Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: EMC2 com conversor USBxParalela  (Lida 9659 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
EMC2 com conversor USBxParalela
« Online: 16/07/11 - 11:52 »
Pessoal,

Chegou meu cabo conversor, agora começou a luta p/ configurar ...

Se alguem tiver idéias ou experiência, por favor, vamos trocar figurinhas aqui... ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

EMC2 com conversor USBxParalela
« Online: 16/07/11 - 11:52 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #1 Online: 16/07/11 - 12:31 »
Boas Administrador Reinaldo

Voce vai usar um cabo para converter USB pra porta paralela , e assim controlar o EMC2 ?!?!?

Sempre tenho tido a ideia de que nao funcionaria !!! ( ou li ou falaram pra mim direto nao lembro mais)

Estou curioso pra saber a opiniao sua e de outros companheiros , se desse iria resolver alguns problemas com a latencia requerida pelo EMC2 (e MACH3/2  julgo)

Portuga

Ze'
« Última modificação: 16/07/11 - 12:32 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #1 Online: 16/07/11 - 12:31 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #2 Online: 16/07/11 - 15:34 »
A ideia é esta mesmo, mas parece que entrei de gaiato no navio ... no entanto ainda é cedo p/ dar um parecer mais solido, só fiz um teste muito rápido... ?_13

O conversor é este aqui :
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #2 Online: 16/07/11 - 15:34 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #3 Online: 16/07/11 - 16:34 »
pesquisei rapidamente...

achei isto

Site > Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

resposta especifica > The issue isn't as much usb-> parallel... It is that Emc2 dosn't have a realtime usb driver. Usb doesn't lend itself very well to realtime so none of the developers have wrote one. The ncpod is a motion controller.. The motion gets downloaded to it from mach - and it runs from the ncpod. This would not be a good match for emc also.

Equipment that moves the motion outside of emc isn't a good match. EMC is a closed-loop motion controller, unlike anything else that's affordable by hobbyists. Steppers work because EMC fakes itself out with a made-up position value for the loop control.

Reparei agora que este artigo e' de 2007 e eles estao a falar que ainda ninguem escreveu programas para usb , ora isso nao e' mais verdade , portanto , vamos esperar...e ver vossa conclusao
« Última modificação: 16/07/11 - 17:46 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #3 Online: 16/07/11 - 16:34 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #4 Online: 16/07/11 - 18:41 »
 ;D ...  eu vi 2005 ... rsrsrs ;D

Mas acho que nada mudou  ... :P

Para impressora, no ruindows, funciona ! ... mas não achei como colocar o endereço da porta no EMC2  e nem no Match2, alias eu nem sei se ela tem endereço ?!?! ... ???

Escrevi p/ os criadores e agora vou aguardar uma resposta ... :-\
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #4 Online: 16/07/11 - 18:41 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #5 Online: 16/07/11 - 18:58 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

no fim da pagina eles dizem :

Hardware that doesn't work

    USB devices cannot be used to control motors or perform other "real time" tasks. Some USB devices which appear as keyboards, joysticks, and mice can be used for user interface tasks through the hal_input driver.
    See Emc2HardwareDesign for details of USB, RS232, and Ethernet interfaces.

Aparentemente o pessoal do EMC2 diz que nao dá (a vermelho)

Deve ter sido aqui que eu tinha lido faz tempo que nao dava pra usar usb e consequentemente conversores USB-Paralela...

a edicao da pagina é de : Last edited April 14, 2011 8:30 pm   Portanto faz pouco tempo que a informacao foi revista
« Última modificação: 16/07/11 - 19:00 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #5 Online: 16/07/11 - 18:58 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #6 Online: 16/07/11 - 19:54 »
Eu ja tinha ciência de que não dava certo, mas la no site onde comprei esta escrito :

=============================================================================
CARACTERÍSTICAS
O conversor 1PG-USB permite instalar até mais 1 saída paralela bidirecional  em um PC através de uma porta USB disponível. Seu modo de trabalho é compatível com a grande maioria dos Driver de Acionamento de Motores de Passo , ou dispositivos de comando de Sinal TTL.

Permite a perfeita integração de sistemas CNC ( Mach3 , Kcam , etc ) em notebook´s que não possuem porta paralela.
=============================================================================

Observe a ultima linha: "Permite a perfeita integração de sistemas CNC ( Mach3 , Kcam , etc ) em notebook´s que não possuem porta paralela."

O vendedor não é leigo em CNC pois vende peças p/ elas, então o que pensar ?! ... ???
Vou insistir porque penso ser eu o burro e não na desonestidade do vendedor ... mas esta de rosca ...rsrsrs ;D
« Última modificação: 18/07/11 - 10:34 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #6 Online: 16/07/11 - 19:54 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #7 Online: 16/07/11 - 20:56 »
Txiii  , entao eles tek.... sao os "Personagens"  que vao esclarecer o mistério, presumo que nao sejam fabricantes e apenas vendedores , se o pessoal do EMC2 diz que nao dá e um vendedor de hardware diz que dá, a coisa aí necessita mesmo de esclarecimento por parte do vendedor , exemplos , casos reais etc etc.

Como voce sabe Reinaldo o EMC2 é software que teria a funcao de criar condicoes para o hardware trabalhar atraves dele , se os fabricantes de software dizem que nao tem como fazer funcionar ... ehehehe

Claro que nao estamos aqui a falar destes drivers , estes sim parecem ser para funcionar atraves de USB , tem no mercado + 2 ou 3 drivers que funcionam pelo acionamento por USB e nao paralela !!!  qual a regra comum entre eles ?!?!?!? Usam software proprio !!!!!

Link USB - Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  estou a partir do principio que voce ja conhece.  ehehehehe



Mais material :

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  se fosse algo que estivesse ja acontecendo nestes foruns a resposta seria no sentido de - Sim pode ser usado USB-Paralela pras nossas CNC

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login  estes dizem que convertem USB-paralela mas o preço ...
« Última modificação: 16/07/11 - 21:16 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #7 Online: 16/07/11 - 20:56 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #8 Online: 16/07/11 - 21:19 »
Na realidade no EMC2 ele não diz que dá, mas no Match3, Kicam e etc, sim ... então posso supor que o etc seja o EMC2 ?!  ... .. rs :D

Porem não estou conseguindo em nenhum...

Agora uma placa PCI sai mais barato do que este conversor que vc colocou o link e com a placa eu acredito que de.
« Última modificação: 18/07/11 - 10:33 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #8 Online: 16/07/11 - 21:19 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #9 Online: 18/07/11 - 10:31 »
Bom ... Entrei em contato com o fabricante do conversor e recebi, prontamente, a seguinte resposta :


O conversor em questão realmente é compatível para controle de maquinas CNC, contanto que o software seja desenvolvido para trabalhar via API do Windows, temos exemplos de programação etc. Pelo que pude perceber o seu software busca pela porta paralela via endereçamento padrão I/O, que é nativo DOS, existem casos onde se apontando o endereçamento da bridge USB onde o conversor está conectado é dada a comunicação, mas por default nosso hardware (e nenhum outro) listará o mesmo endereço I/O de uma “on-board”, tendo em mente que quem dita o endereçamento é o barramento, nesse caso o USB, e que na época do DOS nem existiam ainda USB fica simples entender a falha na comunicação, caso hajam duvidas posteriores a este, favor, contate-nos.

 
Mandei um segundo e-mail, pedindo ajuda aqui no forum, vou aguardar a resposta.
« Última modificação: 18/07/11 - 10:33 por Mac_RC »
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #9 Online: 18/07/11 - 10:31 »

Offline fgilii

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 743
  • Total Likes: +12/-0
  • Topic Likes: +0/-0
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #10 Online: 19/07/11 - 08:30 »
Reinaldo,

Eu ainda não comprei o meu adaptador, e meso assim digo que irei usar no Windows, então creio que o processo de funcionamento será menos pedalativo do que com EMC.

Olha, eu nãoconheço muito do EMC porque dei azar e não consigo instalar em nenhuima das minhas máquinas de casa...

Acredito que deva ter algo com a maneira do EMC ser inicializado, e como sabemos, este usa um kernel RTAI (Real Time Interpreter), então as configurações de portas de comunicaçãoe características de montagem delas estarão incluidas provavelmente nos arquivos de inicialização do kernel, e portanto precisarão ser revistos e muito provavelmente alterados para tentar fazer a coisa funcionar.

Mesmo assi, vale dizer que não tenho certeza se funciona, porque que eu saiba, no Windowes há um programa talvez em forma de executável, talvez em forma de OCX ou Dll que monta e cria a porta de comunicação, e faz com que o Windows ganhe um endereço lógivco de comunicação e o reconheça fisicamente...

Assim quye receber tal porta faço testes e te digo o que encontrei, mas como disse, não tenho certeza se posso ajudar muito no linux.
Fabio Gilii
Atibaia - SP
Brasileiro (feliz ou infelizmente, não sei)
Tecnico em Mecanica de Precisão

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #10 Online: 19/07/11 - 08:30 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #11 Online: 19/07/11 - 18:32 »
Fabio,

Abri o tópico p/ o EMC2 mas o que eu busco de verdade é saber se funciona corretamente com algum software qualquer, a intenção é ter algo p/ dizer as pessoas que me perguntam como resolver a questão do fim das portas paralelas ...

Sei que existem drivers p/ USB, placas PCI, conversores caros, gente desenvolvendo que nunca chega a uma conclusão e etc ... mas um cabo barato que pode trabalhar com o Match3, ou EMC2, ou TCNC, ou seja la com quem for, já é uma saída económica p/ os menos avantajados.

Claro que estou vendo o meu lado também pois estou produzindo drivers p/ a porta paralela e não gostaria de vê-los na sucata, porem não vou me descabelar se isto vier a acontecer. Sei também que não serei o único a me beneficiar, ou melhor, serei o menos beneficiado pois estou na ponta mais fraca.

Por estas e outras razões, eu comprei o conversor e pedi ajuda ao pessoal que desenvolveu p/ que pudessem nos ajudar passando o caminho das pedras aqui no forum e pelo que vi, fui atendido prontamente, pois o pessoal da Comm5 já esta fazendo parte do forum ... estou aguardando, não parado, a participação deles por aqui.

Mas não bastara a participação deles com um caminhão de códigos e informações altamente técnicas se ninguém conseguir entender nada e é ai que preciso, e conto, com sua ajuda, pois eu não entendo nada de Match3, nem de EMC2, nem de TCNC e muito menos de Rwindows  ... API p/ mim é um conjunto habitacional que não deu certo, la em Santo André.

Então se vc puder trocar figurinhas com este pessoal aqui no forum estará ajudando muitas pessoas, afinal vc nunca ajudou ninguém nesta vida ...(Eu tinha preparado um baú cheio de paparicos p/ lhe fazer mas no fim foi isto que saiu... ?_33) ...  ?_45

Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #11 Online: 19/07/11 - 18:32 »

Online Mac_RC

  • Clube CNC Brasil
  • Administrador
  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 10836
  • Total Likes: +603/-35
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #12 Online: 19/07/11 - 18:42 »
Alias eu gostaria da participação de todos do forum, mas só o Fabio e o Portuga se dignaram a tecer algum comentário, até agora.

Como sempre, alguém abre as trilhas, derruba a floresta, mata as cobras, e índios, e depois, no máximo, vira estátua ... ;D
Aqueles que acham que sai caro contratar um profissional competente é porque não sabem o quão caro sai contratar um profissional incompetente.
Abraços!
Reinaldo Cavalheri

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #12 Online: 19/07/11 - 18:42 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #13 Online: 19/07/11 - 18:57 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Acredito que deva ter algo com a maneira do EMC ser inicializado, e como sabemos, este usa um kernel RTAI (Real Time Interpreter), então as configurações de portas de comunicaçãoe características de montagem delas estarão incluidas provavelmente nos arquivos de inicialização do kernel, e portanto precisarão ser revistos e muito provavelmente alterados para tentar fazer a coisa funcionar.

Mesmo assi, vale dizer que não tenho certeza se funciona, porque que eu saiba, no Windowes há um programa talvez em forma de executável, talvez em forma de OCX ou Dll que monta e cria a porta de comunicação, e faz com que o Windows ganhe um endereço lógivco de comunicação e o reconheça fisicamente...



Pessoal,e que tal a gente fazer uma parceria com o Fórum de Linux aqui do Br e em Portugal,os caras de la estão à anos luz na nossa frente,e tentar Abraçar os Fóruns?Tem muito cranio pensante la...Que achas Sr André?

Abraços
« Última modificação: 19/07/11 - 19:04 por Pravato »
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #13 Online: 19/07/11 - 18:57 »

Offline RARANDA

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1113
  • Total Likes: +2/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • SÃO PAULO - CAPITAL
  • Sexo: Masculino
Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #14 Online: 20/07/11 - 07:45 »
Só para não ficar calado, e ajudar o Mac a derrubar algumas florestas e cobras, indios não, pois adoro "mulher pelada". ehehehe

Vou me colocar á disposição para o que precisar, muito embora eu seja um 0 á esquerda e á direita em se tratando de ...... muitas coisas, em especial linguagem de máquina. ?_49 ?_49

Mas fica aqui a minha manifestação.

Abraços.

Rubens

Clube CNC Brasil

Re:EMC2 com conversor USBxParalela
« Resposta #14 Online: 20/07/11 - 07:45 »

 

SiteLock