Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: Tecnil ou PEAD  (Lida 7633 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Beto Cipoeiro

  • Visitante
Tecnil ou PEAD
« Online: 11/11/13 - 16:10 »
Estou precisando fazer umas buchas de tecnil (tb conhecido como PEAD), aquele "plástico" branco que é usado em tábuas de carne, tampas de mesa em açougue, etc.

Tentei usar um fresa de 1 corte e uma raiada, todas de 2mm. Fiz testes em várias velocidades mas ñ deu certo... o tecnil derrete e agarra na fresa.

Alguém já usinou esse material?

Clube CNC Brasil

Tecnil ou PEAD
« Online: 11/11/13 - 16:10 »

Offline Creocad

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 2056
  • Total Likes: +47/-10
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • ClubeCNCBrasil
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #1 Online: 11/11/13 - 16:40 »
Quando vc diz que usou várias velocidades quer dizer que tentou também em baixas rotações da ferramenta?
pois geralmente o que provoca o derretimento é alta rotação da ferramenta.
tenta de novo usando baixíssima rotação e ir aumentando pouco a pouco.

Creocad

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #1 Online: 11/11/13 - 16:40 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #2 Online: 11/11/13 - 16:53 »
Ola Beto, estou usinando aqui tabuas de Polietileno 12 e 15mm para fabricação de tabuas de carne e Letras confecção de placas, só consigo bom resultado com velocidade da tupia entre 5mil e 8 mil rotação , e avanço de 1000 a 1500 dependendo da peça, uso fresa dois cortes helicoidal de 6mm e as outras menores de 3mm e 2mm eu mesmo faço no esmeril com um corte, como é esta bucha? tem como colocar foto e arquivo dxf para eu fazer um teste aqui?

raiadas não da certo, para ficar um bom acabamento a fresa tem que tirar pequenos cavacos  do material

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #2 Online: 11/11/13 - 16:53 »

Beto Cipoeiro

  • Visitante
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #3 Online: 11/11/13 - 16:54 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Quando vc diz que usou várias velocidades quer dizer que tentou também em baixas rotações da ferramenta?
pois geralmente o que provoca o derretimento é alta rotação da ferramenta.
tenta de novo usando baixíssima rotação e ir aumentando pouco a pouco.

Creocad

Tentei sim, baixas rotações e avanço lento tb...
Conversando com um primo que aposentou pela Fiat tive uma dica de refrigerar com alcool. Vou tentar e aviso se der certo.
Ele tb me disse que fez algumas fresas na época usando brocas comuns. Ja ouviu falar sobre isso?

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #3 Online: 11/11/13 - 16:54 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #4 Online: 11/11/13 - 16:57 »
Na realidade, vc esta usando  diversas velocidades de avanço, mas esta esquecendo  da rotação do spindle, ou tupia, pois não sei qual vc usa na sua cnc.
este tipo de material, bem como outros que solta cavaco, tem que  fazer testes  com velocidade de avanço com rotação do spindle.
fresa raiada não serve para isso, pois não espulsa os cavacos, então use a de 1 ou 2 cortes  
não se esqueca, quanto maior o diametro da fresa maior o atrito e consequentemente compromete o corte derretendo a peça se não souber  fazer o equilibrio entre velocidade e rotação
tente com menas rotação do spindle
abraço e boa sorte
ricardo

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #4 Online: 11/11/13 - 16:57 »

Beto Cipoeiro

  • Visitante
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #5 Online: 11/11/13 - 16:59 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Ola Beto, estou usinando aqui tabuas de Polietileno 12 e 15mm para fabricação de tabuas de carne e Letras confecção de placas, só consigo bom resultado com velocidade da tupia entre 5mil e 8 mil rotação , e avanço de 1000 a 1500 dependendo da peça, uso fresa dois cortes helicoidal de 6mm e as outras menores de 3mm e 2mm eu mesmo faço no esmeril com um corte, como é esta bucha? tem como colocar foto e arquivo dxf para eu fazer um teste aqui?

raiadas não da certo, para ficar um bom acabamento a fresa tem que tirar pequenos cavacos  do material

Cara, minha primeira tentativa com tecnil (esse mesmo material que vc usa ai). Não tive tempo pra fazer muitos testes então resolví postar aqui pq era certo que alguém ja tinha feito alguma coisa, como vc...rsrsrs

Esse lance da bucha é pq aqui tem mta máquina pesada, bitrem, havester, etc... e usam mtas buchas. O pessoal manda busar fora. Se eu conseguir usinar com qualidade que atenda posso ganhar uma graninha extra né...rsrs

Minha tupia tem ajuste manual de velocidade então vou ter que fazer vários testes pra achar a velocidade correta. Mas vc disse uma coisa que pode ser meu erro - to usando um avanço de 200... mais rápido pode ser que dê resultado... vamos tentanto.

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #5 Online: 11/11/13 - 16:59 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #6 Online: 11/11/13 - 17:00 »
veja bem.
vc falou que fez teste com baixa rotação e  avanço lento, então seria a mesma coisa do anterior,
alta rotação e alta velocidade.
procure colocar baixa rotação e  vai aumentando a velocidade de avanço, pois assim  o atrito é menor, por  estar mais rapida,
abraço

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #6 Online: 11/11/13 - 17:00 »

Offline JOSE RICARDO

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 8200
  • Total Likes: +360/-52
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • VIVA cada momento, pois estamos só de passagem
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #7 Online: 11/11/13 - 17:03 »
Qual a profundidade de cada passe vertical??????

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #7 Online: 11/11/13 - 17:03 »

Offline marciotalharte

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 1445
  • Total Likes: +26/-5
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #8 Online: 11/11/13 - 17:17 »
Parcerão qualquer plastico que for usinar utilize fresa de 1 corte, o Paulo que anuncia nos classificados aqui do forúm vende, tem no mercado livre não sei a espessura mas pode meter 2m/min. com 100 de passe vertical com cerca de 20.000 giro sque vai que nem manteiga, pode usar fresa de 6mm ou de 4mm.
Olha aí o anuncio do Paulo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa essa fresa corta mdf de 18mm em um passe só!
aluminio com passe 1mm e assim por diante é um veneno a bixinha!
Marcio Ladeira
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #8 Online: 11/11/13 - 17:17 »

Offline Rick_fernandes

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 398
  • Total Likes: +15/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #9 Online: 11/11/13 - 17:47 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Parcerão qualquer plastico que for usinar utilize fresa de 1 corte, o Paulo que anuncia nos classificados aqui do forúm vende, tem no mercado livre não sei a espessura mas pode meter 2m/min. com 100 de passe vertical com cerca de 20.000 giro sque vai que nem manteiga, pode usar fresa de 6mm ou de 4mm.
Olha aí o anuncio do Paulo
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Outra coisa essa fresa corta mdf de 18mm em um passe só!
aluminio com passe 1mm e assim por diante é um veneno a bixinha!


Beto eu tb ja tive problema com acrilico , derretia na fresa e ficava uma porcaria, comprei fresa dessas igual a do Marcio, so que diametro menor, corta o acrilico feito manteiga é otima e acredito que resolva o seu problema ai

utilizo tupia da makita e com essa fresa não tem problema quanto ao rpm da mesma, ela solta todo cavaco pra fora esfarelado e faz um corte bem limpo.
infelizmente ja encerrou o anuncio onde comprei, mas olha pra vc ter uma ideia da ferramente, e tem essa do marcio tb e com diametro maior

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Abraço
Ricardo Fernandes

 

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #9 Online: 11/11/13 - 17:47 »

Beto Cipoeiro

  • Visitante
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #10 Online: 12/11/13 - 08:03 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qual a profundidade de cada passe vertical??????

Ricardo
Nos poucos testes que fiz coloquei 2mm de passe vertical.

Marcio, Rick e o resto da turma...
Fico feliz com tanta informação. Um dos meus medos em comprar essa cnc foi o de passar mt aperto e perder mt material "tentando" executar os cortes. Mas já vi que isso ñ vai acontecer mesmo.

Pelo que vi eu estava usando as ferramentas erradas mas vou providenciar essa fresa de 1 corte e assim que eu conseguir um resultado positivo posto aqui as fotos.

Acredito que tenha mais gente se beneficiando desse tópico.

Grande abraço a todos!

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #10 Online: 12/11/13 - 08:03 »

Offline Pravato

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1937
  • Total Likes: +7/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Marau-RS/Ribeirão Preto-SP
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #11 Online: 13/11/13 - 11:19 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Estou precisando fazer umas buchas de tecnil (tb conhecido como PEAD), aquele "plástico" branco que é usado em tábuas de carne, tampas de mesa em açougue, etc.
Tentei usar um fresa de 1 corte e uma raiada, todas de 2mm. Fiz testes em várias velocidades mas ñ deu certo... o tecnil derrete e agarra na fresa.
Alguém já usinou esse material?


Beto,talvez estejamos fazendo alguma confusão com esses materiais,o Tecnil(Nylon 6.0 e 6.6),nada tem a ver com PEAD,veja:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O Nylon é um materia bem duro,o PEAD é mole para se trabalhar e é muito dificil encontrar chapas de PEAD,as usadas em mercado e açougues são chapas de Teflon,dada a facilidade de se fazer desinfecção das mesmas o que não ocorre com nylon devido aos cortes e machucados nas chapas,talvez voce esteja usando um material de outra formulação e possa estar ocorrendo esses problemas que voce descreve,um material muito bom e facil de usinar,tanto pra buchas e engrenagens é o Poiacetal,ele é mais branco que o Nylon,mais duro e mais resistente,o defeito dele é se quebrar ao bater,mas muito usado para fazer buchas.

Abraços
Pravato
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #11 Online: 13/11/13 - 11:19 »

Beto Cipoeiro

  • Visitante
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #12 Online: 13/11/13 - 20:29 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Beto,talvez estejamos fazendo alguma confusão com esses materiais,o Tecnil(Nylon 6.0 e 6.6),nada tem a ver com PEAD,veja:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

O Nylon é um materia bem duro,o PEAD é mole para se trabalhar e é muito dificil encontrar chapas de PEAD,as usadas em mercado e açougues são chapas de Teflon,dada a facilidade de se fazer desinfecção das mesmas o que não ocorre com nylon devido aos cortes e machucados nas chapas,talvez voce esteja usando um material de outra formulação e possa estar ocorrendo esses problemas que voce descreve,um material muito bom e facil de usinar,tanto pra buchas e engrenagens é o Poiacetal,ele é mais branco que o Nylon,mais duro e mais resistente,o defeito dele é se quebrar ao bater,mas muito usado para fazer buchas.

Abraços



Eu comprei numa loja de ferramentas um pedaço de tecnil (pelo menos me foi vendido assim.
A empresa Plastplex me enviou orçamento de chpas de PEAD de 2mm a 140mm chapas com 1000x1000 até 5000x3000.
As chapas eu nem comprei pq ainda ñ sei se vai dar certo. Segundo a pessoa que me enviou o orçamento, Tecnil e PEAD são a mesma coisa. Tem mesmo que pesquisar pra saber se é mesmo né.

Bora pesquisar...rsrs

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #12 Online: 13/11/13 - 20:29 »

Offline Rossi

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 334
  • Total Likes: +32/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • rossiguerra
  • Sexo: Masculino
Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #13 Online: 13/11/13 - 23:08 »
Acabei de abrir um novo topico, de uma olhada la, coloquei foto e videos usinando o polietileno com uma fresa que eu mesmo fiz.

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:Tecnil ou PEAD
« Resposta #13 Online: 13/11/13 - 23:08 »

 

SiteLock