Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: problema com router (drive tb6560) perdendo passos  (Lida 3560 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline jorginho333

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Pessoal, é minha primeira postagem, desculpe se estiver cometendo alguma falha, procurei mas não achei nenhum tópico que tirasse minhas dúvidas, eu adquiri uma router CNC Hobby, tração por correias com área útil de 40x60, o que acontece é o seguinte: minha principal necessidade com ela é usinar acrilico 2mm, preciso fazer uns encaixes rebaixando 1mm no acrilico, pois faço adaptações de impressora de impressão em cd e dvd e esse rebaixo é para encaixar os cd´s e passar na impressora, portanto precisam ser feitos circulos perfeitos de 120mm de diâmetro com 1mm de rebaixo, o problema que estou enfrentando é que faço a programação certinha, coloco pra usinar e no começo sai tudo certinho, já consegui fazer algumas bandeijas corretamente, mas se sai uma certa a segunda começa a ficar com defeito, a terceira já não dá pra utilizar pois os circulos começam a apresentar vários defeitos, até que começa a ficar totalmente disforme, entrei em contato com a pessoa que me vendeu que me disse que deve ser o pc, ou a porta paralela do pc com defeito mas estou duvidando que seja isso, desconfio da controladora, até fiz algumas alterações divulgadas por aqui para melhorar o drive mas não obtive sucesso, com a retirada do 6 opto acopladores o que aconteceu foi que passou a cortar uma elipse com 120x142mm mas permaneceram os mesmo defeitos, então voltei os opto e com a troca dos capacitores de 1000 para 100pf achei que o barulho dos motores piorou, parece que agora estão falhando de vez em quando e também não melhor em nada qualidade do corte, a única melhor que obtive foi diminuindo o feedrate, baixei a velocidade de f1650 para f980 no máximo e melhor a qualidade mas ainda não ficou perfeito, mas dessa forma o tempo de corte subiu muito, vai demorar mais de 3 horas pra usinar cada bandeija.

por isso estou pedindo ajuda dos mais experientes, tenho algumas dúvidas que seguem:

1) estou trabalhando sem aterramento nenhum? isso pode ser a causa? como fazer um bom aterramento? estou trabalhando em 220v por achar que é uma energia mais limpa que o 110v que é o padrão residencial aqui da cidade.

2) toda placa chinesa com esse chip tb6560 tem os mesmo defeitos, a minha é a verdinha

3) percebi que a esticagem das correias alteram o resultado final, quanto mais esticada me parece melhor, é isso mesmo? quando estico bem a correia, principalmente do eixo Y o motor canta mais que um tenor. Minha dúvida é, esticar o máximo que conseguir ou tensão demasiada na correia também pode prejudicar?

4) porque retirando os opto alterou tanto o tamanho do corte apenas em um motor, se era para alterar não deveria ser nos dois?

desculpem pelo post enorme, mas essa máquina está me deixando meio maluco e preciso muito deixar ela trabalhando certinho

agradeço muito a quem puder me ajudar.

Clube CNC Brasil


Offline jorginho333

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #1 Online: 03/02/14 - 23:13 »
Hoje depois de muitas tentativas e frustrações, já quase jogando a controladora no lixo, resolvi verificar os motores, estava achando o motor y muito mais barulhento que o x, então resolvi trocar eles de lugar pra ver se dava alguma diferença, na hora de retirar um dos motores percebi que a roldana estava meio solta, e essa era a causa da maioria dos defeitos, fiz um reaperto geral e agora já melhorou bem a qualidade do corte, ainda não ficou perfeito, mas já dá pra usar como ficou, com o tempo vou afinando ela.
Pretendo trabalhar um pouco para melhorar a parte mecânica, mas isso vou fazer aos poucos pois tempo disponível no momento está muito difícil

Quero deixar aqui meu agradecimento ao amigo Edson (Mulapreta) que me ajudou bastante por e-mail

Abraço a todos

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #1 Online: 03/02/14 - 23:13 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #2 Online: 04/02/14 - 09:17 »
Jorginho, bom dia e seja bem vindo!

Vou tentar ajudar em algumas coisas.

Primeiro seria interessante gravar um video e/ou fotografar para se ter uma imagem do problema. Mas vou tentar de alguma forma ajudar:

Citar
1) estou trabalhando sem aterramento nenhum? isso pode ser a causa? como fazer um bom aterramento? estou trabalhando em 220v por achar que é uma energia mais limpa que o 110v que é o padrão residencial aqui da cidade.

1 - É interessante aterrar toda rede, a falta de aterramento não causa tal problema, mas seria uma medida de segurança, principalmente para a máquina.

Citar
2) toda placa chinesa com esse chip tb6560 tem os mesmo defeitos, a minha é a verdinha

2 - trabalho com uma controladora chinesa que utiliza este CI, posso afirmar que nunca tive problemas com a placa. A minha usa uma placa pra cada eixo.

Obs.: Certa vez minha máquina estava perdendo passo em um dos eixos, imaginei que fosse a placa, comprei duas placas e uma controladora nova. Troquei a placa e continuou, formatei o PC e continuou, troquei as configurações e continuou. Resolvi dar uma olhada nos cabos de cada eixo, 'bingo!'. O problema estava em um dos cabos que apresentava mau contato. Comprei um pedaço de cabo manga, troquei e tudo ficou perfeito.
As vezes imaginamos problemas complexos e esquecemos de pequenos detalhes.

Citar
3) percebi que a esticagem das correias alteram o resultado final, quanto mais esticada me parece melhor, é isso mesmo? quando estico bem a correia, principalmente do eixo Y o motor canta mais que um tenor. Minha dúvida é, esticar o máximo que conseguir ou tensão demasiada na correia também pode prejudicar?

4) porque retirando os opto alterou tanto o tamanho do corte apenas em um motor, se era para alterar não deveria ser nos dois?

Sobre as questões 3 e 4 não posso ajudar, a minha não possui este sistema.

Mal pergunte, você comprou esta CNC de algum comerciante?
Ela foi vendida sem nenhum suporte mínimo para você iniciar seus trabalhos?

Espero que as dicas que passei ajude em alguma coisa.

Valeu!
« Última modificação: 04/02/14 - 09:18 por paschoal »
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #2 Online: 04/02/14 - 09:17 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #3 Online: 04/02/14 - 17:27 »
de nada...
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #3 Online: 04/02/14 - 17:27 »

Offline jorginho333

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #4 Online: 09/02/14 - 23:31 »
Putz, essa máquina está querendo me deixar sem cabelos, agora está dando um problema muito doido que não imagino o que possa causar, eu coloco uma peça para cortar, é uma bandeija com alguns furos, mando fazer tudo com a mesma fresa, tanto desbaste quanto corte, coloco tudo com a mesma quantidade de passadas, dai logo no primeiro corte ela já começa errado, marca o Z em 0.56 que seria o correto mas entra tirando exatamente o dobro disso, no final ao invés de cortar 2mm cortou mais que 3 esse é o corte exterior da peça, então vai pra outra parte do corte, são 6 circulos de 120mm cada com 1mm rebaixado, mas no terceiro círculo endoida novamente, entra já cortando mais de 1mm quando marca Z em -0.56, sem contar que sempre que mando voltar so ponto zero ela sempre para um pouquinho fora do anterior
Se alguém já passou por coisa semelhante me ajude porque estou perdidinho, não sei se esse problema é mecânico ou de hardware ou até software, creio que mecânico não seja, pois creio que problema mecânico não vá causar esse tipo de problema, tipo seria normal ele não descer o suficiente, mas descer muito creio que seja outra coisa, o dificil tá sendo descobrir o que é

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #4 Online: 09/02/14 - 23:31 »

Offline paschoal

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 478
  • Total Likes: +36/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #5 Online: 10/02/14 - 07:17 »
Traga sua arte, teste e leve a máquina...
Só de fresas são mais de R$1.000,00 (Hum mil Reais).

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat de Valencia, UV, Espanha
Dotô em Profissão do meu Avô pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls), Alemanha
Dotô em Profissão do meu Avô Internacional pela University of Texas at Austin
Dotô em Profissão do meu Avô pela Université Robert Schuman

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #5 Online: 10/02/14 - 07:17 »

Offline antoniomsbr

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1319
  • Total Likes: +45/-4
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #6 Online: 10/02/14 - 09:40 »
Não querendo desanimá-lo mas eu tive os mesmíssimos problemas seus. Só resolvi quando troquei o driver, Passei meses até eliminar todas as possibilidades até que um colega emprestou 3 drivers novos e aí os problemas sumiram.
Saudações
Antonio

Clube CNC Brasil

Re:problema com router (drive tb6560) perdendo passos
« Resposta #6 Online: 10/02/14 - 09:40 »

 

SiteLock