Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Duvida na construção de outra maquina maior.  (Lida 1525 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Antônio

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Duvida na construção de outra maquina maior.
« Online: 20/10/14 - 10:25 »
Olá pessoal do forum!
Estou a fazer a minha segunda cnc,  minha primeira foi com fusos tr 14 passo 3, e guias retificadas de 16mm não temperadas, com 3 motores nema 23 de 18.9kg. Com uma área útil de 920mm x 920mm. Toda feita em mdf.   Neste segundo projeto quero fazer uma com área útil de 1700mm x 1400mm feita em metalon, Inicialmente usaria as guias de 25mm e fusos 25mm em todos os eixos e 3 motores nema 23 de 30kg de 4.2A.  Porém  tenho receio de ficar muito pesada para os motores desse porte,  então pensei em refazer o projeto usando guias de 25mm no eixo  X,  20mm no eixo Y e 16mm no Z. Também pensei em usar fusos de 25mm, 20mm e 14mm. Tenho duvida sobre os passos dos fusos, que são de 5, 4 e 3, vou ter dificuldades para configurar sendo que os passos são diferentes? Também pensei em colocar um motor menor de 18.9kg no eixo Z que pesa a metade dos outros 2.  Lembrando que os motores serão ligados diretamente nos fusos com acopladores. Vou usar uma eletrônica simples como da minha primeira maquina, tb6600 3axis de 5A e fonte de 500w 36v 14A para alimentar os motores. Comprei  já um spindle de 2,2kw e inversor 2.2kw de 220v. Gostaria de saber a opinião de vocês  e alguma luz para montagem da maquina, minha intenção é usinar mdf de no máximo de 15mm. Obrigado

Clube CNC Brasil

Duvida na construção de outra maquina maior.
« Online: 20/10/14 - 10:25 »

Offline velhinho56

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 112
  • Total Likes: +20/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #1 Online: 17/11/14 - 18:33 »

Antonio,

Se você tiver interesse acompanhe o poste da minha montagem , ela é um pouco menor que o seu projeto , eu vou usar 2 cremalheiras e 2 motores de 60 kgf no eixo "X" já prevendo no futuro uma necessidade, eu já terei o know how  de como construir a maquina bem maior. Irei colocando as dicas, já errei na colocação dos motores , mas já sei como resolver e vou colocar a solução no site.
Com certeza vou apanhar bastante para acertar tudo, com isso vou postando e alertando os colegas.


Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

sds

armando
"A paz não é ausência de problema, é confiança no meio da tempestade"

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #1 Online: 17/11/14 - 18:33 »

Offline vander_z

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 15
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #2 Online: 28/12/14 - 20:36 »
Respondendo a primeira pergunta: pode usar fusos de passos diferentes nos 3 eixos que é tranquilo de configurar no Mach3. Cada eixo aceita uma configuração individual e que pode ser diferente do outro.

Sobre a segunda pergunta: um motor de 18 kg vai movimentar tranquilamente um spindle de 2.2 KW. Claro que isso não se aplica se você vai fazer a parte móvel do Z em aço 3/4". Mas fazendo em alumínio (mesmo de boa espessura) não terá problemas.

Minha sugestão para a base é fazer ela no formato de mesa e de metalon, ferro ou aço. É um desperdício usar perfil de alumínio ou alumínio recortado para esta parte da máquina. Não esqueça de montar ela já no local ou próximo do local onde vai ficar permanentemente.
Se costuma montar as máquinas e vender depois para montar algo "melhor" (mesmo que não ganhe a vida com isso), não esqueça de projetar de uma forma que seja possível a sua desmontagem.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #2 Online: 28/12/14 - 20:36 »

Offline Antônio

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #3 Online: 28/12/14 - 21:51 »
Agradecimentos ao Vander e Armando.
Estou pensando em mudar o projeto e usar cremalheiras no lugar dos fusos, porém dizem que com cremalheira a maquina fica menos precisa, nao viso muito velocidade e sim precisão, trabalho fazendo produtos provençais que tem encaixes, quero usar duas cremalheiras no eixo x com dois motores de 32kg, mais como comprei uma placa tb6600 3eixos vou ter que comprar uma 4 eixos mesmo não sabendo como proceder com 2 motores no mesmo eixo. Tenho muitas duvidas ainda em relação a cremalheiras, quais são as mais precisas, modulo 1 ou 1.5?.Posso ligar os motores diretamente nelas com engrenagens ou preciso de correias?  Engrenagens com menos dentes dão mais força e precisão? Vou seguir seu projeto Armando para eu ver se vai compensar eu mudar o projeto para cremalheiras.

Obrigado.

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #3 Online: 28/12/14 - 21:51 »

Offline Luiz Carlos

  • Cobre
  • *
  • Mensagens: 229
  • Total Likes: +6/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #4 Online: 31/12/14 - 08:07 »
Olá A Antônio

Se eu fosse usar cremalheira colocaria no centro da maquina  veja na maquina do Marcao ficou bem equilibrada.

Fuso de esfera eu colocaria com castanha giratória veja no youtube.

Feliz 2015 e sucessos no seu projeto
Luiz carlos

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #4 Online: 31/12/14 - 08:07 »

Offline Antônio

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 23
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #5 Online: 31/12/14 - 18:50 »
 Obrigado Luiz pela dica, até pensei em usar uma cremalheira central, porem li relatos que não fica muito boa, tende a dar torção, segundo que li é claro, vou ver se consigo visualizar o projeto do Marcão.


Feliz 2015 para todos nós com paz e saúde!!!!

Clube CNC Brasil

Re:Duvida na construção de outra maquina maior.
« Resposta #5 Online: 31/12/14 - 18:50 »

 

SiteLock