Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Acionamento de motor bipolar  (Lida 1198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline LucasEst

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Acionamento de motor bipolar
« Online: 15/02/13 - 14:07 »
Olá amigos, tenho aqui dois motores de passo bipolares EM-400 e EM-402 que retirei de uma Epson 777, consegui acioná-los utilizando uma ponte-H dupla juntamente com um arduino, mas andei lendo um pouco e vi que posso usar os CI's da placa controladora da impressora no lugar da ponte-H, já peguei o datasheet do mesmo na internet LB1946 (Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) mas tenho algumas dúvidas quanto a ligação,queria saber se tenho que montar o circuito igual o que está na página 9 do datasheet e coisas do tipo, infelizmente meu conhecimento de eletrônica por enquanto é bem básico. E por isso peço a grande ajuda de vocês!

Abraços!
« Última modificação: 15/02/13 - 14:24 por LucasEst »

Clube CNC Brasil

Acionamento de motor bipolar
« Online: 15/02/13 - 14:07 »

Offline alberto-florianopolis

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #1 Online: 15/02/13 - 17:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
(Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login) mas tenho algumas dúvidas quanto a ligação,queria saber se tenho que montar o circuito igual o que está na página 9 do datasheet e coisas do tipo


esse CI é tudo de bao para movimentar motores pequenos, mas ele necessita de um MICRO CONTROLADOR que de as ordens para ele executar..

entao para usar esse CI, tem que ter um micro conrolador (PIC /AVR / ATMEL / FREESCALE, ETC ) fazendo o meio de campo entre o computador e ele.

resumindo nao da para usar ele .

os motores que vc retirou devem ser fracos para uma cnc de engrave/corte

para caneta acho que da para usar.

para usar esses seus motores, o melhor custo beneficio eh om PAR L297 e L298

se tiver interesse e quiser fazer algo, te passo o layout de uma placa que utiliza esses 2 carinhas..
ai voce tem que fazer as placas, a mecanica e entender o software (mach, turbocnc, etc)

Clube CNC Brasil

Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #1 Online: 15/02/13 - 17:08 »

Offline LucasEst

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #2 Online: 15/02/13 - 20:34 »
Obrigado por me responder, Alberto! Eu esqueci de dar mais detalhes, como microcontrolador estou pensando em utilizar um Arduino UNO. E a Cnc que pretendo fazer é exatamente a que você falou que os motores dão conta, quero fazer uma plotter para PCI's.

Mas estou pensando ainda se vou utilizar mesmo o arduino, então se você puder me passar o layout dessa placa controladora eu lhe agradeço muito, pois já será mais uma opção que terei para meu projeto.

Abraço!
« Última modificação: 15/02/13 - 21:01 por LucasEst »

Clube CNC Brasil

Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #2 Online: 15/02/13 - 20:34 »

Offline alberto-florianopolis

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #3 Online: 15/02/13 - 21:11 »
Joia Lucas...entao, para fazer a CNC vc nao necessita do ARDUINO, a nao ser que quisesse utilizar esse ci que vc tem em  maos.
voc teria que fazer umprograma que receba os dados de STEP e DIR do PC e converta na sequencia seriada correta e despachar essa sequencia para o  LB1946

com L297 e L298 fica facim facim fazer o controle desses seus motores..

eu iria mandar para voce em MP o cobreado e o silk da placa, mas como os desenos sao pequenos posto, pode ser de utilidade para mais alguem



Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Obrigado por me responder, Alberto! Eu esqueci de dar mais detalhes, como microcontrolador estou pensando em utilizar um Arduino UNO. E a Cnc que pretendo fazer é exatamente a que você falou que os motores dão conta, quero fazer uma plotter para PCI's.

Se você puder me passar o layout dessa placa controladora eu lhe agradeço muito.

Abraço!

Clube CNC Brasil

Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #3 Online: 15/02/13 - 21:11 »

Offline LucasEst

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #4 Online: 15/02/13 - 21:52 »
Hummm, deixa eu ver se entendi, com essa placa dá pra ligar direto na porta paralela e rodando um dos programas que você me falou antes?

Clube CNC Brasil

Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #4 Online: 15/02/13 - 21:52 »

Offline alberto-florianopolis

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 40
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #5 Online: 16/02/13 - 09:53 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Hummm, deixa eu ver se entendi, com essa placa dá pra ligar direto na porta paralela e rodando um dos programas que você me falou antes?



Isso mesmo, voce vai precisar de 2 placas, uma para cada eixo, na caneta vc pode usar um selenoide para puxar a caneta para baixo e o retorno se faz por mola.

se nao me engano, nas HP DSKJETG 500/560 (quadradona)  tem L297 e 298  e nas mais novas(rsss) hava outro chip no lugar do L298..   se conseguir DUAS sucatas dessas impressoras, ja tera os componentes eletronicos mais caros da sua empreitada.

Clube CNC Brasil

Re:Acionamento de motor bipolar
« Resposta #5 Online: 16/02/13 - 09:53 »

 

SiteLock