Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES  (Lida 4309 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Online: 05/02/17 - 10:13 »
Olá Nobres!!!

Vou tentar esclarecer algumas diferenças entre tintas e solventes. As informações a seguir são de experiências pessoais e de fontes técnicas de fabricantes de produtos químicos.

     Antes de explanar sobre os produtos, é preciso saber o que quer se fazer em termos de acabamento....
     Vejo muitas dúvidas em como chegar em determinado acabamento sem mesmo saber que acabamento é esse...
     Coisas do tipo: " Quero um acabamento brilhante como LACA, eu consigo isso com tinta esmalte sintético? Posso polir depois?"
     Se for feito da maneira correta, evidente que não!!! Mas percebo uma crescente, entre novos "profissionais" em que percebo que fazem certas alquimias e tem um acabamento semelhante e o almejado custo menor...
     O que me preocupa e que realmente vem acontecendo, é que querem baixar os custos de qualquer forma, mas isso certamente tem suas consequências...Pode se entregar um produto com acabamento assemelhado a outro com custo maior, porém sua durabilidade cairá drasticamente...
     Neste quesito não há o que fazer, cada um sabe como valorizar seu produto.
     Vejo o mercado brasileiro sendo dominado pelo preço, e quem consome qualidade está ficando sem opções...
     Bom, vamos ao que interessa, as tintas e seus solventes.

AS TINTAS

     Tinta é o nome que se dá a uma família de produtos que podem ser líquidas, viscosas e sólidas em pó, tendo como objetivo após a aplicação formar uma fina camada do produto sobre o substrato, resultando em um filme sólido.
     Compõem as tintas então: os PIGMENTOS, as RESINAS, os SOLVENTES e ADITIVOS.


OS PIGMENTOS

     Os pigmentos são sólidos granulares que numa tinta contribuem para a cor, tenacidade, textura, ou simplesmente para reduzir o custo da tinta (Neste caso é denominado de “Carga”). Em alternativa, algumas tintas possuem apenas corantes ou uma combinação de corante e pigmentos.
     Os pigmentos podem ser classificados em naturais ou sintéticos. Os pigmentos naturais incluem vários tipos de argilas, carbonatos de cálcio, mica, sílicas e talcos. Os pigmentos sintéticos incluem as moléculas orgânicas fabricadas pelo homem, argilas calcinadas e sílicas sintéticas.
     Os pigmentos opacos, para além da sua função decorativa, também conferem proteção ao substrato, ao impedirem os efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Este tipo de pigmentos incluem o dióxido de titânio, óxido de ferro, etc.
      As cargas são um tipo especial de pigmentos que apenas servem para dar espessura ao filme de tinta, apoiar a sua estrutura, ou para simplesmente "AUMENTAR O VOLUME DA TINTA". As cargas são sempre constituídas por materiais inertes baratos, como as terras diatomáceas, talco, cal, argila, etc.

A RESINA

     A resina, também conhecida por ligante ou veículo, é o componente que vai formar o filme seco. É o único componente que tem de estar presente.
     A resina confere aderência, liga os pigmentos e influencia fortemente propriedades da tinta, como o brilho, durabilidade exterior, flexibilidade e tenacidade.
     As resinas podem ser sintéticas como os: acrílicos, vinílicos, poliuretanos, poliésteres, epóxis, melaminas ou naturais como os óleos.
     As resinas são classificadas de acordo com o mecanismo de cura (erradamente chamado de secagem). Os quatro mecanismos de cura mais comuns são a evaporação de solvente, reticulação cruzada, polimerização e coalescência.
     É preciso ter em consideração que secagem e mecanismo de cura são processos distintos. Genericamente, a Secagem refere-se à evaporação do solvente ou diluente. A cura refere-se à polimerização da resina. Dependendo da estrutura química ou composição, uma tinta em particular pode usar um ou outro processo ou até mesmo ambos.
     As tintas que curam por SIMPLES EVAPORAÇÃO do Solvente e contem uma resina dissolvida com solvente são chamadas de ESMALTES. Devido ao fato de o filme sólido que se forma após evaporação do solvente poder ser novamente dissolvido por solvente, os esmaltes não são adequados em aplicações onde a RESISTÊNCIA QUÍMICA da tinta é importante. No entanto possuem uma boa resistência aos raios ultravioleta.
     A tinta de LÁTEX é uma dispersão em água de partículas de polímero sub-micrométricas. A borracha natural "LÁTEX" Não se encontra nessa tinta que leva seu nome. As tintas de látex curam por um processo chamado de coalescência (fusão) onde em primeiro lugar o solvente (água) se evapora e ao evaporar-se junta e amolece as partículas do ligante, e com esse processo formam estruturas irreversíveis,  que não voltam a se  redissolver usando seu solvente original (água).
      Tintas que curam por polimerização catalítica apresentam-se geralmente em duas embalagens. Estas tintas polimerizam por meio de uma reação química iniciada pela mistura da resina com o endurecedor e curam formando uma ESTRUTURA PLÀSTICA DURA. Dependendo da composição elas podem necessitar de em primeiro lugar secar o solvente. As tintas EPÓXIS e os famosos POLIURETANOS ( PU) bi componentes caem nesta categoria.
       Nas tintas que curam por ação dos raios ultravioleta, o solvente evapora-se em primeiro lugar e o endurecimento é então iniciado por acção da luz ultravioleta.                                                                                                                           
        No caso das tintas em pó não existe qualquer espécie de solvente e a fluidez e a cura são produzidos por calor através do aquecimento do substrato após a aplicação eletroestáctica
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Online: 05/02/17 - 10:13 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #1 Online: 05/02/17 - 10:24 »
Continuando...
OS SOLVENTES

     O principal objetivo do solvente é ajustar as propriedades de cura e a viscosidade da tinta. É volátil e não se torna parte do filme seco da tinta. Também controla a reação e as propriedades da aplicação e afeta a estabilidade da tinta enquanto esta se encontra no estado líquido. A sua função principal é funcionar como transportador dos componentes não voláteis.
     A água é o principal solvente das tintas de base aquosa.
     O solvente é um componente opcional numa tinta. Existem tintas que não o possuem.
     De modo a dispersar os óleos pesados (óleo de linhaça) é necessário usar, nas tintas para o interior de casas um óleo mais fino ( aguarrás). Estas substâncias voláteis transmitem as suas propriedades temporariamente. Assim que o solvente se evapora os restantes dos componentes ficam fixados na superfície.
     As tintas de base solvente podem ter várias combinações de solventes como: diluente, que podem incluir alifáticos, aromáticos, alcoóis, cetonas e éter de petróleo. Estes incluem solventes orgânicos como aguarrás, ésteres, glicois, éteres, etc.
« Última modificação: 05/02/17 - 10:27 por Lutz »
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #1 Online: 05/02/17 - 10:24 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #2 Online: 05/02/17 - 10:30 »
...
ADITIVOS

     Para além das três categorias principais de ingredientes, a tinta pode possuir uma grande variedade de aditivos, que são usados em pequenas quantidades e providenciam um grande efeito no produto. Alguns exemplos incluem aditivos para modificar a tensão superficial, melhorar propriedades do fluxo, melhorar a aparência final, melhorar a estabilidades dos pigmentos, conferir propriedades anticongelantes, anti espuma... Outro tipo de aditivos incluem catalisadores, espessantes, estabilizadores, emulsionadores, textura, promotores de aderência, estabilizadores ultravioleta, agentes biocidas, etc. Os aditivos não alteram significativamente as percentagens dos componentes individuais numa formulação  
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #2 Online: 05/02/17 - 10:30 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #3 Online: 05/02/17 - 12:14 »
li tanto que terei que reler e triler par ver se capto um pouco desta sabidencia do caro Lutz; valeu ?_18 ?_18 ?_18 ?_18

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #3 Online: 05/02/17 - 12:14 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #4 Online: 05/02/17 - 12:18 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
li tanto que terei que reler e triler par ver se capto um pouco desta sabidencia do caro Lutz; valeu ?_18 ?_18 ?_18 ?_18

Creocad

Calma meu caro!!!
Tem sequência...quero que o povo se esclareça na parte técnica primeiro...o assunto é vasto...
Abraço!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #4 Online: 05/02/17 - 12:18 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #5 Online: 05/02/17 - 13:09 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Calma meu caro!!!
Tem sequência...quero que o povo se esclareça na parte técnica primeiro...o assunto é vasto...
Abraço!!!

Acho que isto explica o porque sou o pior pintor do mundo, tem muita coisa pra ler, geralmente eu cato a tinta misturo com o que tiver na prateleira e tasco o pincel, ou pistola, na peça depois lavo e repito a operação até que canso e deixo sem pintar mesmo ... ahahaha ?_30
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #5 Online: 05/02/17 - 13:09 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #6 Online: 05/02/17 - 13:13 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Acho que isto explica o porque sou o pior pintor do mundo, tem muita coisa pra ler, geralmente eu cato a tinta misturo com o que tiver na prateleira e tasco o pincel, ou pistola, na peça depois lavo e repito a operação até que canso e deixo sem pintar mesmo ... ahahaha ?_30

Então Magnanimo :puxa: :puxa: :puxa: aquele problema de stain, conseguiu resolver?
Abraço!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #6 Online: 05/02/17 - 13:13 »

Offline Solov

  • Aluminio
  • *
  • Mensagens: 121
  • Total Likes: +5/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #7 Online: 05/02/17 - 15:17 »

Sr Lutz.
Muito bom, estou aguardando a continuidade.
Puxei a cadeira para aguardar.
Apenas como dica,claro contando com a sua disposição,  criar tópicos como Pintar Laca, Utilizar Verniz, etc para buscas de forma prática.

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #7 Online: 05/02/17 - 15:17 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #8 Online: 05/02/17 - 16:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Então Magnanimo :puxa: :puxa: :puxa: aquele problema de stain, conseguiu resolver?
Abraço!!!

Oxi se resolvi, nunca mais mexi com aquilo, desisti depois da 10 tentativas ... fica mais ou menos ruim com uma demão e com duas fica completamente ruim ... ahahaaa :D

Achei melhor ir cuidar das plantas no jardim e parar com está ideia de fazer algo parecido com os de um profissional... ahahaa :D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #8 Online: 05/02/17 - 16:20 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #9 Online: 05/02/17 - 18:26 »
Por falar em cuidar das plantas Reinaldo, aquelassssss sementes que eu te enviei um tempo atras nasceu alguma coisa?
Se nasceu, nasceu com nome diferente kkkkkk


Marcao


Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #9 Online: 05/02/17 - 18:26 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #10 Online: 06/02/17 - 08:25 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Sr Lutz.
Muito bom, estou aguardando a continuidade.
Puxei a cadeira para aguardar.
Apenas como dica,claro contando com a sua disposição,  criar tópicos como Pintar Laca, Utilizar Verniz, etc para buscas de forma prática.

Grande Mestre Rubens!!!!
Obrigado pela dica, e sim pretendo continuar a série :Garg: pra ver se ajuda o pessoal a desenvolver um processo mais tranquilo...
Abraço!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #10 Online: 06/02/17 - 08:25 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #11 Online: 09/02/17 - 18:10 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Por falar em cuidar das plantas Reinaldo, aquelassssss sementes que eu te enviei um tempo atras nasceu alguma coisa?
Se nasceu, nasceu com nome diferente kkkkkk


Marcao

Rapaz, eu lembrava que alguém Marcao tinha me perguntado de umas sementes, achei que tinha respondido mas de repente lembrei que não respondi e tu foi um camarada muito legal me enviando sementes de tirica, capim gordura, azedinha rasteira e uma planta que da um chapéu, as galinhas adoram e a raiz se espalha por todo lado ... nasceram sim, todas elas! O difícil ta sendo fazer parar de nascer ... ahahahaa ?_16 ?_16 ?_16

Brincadeira, eu como plantador sou um pouco melhor do que como pintor, mas só um pouquinho, num nasceu nada, só nasceu isto que descrevi acima mas não das sementes suas e sim do mato que invadiu o vasinho que plantei, mas tenho sementes ainda só estou esperando elas se cansarem de dormir pra plantar de novo ...  ahahahaa :Garg: :Garg: :Garg:
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #11 Online: 09/02/17 - 18:10 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #12 Online: 09/02/17 - 19:06 »
ahhh que pena que nao nasceu nada... eu troquei os nomes das sementes, tu iria plantar jaca e iria nascer abacaxi kkkkkk



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #12 Online: 09/02/17 - 19:06 »

Offline Lutz

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1044
  • Total Likes: +81/-27
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #13 Online: 09/02/17 - 20:25 »
 ?_12 ?_12 ?_12
Ué mas esse tópico não era sobre Tintas e Solventes???
 :sarro: :sarro:
Abraço!!!
Vilson Lutz

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #13 Online: 09/02/17 - 20:25 »

Offline Marcao

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2752
  • Total Likes: +42/-2
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #14 Online: 09/02/17 - 23:01 »
Fica quieto ai soh ?_44 to fazendo uma confissão de mais de 5 anos pra ele kkkk
Numa hora dessa ele correu pro canteiro kkkkk



Marcao

Clube CNC Brasil

Re:TIPOS DE TINTAS E SOLVENTES
« Resposta #14 Online: 09/02/17 - 23:01 »

 

SiteLock