Clube CNC Brasil

Registre-se ou faça seu Login e tenha acesso a todas as fotos e anexos de nosso Clube.



Autor Tópico: turbo cnc  (Lida 4626 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

joelpaper

  • Visitante
turbo cnc
« Online: 18/03/12 - 07:54 »
bom dia aos amigos do
forum.
terminei minhapequena  cnc , feita em aluminio  com guias lineares 12 mm e rolamentos lme12 mm.para trabalhar com pequenos servicos como ex: circuito
impresso . as medidas sao eixo x =350mm eixo y =250 mm eixo z = 100 mm eletronica cnc3ax feets irf 640; motores unipolares 6 fios 10 kg.  porem irei iniciar com o turbo cnc que roda em dos puro conforme amigos do forum diz.consegui realizar os testes com jog e rodou bem, mas nao estou sabendo configurar para trabalhar .
queria saber como faco para realizar as configuracoes de como dizer á maquina o passo do fuso o tamanho das mesas da maquina os pinos de entrada e saida etc... tambem como faco para carregar o gcod para dentro do programa para rodar.
se alguem puder me ajudar fico muito grato.
desculpem ai pessoal pelo encomodo.
muito obrigado
joel.

Clube CNC Brasil

turbo cnc
« Online: 18/03/12 - 07:54 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #1 Online: 18/03/12 - 12:48 »
Boas companheiro Joel

Enquanto nao tem respostas à sua pergunta (eu nao sei porque nunca usei turbocnc ) , dê uma chance pro EMC2 que tem lá tudo mais intuitivo e é Grátis...

Abraço

Portuga

José Vilhena
« Última modificação: 18/03/12 - 12:50 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #1 Online: 18/03/12 - 12:48 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #2 Online: 18/03/12 - 14:12 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Boas companheiro Joel

Enquanto nao tem respostas à sua pergunta (eu nao sei porque nunca usei turbocnc ) , dê uma chance pro EMC2 que tem lá tudo mais intuitivo e é Grátis...

Abraço

Portuga

José Vilhena
obrigado amigo  jose ! por responder .
esse emc 2 em que windows roda.pois so tenho o win98 se e win xp. um em cada pc.obrigado mesmo amigo.
abraços joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #2 Online: 18/03/12 - 14:12 »

Offline portuga

  • Prata
  • *
  • Mensagens: 874
  • Total Likes: +256/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #3 Online: 18/03/12 - 15:06 »
Olá Joel

O bom da coisa... nao roda em Windows !!!!

Roda em Linux !!!!

Voçê tem à sua disposição um sistema Linux adaptado para funcionar essencialmente com o EMC2 ,  TUDO GRÀTIS sem piratear sem ter de desembolsar $$$$ !!!!! (que coisa boa hemm)

o link de Download aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voçê clica onde diz Download the ISO e aí retira + - 600Mb , grava para um CD ou um DVD a imagem ISO (o que acabou de baixar) , Pode usar como Live CD/DVD sem sequer ter de instalar !!! ( mais um ponto a favor né...)

Se gostou ... pode instalar no seu Computador a Par com o seu Windows , pois ele permite fazer um Dual Boot (ter 2 sistemas no mesmo disco HD) mantendo na integra o seu windows

Tem vários artigos aqui no forum que falam sobre este sistema já pronto a usar (só tem de definir os parametros da maquina , mas coisa fácil)

Qualquer coisa ... só falar

Abraço

Portuga

José Vilhena
« Última modificação: 18/03/12 - 15:12 por portuga »

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #3 Online: 18/03/12 - 15:06 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #4 Online: 18/03/12 - 20:11 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
....  porem irei iniciar com o turbo cnc que roda em dos puro conforme amigos do forum diz.consegui realizar os testes com jog e rodou bem, mas nao estou sabendo configurar para trabalhar ....
Só existem 4 motivos para alguem usar o TCNC hoje em dia:
1-O sistema esta implantado e funciona perfeitamente a muitos anos.
2-O interessado está plenamente dominando o soft e não quer fazer upgrade pois o mesmo é gratuito.
3-O pc é muito antigo e não tem os requisitos básicos para o novo soft!!!
4-O Interessado não conhece o EMC2-Linux.
« Última modificação: 18/03/12 - 20:13 por john »
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #4 Online: 18/03/12 - 20:11 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #5 Online: 18/03/12 - 21:27 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Só existem 4 motivos para alguem usar o TCNC hoje em dia:
1-O sistema esta implantado e funciona perfeitamente a muitos anos.
2-O interessado está plenamente dominando o soft e não quer fazer upgrade pois o mesmo é gratuito.
3-O pc é muito antigo e não tem os requisitos básicos para o novo soft!!!
4-O Interessado não conhece o EMC2-Linux.
ola pessoal obrigado pelo insentivo e sinceridade.
pois nao tenho conhecimentos com linux ainda, nentanto o emc2 ; mas fiquei muito curioso pra esperimentar. vou baixar estes  para aprender . conto com a ajuda dos amigos para rodar minha cnc . obrigado a todos os amigos do forum.
joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #5 Online: 18/03/12 - 21:27 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #6 Online: 21/03/12 - 06:28 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Olá Joel

O bom da coisa... nao roda em Windows !!!!

Roda em Linux !!!!

Voçê tem à sua disposição um sistema Linux adaptado para funcionar essencialmente com o EMC2 ,  TUDO GRÀTIS sem piratear sem ter de desembolsar $$$$ !!!!! (que coisa boa hemm)

o link de Download aqui : Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Voçê clica onde diz Download the ISO e aí retira + - 600Mb , grava para um CD ou um DVD a imagem ISO (o que acabou de baixar) , Pode usar como Live CD/DVD sem sequer ter de instalar !!! ( mais um ponto a favor né...)

Se gostou ... pode instalar no seu Computador a Par com o seu Windows , pois ele permite fazer um Dual Boot (ter 2 sistemas no mesmo disco HD) mantendo na integra o seu windows

Tem vários artigos aqui no forum que falam sobre este sistema já pronto a usar (só tem de definir os parametros da maquina , mas coisa fácil)

Qualquer coisa ... só falar

Abraço

Portuga

José Vilhena

bom dia ! sr josé
baixei este programa que vc me indicou ,oubuntu que ja vem com o emc2. agora peco ajuda do pessoal ai do forum , para me ajudar a usar o mesmo. pois nao tenho nenhum conhecimento  do mesmo.
tem  como conseguir o manual do emc2 em portugues? ou traduzir o mesmo que se encontra no ubuntu.
muito  obrigado ai aos amigos   do forum .e desculpem pelo  encomodo.
joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #6 Online: 21/03/12 - 06:28 »

Offline john

  • Ouro
  • *
  • Mensagens: 1656
  • Total Likes: +9/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Pires do Rio - GO
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #7 Online: 21/03/12 - 06:43 »
Joel, começe lendo por aqui:  Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Qunado for citar e um resposta, pocure diminuir o conteudo, deixando só o necessário para o entendimento do q se está falando.
abraço
A unica coisa que se leva dessa vida, é a vida que aqui se leva!

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #7 Online: 21/03/12 - 06:43 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #8 Online: 29/03/12 - 06:31 »
bom dia aos amigos do forum.
pessoal, baixei o ubuntu 10.4, porem nao consigo instalar o mesmo.
tentei varias vezes nao consegui criei um disco de imagem, coloco para butar pelo disco ele  comeca a instalar e ja da varias mensagem de erro.
fiz isso em um pentium 4 1gb hd 40 g nao  deu.
tentei instalar em um outro pc mais antigo pentiun 3 1200  mas nao com o cd ,apenas coloquei o arquivo zipadoque baixei na net descomprimi e dei um clic em wubi ai ele instalou opa fiquei contente.comecei a mexer no programa para comecar a conhecer mas de repente minha tela ficou toda listrada e nao consegui mais acertar reiniciei e nao dava mais nada o pc reiniciava sosinho
reiniciei com seguranca ,mesmo assim ele reiniciava sosinho. tive que formatar  o mesmo de novo
agora estou com duvidas em instalar de volta e dar o mesmo problema.
comofaco para conseguir  o manual do emc2 em portugues.
meus amigos desculpas  pelo encomodo
obrigado
joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #8 Online: 29/03/12 - 06:31 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #9 Online: 30/03/12 - 06:13 »

Joel, a versão 10.4 tem se mostrado problemática em muitos casos, sugiro que tente a 8.04:

Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #9 Online: 30/03/12 - 06:13 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #10 Online: 09/05/12 - 09:15 »
bom dia aos amigos do forim.
baixei o ununtu 8.04 , instalei junto com o windows e ja estou aprendendo .
ja coloquei um arquivo para rodar , aquele do emc2  de exemplo.
e rodou legal.
mas tenho uns arquivos que vou rodar , da uma mensagem de erro eixo x y exedem limite sendo que q mesa x é 400mm y é 350 mm e o arquivo gcod que coloco para rodar é 10 cm x 6 cm .estou usando a cnc3ax motores 10 kg fonte 36 vs .passo do fuso 3mm . se alguem poderia me ajudar ficarei grato.
obrigado.
joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #10 Online: 09/05/12 - 09:15 »

Offline CNCNow!

  • Bronze
  • *
  • Mensagens: 269
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
  • Sexo: Masculino
Re:turbo cnc
« Resposta #11 Online: 09/05/12 - 09:20 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
... da uma mensagem de erro eixo x y exedem limite ...

Joel, vc tem que configurar as dimensões da mesa. É possível tb que o arquivo tenha sido gerado de modo que as dimensões da peça excedam as da máquina ou que a peça esteja posicionada fora do envelope útil.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #11 Online: 09/05/12 - 09:20 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #12 Online: 11/05/12 - 15:08 »
Voce nao tem permissao p/ ver este link. Registre-se ou faca Login
Joel, vc tem que configurar as dimensões da mesa. É possível tb que o arquivo tenha sido gerado de modo que as dimensões da peça excedam as da máquina ou que a peça esteja posicionada fora do envelope útil.
obrigado por responder.
as dimensoes da mesa eu cinfigurei assim : x -400 to 400.
y- -350 to 350.
z - 100 to 100.
esse aequivo que falo, é o desemho da cnc 3ax simples que foi gerado com o prog pcb gcode .
e ele esta com os tamanhos assim: comprimento 18cm x 13 cm de largura.
e como faco para posicionar a peca nom envelope util. ( envelope siguinifica a mesa?)
um outro projeto tambem gerado pelo prog pci gcod mas com dimensoes menores 12 x 5 cm . comeca a carregar o prog ai aparece um  erro linha 10   m cod unknow  que pode ser isso? mas obrigado pelas dicas de usae o emc2 gosteo muito mesmo ; pois estava querendo usar o tcnc , ai vcs me ondicaram esse emc2 . bem mais facil. muito obrigado ao pessoal do forum e desculpas pelo emcomodo . continuarei perguntando sobre as configuracoes até aprender bem. obrigado
joel.

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #12 Online: 11/05/12 - 15:08 »

joelpaper

  • Visitante
Re:turbo cnc
« Resposta #13 Online: 11/06/12 - 13:22 »
boa tarde a todos.
pessoal, podem me ajudar com umas duvidas, estou comecando a usar o emc2 porem nao estou conseguindo com sussesso; bom , nao consigo colocar arquivos g cod dentro do emc2 estou tentando passar o codigo g da cnc3ax,que gerei con o prog pci togcod, mas nao da certo. comeca a carregar e ai para com uma mensagem de erro.      line 10 m cod unkinow. vi tambem que existe esse prog pci togcod para linux, baixei mas nao instalou. ou seja baixou somente o nome do prog.
sera que o emc2 nao carrega o codigo grerado ,por ser feito no windows ? e teria que ser feito em linux mesmo?
bom mas consegui fresar para teste, o logon do emc2 aquele do proprio programa com sussesso, ficou perfeito. agora quero colocar os arquivos g cod de meu interesse.   Existe algun  outro prog gerador de codigo g para pci alem do pci togcod?
obrigado ai pessoal , e deaculpas pelo encomodo.
joel

Clube CNC Brasil

Re:turbo cnc
« Resposta #13 Online: 11/06/12 - 13:22 »

Offline julio ortiz

  • Resina
  • *
  • Mensagens: 4
  • Total Likes: +0/-0
  • Topic Likes: +0/-0
  • Sexo: Masculino
rauter
« Resposta #14 Online: 30/06/12 - 19:00 »
Boa noite, estou querendo retrofitar uma maquina utilizando este sistema rauter( pc com interfase e drive e motor de passo),sou leigo neste assunto, trabalho com manutenção de maquinas e acho que não terei dificuldade, alguem pode me indicar o melhor software(mach3, emc2. ou outro) por onde eu começo, podem me ajudar

Clube CNC Brasil

rauter
« Resposta #14 Online: 30/06/12 - 19:00 »

 

SiteLock