar uma praga para você continuar "pelado de mão no bolso" ?_1 ?_1

Edson

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #12 Online: 19/08/12 - 22:00 »

Offline Edu Lopes

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1844
  • Total Likes: +48/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SKYPE: efarias8
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #13 Online: 19/08/12 - 22:30 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Legal que tenha resolvido.

Esse negócio de " iJ" tava no "INC" e mudou para "Absolute" vou pegar no seu "Pé" novamente:
Você que gosta de escrever, na hora necessária continua "refugando"... Explica melhor como mudou esse "treco" de "INC" para "Absolute". ?_21  ?_39

Se não explicar direito vou rogar uma praga para você continuar "pelado de mão no bolso" ?_1 ?_1

Edson

Aqui tem gente querendo me "empalar", cozinhar no óleo fervente, marretar minha cabeça, escalpelar... e voce vem agora com este negócio de praga?
Sai pra la.. deste jeito vou continuar a ser um peladinho mesmo muito tempo ainda.. tá loco...

Eu nem sei como foi que o Valtinho fez.. eu nem tava lá.. só disse pra ele entrar no Mach3, procurar General Config e ver se achava algo lá com este nome: IJ...
Aí ele achou e eu disse a ele pra mudar para  Modo Absoluto ao invés de Incremental, como estava...
Vi isto nesta resposta que deram lá no fórum: "In Mach3's Config/State Change the IJ mode to absolute instead of incremental. That setting usually causes that error message." e em vários outras respostas, onde dizem pra fazer esta mudança... num sei porque...  sei que depois que ele fez a mudança o arquivo não apresentou mais erro.

Durante esta semana vou fazer aqui mais uns desenhinhos, converter em código G e levar la´pra fazer uns testes, daí posso informar melhor, mas por enquanto ele tá fazendo lá os testes e eu estou dando apoio apenas por telefone...

Eu acho que o Gilli vai acabar aparecendo por aqui e daí voce verá que nossas dúvidas acabaram-se.. rs..   ele manja disto pra caramba e pode exclarecer direitinho o que é este tal de IJ que eu nunca tinha ouvido falar...

Acho, pelo pouco que entendi lá no forum, que é algo relacionado com o início da usinagem...  se está em incremental ele precisa do ponto inicial, coisa que no meu codigo num tinha...
Daí o programa fica perdido, sem saber por onde começar... quando voce coloca ele em modo Absoluto, ele começa onde estiver, (creio), sem se preocupar com o ponto inicial que deveria estar sendo informado no código.. mas eu só acho isto, num tenho certeza não..  se o Gilli num aparecer por aqui para nos exclarecer, eu mando uma MP pra ele, pedindo um help aqui...

E quanto às pragas, num faz isto não...  tenha dó aqui do irmãozinho que já tá sofrendo barbaridades para acabar a demolição desta casa aqui que num termina mais..  concreto é algo tão sacana.. na hora que voce o aplica parece ser tão molinho, tão maleável..  mas na hora de quebrar.. meu amigo..  o cabra sofre.... rs...







Democracia é quando eu mando em você. Ditadura é quando você manda em mim!...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #13 Online: 19/08/12 - 22:30 »

Offline mulapreta

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1531
  • Total Likes: +16/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • São Paulo - SP / Zona Norte
  • Sexo: Masculino
Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #14 Online: 19/08/12 - 22:54 »
Edu,

Está autorizado a vestir uma tanguinha...
Você tem aí em sua cada o Mach3 instalado?

Eu tenho o Mach3 na oficina e aqui neste PC. Se não tiver em casa aconselho a instalar que tirará várias dúvidas. Uma dessas dúvidas é que no meu Mach3 esta configurado da seguinte forma (e não para ao usinar seus arquivos):Veja foto.

Quando puder ver as mudanças feitas no PC da máquina, poste como forem feitas as alterações.

Quanto ao concreto ser duro, Rapa-Dura não é mole não e Queijo Duto também não é mole não.
Falaram tanto em jogas banana de dinamite no seu quintal... Se jogarem, será a solução para seus problemas, é só implodir essas colunas.

Abraços

Edson

   

 
Não vá dizer que sou isso, sou aquilo... porque SOU MESMO...

Clube CNC Brasil

Re:Código G não roda no Mach
« Resposta #14 Online: 19/08/12 - 22:54 »

 

SiteLock