Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Como iniciar no mundo da CNC  (Lida 3681 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Jorge Coutinho

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 2
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Como iniciar no mundo da CNC
« Online: 02/04/14 - 04:46 »
Sou iniciante, não tenho CNC ainda. Gostaria de informações de como começar: - quais programas preciso obter, como gerar meu primeiro desenho, onde obter manuais sobre os programas, enfim: Como começar da maneira correta?

Clube CNC Brasil

Como iniciar no mundo da CNC
« Online: 02/04/14 - 04:46 »

Offline motaresende

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 239
  • Total Likes: +51/-1
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #1 Online: 02/04/14 - 06:41 »
Ola amigo,

Primeiramente vc precisa aprender o corel draw, sabendo usar já é 80% para trabalhar com a maquina a laser, digo isso pq foi o meu caso. Tem um tópico na pagina do forum (click em forum) q tem apostilas e programas, alguns vídeos aulas do prof. José Ricardo ensinando o corel, vc tb pode ir no youtube tem bastante video aula do corel draw. E a minha maquina comprei na Glory Laser, ótima empresa.

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #1 Online: 02/04/14 - 06:41 »

Offline cientista13

  • Moderador
  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1315
  • Total Likes: +95/-6
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #2 Online: 02/04/14 - 19:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Primeiramente vc precisa aprender o corel draw, sabendo usar já é 80% para trabalhar com a maquina a laser,
......

 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12 ?_12

Vou estudar corel pra aprender 80% então, pois não uso o corel, e ainda por cima não sei muita coisa, então se corel é 80% eu estou mais longe do que pensava.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sou iniciante, não tenho CNC ainda. Gostaria de informações de como começar: - quais programas preciso obter, como gerar meu primeiro desenho, onde obter manuais sobre os programas, enfim: Como começar da maneira correta?

Faz mais de 10 anos que estou nessa brincadeira e ainda estou aprendendo, então minha dica para quem está começando é não se precipitar.

Leia bastante esse forum e ou outros. Faça perguntas inteligentes para ter respostas adequadas.

Aqui no forum tem manuais do artcam. Tem dicas sobre corel, sketchup, inkscape, etc. etc...

Estude os softwares de desenhos para saber qual é o melhor pra ti. (eu não uso o corel. 90% dos meus desenhos são feitos no artcam) uso também  sketchup, o inkscape que são "de grátis"

junto com esses dois passos é preciso de muita criatividade, quanto mais melhor ;D

"A perfeição é alcançada não quando não há mais nada a acrescentar, mas quando não há mais nada a retirar" - Saint Exupéry

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #2 Online: 02/04/14 - 19:57 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #3 Online: 03/04/14 - 07:21 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sou iniciante, não tenho CNC ainda. Gostaria de informações de como começar: - quais programas preciso obter, como gerar meu primeiro desenho, onde obter manuais sobre os programas, enfim: Como começar da maneira correta?

nobre amigo.
não sei em que area vc quer atuar, pois estas maquinas fazem coisas que vc  até duvida, mas existem areas que não é sómente aprender  algum programa que vc vai pra frente , como por exemplo o artesanato.
o nome ja diz tudo.
veja bem , aprender a trabalhar em algum programa vetorial, não quer dizer que vais ser um artesão , pois nesta area , como  em outras vc tem que gostar do que faz e fazer com amor, onde cada criação , sera sempre a primeira peça.
Hoje muita gente  compra maquina e depois  não sabe o que fazer, mas graças ao forum a   internete e ao santo google, existem  inumeros trabalhos , onde vc pode com facilidade  fazer e vender, mas lhe digo que vc vai  ser mais um no meio  de milhões que fazem apenas o trivial, isto é  escolhe um trabalho feito e  faz para vender, o que ja esta na praça a muito tempo, e ai vc vai ter que dialogar com seu cliente para que ele compre de vc  em vez de comprar com o outro  fabricante.
e ai vem  o principal,  abaixa, abaixa, e abaixa o preço para vender.

Amigo,  ja trabalho com artesanato a mais de trinta anos e acredito que muita gente aqui , nem tem conhecimento do artesanato feito com bolinhas de gude.
naquela época não tinha MDF, e meus trabvalhos éram feitos com PINUS, PINHO, e COMPENSADO
o época dificil de trabalhar, pois os recortes éra  com  TICO  TICO, :irrit: :irrit: :irrit: ?_1 ?_1

Ma quando eu próprio comecei com as CNCs, não sabia nada de nada sobre vetorização, mas tenho criatividade de  sobra.

então comecei a  dar tiro pra tudo que é lado  sobre programas.e comecei a baixar tudo que éra vetor .
ficava horas  baixando, e lhe digo que 90% de tudo  que baixei,  NUNCA USEI, e somente esta enchendo meu HD
queria aprender  tudo de qualquer maneira,  e consequentemente não aprendia nada , então veio  o grande amigo PAULO BULLBOZ e me abriu os olhos dizendo, que não adianta quer aprender tudo  , pois não vais conseguir, mas pode escolher um programa onde  tente saber o melhor possive, isto é estude bem este programa( logicamente aquele que vc se  identifica mais) e  os outros vc  aprende um pouquinhos, pois  a soma de tudo vais te fazer ir longe .

O  que o  MOTARESENDE disse, sobre o corel  não é bem assim,( não estou dizendo que ele esta errado, mas sim a forma que foi  colocado) pois muita gente faz trabalhos lindos e nem sabe trabalhar no corel,
como ja falei, o importante é vc escolher um programa que te atenda, e que vc se identifique e assim  estudar, estudar e estudar, pois não existe outro caminho.
alias , até existe outro caminho, mas  vc vai ser mais um entre tantos por ai. e no artesanato  o diferencial é a criatividade , amor  e muito trabalho.
abraço e boa sorte
ricardo

« Última modificação: 03/04/14 - 07:26 por JOSE RICARDO »

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #3 Online: 03/04/14 - 07:21 »

Offline JCS

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 810
  • Total Likes: +8/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #4 Online: 03/04/14 - 09:56 »
Pessoal,

Bom dia.

Esse mundão é interessante, há os bem dotados e os outros. O Zé é um dos abençoados pois mesmo em momentos afunilados éle tinha "tico" "tico" ?_31 ?_31 ?_31. Eu não. :'( :'( :'( :'(

jcs

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #4 Online: 03/04/14 - 09:56 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #5 Online: 03/04/14 - 11:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Pessoal,

Bom dia.

Esse mundão é interessante, há os bem dotados e os outros. O Zé é um dos abençoados pois mesmo em momentos afunilados éle tinha "tico" "tico" ?_31 ?_31 ?_31. Eu não. :'( :'( :'( :'(

jcs

 :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg: :Garg:

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #5 Online: 03/04/14 - 11:11 »

Offline Imprimil - Fernando

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2072
  • Total Likes: +40/-9
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • tá braba a coisa...
  • Sexo: Masculino
Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #6 Online: 03/04/14 - 12:39 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sou iniciante, não tenho CNC ainda. Gostaria de informações de como começar: - quais programas preciso obter, como gerar meu primeiro desenho, onde obter manuais sobre os programas, enfim: Como começar da maneira correta?

Minha opinião sobre a maneira correta:

1 - Leia muito, principalmente, veja aqui no forum o que o pessoal produz, para você ver como é grande o leque de opções.

2 - Defina alguns tipos de trabalho que pretende realizar - Deixando uma margem para ampliar tuas opções futuramente.

3 - Dimensione o custo x benefício do que pretende produzir - Nãao esquecendo de ver se você tem acesso a este mercado.

4 - Agora sim!!!!! Comece a projetar a sua máquina, com informações e perguntas. - Agora você já sabe o que perguntar objetivamente.

5 - Cansou?? Continue lendo muito... Pesquise sobre mecânica e eletrônica CNC - Aqui mesmo no Forum

6 - Achou que não vale a pena, ou tá a 1000 por hora??  - Leia mais.

7 - Decisão tomada! - Vou em frente.

8 - Comece a montar sua máquina (Com calma, amor e carinho)   OU  Compre a sua máquina - Não coloque os bois na frente da carroça.

9 - Agora sim, Tens a máquina, aprendeu a vetorizar e trabalhar com o artcam ( fez isso paralelamente a execução da máquina)

10 - Pronto! já está trabalhando!

11 - convide 1 amigo do Forum, que pode ser EU  ?_21 Para um churrasco.

Sucesso amigo e estamos às ordens!
Acima de mim Deus!

Clube CNC Brasil

Re:Como iniciar no mundo da CNC
« Resposta #6 Online: 03/04/14 - 12:39 »

 

SiteLock