Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda identifica motor de passo  (Lida 1425 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline hugueta1

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 7
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Ajuda identifica motor de passo
« Online: 08/12/16 - 10:27 »
Bom dia Pessoal!

Sou novo aqui e sou novo também no mundo das CNC's. Estou montando minha primeira cnc agora, então não tenho quase nada de experiência. Ganhei 4 motores de passo mas não consigo de jeito nenhum identificar qual modelo do motor para verificar a corrente que ele puxa.

Até onde entendi é necessário saber a corrente para o correto dimensionamento dos drivers que alimentam os motores, caso os drivers forneçam menos corrente do que os motores consomem irá fritar os drivers é isso?

Segue abaixo algumas fotos e as dimensões do motor, talvez alguém conheça algum modelo parecido ou alguma forma de verificar a corrente. Ah e tentei procurar por esses números da etiqueta no google e nesse site muratec e não encontrei nada  :nanana:

Dimensões:



Fotos:













Não sei se ajuda muito, mas o peso de cada um é cerca de 0,715kg

Todos eles tem 4 fios: amarelo, vermelho, laranja e azul.

Entre os fios laranja e azul eles tem de 4,5Ω a 4,7Ω
Entre os fios vermelho e amarelo eles tem de 4,5Ω a 4,6Ω

Fora esses qualquer outra combinação de cabos apresenta aberto "OL" no multímetro

Medição:

Clube CNC Brasil

Ajuda identifica motor de passo
« Online: 08/12/16 - 10:27 »

Offline Marcelo d.

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 24
  • Total Likes: +3/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda identifica motor de passo
« Resposta #1 Online: 19/12/16 - 22:57 »
Boa noite hungueta1, tudo bem?

uma perguntinha antes de tudo... Já se apresentou aqui no forum?? Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Se não se apresentou faça isso, pois assim conhecemos mais um pouco sobre voçê... ?_26


Também estou iniciando no mundo cnc, e estou aprendendo muito aqui no forum.
Leia bastante aqui os tópicos que vale a pena. 

Acredito que os drivers não irão fritar por trabalharem com menor corrente, apenas o motor não ira esta com seu torque pleno. Menos corrente = menos torque.

Agora se a corrente for maior há que os drivers supotão, ae sim acredito que eles irão tostar ?_41

Na minha maquina eu utilizo arduino e drivers a4988. Esse driver suporta no maximo 2A, isso ele estando com dissipador e sendo bem rerigerado.
 No drive mesmo é possível regular a corrente atraves de um trimpot. Configurei para  limitar a corrente do motor em 1,8A. Assim não perco muito torque, e o drive não esquenta. Não optei por trabalhar no maximo apesar de ter colocado uma refrigeração bem forte onde os drivers mesmo depois de duas ou tres horas de maquina trabalhando, ficam gelado.

Para saber mais sobre seu motor, pelo que andei olhando na net, vejo de duas formas:

-Ligar para a muratec e tentar pegar a informaçãoo sobre a corrente do motor...
- Ou ir tentando achar impiritamente comecando com uma corrente minima e ir subindo vendo como o motor reage. (dessa forma estara correndo o risco de perder um ou dois drive, más eu optaria por essa ecolha.)




Oque pode se dizer nas fotos e que:
 -O padrão de tamanho e furações do seu motor e nema 23.
 -São bipolar.
 -APARENTA ser de 10kg.

No mais não possuo mais algum conhecimento para lhe ajudar.

logo aparece alguem mais experiente e qualificado que eu para lhe ajudar. Gente assim não falta aqui.

espero ter ajudado em algo

um abraço

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda identifica motor de passo
« Resposta #1 Online: 19/12/16 - 22:57 »

Offline jesiel

  • VIDA SEM VIDA NÃO É VIDA.
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 619
  • Total Likes: +35/-16
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Quem não soma, subtrai...
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda identifica motor de passo
« Resposta #2 Online: 20/12/16 - 18:05 »
Caro,

Afirmadamente seu motor é bifásico, ligando
Laranja - A+
Azul - a-
Vermelho - B+
Amarelo - b-
em relação ao torque aposto em 9kg/f
O MAIS DIFÍCIL DESTA VIDA É VIVER, PORÉM O MELHOR É VIVER!!!

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda identifica motor de passo
« Resposta #2 Online: 20/12/16 - 18:05 »

 

SiteLock