Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Ajuda com fonte  (Lida 1898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Ajuda com fonte
« Online: 26/01/15 - 22:32 »
  Ola amigos.
  Minha maquina esta com a mecânica toda pronta e a cnc3ax montada e testada com fonte de impressora.
  Porem agora estou me matando com o calculo da fonte.
  Como disse estou usando a cnc3ax com os irf 640, meus 3 motores são de 19,9kgf  de 3v e 3a.
  A questão é:
  Fazendo o calculo la diz que preciso de um trafo de 33,2v 2,3a, mas já me indicaram trafo de 33v 6a, outro já me indicou trafo de 40v 7a... porque essa diferença tão grande de amperagem no trafo? o que eu perco e o que eu ganho?
   Fui em um fabricante de trafo e ele me disse que um trafo de 33v por 6a ia ficar 180 reais e ia ficar enorme... achei estranho... ai ele me disse que tem trafo pronto de 16+16 5a por 67 reais porem somando os 16+16 para ter 32v a corrente cairia pela metade e eu teria 2,5a
   Pois bem... sou muito leigo de eletrônica. Alguém pode me ajudar com essa duvida do trafo? estou ansioso pra montar essa fonte logo e não sei uso travo de 6a 7a ou se posso usar esse de 16v+16v e ficar com 2,5a..
   Me disseram que retificada a fonte tem que me entregar 45vcc e já vi no fórum gente que usar a fonte retificada com 65vcc. 
   E agora?
   Que trafo devo usar e porque ?

Clube CNC Brasil

Ajuda com fonte
« Online: 26/01/15 - 22:32 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com fonte
« Resposta #1 Online: 28/01/15 - 11:58 »
   ninguem ?  :nanana:

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com fonte
« Resposta #1 Online: 28/01/15 - 11:58 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com fonte
« Resposta #2 Online: 28/01/15 - 12:11 »
Boas

Tenha em atenção primeiro qual a Voltagem e Corrente que os seus motores e drivers precisam !!!

nao posso ajudar mais pois nao uso cnc3ax (comprei outros drivers ja prontos)...

tenha em mente que se precisar de 3A(mperes ) e o seu transformador lhe der 6A(mperes)  voce fica com uma folga de 3Amperes

se vc precisar de 6A e o transformador lhe fornecer só 3A ai não vai funcionar.

Se o equipamento for de 33V e vc colocar um transformador de 40 V , ai já está a arriscar e entrar nos limites de queimar o equipamento.

Agora tem o seguinte , um transformador , transforma os 110V  (ou 220V / 230V )  Alternos para  33V alternos !!!

so depois é retificado para ter  Corrente Continua (CC)!!   

Ac = alterna

CC = continua

do resto a ver se mais alguem dá uma luz.

Portuga

Zé Vilhena

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com fonte
« Resposta #2 Online: 28/01/15 - 12:11 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com fonte
« Resposta #3 Online: 28/01/15 - 19:12 »
Muito obrigado pela atenção!
Até ai eu entendo...
Meus motores são 3v 3a controlados pela cnc3ax e esses 33v  é o trafo. Retificado provavelmente segundo as contas eu terei 45vcc
Minha duvida é:
Se os 3 eixos se moverem de uma vez, com cada motor consumindo 3a, eu não iria precisar de 9a? Ou o fato da tensão consumida ser baixa (3vcc por motor) a voltagem alta da fonte cai e aumenta a amperagem para suprir os 9a ?
Sei que os IRF640 aguenta até 100v talvez seja por isso que alguns usam 65vcc retificados para alimentar os motores
Mas porque essa diferença toda na sugestão do trafo? Uns mandam 32v 2,5a  outros 40v 7a outros 33v 6a.
Queria entender como isso funciona, e se o trafo de 16+16 5a vai funcionar igual o de 32v 5a ( pois o vendedor disse que somando os 16v+16v a amperagem se divide)

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com fonte
« Resposta #3 Online: 28/01/15 - 19:12 »

Offline arroznabarba

  • Madeira
  • *
  • Mensagens: 13
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Ajuda com fonte
« Resposta #4 Online: 15/03/15 - 16:46 »
    ninguém?...

Clube CNC Brasil

Re:Ajuda com fonte
« Resposta #4 Online: 15/03/15 - 16:46 »

 

SiteLock